Uma nova faceta

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Depois que a Skol inventou uma locução mais “jovem” para a campanha do verão que passou, outros comerciais passaram a seguir esta linha. E eu aproveitei uma chance.

Já está no ar o novo filme da cerveja Bavaria Premium. E se prestarem atenção, perceberão que a locução da vez é minha. Um estilo mais despojado, informal mesmo. Meu primeiro trabalho oficial somente com a voz.

Fiz o teste para atuar no filme, mas acabou que alguém achou minha voz interessante para a locução. Fiz um teste de locução… e passei!

Para assistir o filminho over and over, entre no site da Bavaria Premium e clique em “Campanha”. Confesso que adorei o “Saboreie com Moderação”…


DVD: Os Monstros – 1ª. Temporada Volume 1

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

osÂmonstros
«««
Fred Gwynne, Yvonne de Carlo, Al Lewis / Universal

A gênese de Homer Simpson

Revirando o fundo do baú, a Universal desenterra Os Monstros, sitcom dos anos 60 que rivalizou com a Família Addams na temática família-literalmente-monstruosa-que-assusta-todos-os-vizinhos. As duas abordavam o preconceito e a intolerância da época invertendo os papéis: o estranho era tratado como normal e vice-versa.

Enquanto a concepção dos Addams tinha mais sofisticação e influência gótica, Os Monstros buscou o humor direto e pastelão, retratando a classe média americana. A bizarra família capitaneada por Herman Monstro (uma paródia da criatura de Frankenstein interpretada por Fred Gwynne) inclui vampiros, um lobisomem e até uma bela loira, considerada o patinho feio da casa (!). Além dos mitos clássicos do horror, tem até um corvo-cuco tagarela, referência direta a Edgar Allan Poe.

Este primeiro volume fica devendo muito nos extras, simplesmente porque eles não existem. Nem um making of, entrevistas, nada. E olha que a versão americana oferece o inédito episódio piloto (rodado em cores!). Para piorar, a dublagem disponível não é a mesma da TV brasileira, deixando a nostalgia ainda mais distante.

Claro que o humor envelheceu, ainda mais comparado com a safra atual. Mas o charme da série se mantém, graças à cativante atuação de Gwynne, uma criança desvairada em um corpo de adulto (remendado). Impossível não sorrir com suas caretas, trejeitos e aquela risada de palhaço de circo. Mas preste bastante atenção em Herman e você verá a origem pré-histórica de Homer Simpson. Duvida?

publicado na revista Rolling Stone nº 04


Livro: Gotham Sampa City

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

gotham sampa 2
«««
Eduardo Zugaib
Melhoramentos
Crônicas de uma bat-metrópole

Depois de receber o Prêmio Biblioteca Mário de Andrade de Literatura pelo conto de mesmo nome, o publicitário Eduardo Zugaib segue em frente e conta um pouco mais das aventuras do Morcego pelas paisagens de São Paulo, ops, Gotham Sampa City. O personagem, espécie de aprendiz de Batman do Terceiro Mundo, tem a missão de descobrir o que os jovens querem e de que precisam. A capital paulista adquire luzes (e sombras) bem-humoradas, com lugares estranhamente familiares como Anhangabaú Valley e Paulista Avenue. Pena que o didatismo esteja só na intenção: fica a sensação de que muito mais seria dito e refletido sobre os adolescentes. Vale mais pelo olhar lúdico do cotidiano (como o surgimento do vilão Apagão) e pela narrativa fluida de Zugaib com as ilustrações de HQ de Renato Moriconi. Mas Bob Kane ficaria orgulhoso; afinal, não é todo dia que se vê o Coringa como operador de call center…

publicado na revista Rolling Stone nº 02


Na luta

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Uau… bastante tempo ausente desta vez. Nunca imaginei que escrever sob (nenhuma) pressão fosse tão difícil. É muito mais fácil escrever quando estão cobrando isso de você. E sei que têm uns gatos pingados esperando novos posts.

Então, vamos lá… a luta continua.


Cozinha Chic

segunda-feira, dezembro 4, 2006

Esta será a minha última aparição televisiva de 2006, então aproveitem!!

Hoje, dia 04 de dezembro, à meia noite, vai passar o programa “Cozinha Chic”, no canal Discovery Travel & Living (Sky/ Direct TV – canal 57, TVA Digital – canal 36). É um episódio dedicado à culinária brasileira e suas influências. No caso, fui o produtor local do programa e acabei sendo uma espécie de apresentador, onde levo a equipe para conhecer o trabalho de Alex Atala (D.O.M.), Adriano Kanashiro (Kinu), João Malagueta (Pizzaria Venite), Dadá (Varal da Dadá – Salvador) e Beto Pimentel (Paraíso Tropical – Salvador). Então, estou lá na frente das câmeras, conhecendo os chefs e realizando algumas entrevistas.

Espero que alguém possa assistir, pois o Discovery Travel & Living não é um canal tão fácil de ter na programação da sua TV por assinatura.

Eu me diverti na época da gravação… acho que o resultado deve estar bacana. Espero seus comentários após a exibição!!

O episódio terá reprises:
Dia 05/12 – 04:00, 08:00
Dia 08/12 – 01:30, 05:30, 09:30
Dia 09/12 – 20:30
Dia 10/12 – 04:30
Dia 11/12 – 16:00, 20:00

Para saber que eu não estou mentindo, entre em http://www.diaryofafoodie.org/episodes/7/index.html e clique em “Preview episode”. Vai ver se eu não apareço…


Baby Steps

quarta-feira, novembro 22, 2006

Eu sei, eu sei… o propósito deste Blog é principalmente publicar textos meus relacionados com a tal da cultura pop. Mas não consigo resistir quando há uma oportunidade para a autopromoção.

*****

Primeira e mais urgente: este que vos escreve estará na telinha da sua sala na próxima sexta à noite (24 de novembro). Agora não é comercial da Mastercard, e sim participação na minissérie “Antônia”, exibida pela Rede Globo após o Globo Repórter.

“Antônia” é a extensão para TV do longa-metragem homônimo de Tata Amaral, ainda inédito no circuito comercial. Produzido pela O2 em parceria com a emissora, a minissérie narra o cotidiano de quatro cantoras da Vila Brasilândia, interpretadas pelas também cantoras Negra Li, Leilah Moreno, Cindy Mendes e Quelynah.

Nesse segundo episódio, também dirigido por Tata, faço o papel de um fã de Mayah (interpretada por Quelynah). A participação é curta, então só espero que o editor tenha sido bonzinho comigo…

Se você não viu na semana passada, aproveite e conheça “Antônia”… nem que seja para me ver na Globo.

*****

Segunda e igualmente importante notícia: este Blog mal surgiu e já começou a dar frutos. A publicação destes textos e críticas levou-me a escrever uma resenha para uma das bíblias da cultura pop, a revista Rolling Stone (edição brasileira, nº 02). É a que está nas bancas, com o insano Iggy Pop na capa.

É uma resenha pequena, discreta até, sobre o livro “Gotham Sampa City”, de Eduardo Zugaib. Tá lá, no final da edição, na seção “Guia”. Não é muito, mas é um começo bem digno para alguém que engatinha no universo do jornalismo.

Chega a ser surreal a satisfação em escrever para uma revista que norteou e representou o pensamento de uma geração. A versão tupiniquim ainda tem muito chão pela frente, mas chegou com um projeto sólido e ambicioso. Ainda vai dar muito o que falar…

Agradeço a Márcio Cruz pela oportunidade e confiança. Thanks, bro!!

E se você quer conhecer mais sobre a Rolling Stone Brasil, leia o artigo de Zeca Camargo aqui.


Clipe de Nuno Mindelis no YouTube

quarta-feira, novembro 22, 2006

Inspirado em trabalho de Bob Dylan, vídeo é a primeira colaboração entre os dois jovens diretores

Já está disponível no YouTube o mais novo videoclipe de Nuno Mindelis, “Tenho Medo”. Esta é a música de trabalho de “Outros Nunos”, seu mais recente álbum produzido por Guilherme Chiappetta e pelo próprio cantor e guitarrista.

“É importante ter uma referência, uma boa base para se criar um obra que tenha sua própria expressão”, explica Nuno. A “boa base”, no caso, é o famoso clipe de Bob Dylan “Subterranean Homesick Blues”, feito nos anos 60. O trabalho ganhou renome por mostrar um Dylan calado, segurando cartazes com trechos da letra da música. O impacto foi enorme, a ponto de ter sido considerado a origem dos videoclipes modernos.

A partir daí, Nuno jogou essa idéia para os jovens diretores Rafael Nasser e Rodrigo Arijon. “O Nuno é conhecido por seu trabalho como guitarrista e blueseiro, mas agora ele busca uma audiência mais ampla, através de uma nova sonoridade. E esta música e este vídeo simbolizam este novo caminho”, afirma Arijon.

Para conseguir essa identidade contemporânea, o clipe foi cuidadosamente planejado. “Complicar é muito fácil. O difícil é fazer algo simples, mas sem ser simplista”, sintetiza Nasser.

 “Tenho Medo” deixa clara sua inspiração visual, sendo feito com um único plano-seqüência, como na obra de Dylan. Os cartazes foram substituídos por um instigante quadro suspenso no ar, onde trechos da letra são exibidos. Apesar da referência, o clipe apresenta uma estética e brilho únicos, criando sua própria identidade.

O vídeo, que também conta com a participação de Rappin’ Hood, busca apresentar este veterano Nuno para um novo público, que desconhece o trabalho deste angolano radicado no Brasil, já eleito o melhor guitarrista de blues do mundo pela revista Guitar Player. Enfim, um novo Nuno. Ou melhor, outros Nunos.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Música: Tenho Medo
Artista: Nuno Mindelis (partic. Rappin’ Hood)
Diretores: Rafael Nasser e Rodrigo Arijon
Álbum: Outros Nunos
Gravadora: Eldorado
Distribuição: Trama

Nuno Mindelis na internet: www.nunomindelis.com.br

Confira abaixo o clipe de Nuno:


E o clipe de Bob Dylan:


O Diabo Veste Prada

quarta-feira, novembro 22, 2006

O frisson antecipado de “O Diabo Veste Prada” não sobreviveu ao hype. Adaptação do livro de Lauren Weisberger, o filme entra nos bastidores podres do mundo da moda mas, sendo mainstream demais, acaba por açucarar e amenizar todas as situações.

Andy Sachs (Anne Hathaway) consegue um emprego na prestigiada revista fashion Runway, como assistente de temida editora-chefe Miranda Priestly (Meryl Streep). Com notória fama de carrasca e insensível, Miranda tornará a vida de Andy um “inferno”. Entre aspas mesmo, afinal a proposta aqui é evitar ser radical e espantar o público. Logo, Andy enfrentará vários desafios, desgastes na sua vida pessoal, mas tudo com aquele jeito de que já foi feito antes em outros filmes.

Uma pena, pois com uma vilã como Meryl Streep, as possibilidades de humor negro e ácido multiplicam-se, e muito. Streep cria uma antagonista memorável, falando sempre com um tom solene e baixo, evitando caracterizações típicas e clichês. Nela, o “diabo” fica nas entrelinhas, e com muita elegância. Palmas também para Stanley Tucci no papel de Nigel, eterno coadjuvante de quilate que adora roubar cenas.

Entretanto, a direção morna de David Frankel opta pelo caminho seguro das comédias românticas. O romance aqui não é o foco, mas percebe-se a intenção de transformar esse filme em um “feelgood movie”, tal qual “Uma Linda Mulher” e suas variações.

Desta vez, prevaleceu a visão de produto, de um filme mais vendável do que artístico. Isso não é problema algum – até porque estamos falando de mercado – mas tinha-se a impressão que viria algo único e irreverente, mostrando o submundo desta indústria fashionista… algo para fazer companhia a “Pret-A-Porter”, de Robert Altman.

O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada, 109 min, 2006)
Dir.: David Frankel
Com: Meryl Streep, Anne Hathaway, Stanley Tucci


“24”: trailer da 6a. temporada

quarta-feira, novembro 1, 2006

E a ansiedade apenas aumenta: a Fox finalmente liberou o trailer da aguardada 6a. temporada da série “24”. Kiefer Sutherland, agradecido pelo sucesso, manda uma mensagem no início do vídeo. Depois, é só tensão, explosões e pancadaria. Desta vez, mencionam que Jack Bauer terá que se sacrificar pelo seu país. O que isso realmente significa, ninguém sabe…

Vale reparar no estilo “Náufrago” adotado por Bauer no início da temporada. Agora, só nos resta esperar até janeiro (nos EUA) ou março (no Brasil).


Finding my TV commercial: priceless

quarta-feira, novembro 1, 2006

This post is dedicated to my friends from abroad:

Most of you should remember that I also work as an actor for TV commercials. And I’ve recently found 4 of these over the internet. The Mastercard ad is still running here in Brazil. Here they are:

1)Mastercard commercial
2)Sprite commercial:
(click on “Alex Miranda”, one of the directors, than look for “Sprite: Handsome Guy” under the video window)
3) Nova Schin beer: search in Rodolfo Vanni’s reel and click on “Schincariol – Nova Schin” (the frame with the bald waiters)
4) Fox car: the same path above, but look for “Fox – Festa”

5) And there’s a music video that I directed with my good friend Rafael Nasser. The artist is Nuno Mindelis and the song is “Tenho Medo”. Watch it below. It was shot with the JVC GY-HD100. Nice camera…

I hope you all enjoy!!

Best,
Rodrigo