quinta-feira, 20 de março de 2008

Gaitas, Fotos e Comentários

O último mês mudou o jeito que eu enxergava a gaita blues. Aproveitei a boa safra de shows e festivais e nunca na vida vi tantos gaitistas diferentes em um curto espaço de tempo.

No começo do mês foi o Festival Internacional da Harmônica. Fui somente na 5a. feira mas valeu a pena.

Rick Estrin é uma figura ímpar, desde o seu estilo e topete à sua relação emocional com a gaita. Uma sonoridade típica que, segundo ele, tenta provocar sentimentos em quem ouve. Parabéns para a Igor Prado Blues Band que arrancou elogios do próprio gaitista californiano, entusiasmado com o improviso da guitarra.



Big Chico, bem, ele é um bluesman das antigas, tem alma blues. Não só toca aquela gaita gultural, de peso, mas também canta com um vozerão de estremecer a choperia.



Bem no começo foi a chance de conhecer Haroldo Gonçalves, um senhor (com todo respeito) da harmônica que toca com muita precisão suas levadas de chorinho, MPB e técnicas avançadas na cromática. Desculpem a péssima qualidade da foto, um dia aprendo ;)



São tantas nuances, que aquela imagem do blues americano cristalizado e padronizado já se dissolveu e agora começa a tomar formas mais complexas e, diria até, mais modernas, pois a inovação não para...

0 comentários:

Receba atualizações por E-mail