Introdução
Partes usadas na fabricação e no reparo das Aeronaves (prendedores, pequenos itens, tratamento)
Identificação
Peças com fio de rosca (Parafusos) e rebites são identificados por números:
AN - Air Force-Navy
NAS - National Aircraft Standard
MS - Military Standard
Prendedores rosqueados (Threaded fasteners)
Os dispositivos de fixação ou fechamento permitem uma rápida montagem e desmontagem, diferente do rebite, este uma vez colocado a sua retirada é mais difícil.
Algumas junções as vezes requerem mais tensão e força do que um rebite pode oferecer. Por isso se usam os PARAFUSOS.
Existem 2 tipos de PARAFUSOS na mecanica de aviação:
1) Os tipo BOLT (Para grandes firmezas)
2) Os tipo SCREW (Onde o fator tensão e firmeza não é tão importante)
1) Bolt - Fios de rosca (Thread), "Cabeça rombuda", faces paralelas, geralmente usam porcas (nut), parte rosqueada curta, possuem "gola" (shank), geralmente apertada pela porca.
2) Screw - Fios de rosca (thread), cabeça pontuda, se fixam em locais específicos ou no próprio local a ser fixado, parte rosqueda relativamente longa, e não tem parte lisa "gola", o aperto se dá pela cabeça (head).
Classificação dos fios de rosca:
NC - (American National Coarse (grosso)) - filetes grosso, usados em metais
NF - (American National Fine (fino)) - Filetes finos. uso em aeronaves e motores.
UNC - (American Standard Unified Coarse (grosso))
UNF - (American Standard Unified Fine (fino))
Diferenças entre fios de rosca NC e NF para UNC e UNF
Parafuso de 1" NF = 1-14NF - possui 14 fios de rosca em cada polegada da parte rosqueada.
Parafuso de 1" UNF = 1-12UNF - possui 12 fios de rosca/polegada na parte rosqueada.
Se considera o número de vezes que o fio de rosca completa uma volta em uma polegada.
Ex: 4-28 => parafuso de 1/4" de diâmetro tem 28 fios de rosca/polegada na parte rosqueada.
Classes de acabamento (Class of fit)
Indicam a tolerância permitida pelo fabricante, com referência a sua instalação nos furos material a ser preso ou fixado.
Classe 1 - Loose fit - ajuste com folga, rápida montagem, pode-se usar os dedos.
Classe 2 - Free fit - ajuste livre - unidos com parafuso e porcas comerciais
Classe 3 - Medium fit - ajuste médio - valor mínimo de folga - É GERALMENTE USADO NA CONSTRUÇÃO AERONÁUTICA
Classe 4 - Close fit - forte ajuste ou sob pressão - requisitos especiais e instalados com ferramentas ou máquinas.
Existem também Parafusos e Porcas com rosca-esquerda (sentido anti horário) e direita (sentido horário) e são designados:
Rosca Direita = R (right) H (hand) e Rosca Esquerda = L (left) H (hand)
(hand=mão)
Parafusos de retenção = Lokbolt
Tem características de Parafuso e Rebite de grande resistência
Usado na junção das partes importantes da estrutur do avião como: asa, ferragnes trem de pouso, ferragens de células de combustível, longarinas, vigas, união do revestimento.
Instalação rápida e fácil
Não precisa de arruela de freno, contrapinos e porcas especiais
Requer uma ferramenta pneumática para sua instalação. Pull Gun
Parafuso de 1" UNF = 1-12UNF - possui 12 fios de rosca/polegada na parte rosqueada.
Se considera o número de vezes que o fio de rosca completa uma volta em uma polegada.
Ex: 4-28 => parafuso de 1/4" de diâmetro tem 28 fios de rosca/polegada na parte rosqueada.
Classes de acabamento (Class of fit)
Indicam a tolerância permitida pelo fabricante, com referência a sua instalação nos furos material a ser preso ou fixado.
Classe 1 - Loose fit - ajuste com folga, rápida montagem, pode-se usar os dedos.
Classe 2 - Free fit - ajuste livre - unidos com parafuso e porcas comerciais
Classe 3 - Medium fit - ajuste médio - valor mínimo de folga - É GERALMENTE USADO NA CONSTRUÇÃO AERONÁUTICA
Classe 4 - Close fit - forte ajuste ou sob pressão - requisitos especiais e instalados com ferramentas ou máquinas.
Existem também Parafusos e Porcas com rosca-esquerda (sentido anti horário) e direita (sentido horário) e são designados:
Rosca Direita = R (right) H (hand) e Rosca Esquerda = L (left) H (hand)
(hand=mão)
Parafusos de retenção = Lokbolt
Tem características de Parafuso e Rebite de grande resistência
Usado na junção das partes importantes da estrutur do avião como: asa, ferragnes trem de pouso, ferragens de células de combustível, longarinas, vigas, união do revestimento.
Instalação rápida e fácil
Não precisa de arruela de freno, contrapinos e porcas especiais
Requer uma ferramenta pneumática para sua instalação. Pull Gun