AERO Virtual
Linha
Analise das VA's



VBA - Virtual Brazilian Airlines - Virtual Brazilian Airlines

Felipe Paraizo de Lima


            Apresentamos como uma de nossas matérias permanentes, uma análise das Empresas Aéreas Virtuais existentes no Brasil e no mundo. Nosso verdadeiro intuito nesse tipo de reportagem, não é absolutamente julgar esta ou aquela VA (Virtual Airline) por suas características positivas ou negativas, mas sim apresentar a você, nosso leitor, essas características para que você possa fazer a melhor escolha dentro das suas limitações de tempo e disponibilidade para os vôos.
            Vamos à análise da VBA - Virtual Brazilian Airlines:


  • Histórico

          A VBA foi a primeira empresa aérea virtual do Brasil, fundada em novembro de 1996 nos computadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por Andre Righetto, Homero Salles e Paulo Marcelo. Hoje já "trabalham" pra empresa vários outros colaboradores.

  • A VBA em números

          A VBA conta atualmente com 1.310 associados inscritos, sendo que cerca de 400 são ativos (mandam constantemente informações dos vôos). A VBA apresenta da sua criação até hoje um número surpreendente de horas voadas. Foram 9.165 pousos e decolagens, perfazendo um total de 9987:35 horas de vôo, sendo em termos numéricos a maior empresa aérea virtual do Brasil, sem dúvida nenhuma, além da quarta do mundo em horas voadas.

  • Frota

          Atualmente a VBA conta com uma frota de 23 aeronaves, sendo:

    • 03 ATR-42 (leasing);
    • 01 PC-12 Pilatus (leasing)
    • 01 Embraer EMB-110 "Bandeirante" (patrimônio);
    • 04 Embraer EMB-120 "Brasília" (2 leasing; 2 patrimônio);
    • 05 Embraer ERJ-145 (2 leasing; 3 patrimônio) ;
    • 03 Boeing 727-225 (patrimônio);
    • 02 Boeing 737-200 (patrimônio);
    • 01 Boeing 737-500 (leasing);
    • 03 Boeing 707-320C (patrimônio);

          Os Boeing 707 ficaram algum tempo fora de operação, devido a manutenção preventiva e instalação dos hustkits (para diminuir o som das turbinas), voltando "modernizados" a pouco tempo operando as rotas das américas Central e do Sul. A VBA foi a primeira empresa aérea a utilizar o moderno jato ERJ-145 (antes EMB-145) da EMBRAER. A empresa possui 5 aeronaves ERJ-145 em sua frota, que são usados principalmente em rotas no sudeste e norte do Brasil.
          Uma outra curiosidade da frota da VBA, é que cada avião homenageia uma cidade, tendo o nome da mesma pintado em sua fuselagem. O Boeing 737-200 PT-VFA, por exemplo, homenageia a cidade de "Fortaleza" (foto, detalhe).

    B737-200 PT-VFA VBA

  • Pilotos

          Após se inscrever na VBA (depois de mandar o e-mail solicitando incrição, o tempo médio para resposta é de 3 dias), o piloto já estará apto a comecar os vôos. São três vôos por semana, sendo que UM é obrigatório, e os outros dois opcionais. Ou seja, pra fazer os vôos opcionais, é necessário fazer o obrigatório primeiro. O Flight Roster (quadro de vôos) é atualizado toda segunda-feira, e é nele que o piloto encontrará quais serão os seus vôos na semana.
          Pra mandar o "LOGBOOK" (relatório dos vôos) da semana, existe um programa próprio da empresa chamado VBALog. No programa basta o piloto, após o vôo, inserir todos os dados (como tempo de vôo, quantidade de combustível usado, aeronave, etc) e enviar, através de um e-mail, para a diretoria FISCAL da empresa. Os vôos serão computados e inseridos no Ranking da VBA. De acordo com o número de horas voadas, os pilotos da VBA possuem a seguinte classificação (Planos de cargos e salários):

    Rank Horas de Vôo Bonificação (em VB$)
    Rookie 0 - 10 1.500,00
    Pilot 11 - 20 2.500,00
    Fligh Pilot 21 - 40 3.200,00
    Senior Pilot 41 - 80 3.800,00
    Senior Flight Pilot 81 - 150 4.500,00
    Commercial Pilot 151 - 300 5.000,00
    Senior Commercial Pilot 301 - 500 5.500,00
    ATP Pilot 501 - 750 6.000,00
    Senior ATP Pilot 751 + 7.500,00

  • Rotas

          A VBA concentra seus vôos principalmente dentro do Brasil, além de algumas cidades na América do Sul e Central. Possue vôos para todos os estados brasileiros, cobrindo as capitais e diversas cidades do interior em suas 97 rotas atuais. Voa também para Argentina, Panamá, Chile, Peru, Colômbia e Guiana.
          As rotas são bem divididas, sendo as menores e mais "regionais" feitas com o ATR-42, EMB-110 e EMB-120; as "médias" com o ERJ-145 e B737; e as "médias/longas" com o B727 e B707.
          Todas as rotas são apresentadas com suas escalas, frequência (dias da semana), aeronave a ser utilizada e horário de saída de cada escala, além de um plano de vôo completo (em forma de texto) gerado a partir do freeware "Flight Planner".

  • Staff

          Desde a sua fundação, a empresa é dividida em diretorias, cada uma responsável por uma parte do "gerenciamento" da empresa. A Diretoria Operacional cuida da parte de Rotas, do Flight Roster (tabela de vôos) e dos Manuais; a Diretoria Fiscal é responsável pelo recebimendo do LOGBOOK, pela atualização do Ranking e pelo plano de cargos e salários; a Diretoria de Relações Públicas cuida das promoções e também do controle dos pilotos da VBA; a Diretoria Técnica de Cenários, como o próprio nome já diz, cuida da parte de download dos cenários necessários para os vôos; e a Diretoria Técnica de Aviões é responsável pela frota da empresa, como pintura das aeronaves, disponibilidade para download, etc.

  • O futuro...

          De acordo com informações da Diretoria de relações Públicas da VBA, a empresa tem planos para aquisição de novas aeronaves, não sendo especificadas quais serão adquiridas. "Mais promoções sairão no segundo semestre e o que eu posso adiantar, é que serão aventuras controladas pela VBA, com acompanhamentos individuais", é o que nos informa Homero Salles, diretor de relações públicas. É esperar pra ver ...

  • Outras características

          A VBA também disponibiliza alguns manuais de aeronaves, onde deve-se ressaltar o excelente manual do B707-320C disponível para visitantes de sua Home Page.
          Como já foi dito, na diretoria de cenários estão disponível para download todos os cenários para serem utilizados nos vôos da empresa. Possui também a diretoria de aviões, onde pode-se encontrar todos os seus aviões para download (alguns com versões exclusivas para o Fs98, com landing lights inclusive).
          Algumas rotas são cargueiras (aviões configurados e pintados para isso), mas a "especialidade" da empresa é o transporte de passageiros.

  • Home-Page

          Para se increver na VBA, ou obter maiores informações sobre a empresa, não deixe de visitar:

    VBA - Virtual Brazilian Airlines http://www.flyvba.com.br

Felipe Paraizo contou com a colaboração de Homero Salles, diretor de RP da VBA.


barra01
Pagina anterior Vai para o Indice Proxima Pagina