quarta-feira, 28 de julho de 2010

Hey Charlie Brown!

Para os fãs de Snoopy e Charlie Brown quero indicar um blog muito bacana que mostra toda a trajetoria desses personagens. 
Não deixem de visitar:

Tiras Snoopy

http://tiras-snoopy.blogspot.com/


Desenho feito no Illustrator.

Estudo De Cores

Modelos E Modos De Cores.



As cores, nas áreas gráficas e computacional são definidas por meio de modelos ou métodos padronizados de definição, que representam a maneira como diferentes valores que definem uma cor são misturados para produzir determinada cor na tela do computador ou na impressora.


Um modelo de cor é um sistema utilizado para organizar e definir cores conforme um conjunto de propriedades básicas que são reproduzíveis.


Um modo de cores determina o modelo de cores utilizado para exibir e imprimir imagens.



Modelo RGB: (red, Green e blue) Uma grande porcentagem do espectro visível pode ser representada mistura da luz vermelha, verde e azul (RGB) em várias proporções e intensidades. Como as cores RGB se combinam para criar o branco, elas também são chamadas de cores aditivas. O branco é criado pela união de todas as cores, isto é, todos os comprimentos de onda visíveis são transmitidos de volta ao olho. Cores aditivas são utilizadas para iluminação, vídeo e monitores.



Seu monitor, por exemplo, produz cores emitindo luz por meio de fósforos vermelhos, verdes e azuis.
Esse modelo de cor apresenta uma desvantagem: ele é dependente de dispositivo. Isto significa que pode ocorrer variação de cores entre monitores e scanners, podendo acarretar um desvio em suas especificações, exibindo assim, as cores de maneira diferente.


Modelo CMYK: (cyan, magenta, yellow e blck). O modelo CMYK é baseado na qualidade de absorver luz de tinta impressa no papel.



Como a luz branca incide sobre as tintas translúcidas, certos comprimentos de onda visíveis são absorvidos, enquanto outros são refletidos de volta aos seus olhos.


Na teoria, pigmentos puros de ciano (C), magenta (M) e amarelo (Y) devem ser combinados para absorver toda a luz e produzir preto. Por essa razão, essas cores são chamadas de cores subtrativas. Como as tintas de impressão contêm algumas impurezas, essas três tintas, na verdade, produzem um marrom escuro e devem ser combinadas com tinta preta (K) para produzir um preto verdadeiro. (Usa-se K em vez de B para evitar a confusão com azul.)


A operação de combinar essas tintas para reproduzir cores é chamada de impressão em processo de quatro cores. As cores subtrativas (CMY) e aditivas (RGB) são cores complementares. Cada par de cores subtrativas cria uma cor aditiva e vice-versa.


Ou seja, é aplicado em qualquer trabalho impresso, pois trabalha com as cores primárias utilizadas em tintas da área gráfica com porcentagens de mistura de tintas.



HSB: matiz (hue), saturação (saturation), brilho (brightness). O matiz determina a cor a ser utilizada; a saturação define o porcentual do tom, ou seja, se a cor será mais fraca ou mais forte; e o brilho define a intensidade da cor, isto é, se será mais clara ou mais escura.Entre todos os modelos, é o que mais se aproxima da forma como o olho humano enxerga as cores;
 
 
 
CIE Lab: O modelo de cores L*a*b é baseado no modelo proposto pela Commission Internationale d’Eclairage (CIE) em 1931 como um padrão internacional para medição de cores.



Em 1976, esse modelo foi aprimorado e nomeado CIE L*a*b.


Cores L*a*b foram desenvolvidas para serem independentes de dispositivo, criando cores consistentes sem levar em consideração o dispositivo (como monitor, impressora, computador ou scanner) utilizado para a criação ou saída da imagem.


Uma cor L*a*b consiste em um componente de luminescência ou luminosidade (L) e dois componentes cromáticos: o componente a (de verde a vermelho) e o componente b (de azul a amarelo).


Color Gamuts: Um gamut é a faixa de cores que um sistema de cores pode exibir ou imprimir. O espectro de cores visto pelo olho humano é mais amplo do que o gamut disponível nos modelos de cor. Entre os modelos



de cor usados o LAB apresenta o gamut mais amplo, englobando todas as cores nos gamuts RGB e CMYK.


Em geral, o gamut RGB contém um subconjunto de cores que pode ser visualizado num monitor de computador ou televisão (que emite luz vermelha, verde e azul). Portanto, algumas cores, como cyan puro ou amarelo puro, não podem ser exibidas com precisão num monitor.



O gamut CMYK é constituído por cores que podem ser impressas usando tintas das cores de processo. Cores exibidas na écran que não podem ser impressas são conhecidas como fora do gamut, ou seja, fora do gamut CMYK.





segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ursinhos - Mascotes

Mascote é o nome dado a um animal, pessoa ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou evento. Muitas vezes a mascote não é necessariamente o logotipo de uma marca mas passa a ser conhecida como tal devido ao forte carisma com o público. Portanto, muitas empresas passam a utilizá-la como representante principal em campanhas publicitárias.




Ursinhos criados para serem mascotes de uma loja de confecção infantil, indo para teste.
Desenhos feitos no Illustrator.

Cartaz e Convite - Noite do Caldinho Quente












Cartaz e convite feitos no Illustrator





Cabelo de fogo - Photoshop

Foto original.








Ilustração final.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

1º Concurso Abralatas de Fotografia

Em 2009 a Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade) promoveu um concurso fotográfico cujo tema era a latinha de alumínio no dia a dia das pessoas. Resolvi participar mesmo não sendo fotógrafa profissional e muito menos possuindo uma câmera profissional.
Mas nada impede de usarmos um pouco de criatividade e ter a vontade de participar.
O resultado foi a classificação entre os 30 premiados.

A foto premiada com o título "Literatura":



Outras fotos que participaram do concurso:

"Aventura Em Duas Rodas"


"Juventude"


"Passa Tempo"


"Vida De Artista"

quinta-feira, 15 de julho de 2010

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Editoração

Editoração é o gerenciamento da produção de publicações de caráter periódico e não periódico, como livros, revistas, boletins, prospectos, álbuns, cadernos, almanaques etc. Mais recentemente, a produção editorial foi elevada a todo tipo de material de comunicação impresso ou eletrônico, reproduzido em gráfica ou em série, como CDs, fitas e até websites e CD-Roms.

A editoração de um livro é o processo de transformar as idéias de um determinado autor em informação acessível e útil para um certo grupo que compreende as etapas de: seleção de originais, preparação dos originais, projeto gráfico, diagramação e produção gráfica para a impressão. Porém não se deve confundir editoração de qualquer tipo de conteúdo com design visual (especialização da carreira de desenho industrial). Também não se deve confundir o conceito de Editoração com o de Editoração eletrônica, uma das fases do processo de produção editorial que compreende a diagramação/composição e a pré-impressão.

Projeto feito em sala de aula no curso Adobe CS4 Editoração do Senac.
Páginas para uma revista fictícia.




Apesar do InDesign ser o melhor programa para fazer editoração e diagramação, nesse projeto foi utilizado o Illustrator para que fosse explorado o maior número possíveis de ferramentas do programa.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 





Óticas Loony










Marcadores de livros encomendados pela ótica para distribuir de brinde para seus clientes.
 
Outro trabalho que exigiu uma boa diagramação de texto.
 
Também feito no Illustrator.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 

Ilustrações

O que é Ilustração?

A definição geral que se poderia encontrar em dicionários é que ilustração é toda imagem, desenho ou foto, que serve para ilustrar algo, normalmente um texto, de forma a facilitar a sua compreensão.

Foto? Sim, foto também é uma imagem, e consequentemente pode servir para ilustrar algo, portanto também é uma ilustração. Mas com o tempo, e para se evitar confusões, convencionou-se chamar "foto" de foto mesmo, e "ilustração" passou a designar o desenho, independentemente da técnica de acabamento.

Assim, foto e ilustração servem mesmo para se acompanhar um texto ou servir de complemento de informação.

É diferente de uma pintura ou de uma obra de arte, como há em galerias, em paredes e exposições, porque serve a um propósito, a uma solicitação, um cliente, ou para comunicar uma idéia ou conceito através de uma linguagem não-verbal.

A diferença da obra de arte, ou fine arts, como alguns chamam, é que nas artes plásticas a obra não necessita de um propósito específico, é algo interpretativo, e muitos artistas realmente contam com a sensibilidade do espectador para que ele interprete como quiser. A comunicação é mais receptiva do que transmissiva.

Na ilustração é o contrário, existe uma mensagem clara e definida, que precisa ser comunicada e recebida conforme o ilustrador a concebeu. Podem haver metáforas, comparações, sínteses, mensagens subliminares, e até um certo nível de mensagem cifrada, códigos de comportamento ou regionalismos, um "sotaque" entre aspas, mas o artista neste caso quer que o espectador entenda o que ele quis dizer.

Mas o fato da ilustração ser feita sob encomenda não significa que não seja uma obra de arte, é apenas uma outra forma de expressão dentro das artes plásticas.

Algumas das mais belas obras de arte universal são, na verdade, ilustrações de livros. As gravuras de Gustave Doré são ilustrações para a Divina Comédia de Dante. Botticelli também havia feito ilustrações para o mesmo livro muitos anos antes, assim como William Blake e Salvador Dali, em versões mais recentes.

Desde os pergaminhos egípcios, passando pelo Livro de Kells até as histórias em quadrinhos atuais feitas por Bill Sienkiewicz são exemplos de artes plásticas do mais alto nível.

Toulouse Lautrec e Alphonse Mucha eram ilustradores, receberam encomendas, todas com briefing, e hoje tudo o que produziram estão entre as mais belas obras de arte.

Portanto, a ilustração é uma forma de expressão artística que existe para comunicar, complementar textos e tornar a vida bem mais atraente.

Origem: “Guia do Ilustrador” – Ricardo Antunes


Ilustrações para um projeto do livro infantil " As Grandes Descobertas De Juju" - autor Dilson Paiva.




Projeto ainda não concluído.
Para conhecer o autor do livro e outras obras literárias visitem o blog de Dilson Paiva: A Bússola Literária.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ilustrações feitas no Corel Painter
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Montagens e Tratamento de Imagens com Photoshop

Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de fato para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.

Apesar de ter sido concebido para edição de imagens para impressão em papel, o Photoshop está a ser cada vez mais usado também para produzir imagens destinadas a World Wide Web.

As versões mais recentes incluem um segundo programa, o Adobe ImageReady muito semelhante ao Photoshop que é utilizado em conjunto para a edição e criação de imagens e animações para a internet.

Com a expansão da fotografia digital a tecnologia ganhou milhares de adeptos, revolucionando a vida de profissionais e amadores, que passam a ter que adquirir novos conhecimentos que vão além da fotografia convencional: o tratamento de imagens.

Tratar uma imagem consiste em corrigir pequenos defeitos que possam existir. Essa correção pode ser necessária por diversas razões.

Sendo que as mais comuns são a necessidade de obter arquivos menores e de melhor qualidade. O tratamento de imagens envolve técnicas de melhorias, como ajustes de brilho, níveis e curvas de cores, nitidez e outros aspectos fotográficos. Através desta manipulação criamos efeitos especiais, geramos novos fundos e inserimos elementos como objetos e pessoas.

Com ele é possível melhorar uma foto através de cortes e novos enquadramentos, alterar a nitidez, fazer fusões, montagens, correções de cores e criar vários tipos de efeitos através dos filtros.








 
 
 
 
 
 
 
 
 

Logotipos






Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma. A expressão costuma ser confundida com o neologismo logomarca, cuja imprecisão e incorreção costumam ser questionados pelos designers e estudiosos do design gráfico.

Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, o logotipo precisa seguir um padrão visual que a torna reconhecida onde quer que ela seja estampada.

Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.













Trabalhos desenvolvidos no Illustrator

Pintura Digital

Pintura digital ou ilustração digital, trata-se de geração de trabalhos utilizando programas específicos para edição de imagem que simulam a pintura em óleo sobre tela. Muito embora existam possibilidades de aquarela, baixo-relevos, etc. 

Tipo de pintura digital feita com softwares que procuram simular as condições naturais de um artista normal, como as tintas , pincés, pastel entre outros, como exemplos de software com uma proposta Natural-Media estão no Corel Painter e TwistedBrush.








Pinturas Feitas no Corel Painter:


















Grupo de Estudo








Folheto desenvolvido para divulgar o grupo de estudos do Capítulo Rosacruz Mogi das Cruzes - AMORC.