sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ATITUDE, QUAL É A SUA?

No domingo passado estava fazendo um tour pelos canais da televisão, quando parei no canal da ESPN, para assistir um jogo dos Playoffs da NFL, entre o New York Jets e o Pittsburgh Steelers, o jogo ocorreu em Pittsburgh, no Heinz Field Stadium a casa dos Steelers, cuja capacidade é de 64.450 lugares, era o início da transmissão o estádio estava absolutamente lotado, com todo o público muito agitado fazendo um ruído ensurdecedor.
Quando foi anunciado que o hino americano seria cantado, me pareceu que alguém havia acionado a tecla mute do meu controle remoto, pois não se percebia um só ruído, a não ser a narração dos comentaristas brasileiros.

Já assisti a outros eventos, onde foi cantado o hino americano, mas nunca havia me dado conta da atitude que o povo americano adotava diante da execução do seu hino. O que vi foi um respeito, uma reverência, uma compenetração, olhos marejados, que denotavam um patriotismo contagiante. 
Então me lembrei que na tarde daquele mesmo dia, assisti um jogo do Paulistão 2011, Oeste e Palmeiras, onde foi executado o hino brasileiro, só que a atitude daqueles que assistiam ao jogo no estádio foi diametralmente oposta a dos americanos, a algazarra permaneceu durante a execução do hino, denotando uma profunda falta de respeito.  

O povo brasileiro de um modo geral parece não ter amor à pátria. Não sei se o patriotismo caiu de moda com o fim do regime militar, ou se nos últimos anos houve uma campanha subliminar, para eliminar este sentimento do povo brasileiro.
Tentei buscar uma boa definição do que é ser patriota. Contudo, as definições que encontrei me pareceram meio vagas. Para mim ser patriota vai além de amar a pátria, vai além dos vínculos afetivos e culturais, que são muito genéricos, vai muito além de torcer pela seleção brasileira de qualquer modalidade esportiva.
Um autêntico patriota tem que se preocupar com tudo que se refere à pátria, tem que se preocupar com o seu destino, com o seu governo, com a sua imagem e com a sua população.

O patriota tem que respeitar a bandeira nacional, o hino nacional, as autoridades, as instituições e as leis. Em suma, o patriota tem que ter atitude, tem que exercer uma cidadania inteligente, tem que participar ativa e positivamente da vida da nação.
E aí, qual a sua atitude?  

3 comentários:

Unknown disse...

Olá.
Em dias em que os jovens não respeitam nem mesmo seus próprios pais que dirá a bandeira do brasil!!! Triste
Belo post.
Foi publicado no blog Teia.
Até mais.

Anônimo disse...

Fiquei completamente dividida ao ler este texto porque ao mesmo tempo em que adoro este Brasil e me emociono sempre ao ouvir nosso hino, um outro lado meu me diz que hinos, bandeiras e outros são simplesmente símbolos, não são a pátria.
Eu não tenho respeito por símbolos, mas o tenho por pessoas (aquelas que o mereceram) e são as pessoas que fazem um país porque do alto, como disse um astronauta não se vê delimitações entre países.
Quanto aos americanos, considero seu patriotismo fanático, pois se não o fosse não menosprezariam tanto outros países e muito menos fariam guerras contra outros tão facilmente.
Concordo com você que assumir a cidadania é importantíssimo, mas ao meu ver para isso não é necessário ser patriota e sim consciente como cidadão que honra e respeita seus semelhantes.

Thai disse...

Acredito que essa falta de patriotismo é herança de muitos fatores na história brasileira. Para começar, as grandes mudanças no nosso país ocorreram para evitar mudanças maiores. Não houve uma união do povo para melhora do país ou para independencia do mesmo e sim um acordo entre O rei de Portugal e o príncipe regente do Brasil, não houve grandes lutas envolvendo a nação defendendo sua pátria. Pode ser uma visão errada, mas acho que isso afeta no patriotismo sim, pois na luta defendemos nossa Terra com amor e orgulho, já em um acordo burgues pouco patriotismo existe. Claro que outros fatores culturais tbm entram mas deixarei para comenta-los outra hora. Por mais, ótimo blog e post. Abraços

Postar um comentário





Não serão publicados comentários anônimos, nem ofensivos! Se quiser comentar, mostre sua cara, seja educado e coerente!!