Somos Arte

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Imagem no Ensino da Arte - Ana Mae Barbosa



Imagem no Ensino da Arte, A
Anos Oitenta e Novos Tempos
Barbosa, Ana Mae
Na primeira edição de A Imagem no Ensino da Arte, Ana Mae Barbosa, ao tratar da questão do aprendizado da história da arte – nos esclarece Imanol Aguirre Arriaga, em seu arguto prefácio a esta edição –, já fazia valer a necessidade de um relato que abrisse espaço à contextualização econômica, política e social, contrapondo-se a uma concepção linear da história interessada apenas na evolução das formas artísticas através do tempo. O objetivo de sua proposta era formar o critério dos espectadores, neste caso das crianças, a fim de propiciar-lhes a compreensão dos códigos regentes, aos quais só uma elite cultural e social tinha acesso. A Proposta Triangular surgia assim, no panorama da educação brasileira como uma trama bem definida, que ao longo dos anos seria revista e polida, quer pelas circunstâncias, quer pela própria experiência.
O pensamento de Ana Mae Barbosa é tão sugestivo quanto inovador, na medida em que rompe com os modos formalistas e filolinguísticos imperantes na época. Desde logo, era possível divisar em sua proposta a disposição para conectar-se com outras visões, igualmente propensas à ideia de “obra aberta” e, por aí, expandir-se no sentido de uma semiótica cultural da leitura da arte, cujo nexo se faz perceptível sob o prisma da educação, concebida com o ensejo de libertação dos extratos menos favorecidos, convertendo-se, assim, em poderoso fator operativo da alfabetização cultural. Deste modo, o que podia ficar relegado à condição de uma atividade a mais, como era então usual em uma concepção disciplinar da educação artística, transpôs as fronteiras endogâmicas das artes e se colocou a serviço de uma pedagogia inclusiva e libertadora.
Tais são os aspectos que tornam A Imagem no Ensino da Arte, nesta nova edição, revista pela autora, referência obrigatória para quem dedica sua reflexão aos problemas da educação no Brasil de hoje e para quem aplica o seu trabalho neste campo.


Ana Mae Barbosa:
Ou como Navegar entre a Fidelidade a um Ideário
e a “Incessante Busca de Mudança” –
Imanol Aguirre Arriaga ... XI

Proposta ou Abordagem Triangular:
Uma Breve Revisão ... XXV

1. Situação Política do Ensino da Arte no Brasil no
Fim dos Anos de 1980 ... 1
2. Situação Conceitual do Ensino da Arte no Brasil:
Os Anos de 1980 e Expectativas para o Futuro ... 9
3. A Importância da Imagem no Ensino da Arte:
Diferentes Metodologias ... 27
4. Arte/Educação no Museu de Arte Contemporânea
da usp: Um Estudo de Caso ... 91
5. Leitura da Obra de Arte ... 105
6. Situação Política e Conceitual do Ensino da Arte
nos Estados Unidos no Fim da Década de 1980 ... 129


Bibliografia ... 145



Vocês são realmente excepcionais! A gente que lida com arte que passamos por diversos tipos de exposições, o resultado do que eu falo ou faço é proporcional a participação de vocês. Alexandre Fester


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos