segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Dia-a-dia sustentável - Boates do futuro



Em alguns anos as casas noturnas não serão mais as mesmas. Existe um projeto para esse tipo de estabelecimento que o tornaria sustentável. No lado de fora, há painéis e cata-ventos para gerarem parte da energia necessária. Os painéis captam a energia solar a acumulando em baterias. Os cata-ventos permitem o uso da energia eólica.
Há turbinas de vento, que dispensam o ar condicionado, pois vão gerar um fluxo de ar que refrescará todos na boate. Também têm paredes ecológicas. Elas são decoradas com objetos reciclados, principalmente com garrafas PET.
A boate, para evitar o desperdício de água das chuvas, possui um sistema de captação da água da chuva. A água captada abastece os banheiros do local, que contarão com marcadores de gasto de água para que os freqüentadores possam ter consciência de quanto estão gastando.
O mais inovador da casa é a pista de dança que é capaz de gerar energia. Ela possui molas em baixo do piso, e o agito das pessoas dançando pressiona as molas para baixo fazendo gerar energia mecânica que através de um gerador transforma-se em eletricidade.
Outra opção é colocar em baixo da pista cristais piezoelétricos (possuem capacidade de gerar corrente elétrica ao serem pressionados) e entre eles chapas metálicas que ajudam na condução de eletricidade. Ela funcionaria assim: As chapas são ligadas a uma bateria e quando os cristais ficam pressionados, todos os elétrons migram para um lado, provocando uma polarização positiva e negativa, que gera descarga de elétrons. Através dos fios ligados à chapa, os elétrons vão até a bateria a alimentando. Depois os elétrons em excesso na bateria voltam para os cristais, que assim voltam para um estado em equilíbrio até uma nova pressão na pista e reinicia-se o ciclo. A energia armazenada na bateria será usada na boate.

Nenhum comentário: