29 março, 2007

Animação: conceitos diferentes e iguais...


Vários autores dão-nos diferentes definições do conceito de Animação Sociocultural, das quais optamos por destacar as seguintes:

Um conjunto de técnicas sociais que, baseadas numa pedagogia participativa, tem por finalidade promover práticas e actividades voluntárias que com a participação activa das pessoas desenvolvem-se no seio de um grupo ou numa determinada comunidade, e manifestam-se nos diferentes âmbitos das actividades socioculturais que procuram o desenvolvimento da qualidade de vida”.
(Ander-Egg Ezequiel, 2000: 100)

A animação sociocultural é um conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a iniciativa e a participação das comunidades no processo de seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sociopolítica em que estão integradas.”
(UNESCO, in Ander-Egg Ezequiel, 2000:107)

“ (…) A animação sociocultural é um elemento técnico que permite ajudar os indivíduos a tomar consciência de seus problemas e necessidades, e a entrar em comunicação a fim de resolver colectivamente esses problemas… A animação implica-se em todos os domínios da actividade humana, em todos os problemas da vida em grupo, da vida de bairro, da vida urbana ou rural, formam-se animadores a fim de ajudar a tomada de consciência em todos os âmbitos das actividades”.
(P. Waisgerberf in Ander-Egg Ezequiel, 2000:109)

Nota: Estas definições são traduções (realizadas por nós) do texto:
Ander-Egg, Ezequiel (2000). Metodologia y Práctica de la Animacion Sociocultural. Madrid: Editorial CCS.

Para nós a Animação Sociocultural é: Uma prática social que visa ajudar a população com quem estamos a trabalhar a desenvolver-se a vários níveis pessoais e/ou profissionais. Esta prática não se processa meramente pela transmissão, mas opera-se de forma muito diferente recorrendo a modos de actuação muitas vezes ligados à arte e à cultura, e não só. Esta permite às pessoas encontrar soluções e novas formas de encarar os seus problemas, conduzindo-as assim a uma vida melhor, a um encontro com o seu EU que muitas vezes se encontra ofuscado pelos problemas de uma vida no mundo moderno.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá,

Parabéns pelo Blog. Julgo que no decorrer do vosso estudo já chegaram à conclusão que existem duas teorias em torno da Animação Sociocultural: a que vê a ASC como uma tecnologia social (metodologia) e a que vê a ASC como um conjunto de práticas (praxis). Isto leva-nos a uma reflexão: a natureza da ASC está na forma como as coisas são feitas ou por outro lado estará nas coisas que se fazem?

Um abraço. E visitem o website da APDASC em www.apdasc.com.

Carlos Costa

Clara Coutinho disse...

Afinal o que é a animação? A leitura do vosso texto e o comentário que acabo de ler deixam-me cada vez mais perplexa e interessada em saber o que é afinal a ASC: uma técnica, uma metodologia de acção ou uma praxis?
Com a ajuda das vossas reflexões acho que no final talves seja capaz de avançar com uma resposta...

filipa disse...

ola...sou uma aluna do curso profissional de animaçao sociocultural, devido ao motivo de ter de fazer a minha fundamentação de estagio entrei no vosso blog, o blog tem cpisas interessantes sobre a animaçao...
contnuem assim e plubiquem mais coisas interssantes cobre o tema..
os meus comprimentos