Warning: Creating default object from empty value in /home/amasbi/www/includes/settings.php on line 0

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/amasbi/www/includes/functions.php on line 0
AMASBI - Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí ª A Amasbi

A Amasbi

A Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí foi fundada no dia 02 de abril de 2004, por decisão de prefeitos dos municípios desta região, em reunião realizada na Prefeitura Municipal de Soledade/RS.

A criação da AMASBI seguiu-se o reconhecimento, pelo Estado (Decreto Estadual 42.986, do dia 26 de março de 2004), do Conselho Regional de Desenvolvimento do Alto da Serra do Botucaraí – CONDASB-, e decorreu da vontade da região em possuir sua própria organização e autonomia para discutir e promover seu desenvolvimento, antes atrelado às regiões do Vale do Rio Taquari, Vale do Rio Pardo, Produção e Alto Jacuí.

O então prefeito municipal de Soledade, Hélio Ângelo Lodi, foi o presidente da Comissão Provisória encarregada da estruturação e elaboração do estatuto da nova associação.

A AMASBI congrega e representa atualmente os municípios de Alto Alegre, Barros Cassal, Campos Borges, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Mormaço, Nicolau Vergueiro, São José do Herval, Soledade, Tio Hugo e Victor Graeff, localizados no Norte do Estado do Rio Grande do Sul.

AMASBI - Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí

Rua Doutor Flores, 073, Sala 303, Edifício Exitus, Centro
Soledade/RS
CEP 99.300-000
Fone: (54) 3381-5836

Municípios

  • Alto Alegre
  • Barros Cassal
  • Campos Borges
  • Espumoso
  • Fontoura Xavier
  • Gramado Xavier
  • Ibirapuitã
  • Itapuca
  • Mormaço
  • Nicolau Vergueiro
  • São José do Herval
  • Soledade
  • Tio Hugo
  • Victor Graeff

População

95.508 habitantes (2010)

Principais Atividades Econômicas

Extração mineral e agropecuária, destacando-se o cultivo da soja, milho, fumo, erva mate, trigo, a criação de suínos, frangos e bovinos (leite e corte) e o turismo rural. A agricultura familiar é predominante.

Turismo

Com enorme potencial turístico, a região se destaca por suas belezas naturais, a riqueza de pedras preciosas e de sua produção primária, que se somam a uma boa rede de comércio e serviços, mostradas em exposições e feiras; algumas, com projeção nacional e internacional, como a Exposol, realizada anualmente em Soledade. O turismo de eventos, rural e cultural, são realidades presentes, com grandes possibilidades, abertas a empreendedores internos e externos.

A AMASBI tem por finalidade, além da contida na legislação vigente proporcionar a integração política de seus membros, prestando assistência técnica, respeitadas as autonomias de cada municipalidade e:

a) desenvolver estudos relativos à organização da Administração Municipal, especialmente ao tocante à reestruturação dos serviços, bem como aperfeiçoar o trabalho de servidores e de prestadores terceirizados, buscando alcançar a qualidade total.

b) buscar a integração regional, através de adoção de normas tributárias e outras leis básicas comuns a todos os municípios de região.

c) assessorar as Câmaras de Vereadores dos Municípios associados com o fito de cooperação entre os Poderes para melhor encaminhamento das administrações municipais.

d) defender, reivindicar e atuar em favor dos interesses regionais e dos membros da Associação, atuando no papel de procuradora do conjunto dos Municípios.

e) incentivar, nos municípios associados, a adoção de estímulos fiscais e as ações de fomento à industrialização da região, aproveitando seus recursos naturais, matérias primas e mão de obra disponíveis.

f) Elaborar um plano administrativo, a partir dos planos trienais municipais, compreendendo um programa de obras, empreendimentos e serviços públicos micro-regionais, visando institucionalizar a continuidade administrativa nos Municípios participantes, sobrepondo-a a temporariedade dos mandatos eletivos.

g) Estabelecer relação de intercâmbio com instituições que possam contribuir direta ou indiretamente para aumentar a eficiência da Administração Municipal.

h) coordenar medidas para implantação do planejamento local integrado na micro-região.

i) representar judicial e extrajudicialmente os Municípios associados, impetrar mandados de segurança, bem como atuar nos pólos ativo e passivo das ações de interesse geral, com prévia ou referendo posterior à Reunião Ordinária ou Assembléia Geral, Ordinária, ou Extraordinária.

A AMASBI tem ainda por meta atividades fins:

a) Estimular a conservação e o bom uso dos recursos naturais renováveis, propondo medidas e programas para tal fim.

b) Estudo, planejamento e execução de ações visando incrementar as atividades agrícolas e industriais da região.

c) Assessorar na elaboração e execução de planos, programas e projetos relacionados com educação, saúde pública, assistência social, habitação, serviços urbanos, obras públicas, transporte, comunicações, eletrificação, saneamento básico e outras áreas de interesse regional.

d) Organizar ações que busquem elevar os padrões de qualidade de vida e bem estar das comunidades, especialmente no tocante ao sistema educacional, buscando a implantação de escolar técnicas e de capacidade profissional.

e) Promover estudos, encontros e reuniões com as autoridades competentes dos diversos órgãos estaduais e federais de Administração, congregando Municípios e as outras esferas do governo.

f) Representar seus integrantes na reivindicação junto aos órgãos federais e estaduais, visando proporcionar melhores condições para a prestação de serviços públicos.

A região do Alto da Serra do Botucaraí está estrategicamente situada ao centro do Norte do Estado Gaúcho, tendo proximidade e ligação viária com praticamente todo o Estado. (Créditos BDM Empresa Jornalística)

  • Alto Alegre
  • Barros Cassal
  • Campos Borges
  • Espumoso
  • Fontoura Xavier
  • Gramado Xavier
  • Ibirapuitã
  • Itapuca
  • Mormaço
  • Nicolau Vergueiro
  • São José do Herval
  • Soledade
  • Tio Hugo
  • Victor Graeff

GESTÃO ATUAL (03/2019 a 03/2020)

Diretoria executiva:
 

Presidente:  Cláudio Afonso Alflen - Prefeito de Victor Graeff

1º Vice Presidente:  José Flávio Godoy da Rosa - Prefeito de Fontoura Xavier

2º Vice Presidente:  Adão Reginei dos Santos Camargo - Prefeito de  Barros Cassal

 
Conselho Fiscal – Titulares:
 

1- Gilso Paz - Prefeito de Tio Hugo

2- Everaldo da Silva Moraes - Prefeito de Campos Borges

3- Rosemar Hentges - Prefeito de Ibirapuitã

 
Conselho Fiscal – Suplentes:

1- Lauro Rodrigues Vieira - Prefeito de São José do Herval

2- Gilmar Tonello - Prefeito de Alto Alegre

3- Claucir José Mafi - Prefeito de Gramado Xavier

 
Endereço do Presidente:

Cláudio Afonso Alflen

Prefeitura Municipal de Victor Graeff

Av. João Amann, nº 690 - Centro

CEP: 99.350-000  - Victor Graeff - RS

Fone: (54) 3338-1244

E.mail: claudio.prefeitura@gmail.com, gabinete.prefeituravg@gmail.com

 
Secretário Executivo: Ivanir Urbano Born

Fone: (54) 99605-0070 e (54) 98432-8070

E-mail: i.born@uol.com.br       

 
Secretária administrativa: Andressa de Paris

Endereço da sede:

Rua Dr. Flores, 73 – sala 303 – Ed. Exitus -  Centro

CEP: 99.300-000 – Soledade – RS

Fone: (54) 3381 5836

E-mail: amasbiamasbi@gmail.com