sexta-feira, 30 de maio de 2008

Aquecimento Global

O Aquecimento global é um fenómeno climático de larga extensão, um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos.

Acredita-se que seja devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos a nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao efeito estufa, tais como o dióxido de carbono, o metano, o óxido de azoto e os CFC´s.

Com o aumento elevado do aquecimento global podem haver as seguintes consequências:

- O aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento dos glaciares. Ao aumentar o nível das águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades;

- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando assim vários ecossistemas. Tendo ainda em conta a desflorestação nos países tropicais, a tendência é para aumentar cada vez mais as regiões desérticas no planeta;

- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, originando estes tipos de catástrofes climáticas;

- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas têm sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

Existem várias soluções para atenuar este problema, uma delas é acelerar a utilização das energias renováveis, como por exemplo, construção de parques eólicos ou solares para estes substituírem as centrais Termoeléctricas, visto que estas trabalhar a partir de um a matéria-prima não renovável e extremamente poluente que é o carvão mineral.

Mapa Portugal


sexta-feira, 16 de maio de 2008

JJ


Jacinto João (Luanda, 25 de Janeiro de 1944Setúbal, 29 de Outubro de 2004), também conhecido como J. J., foi um futebolista português que se notabilizou ao serviço do Vitória de Setúbal e que foi por 10 vezes chamado à selecção nacional, marcando 2 golos por Portugal. Faleceu no ano de 2004, às 5:30AM, vitíma de doença de coração, um dos jogadores mais adorados do Vitória. À passagem no 95º aniversário do clube, este prestou-lhe uma homenagem, inaugurando uma estátua em sua honra na zona de entrada do Estádio do Bonfim.


Mapas Relevo, Hidrográfico(1) e Rodoviário de Setúbal(2)

(1)


(2)

Modulo 10ano AI

http://www.eslfb.pt/cache/bin/XPQnNiwXX529h7G3CGNvONZKU.pdf

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Reserva Natural do Estuário do Sado

Setúbal, uma das mais belas baías do mundo



- Caracterização do Património Cultural da Baía
- Áreas Protegidas da Baía de Setúbal
- Parque Natural da Arrábida

- Reserva Natural do Estuário do Sado


A R.N.E.S. estende-se por uma área de 23.160 ha, dos quais, cerca de 13.500 ha são de área estuarina e os restantes, cerca de 9.500, são constituídos por zonas húmidas marginais convertidas para a salinicultura, para piscicultura e para a orizicultura, por áreas terrestres e por pequenos cursos permanentes de água doce.
É local de nidificação, repouso ou invernagem para a avifauna, e de desova, desenvolvimento e crescimento de muitas espécies de peixes. Isto levou à criação da Reserva Natural do Estuário do Sado (R.N.E.S.) que, pela sua importância, está também classificada como um dos Biótopos CORINE. Mais a sul situa-se também o Biótopo CORINE da Comporta, classificado por razões semelhantes. A flora
Das inúmeras espécies de flora que se podem encontrar nas diversas áreas da R.N.E.S., como os sapais, as dunas, entre outras, destacam-se as seguintes pela sua manifesta beleza: Giesta (cytisus sp.), Armeria pungens, Dedaleira (Digitalis purpurea), Lírio (Iris sp.), Feto (Pteridum aquilinum), Lírio (Íris psedochorus), Camarinheira (Corema album), Tomilho (Thimus capitellatus), Santolina (Santolina impressa), Cardo rolador (Eryngium maritimum) e Bocas de lobo (Antirrhinum majus).A fauna
Na Reserva Natural do Estuário do Sado (R.N.E.S.) estão registadas 261 espécies de vertebrados, das quais 8 são anfíbios, 11 são répteis, 211 são aves e 31 são mamíferos.
A zona estuarina do Sado constitui, na prática, um verdadeiro "viveiro" ou zona de crescimento, para inúmeras espécies de peixes como: o charroco (Halobatrachus didaclylus), o sargo (Dillodus vulgaris), o garrento (Liza aurata), a raia-riscada (Raja ondulata) e o linguado (Solea senegalensis)].Locais de interesse arquitectónico
A Listagem dos Imóveis Classificados do Instituto Português do Património Arquitectónico não refere, para a área da R.N.E.S., edifícios ou conjuntos arquitectónicos com valor de interesse público. Salientam-se, no entanto, pelas suas características de composição, implantação e desenho de formas populares, alguns conjuntos de habitações ou construções isoladas:
Cabanas, na Herdade do Pinheiro e na Comporta/Carrasqueira;
Montes e os fornos romanos, nas Herdades do Zambujal e do Pinheiro (séc. I e IV d.C.) e na Comporta - Arquitectura Tradicional;
Moinho de marés, na Herdade da Mourisca;
Porto de pesca na Carrasqueira – porto palafita de características tradicionais e cabanas de colmo típicas.
A falta de estudos sobre materiais tradicionais e de projectos desenvolvendo soluções de reconversão e reabilitação da arquitectura regional, contribuem, a par de outros factores atrás mencionados, para a degradação das formas e modelos tradicionais.
Estas construções representam um valor patrimonial inestimável, pelo engenho do processo construtivo, pormenores de belo efeito plástico e pela sobrevivência histórica.
-MoinhodeMarédaMourisca –Carrasqueira – Fornos da Herdade do Pinheiro















André Afonso














Tiago Rocha

Parque Natural da Arrábida

Tiago Rocha

Tiago Rocha


O Parque Natural da Arrábida estende-se por uma área de 10.800 hectares, abrangendo áreas dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.
O Parque Natural da Arrábida foi criado pela urgência de preservação de valores naturais, históricos e económicos, apresentando-se como uma área de revitalização dos espaços rurais e actividades tradicionais, onde o fabrico do queijo de Azeitão e vinhos de mesa, são mostras da perfeita integração no meio e da vida comunitária da população. Igualmente os valores históricos, como o Convento da Arrábida, incluem o elemento humano no ambiente valorizando um contacto consciente e equilibrado do Homem com a paisagem.

O clima da região é temperado, estando patentes as suas características mais mediterrânicas.

O Parque Natural da Arrábida, área de exemplos paisagísticos com centenas de anos, constitui um espaço importante e obrigatório a visitar e a conhecer.

















André Afonso
















Ruben Cabral

Gastronomia \ Artesanato \ Tecnologia



































Arte \ Desporto














Tiago Rocha













































































André Afonso


Ciencia




















Paisagem Natural \ Religião








































Pessoa e cultura

Pessoa e cultura - O que é ser pessoa: complexidade do conceito pessoa. Pessoa é todo o ser que goza das seguintes propriedades: racionalidade, domínio de linguagem relativamente complexa, consciência de si, controlo e capacidade ou direito de ser respeitado.

Inteligência – é a capacidade de resolução de problemas.Que se saiba há pelo menos 3 grandes tipos de inteligência

Inteligência artificial - ( I.A )A inteligência dos animais não humanos. A inteligência dos animais humanos.O que é que distingue a inteligência dos animais não humanos e a inteligência dos animais humanos. Há pelo menos 4 grandes níveis de linguagem, que são os seguintes:

Os dois 1º níveis só são claramente dominados pelos seres humanos nas suas formas mais sofisticadas. Porem alguns animais superiores como macacos conceguem dominar pelo menos o nível 3 da linguagemA nível dos 3 e 4 níveis de linguagem só claramente os seres humanos são capazes de os utilizar de uma forma tão complexa que os leva a produzir obras como romances, teses de doutoramento com mais de 1000 paginas, produzir obras musicais muito complexas realizar demonstrações matemáticas e geométricas, tal como produzir séries infindáveis de fotografias que são, muitas delas, meticulosamente pensadas nomeadamente, a nível dos chamados enquadramentos fotográficos. Logo o domínio de linguagem muito complexa e só observável nos seres humanos e especialmente e dentro destes apenas aqueles que são ou se vão tornando pessoas

Dada a definição de pessoa entendemos facilmente que:

1) Ser membro da espécie homo sapiens é uma condição necessária mas não a suficiente para ser pessoa.
2) Ser pessoa implica um projecto continuado de exercício das capacidades mais sofisticadas dos seres humanos, quer a nível do raciocínio quer a nível da afectividade. Este é um desafio (tornar-se pessoa) a que todos os seres humanos que não tenham incapacidades fundamentais são chamados a responder. Também há filósofos que defendem outras perspectivas acerca do que é ser pessoa. Por exemplo:
Peter Singer defende que alguns animais superiores também são pessoas. Porém não vai ser essa a abordagem que vai ser efectuada aqui. Há ainda um problema que pode surgir:
SE ser pessoa implica todas aquelas propriedades que enunciamos na definição, então como podemos tratar seres humanos que, por diversas razoes não gozam com essas propriedades.

Que seres humanos são esses? deficientes mentais profundos; bebés; seres humanos pelo menos temporariamente em coma.O facto de haver seres humanos que não gozam daquelas propriedades e que provavelmente pode levantar problemas de caracteres ético muito sério e pode levar-nos a optar por a seguinte tese:

Nem só as pessoas humanas que gozam das propriedades que enunciamos são portadoras de direitos morais. Porém isso não significa que os seres humanos possam ter possibilidade de desenvolver as suas capacidades até ao máximo.
Humanização e Socialização
Pode o ser humano viver só?
O que significa pertencer a um grupo?
Nascemos pessoas ou tornamo-nos pessoas.