quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Síntese do Livro Pedagogia da Autonomia

PAULO FREIRE

LIVRE PEDAGOGIA DA AUTONOMIA.

Síntese do Primeiro Capitulo

NÃO HÁ DOCÊNCIA SEM DISCÊNCIA

Como podemos aprender como devemos aprender quem deve ensinar e pra quem devem ensinar.
O aprender requer que a pessoa tenha vontade de adquire uma aprendizado aquilo que ela não tenha conhecimento inato, e que atraiu a sua vontade para a necessidade de aprender por alguma exigência social e por nos não sabermos tudo. E como devermos aprender, é por meio de alguém que tem métodos facilitadores para criar a construção de um novo conhecimento e que esse alguém é diretamente ou indiretamente um docente.
O aprendizado é adquirido às vezes por questionamento ou curiosidade que nos faz buscar um resultado ou um objetivo que sacia aquela curiosidade, com o auxilio metodológico de um coordenador. “Paulo Freire fala que o professo que pensa certo deixa transparecer aos educando que uma das bonitezas de nossa maneira de estar no mundo e com o mundo, como seres históricos, me a capacidade de, intervindo no mundo, conhecer o mundo”(p.28). Então para nos conhecer esse mundo, deve ir atrás de algo novo, e para saber o que é novo devemos conhecer primeiro saber o que é velho e será por meio de pesquisa.
A pesquisa é uma formula que nos ensina muito, sobre as coisas que ainda não conhecemos, pois ela nos leva a buscar essa fonte desconhecida. Assim ela nos leva a buscar algo do nosso entendimento e uma forma do professo ensinar o educando construir novos conhecimentos e faz o educando pensar criticamente sobre o assunto pesquisado. A valorização do ponto de vista do educando é sempre bom para o seu desenvolvimento cognitivo. Pois esse é a função do educador progressista, é deixar que o aprendiz vá buscar novos elementos para o auxilio no seu esclarecimento. É fazer com que o estudante tenha uma autonomia para pensar e desenvolver esse pensamento mesmo que às vezes o pensamento não seja o correto, mas seja uma forma de buscar o novo, que o aluno seja um criador de idéias e de informação.

É bom saber que nunca sabemos tudo, e que estamos em busca de algo mais ...

Nenhum comentário: