quarta-feira, dezembro 31, 2008

Prémios Afectado 2008 - Politica

Finalmente a última categoria de prémios deste ano...

Prémio O Incompreendido: Mário Lino. O ministro foi vitima de incompreensão porque as pessoas só ouvem o que lhes interessa. Toda gente ouviu "Alcochete? Jamais, jamais." Mas na realidade ele disse "Alcochete? Jamais, jamais direi que não."

Prémio Pepsodent: Paulo Portas. De toda a sua actividade durante o ano, aquela que mais interesse provocou nos portugueses foi a cor totalmente branca que os seus dentes adquiriram. Também tem falado nas PME's, reformados, professores, etc, mas sem dúvida que marcou o ano pelos seus dentes.

Prémio País Basco: Açores. A região autónoma dos Açores tem agora uns privilégios que me parecem um bocado estranhos e de todo despropositados. Mas deram jeito numa certa conjectura eleitoral, e portanto o PS avançou. Bem, se pensarmos numa "descolonização" dos Açores, o novo estatuto até foi bom...

Prémio Porque No Te Callas?: Mário Nogueira. Já não há pachorra para ouvir esta pessoa falar. Parece um disco riscado e sempre que alguém tenta mudar a música com alguma pergunta, o inevitável acontece e volta a tocar o mesmo. Já ouvi professores dizerem que têm vergonha de esta pessoa ser conhecida como o representante deles.

Prémio Exemplo do Ano: José Sócrates. O primeiro ministro foi apanhado a fumar num avião, situação que gerou imensa polémica mas depressa Sócrates conseguiu virar o jogo a favor dele, dizendo que a partir dali, deixaria de fumar. Há assassinos que se comportam de forma parecida, isto é, dizem que sim senhora, mataram uma pessoa mas agora aprenderam e nunca mais o fazem. Curiosamente não deixam de ser penalizados.

Prémio Omnipresença: Bancada Parlamentar do PSD. O brilharete do ano na assembleia estava guardado para a bancada laranja quando surgiu a oportunidade de obrigar o PS a suspender o processo de avaliação dos professores e por falta de 30 elementos do PSD, não se conseguiu. Eu percebo a confusão dos laranjas... é que estarem lá ou não é igual. A única diferença é mesmo na hora de votar.

Prémio Amizade: Manuela Ferreira Leite e Pedro Santana Lopes. Na campanha para a liderança do partido as divergências foram muitas, Manuela Ferreira Leite chegou a afirmar que não votaria em Pedro Santana Lopes numas eleições. Mas como todas as amizades têm divergências, o mais importante é conseguir ultrapassar isso e que a amizade prevaleça. É esse o caso... tão amigos que eles são agora. Esperemos mais uns meses para os ver andar às cabeçadas de novo!

Prémio Madonna: Maria de Lurdes Rodrigues. Madonna veio a Portugal e deu um concerto para milhares de pessoas. Falava-se em números históricos. Pois bem, a ministra da educação que como boa portuguesa que é, não se gosta de ficar atrás, proporcionou que estivessem 120000 pessoas juntas na esperança de a ver e de lhe poderem deitar a mão!

Prémio Linguarudo: Rui Pereira. O ministro foi apanhado por um microfone a elogiar a mulher do presidente francês. O mais giro no meio disto é que ele disse que devia ter cuidado com os microfones direccionais. Um caso claro de quem não consegue controlar a lingua. Ou outra coisa.

Prémio Scolari: José Manuel Coelho. A moda das bandeiras penduradas veio para ficar e o militante do PND ainda possuído pelo espirito do Euro 2004 levou uma bandeira para a assembleia na Madeira. Se Scolari ainda fosse seleccionador, teria-o nomeado cabecilha dos adeptos!

Prémio Devias Ter Estado Calado: Dias Loureiro. Fez-me lembrar Carlos Cruz, primeiro foi à televisão defender a sua inocência. Depois lixou-se porque isso chamou para ele as atenções.

Prémio Firmeza: Governo de Portugal. Na questão da greve dos camionistas o governo PS foi sempre firme e manteve a sua postura de inicio ao fim... salvar da forma possível a sua pele. Assim já sabemos com a coragem que podemos contar por parte do governo...

Prémio Politico do Ano: Magalhães. Andou os últimos meses em campanha pelo PS e é já considerado uma das grandes figuras do partido. No caso de vitória nas próximas legislativas já se diz que um ministério vai ser dele. Magalhães, um nome a reter.


Assim termina a primeira edição dos Prémios Afectado. Possivelmente para o ano há mais... e melhor!

Ler o resto >>

terça-feira, dezembro 30, 2008

Prémios Afectado 2008 - Desporto

Passamos agora aos prémios do Desporto...

Prémio Verdade Absoluta: Marco Fortes. O atleta é o autor da frase mais famosa da comitiva portuguesa nos Jogos Olímpicos: De manhã estou bem é na caminha. Houve quem apresentasse uma excitação irritativa relativamente a esta frase um bocado estranha. Isto porque Marco Fortes apenas disse o que todos pensamos. Ou vão me dizer que hoje de manhã, quando se tiveram que levantar, não davam tudo para ficar na cama?

Prémio Coerência: Vicente Moura. O presidente do comité olímpico português, quando viu que Portugal arriscava-se a ficar sem medalhas nos Jogos Olímpicos decidiu, tal e qual os ratos, abandonar o barco e dizer que não seria novamente candidato. Mas depois Vanessa Fernandes e Nelson Évora brilharam, e ele já mudou de opinião, apresentando-se como candidato. O que é que isto tem a ver com coerência? Tudo. Afinal ele está tão agarrado ao poder hoje, como estava há muitos anos atrás.

Prémio Estrela Cadente: Pablo Aimar. Veio com o rótulo de craque e de estrela, mas a realidade é que "crack" é o que os colegas estão sempre a ouvir assim que Aimar tenta correr e os seus ossos a estalar. E estrela só se for cadente. Temos que estar muito atentos pois tão depressa está a jogar como já foi substituído por se ter lesionado. Quando isso não acontece mesmo no aquecimento.

Prémio Dirigente do Ano: João Loureiro. O ex-presidente do Boavista demonstrou toda a sua astúcia ao transformar gradualmente um clube campeão num clube moribundo. A obra foi de tal modo categórica que por mais eventos de caridade que se organizem em favor do Boavista este não se consegue levantar.

Prémio O Azeite Fica-lhe Tão Bem: Cristiano Ronaldo. Um prémio mais que merecido para o português que chegou a ser fotografado em tronco nu com um terço branco bem visível ao peito. Um espanto.

Prémio Homem Bomba: Paulo Bento. São conhecidas os diversos desentendimentos que Paulo Bento tem tido com jogadores do Sporting ao longo do tempo. A consequência normalmente é o afastamento dos mesmos. É mais ou menos seguro nesta altura dizer que Paulo Bento já rivaliza com o Afeganistão no ranking de quem tem mais inimigos no mundo. Paulo Bento leva vantagem porque concentra todos os seus inimigos no campo de treinos que gere.

Prémio Adepto do Ano: Adepto benfiquista vestido de diabo.
Este adepto decidiu fazer o que ninguém faz no nosso futebol e foi cumprimentar o juiz de linha pelo seu excelente trabalho. O gesto foi mal entendido pela policia que o expulsou do estádio. Mas o que ele claramente queria fazer, era dar um "cachaço" amigável no juiz de linha. Se todos os adeptos fossem assim é que o futebol português era lindo.

Prémio Flatulência: Pinto da Costa. Tenho mesmo que entrar em pormenores?

Prémio Atleta do Ano: Telma Monteiro. A judoca portuguesa mostrou a sua veia nacional depois da derrota que sofreu nos Jogos Olímpicos desculpando-se na arbitragem. É assim mesmo, não tem nada que reconhecer mérito à adversária, admitir que podia-se ter preparado melhor ou que não é capaz de mais... é mesmo descarregar na figura do costume. Cada vez mais me convenço que se não existissem árbitros no mundo, Portugal ganhava tudo!

Prémio Barriga de Cerveja: Rochemback. Quem não ficou com aquele despique histórico entre Rochemback e Hulk no jogo Sporting - Porto na cabeça, onde parecia que Hulk ia de mota e Rochemback a pé? Aquela barriguinha do brasileiro não engana... muita cerveja lhe corre nas veias!

Prémio E o Burro Sou Eu?: Carlos Queiroz. Diz o nosso seleccionador que se falasse com sotaque já não era contestado. Fica aqui o conselho: se em vez de te preocupares com o sotaque, te preocupasses com o carisma e a disciplina talvez tivesses mais sorte!

Melhor Árbitro do Ano: João Ferreira. Passou meio ano em missão de paz da ONU no Líbano. Isto significa que não só fez algo de útil pelo mundo, como também se afastou daquilo que não sabe fazer. Mais lhe seguissem o exemplo e bem estaria o nosso futebol...

Prémio Capitão: Cristiano Ronaldo. Sempre ouvi dizer que a nossa selecção já teve grandes jogadores como capitão de equipa. Mas sem dúvida que o que melhor a desempenhar essa função é o Cristiano Ronaldo... é que mandar os adeptos da selecção para o car*lho só está ao alcance dos que nasceram com o dom de ser capitão de equipa.

Prémio 3º Melhor do Mundo: Cristiano Ronaldo. Apelidou-se de o 1º, 2º e 3º melhor jogador do mundo. Portanto daqui leva apenas o 3º que é para chatear e o fazer ficar de beicinho como no ano passado quando Kaká foi eleito muito justamente o melhor do mundo.

Prémio Crente do Ano: Claudio Ranieri. O experiente treinador italiano tem umas crenças um bocado estranhas. Envolveu-se numa troca de galhardetes com José Mourinho. Que esperava ele... ganhar?? Claro que a cada resposta que Mourinho lhe dava era baile garantido. Portanto é evidente que Ranieri é um homem de fé.

Prémio Carreira: Bruno Mendes. Este é o nome do fisioterapeuta do Benfica que tendo em conta o trabalho que já teve até ao momento com as 452 lesões de Aimar desde que chegou no verão passado, já merece bem o prémio pois tem tido mais que fazer que muitos fisioterapeutas numa vida.


Cristiano Ronaldo, o grande vencedor da noite, não está presente porque segundo ele esta atribuição de prémios não tinha nenhuma assistente de jeito disposta a tudo por umas páginas de fama.


Não percam depois da meia noite os Prémios Afectado 2008 - Politica.

Ler o resto >>

segunda-feira, dezembro 29, 2008

Prémios Afectado 2008 - Televisão

Depois dos prémios relativos aqueles que mais se destacaram na música, chega a vez da televisão...

Prémio Canal do Ano: Canal Benfica. Sejam benfiquistas ou não, todos gostam deste canal. É o ideal para as insónias, especialmente quando está a dar algum debate sobre o clube. Outro pormenor que salta à vista é a imparcialidade dos comentários nos jogos. Parabéns aqueles que afirmam que o canal vale dinheiro. No fundo o conceito é igual a eu pagar a alguém para dizer que sou bonito e escrevo bem para caraças.

Prémio Revelação do Ano: Orsi Feher. Um exemplo de talento puro e que apresenta uma dicção em português do melhor que se pode assistir na nossa televisão. A SIC demonstra assim os altos parâmetros de qualidade em que se baseia. Esta apresentadora será também uma das principais razões para o enorme sucesso do programa.

Prémio Transferência do Ano: Daniel Oliveira da RTP para a SIC. O trabalho que vinha a desenvolver na RTP com Nuno Santos valeu-lhe a ida para a SIC com o mesmo. Após esta transferência notou-se um evidente incremento de qualidade na RTP.

Prémio Poliglota do Ano: Nuno Luz. Este mítico jornalista da SIC é conhecido pelos mais variados momentos de inspiração. O que ainda não se conhecia era a sua faceta de poliglota. No fim do jogo entre Portugal e a Suécia tivemos direito a uma lição de inglês avançado: Cristiano Ronaldo foi considerado playmaker pelos suecos, ou seja o homem do jogo.

Prémio Companheirismo: Manuela Moura Guedes. A jornalista que não tem papas na língua (a avaliar pelos lábios, deve lá as ter colocado todas) apelidou José Alberto Carvalho de burro. Sim, sem eufemismos nem rodeios. É bonito ver uma amizade forte como esta.

Prémio Criatividade: Gato Fedorento. Precisavam de parar durante 1 ano, diziam eles. Nesse entretanto aproveitaram e seguiram Nuno Santos para a SIC. Mas além do nome do programa, foi esta a única mudança significativa. De resto, o programa ficou igual ao que estava na RTP. Foi sem dúvida um grande trabalho criativo pois ninguém esperava uma cópia tão fiel.

Prémio Evolução: Vanessa Palma. Devido ao excelente trabalho que desenvolveu no programa das madrugadas Quando o Telefone Toca, foi promovida para assistente do Herman na Roda da Sorte. O horário é muito melhor, apesar da actividade permanecer no seu essencial a mesma: decotes até ao umbigo.

Prémio Exemplo a Importar: Noche de Juegos. Sem dúvida que já era tempo de em Portugal se fazer um programa desportivo ao nível deste argentino. Por cá passam-se horas e horas a falar de árbitros, do que este disse, do que aquele insinuou. Uma seca. Já na Argentina acredito que as pessoas vejam o programa do inicio ao fim sempre com o mesmo entusiasmo.

Prémio Duelo do Ano: Rui Santos vs Dias Ferreira. O primeiro é um jornalista desportivo que sabe tudo. Sabe mesmo. O segundo é um conhecido adepto do Sporting com aspirações a presidente do Sporting. Sendo ambos da SIC, envolveram-se numa troca de palavras que incluiu sugestões para tratamentos psiquiátricos, acusações de ser queixinhas. Trouxeram-se ainda irmãs para a conversa, uma viva outra nem por isso. Nível altíssimo como é óbvio!

Prémio Melhor Programa: Fama Show. É um programa de meia hora, mas não é um programa qualquer. A provar isso está o facto de ser apresentado por cinco pessoas, por acaso todas mulheres. À primeira vista não se vislumbra qualquer qualidade ao programa e à parte das apresentadoras, mas só por serem cinco para um programa de meia hora já indica que qualidade lá há. Ainda não se sabe aonde, mas há.

Prémio Melhor Apresentador: Daniel Oliveira no programa Os Incríveis. Daniel Oliveira é o eterno amigo da selecção nacional. Trata todos por tu, todos o abraçam quando ele chega perto. Na altura do Euro este programa mostrou um pouco da vida privada das estrelas da selecção. Foi bonito ver conversas tão bem ensaiadas e situações apresentadas como espontâneas que foram repetidas algumas vezes. No fundo era o vender gato por lebre. Um senhor!

Prémio Melhor Apresentadora: Lucy. Além do talento natural mais que evidente para a televisão, Lucy destacou-se da demais concorrência pela excelência na escolha da roupa programa a programa. Já era tempo de alguém ter a coragem de mostrar aos putos o que no futuro eles vão andar tolos para ver. Mini mini saias e decotes até ao umbigo. Bravo.

Prémio Surpresa do Ano: Manuel Luís Goucha assumindo que é homossexual. Esta foi a revelação que deixou meio mundo de boca aberta. Manuel Luís Goucha revelou aquilo que jamais alguém se atreveria a pensar tendo em conta o seu aspecto perfeitamente heterossexual. Já há quem diga que esta opção do apresentador da TVI é perfeitamente normal se tivermos em conta que em tempos ele manteve uma relação com Teresa Guilherme.

Prémio Melhor Opinador da Televisão: Francisco Moita Flores. Ele opina na Fátima, opina no jornal da noite, opina nas reportagens sobre a Maddie, opina em directo aquando do assalto ao BES, opina em tudo o que pode. Além disso, ficou na memória de toda gente a brilhante explicação sobre os blogs e o facto de estes serem um centro de devassidão usado para tráfico de droga, tráfico de armas, terrorismo, entre outras obras do demónio.

Prémio Carreira: Quimbé. Este apresentador teve uma longa e sempre ascendente carreira. Começou por apresentar o Quando o Telefone Toca em 2007 e terminou a sua carreira de apresentador de televisão quando deixou o programa já em 2008. O outro pormenor de igual importância para este prémio é o de este apresentador ter muitas semelhanças com Nuno Eiró. Ficam então descritos os dois aspectos desta carreira memorável!


Daniel Oliveira, o grande vencedor da noite, não conseguiu chegar a tempo porque estava preso na fila para engraxar os sapatos de Nuno Santos, logo atrás do jornalista Nuno Luz. No entanto ele deixou a mensagem que vai continuar o bom trabalho em 2009 e espera para o ano poder comparecer nesta cerimónia, a não ser que Nuno Santos decida se mudar para Marte. Isto levaria a que ele o seguisse porque aqui ficaria sem hipótese de emprego e porque o seu mestre podia não ter quem lhe engraxasse os sapatos em Marte.



Não percam depois da meia noite os Prémios Afectado 2008 - Desporto.

Ler o resto >>

domingo, dezembro 28, 2008

Prémios Afectado 2008 - Música

Tem aqui inicio a apresentação dos prémios atribuídos a quem eu acho que merece destaque por alguma razão que pode ou não ter lógica. Assim, e sem mais demoras...

Prémio Personalidade Contra a Pirataria: José Castelo Branco. Lançou um álbum e isso foi a sua arma contra a pirataria. É daquelas coisas que nem pirateada se quer. Está assim de parabéns pela sua fantástica contribuição para acabar com o choradinho de alguns artistas falidos, nos quais o próprio está incluído.

Prémio Embala as Crianças: André Sardet. Esteve em destaque este ano com a música Gosto de ti, de onde se destaca esta passagem cheia de inspiração: Gosto de ti desde aqui até à lua, Gosto de ti, desde a Lua até aqui. Este cantor destaca-se nesta especialidade pois já anteriormente tinha lançado outras músicas cujo público alvo eram as crianças dos 2 aos 12 anos.

Prémio Música do Ano: Vou-te excluir do meu orkut - Élvio Santiago. Um mega hit que cativou todas as pessoas que o ouviram. Ninguém conseguiu ficar indiferente à força das palavras usadas por este enorme cantor. É uma música carregada de mágoa e dor por amor chegando mesmo ao ponto de dizer à ex para o apagar do msn e do orkut. Intenso.

Prémio Revelação do Ano: Júlio Miguel e Lêninha. Dois jovens que se projectaram para as luzes da ribalta com a música O filho do recluso. Voz fantástica, música espectacular, letra genial. Sem dúvida que têm um futuro brilhante pela frente.

Prémio Música de Intervenção: Puta Vida Merda Cagalhões - Nel Monteiro. Nesta música Nel Monteiro assume-se na luta contra as desigualdades sociais. A oposição ao governo de Sócrates tem inspirado os seus discursos nesta música. Já há quem especule até que esta música será o hino do movimento esquerdista que une Bloco de Esquerda e Manuel Alegre.

Prémio Concerto do Ano: Amy Winehouse - Rock in Rio Lisboa. Uma performance memorável da cantora britânica a fazer valer cada cêntimo do seu bilhete. Quem assistiu, nunca mais esquecerá. Este é daqueles concertos que um dia será considerado como épico!

Prémio Banda do Ano: Rádio Macau. Mais do que as músicas deste grupo, o que lhes permitiu alcançar esta distinção foi o concerto dado em Vila Nova da Barquinha. Só uma banda de alta qualidade conseguiria juntar à música ao vivo uma pequena diversão que consistiu numa rasteira que Flak fez a Xana, tendo esta respondido com uma chapada na cara do seu querido colega. Sem dúvida um momento só ao alcance dos melhores.

Prémio Cantor do Ano: Toy. Este prémio fica-se a dever essencialmente ao facto de Toy ter passado o ano desaparecido dos palcos. Sem dúvida que quando está calado é um excelente cantor! Fazem-se votos que o próximo ano seja tão bom como este.

Prémio Cantora do Ano: Lucy. Devido à sua excelência musical, ganhou lugar cativo nas manhãs da SIC onde pode cantar para um público exigente que acima de tudo quer é ver desenhos animados e andar na galhofa. É certo que a sua carreira não tem evoluído tanto como o tamanho das suas mamas, mas com mais algumas doses de silicone lá chegará. Não deixa no entanto de merecer este prémio que foi o de atribuição mais difícil pois esteve empatada na votação até perto do fim com James Blunt.

Prémio Melhor Interacção com o Público: Amy Winehouse. É um exemplo de como interagir da melhor forma com o público. Em Glastonbury um fã da cantora levou um murro da própria. Certamente pediu para Amy lhe dar uma recordação do concerto e esta, em vez de dizer "no fim" como a maior parte dos artistas, sendo que isso quer dizer "nunca", não se fez de rogada e não deixou o seu fã à espera. Exemplar.

Prémio Criatividade: Grupo de Professores em formação à custa do estado numa ode ao Magalhães. Palavras para quê? A performance diz tudo sobre a justiça deste prémio!

Prémio Carreira: Amy Winehouse. Mais do que adequado o prémio como todos concordarão. Não por ter a sua carreira no fim, mas porque é melhor atribuir o prémio este ano que no próximo já pode ser tarde demais!


Desde já os meus parabéns à Amy Winehouse, a grande vencedora da noite. Só não esteve presente para receber os prémios porque já tinha uma overdose marcada para o dia de hoje.


Depois da meia noite serão apresentados os Prémios Afectado 2008 - Televisão.

Ler o resto >>

sexta-feira, dezembro 26, 2008

Day after

Dia 26 e as lojas estão calmas, não há encontrões, ouve-se mais espanhol que português. Vou passar a dar todas as prendas no dia 26.

Ler o resto >>

Se calhar estava com hemorróidas

Ler o resto >>

Ainda dizem que está frio... [XIV]

(Sofia Arruda, mais crescidinha que nos tempos do Super Pai)

Ler o resto >>

quarta-feira, dezembro 24, 2008

O Bom Natal

Lembro-me de antes de me deitar, na noite de 24 para 25, ir espreitar à árvore se o Pai Natal já tinha passado. Mas não, a árvore estava sempre despida de presentes antes de eu me deitar. Ia para a cama na esperança de rapidamente adormecer para que depressa fossem horas de acordar e abrir os presentes do Pai Natal. Com a ansiedade de saber o que receberia, era normal levantar-me da cama e espreitar de novo para a árvore, voltando novamente à cama. Era capaz de repetir o ritual até que o cansaço me vencesse. Entre as 6 e as 7 da manhã tocava o despertador que eu punha para acordar cedo e finalmente atacar os presentes. Lá ia eu pela casa ainda escura, em silêncio para não acordar ninguém. E, naquele momento, enquanto abria os presentes, os meus olhos brilhavam, o meu mundo por momentos era aquele e só aquele... eu, a árvore, a sala apenas iluminada pelas luzes da árvore e os presentes já revelados. Nunca me olhei ao espelho nesse momento, mas consigo adivinhar o brilho que os meus olhos apresentavam. Isso só por si não é o Natal, mas faz parte dele. E quando ouço ou leio pessoas a dizer que não gostam do Natal, pergunto-me se essas pessoas realmente não gostarão de pelo menos ver o encanto com que as crianças encaram esta época. E nem é só encanto pelas prendas, é também por estarem rodeadas de pessoas que por razões várias poucas vezes conseguem estar juntas. Será possível não gostarem disso? Se sim, então algo de errado se passa. Ou comigo, ou com essas pessoas.

Ler o resto >>

Não podia deixar de ser

O Afectado deseja a todos os visitantes deste blog um Feliz Natal.

PS: Não se esqueçam de deixar as prendas antes de sair.

Ler o resto >>

terça-feira, dezembro 23, 2008

Prémios Afectado (aqueles que toda gente sonha ganhar um dia)

É a evolução que já se impunha. Tão respeitado e conceituado blog não podia deixar de eleger os melhores do ano. Os critérios de eleição serão algo discutíveis, é um facto, mas é o que dá ser só eu a votar. E mesmo em caso de empate, eu decido quem ganha, portanto isto não é algo justo mas sim algo viciado à partida. No fundo é como todos os outros prémios que têm honras de televisão e tudo mais! Deixemo-nos de treta e passemos à apresentação das categorias:

Desporto
Música
Politica
Televisão

É possível que seja adicionada mais alguma categoria, mas pelo menos para já estão estas! Se forem apenas estas, será publicado um post por dia a começar no dia 28 de Dezembro, terminando no dia 31 de Dezembro. Dentro de cada categoria poderá haver mais que um premiado. Por exemplo em desporto pode haver o atleta do ano, a revelação, etc. Se quiserem sugerir eventuais premiados escrevam-me para afectado@gmail.com e sugiram o nome indicando quais as razões de tal sugestão (aconselha-se a usarem humor).

Ler o resto >>

Politicos e banqueiros portugueses ao bom estilo de Hollywood


Hoje foi notícia que clientes do BPP vão processar o banco. O estado ajudou o banco, e este agora não deixa os clientes mexerem no dinheiro que lhes pertence. Há algo de profundamente preocupante nesta situação, principalmente se tivermos em conta que o estado pouco ou nada diz e faz. Apenas ajudou e agora deixa o BPP fazer o que quer. Fica no ar a ideia que houve algum interesse nessa ajuda... e com tantas eleições no próximo ano, porque não especular sobre possíveis apoios financeiros secretos à campanha de quem os ajudou?

O mundo está em crise e Portugal também. Mas olhando para estas movimentações desavergonhadas dos nossos políticos e banqueiros, acredito que ainda nem vimos o pior. Ao pensar nisto veio-me à cabeça o filme Inside Man (ver trailer no vídeo do início do post). Nesse filme, a personagem de Clive Owen planeia o assalto perfeito a um banco. Ele avisa que vai sair a andar calmamente pela porta da frente, e isso acontece mesmo sem que ninguém dê por ele. E durante o assalto, policia, televisões, povo, estava tudo de olhos postos no banco. Ou seja, toda gente estava a olhar para o assalto mas não estavam a ver o que realmente se passava mesmo à sua frente. Algo me diz que em Portugal se está a passar algo semelhante. Para quem conhece o filme, é muito fácil estabelecer paralelismos entre este e o que se passa no nosso país.

Ler o resto >>

segunda-feira, dezembro 22, 2008

Para ser campeão, não basta ir em primeiro...

Esta época, apesar dos desaires nas competições a eliminar, os adeptos benfiquistas andam optimistas que vão ganhar o campeonato. Percebe-se, afinal o Benfica termina o ano em primeiro, o que significa que se o campeonato em 2009 se desenrolar tal e qual até ao momento, o campeão será mesmo o Benfica. Mas isso é um pensamento abusivo, com apenas dois pontos de vantagem é suficiente uma jornada má para o líder passar para terceiro em igualdade de pontos com o Sporting. Apesar de eu achar que o Benfica está melhor que na última época e que o Porto está uns furos abaixo do habitual, não tenho assim tanta confiança. Não acho o treinador mau e penso o mesmo de uma boa parte do plantel (apesar de ser desiquilibrado). O que me parece é que a equipa está a falhar em alguns momentos chave... aqueles momentos que diferenciam a equipa com alma de campeã das outras.

Ler o resto >>

É tão bom

Se há coisa que me satisfaz, é que uma boa parte das pessoas tire férias ao mesmo tempo e, para completar o quadro, isso coincida com as férias escolares. É que é absolutamente delicioso poder conduzir aquelas horas normalmente mais complicadas, sem ter que parar no trânsito. E demorar apenas um quarto do tempo a percorrer o caminho habitual, é também muito saboroso. Para memória futura: nunca tirar férias nas alturas que toda gente tira!

Ler o resto >>

E se o Pai Natal realmente existisse?

O que lhe pediriam se só tivessem direito a um presente?

Ler o resto >>

domingo, dezembro 21, 2008

Fase de afirmação

Durante anos e anos recusei-me a comer rabanadas. Este ano decidi-me, por razões sociais, a comer uma. Não é que me soube bem? E pronto, desde aí já enfardei mais algumas... E ainda só vamos no dia 21. Algo me diz que esta época natalícia vai ser acompanhada de umas belas dores de barriga.

Ler o resto >>

sábado, dezembro 20, 2008

Pimbolim do ano

Agora já se pode votar na pior contratação desta época dos clubes da primeira liga portuguesa.

Ler o resto >>

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Eu tenho pena dos lambe-botas

São pessoas com problemas nas costas pois andam sempre aninhados. A língua, coitada, depressa fica rota de tanto lamberem. Têm os joelhos esfolados porque dificilmente têm outra posição para efectuarem a sua performance. No geral são uns coitados.

O que os salva é terem um ego grande.

Ler o resto >>

terça-feira, dezembro 16, 2008

Plágios

Estão na moda os plágios. Não só pratica-los como também afirmar-se vitima deles. O mais recente é Joe Satriani que se queixa que os Coldplay o terão plagiado com a música Viva La Vida. Ouvindo as músicas em questão, não me pareceu. Há algumas semelhanças, mas daí a haver um plágio parece-me discutivel. Na música não existem infinitos acordes, portanto é possível que alguns coincidam sem serem copiados. É também possível que quem cria algo se baseie em algo que gosta, que o inspira, correndo o risco de sem se aperceber estar a fazer algo que se pode virar contra si.

Isto fez-me pensar que mesmo sem querer podemos ser facilmente acusados de plágio. Imaginem que alguém tinha escrito um post muito semelhante ao meu anterior, mas duas horas antes de mim. Lançava essa acusação no seu blog, e por esta hora eu já teria aqui uma série de comentários a insultar-me de idiota para baixo. E que culpa teria eu de ter tido a mesma ideia, ter usado mais ou menos as mesmas palavras que ele? É que nem as ideias nem as palavras são infinitas...

Com isto não quero estar a passar uma imagem de protecção ao plágio. Longe de mim. Por mim os plagiadores conscientes podiam ser sodomizados sem dó nem piedade!

Ler o resto >>

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Isto está cada vez mais engraçado

Depois de políticos a considerarem normal faltar à sexta-feira e a dizerem que há horas nas quais é penoso estar na assembleia da república, aparece agora um advogado que afirma ser médium e ter tido visões com Maddie e Joana. Ou está tudo a ficar tolo da cabeça em Portugal ou então sou eu que já estou a precisar de internamento!

Ler o resto >>

domingo, dezembro 14, 2008

Ser deputado não é uma escravatura

Esta é a frase que irá certamente concorrer a frase do ano. O seu autor é Almeida Santos, um dos politicos mais agarrados ao tacho que temos pelo nosso país. Diz ele que Não se paga aos deputados o suficiente para que sejam todos apenas profissionais. Eu defendo algo parecido, mas por razões diferentes. Desde há muito tempo que tenho na ideia que os deputados deviam ser muito mais bem pagos, porque podia ser que assim passassem a haver pessoas competentes a querer ir para lá fazer algo de realmente útil pelo estado. Enquanto isso não acontecer, vão continuar por lá os que querem é ganhar uns "trocos" extras e ter uns fins de semana alargados!

Mas ele ainda diz mais: Quanto às justificações para as faltas, é verdade que a sexta-feira é, em si própria uma justificação, porque é véspera de fim-de-semana. Eu compreendo isso. Talvez esteja errado que as votações sejam à sexta-feira. Ok, deixa ver se eu percebi. Então não deve haver votações à sexta porque os senhores deputados podem estar numa de ir de fim de semana alargado recebendo exactamente o mesmo que receberiam se estivessem na assembleia? Se percebi bem, vou avisar o meu patrão que na sexta vou faltar porque isto de trabalhar a uma sexta não está com nada e o pessoal quer é fins de semana alargados! Ah, e claro... ele não me vai descontar o dia porque aos deputados também não descontam.

Esta notícia é tão fabulosa que eu não resisto a deixar mais uma tirada inspirada de Almeida Santos: É preciso é arranjar horas para a votação que não sejam as horas em que normalmente seja mais difícil e mais penoso estar na Assembleia da República. Vá, agora é o momento, todos de pé a bater palmas e a entoar em coro "Almeida Santos a primeiro ministro, JÁ!". Isto é genial e tem toda a lógica. Eu, por exemplo, acho extremamente penoso no inverno trabalhar-se tão cedo. Acho mesmo indecente que não se comece só a trabalhar às 11 da manhã.

E já agora Sr. Almeida Santos, estar na assembleia da républica é penoso a qualquer hora. Pelo menos enquanto estiverem lá pessoas como o senhor e outros apreciadores de fins de semana alargados e jantaradas às custas do estado, e ainda leitura de jornais, palavras cruzadas, sudoku, entre outras coisas, em plena assembleia de república.

Depois de ler esta notícia lembrei-me do parlamento australiano, onde se vai agora aplicar o controlo do balão de alcoolemia aos deputados. Esta medida foi tomada porque o ministro das policias foi apanhado a dançar em cuecas em cima de um sofá depois de ter visto o seu orçamento aprovado. Esta situação do parlamento australiano trouxe-me de imediato duas ideias à cabeça. A primeira é que, tendo em conta declarações como as de Almeida Santos, em Portugal devia-se instaurar esta medida não só na assembleia da república, mas também andar sempre alguém com o balão atrás dos deputados para que antes de eles poderem fazer qualquer declaração à imprensa, se comprovasse o estado sóbrio dos mesmos. É que a maior parte das vezes custa-me a crer que estejam sóbrios.

A segunda ideia, e de todo a fundamental para a implementação desta medida, foi pensar por alto nos ministros que temos e imagina-los a dançar em cuecas em cima de um sofá assim que aprovam algo. Façam lá este exercicio mental, e digam-me se não é extremamente urgente implementar-se o controlo do balão de alcoolemia na assembleia da república. Para os mais preguiçosos, eu dou um pequeno empurrão à vossa mente: tendo em conta as sucessivas vitórias que Maria de Lurdes Rodrigues tem tido nos últimos tempos, imaginem ela a dançar em cuecas em cima de um sofá. Bela imagem, não?

Ler o resto >>

Benfica, sem dúvida um clube internacional

O benfica começou hoje o jogo contra o leixões com apenas um português. Quando se realizou a primeira substituição, passou a ter zero portugueses em campo. Zero. Há qualquer coisa de muito preocupante nesta situação. Muito mais do que ter sido eliminado da taça...

Ler o resto >>

sexta-feira, dezembro 12, 2008

Roteiro turístico explosivo

Desde já peço desculpa aos nossos governantes pelo mal que tenho falado deles. Pelos vistos eles também estavam fartos de nos ver de fora de tudo aquilo em que os grandes países estão. Então para inverter esta situação, que decidiram eles? Vamos acolher prisioneiros de Guantánamo onde estão diversos terroristas de diversas nacionalidades originando que Portugal possa estar finalmente na rota dos terroristas. É que isto de eles largarem umas bombas e outras coisas do género só nos outros países é chato. Assim Portugal estará na vanguarda dos alvos terroristas.

PS: Que ninguém confunda esta decisão do governo com uma mera decisão propagandista de colagem à imagem super popular de Barack Obama que fez da extinção da prisão de Guantánamo uma das suas grandes bandeiras nas eleições americanas. Quem fizer essa confusão estará a ser mal intencionado... os nossos governantes seriam incapazes de uma atitude dessas!!

Ler o resto >>

quinta-feira, dezembro 11, 2008

...

Ler o resto >>

Os cordeiros

Na semana passada Manuela Ferreira Leite queixou-se da ausência de 30 deputados do PSD na assembleia da república. No fundo o que se passou foi que ela percebeu que a acústica da assembleia estava diferente: haviam menos corpos a absorver as ondas sonoras, e o burburinho de quem discute o jogo de futebol, o fato do Sócrates e outras coisa dos género, não era tão intenso. Também na altura da votação deu pela falta de 30 patas no ar, o que lhe indicou a ausência dos 30 cordeiros. É esta a essência da democracia em que vivemos... há uma pessoa em cada partido a decidir o sentido de voto e os restantes acéfalos desse partido seguem essa linha de orientação, mesmo que a dita seja elevar o zézé camarinha a património nacional, realizando o árduo trabalho de levantar o braço, trabalho esse no qual eles são estrelas (é só dividir o salário pelo número de vezes que levantam o braço num mês). Depois não admira que só se dê por falta deles quando há votação... e que quando não há, ninguém se queixe das numerosas ausências (se é que a presença de uma boa parte dos deputados não deveria ser considerada também ausência).

Ler o resto >>

terça-feira, dezembro 09, 2008

Doença dos macacos?

Eu gostava de compreender que tipo de patologia uma pessoa assim tem. É que por muito que se goste de um clube, por muito que se sofra por ele, nada justifica isto. Nada. Nem mesmo esse clube, neste caso o Vasco, descer de divisão. Nem que o clube acabasse. A vida de uma pessoa é superior à do próprio clube... esse mesmo clube deve ser visto como um apêndice da nossa vida, ou seja, se for necessário retirar, retira-se, e nós continuamos em frente. Não percebo o que faz algumas pessoas cometerem loucuras, dizerem atrocidades, perderem o discernimento e inteligência que as caracteriza no dia a dia a troco de uma qualquer situação relacionada com futebol. Contudo não tenho nada contra quem vive o futebol intensamente, pois este é uma diversão, um espectáculo, como outro qualquer e cada um é livre de escolher a forma como gasta o seu tempo. Só tenho contra quando, essas pessoas, deixam que as coisas fiquem aquém dos mínimos exigidos em racionalidade a um ser humano. E chegar ao ponto de, como o individuo do vídeo, colocar a sua vida em jogo apenas porque o seu clube desceu de divisão, é no mínimo doentio. Nem por uma mulher isso se justificaria.

Ler o resto >>

segunda-feira, dezembro 08, 2008

Português, pois claro!

Trouxe trabalho para fazer em casa, e com 3 dias inteirinhos para o fazer, para quando é que eu deixo ficar uma boa parte dele? Pois, para hoje, o último! E agora é ver-me para aqui às voltas disto quanto podia estar numa de descompressão e relax. Podia dizer que aprendi a lição e que para a próxima será diferente, mas já o disse tantas vezes que começo a acreditar que isto é uma das maiores demonstrações do quanto português eu sou.

Ler o resto >>

Até parece que atirar pedras e objectos contra um carro é bom

Ler o resto >>

domingo, dezembro 07, 2008

O mundo nunca mais será o mesmo

Ler o resto >>

sábado, dezembro 06, 2008

A seguir a Mourinho, o melhor treinador português

Já admiro o Jorge Jesus há muitos anos. Contudo nota-se que cada vez mais há pessoas a reconhecerem-lhe qualidade. Li com atenção uma extensa entrevista que ele deu ao DN, e recomendo uma leitura da mesma aqueles que apreciam o mundo do futebol. Da entrevista ficaram-me estas frases na cabeça:

Não tenho medo do auto-elogio porque humildade a mais é vaidade.

Eu já disse uma vez que me sinto a Paula Rego do futebol.

Quem quebra as regras não tem um problema com o treinador mas sim com todo o grupo. A esses, chuto-os para canto.

Ler o resto >>

quinta-feira, dezembro 04, 2008

Ainda dizem que está frio... [XIII]

(Mafalda Teixeira)

Ler o resto >>

Em caso de emergência mais vale ligar para a TVI do que para o 112

Eu estava desesperada, com a fita adesiva colada nos olhos e na boca, com medo que me ouvissem fechada na casa de banho onde por sorte tinha o telemóvel. Mas cada vez que ligava para o 112, o senhor só perguntava se eu estava a brincar e desligava a chamada.

Ler o resto >>

Para os visitantes distraídos...

... e eu sei que os tenho, a música que está à direita deste post é dos Linkin Park, e no caso é cantada por eles e por Chris Cornell. Ou seja, grande malha! Ouçam a música até ao fim e digam lá quem é amigo! Ah, e espero que ninguém me pergunte quem é o Chris Cornell...

Ler o resto >>

quarta-feira, dezembro 03, 2008

A greve dos professores está a ser um sucesso

Diz-se que há 95% de adesão. É uma demonstração de força e vontade por parte dos professores que hoje protestaram a manhã toda na cama enquanto caíam fortes chuvadas fora de casa.

Ler o resto >>

terça-feira, dezembro 02, 2008

Deitem fora as flores, guardem a roupa preta

Hoje fui alvo de um boato que a Thunderlady iniciou sem querer. Anunciou ela num post que eu iria fazer uma artroscopia. Depois de alertada por mim para o erro, explicou a confusão. E pronto, não passou de um equivoco perfeitamente compreensivel. O blogger que irá fazer a artroscopia é o Inútil, daí ser normal que ela ao passar esse nome do pensamento para a escrita lhe tenha saído Afectado pois foi a primeira pessoa que ela associou a inútil, mesmo antes do próprio blogger Inútil. A todos que já estavam a preparar uma festa de arromba, podem recolher à base, ainda não é desta.

Ler o resto >>

Circo do ensino

Já está a roçar a palhaçada.

Ler o resto >>

Benfica solidário

Associando-se à campanha de recolha de alimentos protagonizada pelo Banco Alimentar, o Benfica decidiu esta noite oferecer um grande peru. A oferta foi efectuada pelo guarda-redes Quim, tendo sido um gesto especialmente apreciado para os lados de Setubal, Alvalade e Porto. O Benfica contribui assim para alguns portugueses terem um Natal mais feliz.

Ler o resto >>

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Ao cuidado do pessoal fodilhão

Hoje é o dia mundial da luta contra a SIDA e portanto pareceu-me bem que também neste blog se chamasse à atenção para um tema que toda a atenção dispensada será sempre pouca. Se há zonas do planeta onde este problema é praticamente incontrolável por razões várias, nós temos a sorte de estar num país minimamente desenvolvido para as pessoas evitarem estas ratoeiras invisíveis. Assim, este post é dirigido a todos, mas muito especialmente ao pessoal fodilhão. E que pessoal é este (perguntam vocês)? Ora bem (digo eu), são todos aqueles que fodem. Uns por responsabilidade directa, outros indirecta (muitas vezes estes não têm como evitar). Vou aqui enumerar os que têm responsabilidade directa:
- Pessoas que passam a vida de cuecas alheias em cuecas alheias;
- Pessoas que, mesmo que ocasionalmente, se envolvem com os do ponto anterior;
- Pessoas que vão agora começar uma relação e que por muito que a outra pessoa vos pareça incapaz de partir um prato devem sempre ir de pé atrás;
- Pessoas que apreciam particularmente o negócio da prostituição;
- Pessoas que estão no negócio apreciado pelas do ponto anterior;
- Pessoas que gostam de enfeitar a testa do companheiro(a);
- Pessoas que sabem que têm a testa enfeitada pelas do ponto anterior.

É possível que me estejam a escapar mais grupos de pessoas. Sintam-se à vontade para acrescentar...

Ler o resto >>

Portuguesices

É tipicamente português ao ver um acidente grave numa estrada, abrandar para ver tudo ao pormenor. Nem sequer é parar para tentar ajudar (mesmo sabendo que a melhor ajuda que se pode dar é ligar para o 112 e esperar). É mesmo absorver a informação toda com os olhos, para passado uns minutos ou horas poder estar a contar o cenário de terror que presenciou, tornando-se na pessoa central da conversa. O pior é que como consequência deste acto ou acontece que se dificulta a chegada dos meios de emergência ao local, ou pior ainda, provocam-se ligeiros toques o que vai aumentar a confusão no local, coisa sempre desnecessária nestes casos. E acreditem que mesmo pensando isto tudo, fico incrédulo ao ler isto.

Ler o resto >>
A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO