quarta-feira, 14 de maio de 2008

Percepção

A percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.

Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.

Na psicologia, o estudo da percepção é de extrema importância porque o comportamento das pessoas são baseadas na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em si. Por este motivo, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objecto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria.

À medida que adquirimos novas informações, nossa percepção se altera. Diversos experimentos com percepção visual demonstram que é possível notar a mudança na percepção ao adquirir novas informações. As ilusões de óptica e alguns jogos, como o dos sete erros se baseiam nesse fato. Algumas imagens ambíguas são exemplares ao permitir ver objectos diferentes de acordo com a interpretação que se faz. Em uma "imagem mutável", não é o estímulo visual que muda, mas apenas a interpretação que se faz desse estímulo.




Deixamos agora alguns exemplos de imagens ambiguas e ilusões ópticas:





Imagem ambigua;Da esquerda para a direita vemos um pato, da direita para a esquerda vemos um coelho; (exemplo de percepção mutável).








setas de Müller-Lyer: o segmento superior parece mais curto que o inferior;








linhas de Hering (esquerda) e variação de Wundt (direita): as linhas verticais parecem internamente côncavas, à esquerda,e convexas, à direita;











a ambiguidade vaso (primeiro plano) -faces (plano de fundo), em que figura e fundo alternam-se.









círculos de Titchener: o círculo interno, à esquerda, parece maior que o localizado à direita;








uma variante do triângulo de Kanisza, em que vemos claramente um contorno ilusório, inexistente;








Se olha na Horizontal, verá um sapo.
Se olhar na Vertical, verá um cavalo.














O que será? uma figura feminina, ou um homem a tocar saxofone?










O que vê primeiro? um casal idoso, ou duas pessoas mexicanas?










Fixe o seu olhar no ponto. Vá aproximando-se do Monitor. Parece mesmo k a imagem a volta vai rodando não é?




O seu cérebro enganou-o outra Vez!
As linhas azuis na estão na horizontal, e não inclinadas, como pensou em primeiro lugar.

Sem comentários: