terça-feira, 7 de abril de 2009

Mal do século: a doença da alma


Uma mulher como qualquer outra. Optando por cuidar da casa, Carol White, interpretada por Julianne Moore, divide-se entre a vida social com as amigas e cuidar dos afazeres da casa, que envolve ordens à empregada, cuidar do enteado e participar de reformas em casa.

O filme mal do século (''Safe'', 1995) descreve a mudança da vida repentina, de uma pacata mulher, que comeca a sentir-se mal, sofre súbitos de falta de ar, paranóias e síndrome do pânico. Sim, sintomas de doenças tão comuns na atualidade. A partir daí inicia sua busca pela cura (da doença não diagnosticada por médicos), em tratamentos alternativos, dietas, mudanças de hábitos, até chegar a mais completa neurose, a qual não consegue se dar conta, de tão envolvida pela própria paranóia criada.
Escrito e dirigido por Todd Haynes, o longa consegue passar a sensação de desconforto vivida pela pobre mulher desocupada. A trilha sonora lembra muito as feitas por David Lynch, especialmente nos filmes Cidade dos sonhos (''Mulholland Drive'', 2001) ou Império dos sonhos (''Inland Empire'',2006), com o mesmo efeito perturbador em quem está assistindo o filme, que também torna-se o único responsável pelo terror criado em sua imaginação.

Apesar de ser um pouco parado, muitas vezes meio cansativa, a película consegue retratar muito bem o chamado ''mal do século'': a invenção de doenças na falta do que fazer. As pessoas se preocupam com tudo ao se redor, menos com elas mesmas. Haynes também faz uma leve crítica ao culto do medo e ao sencionalistmo feitos pela mídia, que sempre é a principal responsável em alimentar os pesadelos da população e apresentar mais uma dúzia de novos motivo para ter pavor sem nem precisar sair de casa: ''Cuidado: germes da sua cozinha podem lhe matar!!''

O filme não teve a merecida divulgação no país, afinal não é um repetitivo ''Batman'' ou ''007'', que só muda o ator principal e os lugares de locação. Todos deveriam assistir o filme, por tratar de um tema tão em voga na atualidade, que acontece com tanta gente, em muitas etapas da vida. É uma pequena terapia, em duas horas, ensina que ninguém pode fazer mais mal a nós que nós mesmos. Eu fui clichê, mas o filme não é.

Ficha Técnica:
Direção e roteiro:Todd Haynes
Título Original: Safe
Lançamento:30 Junho de 1995 (USA)
Gênero:Drama
Prêmios:3 prêmios e 6 indicações

Elenco:
Julianne Moore ... Carol White
Peter Friedman ... Peter Dunning
Xander Berkeley ... Greg White
Susan Norman ... Linda
Kate McGregor Stewart... Claire (as Kate McGregor Stewart)
Mary Carver ... Nell
Steven Gilborn ... Dr. Hubbard
April Grace ... Susan
Peter Crombie ... Dr. Reynolds
Ronnie Farer ... Barbara
Jodie Markell ... Anita
Lorna Scott ... Marilyn
James LeGros ... Chris
Dean Norris ... Mover
Julie Burgess ... Aerobics instructor

Nenhum comentário:

Postar um comentário