Quem sou eu

Minha foto
Uberlândia, Minas Gerais, Brazil

quinta-feira, 10 de março de 2011

As mais lindas trepadeiras

Planta de beleza inigualável, as trepadeiras jade são no mínimo exóticas. Com coloração vermelho intenso ou verde água, elas possuem efeito decorativo impressionante.



A Jade Vermelha ou Mucuna Benetti é originária de Papua - Nova Giné, produzem flores vistosas vermelhas em cachos pendentes, podem ser encontradas em regiões tropicais e subtropicais.

O cultivo desta espécie teve início em 1940 pelo Jardim Botânico de Cingapura através de sementes coletadas nas florestas de Papua - Nova Guiné e desde então, devido à impressionante beleza de suas flores, passou a ser uma das trepadeiras mais cobiçadas por colecionadores.

Devido ao fato de ser nativa de Papua - Nova Guiné, país de clima equatorial com temperaturas médias entre 21 a 32 graus centígrados e chuvas anuais superiores a 2.000 mm., o seu cultivo em regiões com temperaturas e umidade do ar mais baixas fica dificultoso, principalmente durante o inverno quando chega derrubar as folhas de forma acelerada. Uma dica importante para os interessados em cultivar esta trepadeira é plantar a mesma nos meses mais quentes e estimular o seu crescimento com adubações a curtos intervalos para que a planta já esteja bem desenvolvida quando o inverno chegar.

Esta dica serve também para a Trepadeira Jade Strongylodon macrobothrys A é nativa das Filipinas e já bem mais conhecida que as espécies vermelhas. Seus cachos longos com flores de coloração azul-esverdeado a torna única e incomparável e ainda é uma das trepadeiras mais admiradas e procuradas.




INFORMAÇÕES GERAIS:



Nome científico: Mucuna bennettii

Nome Popular: Jade Vermelha ou Trepadeira da Nova Guiné

Familia: Leguminosae-Papilionoideae

Origem: Papua – Nova Guiné

Características: Trepadeira bastante vigorosa de ramos moles e crescimento rápido.

Inflorescência: Inflorescências pendulas, longas, com numerosas flores grandes de coloração vermelho-escarlate.

Plantio: Plantar em covas bem espaçosas enriquecidas com terra vegetal e superfosfato simples.

Solo: Evitar solos compactados preferindos os ricos em matéria orgânica e bem drenados.

IMPORTANTE: Logo após a muda ter sido plantada nós aconselhamos fazer um sombreamento parcial da planta. Uma boa maneira de se fazer este sombreamento é fincar algumas folhas de palmeiras verticalmente ao lado da muda, após as raízes se estabelecerem ao solo o sombreamento deve ser retirado pois a planta necessita de sol.

Luz: Pleno sol ou meia-sombra

Clima: Tropical e subtropical

Regas: Manter o solo levemente umedecido com uma boa cobertura morta

Podas: Somente podas das extremidades para controlar o crescimento

Adubação: No início da primavera adubar levemente com NPK 10-10-10.



Fonte: Texto original: Sônia Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores