quinta-feira, 15 de maio de 2008

CONSTRUINDO O PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS

TRILHA DAS POTÊNCIAS DE 2

Jogo para dois participantes

Material:

Um pequeno objeto para servir de peão, números de 1 a 3 para sortear, papel e lápis para rascunho. A trilha da potência de 2 traçada em papel resistente.

Como Jogar:

O jogo consiste em percorrer a trilha das potências de 2, chegando em primeiro lugar. A dupla decide quem inicia o jogo; esse jogador sorteia então um dos três números, posiciona seu peão na casa indicada por esse número e aguarda sua próxima jogada. O outro jogador faz o mesmo. Na rodada seguinte, cada jogador, na sua vez, deve calcular o valor de n indicado nas operações com potências de 2 da casa onde está, movimentando-se na trilha da seguinte forma: · Se n > 0, o peão anda para a frente o número indicado por n. Por exemplo: n= 3 è andar três casa para a frente; · Se n < n=" -3" n="0,"> CONTEÚDO TRABALHADO: Potenciação

OBJETIVO:

- Através do lúdico transformar em concreto o conteúdo estudado: Potênciação. - Desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver questões que envolvem potenciação.





Nenhum comentário: