domingo, 17 de maio de 2009

Circuito Nacional de Montanha Salomon (Entre Serra e Mar)


A Junta de Freguesia de Alcabideche, Sociedade de Instrução e Recreio Janes e Malveira e TERRAS DE AVENTURA, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada organizaram, hoje dia 17 de Maio de 2009 às 10H 30, uma corrida pedestre em montanha denominada 13 KMS DO GUINCHO – “ENTRE SERRA E MAR”, prova integrada no calendário do CIRCUITO NACIONAL DE MONTANHA SALOMON 2009.

A prova desenrola-se em plena natureza, de admirável beleza paisagística e excepcional valor ambiental no Parque Natural Sintra-Cascais, idêntico só mesmo outra que decorreu no início do ano em que também participei a Corrida Fim da Europa.

Ainda hesitei em participar nesta prova, uma vez que também à mesma hora decorria a Corrida Novas Oportunidades, mas eu e o Hamilton decidimos ir a esta por termos a oportunidade de correr na natureza entre trilhos e caminhos de pastores e cabras e foi uma boa opção, pela qualidade da organização, podermos disfrutar de paisagens lindas e ser uma corrida "diferente", completamente radical.

Fiquei contente, e prometo que no próximo ano estarei presente, sendo uma prova de montanha, compreendi o verdadeiro sentido da palavra, os primeiros 4 Km planos e com ligeiras descidas e algumas subidas até à praia, por meio atravessamos por riachos, tunéis, penhascos e pedregulhos, caminhos acidentados onde por vezes só conseguia passar um de cada vez, espinhos e plantas a arranhar-nos as pernas, o 5 Km feito no areal do Guincho, e como doíam-me as "barrigas" das pernas, de seguida por falésias e cascalho onde tinhamos que olhar bem onde punhamos os pés, e sempre a subir, apartir por volta do 9 Km, nem quis acreditar no que estava a ver...uma montanha (Cabeço do Vento) íngreme,  onde não havia quem conseguisse subir a correr, alguns até andavam de costas , olhei para o relógio e mesmo a andar o batimento cardíaco era de 160 pulsações, pensava para mim como é possível a montanha/rampa não tinha fim à vista, até punha as mãos nos joelhos para ter mais apoio a "escalar".

Houvesse mais provas como esta e ficaria em forma pois trata-se de uma competição de força e resistência e é a ideal para perder peso.

Aconselho vivamente aos amigos/atletas se tiverem oportunidade a experimentarem, uma prova do Circuito Salomon, garanto que irão gostar e além do contacto permanente com a natureza será um óptimo treino diversificado.

No final a organização preparou um churrasco a quem pagasse 2 euros no acto de inscrição, como não faziamos planos de almoçar viemos embora para casa.

Agora na próxima semana iremos fazer outra corrida também nova no (nosso)calendário a cargo da Associação Mundo da Corrida a I Meia-Maratona na Areia, sendo que irei fazer a caminhada de 10 Km no areal da Costa da Caparica.