segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

IGP-M - Índice Geral de Preços do Mercado

Em pesquisas à internet fiquei um tanto insatisfeito quanto as informações relativas ao IGP-M - Índice Geral de Preços do Mercado. Encontrar a definição é relativamente fácil, mas não há a mesma facilidade quando se quer encontrar a tabela com todos os valores do índice.

Em virtude disso pretendo, daqui por diante, disponibilizar esta tabela. Como não é possível fazer o upload da planilha diretamente aqui no blog, em princípio a exibirei apenas como figura (formato jpeg) e posteriormente a colocarei em algum site que possibilite o compartilhamento de arquivos, como por exemplo o Rapidshare.

O IGP-M é muito utilizado para reajustes em valores de contratos, por exemplo, de aquisição de e locação de imóveis, além de outros.

Abaixo segue a definição do índice disponível no site da FGV.

“Em decorrência das constantes mudanças ocorridas nos indicadores da correção monetária e da inflação oficial, um grupo de entidades de classe do setor financeiro, liderado pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras celebrou contrato de prestação de serviços com a Fundação Getulio Vargas, em maio de 1989, para criação de um novo índice que fosse de absoluta credibilidade e estivesse livre das intervenções do governo. Dessa forma surgiu o novo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Esse índice origina-se de média ponderada do IPA-M - índice de preços por atacado - (60%), do IPC-M - índice de preços ao consumidor - (30%) e do INCC-M - índice nacional de custos da construção - (10%). A coleta de preços é feita entre o dia 21 do mês anterior ao de referência e o dia 20 do mês de referência. A cada mês de referência apura-se o índice três vezes: os resultados das duas primeiras apurações são considerados valores parciais (prévias), a última é o resultado definitivo do mês”.




Para visualizar a tabela em tamanho original, basta “clicar” sobre a imagem.

Caso você a queira em formato ".xls", por favor entre em contato através do e-mail ivanmont@gmail.com. Coloque no assunto “Tabela IGPM”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante e útil esta tabela! Parabéns novamente pelo blog!
Andréa:)