sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Urbanizção no Brasil (PLANO DE AULA)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CAMPUS: XVI NUCLEO BARCARENA
ALUNA: AMANDA MAYARA CARVALHO DUARTE









PLANO DE AULA











BARCARENA-PA
2010

I-TEMA: A Urbanização no Brasil

II- JUSTIFICATIVA:
A maioria da população brasileira. Atualmente, encontra-se em grandes espaços urbanos. O processo de urbanização mundial se deu de forma lenta e em várias fases, acompanhando os fatos históricos de cada época.
Ao contrário do que se pensa a urbanização não esta somente ligada ao crescimento das Cidades. Ela significa uma nova forma de vida para a humanidade, trazendo consigo novas relações sociais e novos comportamentos.
No Brasil, assim como em todos os países subdesenvolvidos, o processo de urbanização é tardio - em relação aos países Desenvolvidos – e ocorre de forma mais acelerada e desordenada. Isso provocou um grande impacto estrutural no que diz respeito à cidade e ao campo, tudo, devido à industrialização que chegara ao país, principalmente.
A urbanização das cidades e capitais provocou um intenso fluxo de pessoas em direção a esses centros. Esse movimento não planejado propiciou a elevação dos índices de problemas sociais, tais como: Favelização, falta de saneamento básico, desemprego, aumento da marginalidade, exclusão social, entre outros.
Logo, é de fundamental importância a conceituação desses processos e fenômenos urbanos, para a compreensão das mudanças e acontecimentos na sociedade.

III- OBJETIVOS:
3.1- Geral:
Compreender o processo de urbanização e analisar criticamente as suas conseqüências no cenário social e no espaço urbano brasileiro.
3.2- Específicos:
· Conceituar urbanização e espaço urbano;
· Mostrar a grande contribuição do emprego de equipamentos e tecnologia no processo de urbanização;
· Evidenciar os fatores e as características da formação do espaço urbano;
· Avaliar e verificar as conseqüências da urbanização, quanto a problemas sociais.

IV- CONTEÚDO:
· Contexto histórico
· Conceito de espaço urbano e urbanização
· Instalação de equipamentos urbanos
· Crescimento das cidades
Vertical
Horizontal
Conurbação, metrópole e megalópole
· Êxodo rural:
Fatores de repulsão
Fatores de atração
· Novos valores
· Segregação sócio-espacial
· Características da urbanização brasileira:
Metropolização
Favelização
Mudanças no mercado de trabalho
Empobrecimento da população e o aumento da violência


V- METODOLOGIA:
Ensinar geografia, para alunos do 1º ano do Ensino Médio, de maneira interativa buscando, através de questionamentos iniciais, extrair o saber e a visão deles quanto ao espaço urbano, sempre mantendo um diálogo professor-aluno, e assim, chegar à conceituação dos fenômenos geográficos, por meio de recursos visuais, como imagens e figuras, que simbolize ou representem um determinado conceito. Sempre fazendo referencia e exemplificando, fatos da realidade e do cotidiano.
Será distribuído a todos um material apostilado, que apresentará a letra de uma música que relata a vida de um cidadão nordestino na cidade grande. Para então avaliar a assimilação e o senso crítico dos alunos em relação ao assunto.

VI- RECURSOS:
· Quadro branco
· Pincel
· Data show
· Figuras, imagens, fotos e charges
· Material didático apostilado
















VII- BIBLIOGRAFIA
ELIAS, D. "Milton Santos: a construção da geografia cidadã".
SANTOS, Milton. A urbanização desigual. Petrópolis: Vozes, 1980
SANTOS, Milton. Manual de Geografia urbana. São Paulo: Hucitec, 1981.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_urbana
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espa%C3%A7o_urbano
http://vsites.unb.br/fau/cidade_arquitetura/espacourbano.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário