Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Encontro Olhares em Paraty

Um dos melhores sites que agrega profissionais ou não da fotografia, o Olhares, estarão em Paraty, cidade histórica do Rio de Janeiro, com presença de Mica-Costa Grande.

Encontro Olhares em Paraty - RJNo próximo dia 17 de Janeiro acontecerá em Paraty o Encontro Olhares, será um momento de enconto entre vários usuários do site e uma oportunidade para conhecer e fotografar a belíssima cidade de Paraty. Participação de Mica Costa-Grande e o caminhão-câmera de 17 toneladas.

O fotógrafo Mica Costa Grande, que há seis anos percorre o mundo em família desenvolveu projetos inovadores em quatro continentes. No Brasil, com o seu caminhão-câmera desenvolveu o projecto "O Brasil pelo buraco da agulha", percorrendo vários estados fotografando com a maior câmera fotográfica do mundo.
O encontro será no centro de Paraty. A participação é gratuíta mas é necessário a inscrição no evento. As despesas pessoais (almoço, etc…) são da responsabilidade do participante. Os interessados deverão enviar um e-mail para apoio@olhares.com indicando seu nome e número de acompanhantes.
Mais informações em http://olhares.com/eventos/encontro_paraty/
FONTE: A equipa do Olhares.com

Zimbábue: rota da miséria

Africanos comem milho cru, grilos, besouros e frutas malcheirosos como única fonte de sobrevivência. As canelas de tão finas não seguram as meias.

MATABELELAND - ZIMBÁBUE 30/12 - {Agência FM} À beira de uma estrada crianças e adolescentes esperam ansiosos o momento de um caminhão carregado com milho passar para encherem os bolsos com os grãos de milho caídos. Em países ou em épocas normais os grãos de milho serviriam apenas para os animais. Mas, crianças sujas, rasgadas e descalças invadem a pista e, famintos começam a comê-los ali mesmo, cru. Perto dali, em ruas de terra de Chitungwiza, famílias que vivem de vender lenha transformam em pão os grãos de milhos catados na rodovia e transformam em uma refeição. O pão em média tem 11 fatias e é dividido para seis pessoas, adultas e crianças.
No passado, a região Chitungwiza era formada de fazendas e matou a fome de todo o sul da África. Atualmente, camponeses miseráveis arrancam casca de grilos ou besouros vivos e os lançam em uma panela, assim tem uma refeição e sobrevivem por mais um dia. Em Mashonaland, anteriormente um próspero município, e hoje, seus moradores não passam de pessoas magérrimas ao ponto das meias não se segurarem às canelas. São semimortos.

Segundo a Organização das Nações Unidas [ONU] de 7 a cada 10 pessoas entrevistadas fizeram apenas uma refeição no dia anterior. A fome generalizada sofrida pelos zimbabuanos é fruto da falta de política do presidente Robert Mugabe, que junto com seus aliados usam as terras agrícolas como armas letais na busca implacável de se perpetuar-se no poder. Outra pesquisa das Nações Unidas também revelou que o número de pessoas que não tinham comido nada no dia anterior subiu de 0 para 12%. Já aqueles que tinham feito apenas uma refeição cresceu de 13% para 60% este ano. Para piorar, no ano passado o país teve sua pior safra, que foi agravada com a medida do presidente Mugabe que proibiu organizações humanísticas de entrarem no Zimbábue, privando 1,2 milhões de pessoas de qualquer tipo de atendimento.

Os moradores de Mashonaland, perto de Harare, Capital, levantam-se de madrugada para colherem frutos fedidos, conhecidos como 'hacha', que tem uma polpa doce e fibrosa, e tornara-se alimentação principal entre os camponeses. Mas a entressafra termina daqui a poucos dias. O que poderá acontecer com o fim da colheita da 'hacha' ? {Foto por Maurício Cardim /AgênciaFM}

Cildo Meireles na Tate

últimos dias da exposição de Cildo na Tate Modern

O carioca se firma como o principal representante das artes plásticas brasileiras no exterior e comemora com grande mostra na Europa.
O recém agraciado com o Prêmio Velásquez de Artes Plásticas, Cildo Meireles sem dúvida desponta como o artista brasileiro mais sólido no exterior. O premio é um dos mais prestigiosos da categoria. A prova de sua ascensão no exterior, é uma grandiosa mostra, com oito instalações, na conceituada galeria londrina Tate Modern, Londres, segue até o dia 11 de janeiro de 2009.
A mostra contém algumas de sua s principais obras, instalações como por exemplo 'Mutações Geográficas', 'Eureka', de 1975 e Através, de 1983-89. Terminada a mostra na Tate, segue por várias capitais européias [Barcelona ] e norte-americanas [Houston] Los Angeles nos Estados Unidos e Toronto, no Canadá. Carioca, Cildo Meireles deverá ser um dos poucos a participar da mostra internacional da Bienal de Veneza, Itália. [LM/AFM]
Perfil
Cildo Meireles nasceu no Rio de Janeiro, em 1948. Iniciou seu aprendizado em 1963, com o pintor peruano Félise Berranechea, em Brasília. Em 1966 efetuava a sua primeira individual de desenhos, no Museu de Arte Moderna da Bahia. Em 1969, participou (MAM/RJ) com obras experimentais e ritualísticas. Durante a exposição do Corpo à Terra, organizada por Frederico de Morais, em Belo Horizonte, o artista efetuou uma queima de galinhas com realização estética. Viveu entre 1971 e 1973 em Nova Iorque. Expôs em 1973, em São Paulo, suas Inserções em Circuitos Ideológicos e Inserções em Circuitos Antropológicos.Meireles sabia que em 1975 ninguém rasgaria dinheiro para extinguir a dúvida da real causa da morte do jornalista Wladimir Herzog. Oficialmente, ele teria se suicidado na cadeia. Mas é claro que o artista e boa parte dos brasileiros não acreditaram na história. Essa verdadeira ojeriza aos meios de circulação oficial, seja de informações ou de valores, sempre moveu a obra de Meireles. E a sua trajetória também.Quando foi incluído no Olimpo da arte brasileira, em 1969, recebendo o primeiro prêmio do Salão da Bússula, no MAM-Rio, mudou-se para Nova Iorque.

Budismo para punks

Dharma Punx é um grupo que se intitula budista moderado dedicado aos punks e afins.

Paz interior para punks e afins é o que promete um centro de meditação no bairro Boweri, ao sul de Manhattan, EUA. Alguns jovens mal vestidos mas com estilo de artista sobem as escadarias de um velho prédio visinho ao famoso CBGB, reduto punk norte-americano. Tatuagens, blusões de capuz e muitos pearcings, eles mais parecem prontos para um show. O destino é o salão com pouca iluminação onde se sentam no chão e respiram profundamente em busca da tranqüilidade interior. O Dharma Punx, como o local é chamado, é um tentáculo de uma rede nacional para meditação baseada no budismo cuja finalidade é diminuir a revolta dos punks. Mas os palavrões não estão proibidos no local, o líder Korda os utilizam sem cerimônia.
Ajoelhado em frente do grupo Josh Korda,48, líder espiritualista punx de Nova Iorque, realça sua palestras preferidas, uma aula como perdoar pessoas quase impossíveis de serem perdoadas. Ele reforça que é bom não somente para os punks, mas para qualquer pessoa que já sentiu raiva de alguém. Atrás deles uma estátua de um Buda sentado e com cabelo estilo moicano. Um dos atrativos do Punx é a ausência das famosas pregações, proselitismo e dogmas. Talvez este o motivo da freqüência de jovens.
Os punks são vistos como violentos já o budismo prega a paz, o perdão . Segundo Korda, os dois movimentos, violência e perdão, estão enraizados e são frutos da mesma insatisfação com o modo como as coisas as são. Se suas explanações estão sendo coerentes ou não, uma coisa é certa, as sessões acontecem lotadas e geralmente com o número de participantes, de 20 a 30. As sessões não tem um preço estabelecido, cada um dá o que pode. Durante as sessões Korda não cansa de incentivar som dos Suicidal Tendencies e Cro-Mags, essa última de Hard-Core.

Dharma Punx
O Dharma Punx teve início em 2003 por Noah Levine, autor do livro homônimo, onde ele conta sua recuperação das drogas e brigas graças que ele atribui à meditação budista feita na cadeia sua libertação de todos os vícios.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Artes visuais em 2009 nos museus

Artes visuais nos museus brasileiros para o ano de 2009 prioriza grandes nomes nacionais e estrangeiros como Cândido Portinari [foto] Jorge Guinle filho, Amélia Toledo na parte brasileira. O pintor francês Henri Matisse, o fotógrafo espanhol Manuel Villariño o artista contemporâneo, o chinês Yang Shaobin entre outros estrangeiros que estão agendados para o novo ano nos museus brasileiros. O MASP é o campeão das exposições em 2009. Não que o crime compense, mas que fez bem aqueles furtos ao MASP isso não se pode negar. Caso contrário continuaria com a luz elétrica cortada.

JANEIRO
O MASP, Museu de Arte de São Paulo, promete uma exposição em janeiro com pintor paulista Candido Portinari. Será a largada das artes visuais para 2009.
Av. Paulista, 1.578 - [11] 3251-5644].

FEVEREIRO
Exposições individuais dos artistas plásticas Amélia Toledo e Fabrício Lopez, na Estação Pinacoteca. De terça a domingo das 10h00 às 18h00. R$ 4,00 - grátis aos sábados.
Largo General Osório, 66 – centro, São Paulo [11] 3337-0185]

MARÇO
Está programado no MASP, a tradicional ostra fotográfica da Coleção Pirelli.
Av. Paulista, 1.578 - [11] 3251-5644].

ABRIL
MASP - O artista brasileiro residente em Nova Iorque Vic Muniz, receberá uma megaretospectiva com 200 obras.
A exposição "Arte na França 1860 - 1960: O Realismo" apresentará 120 obras de vários artistas franceses e de estrangeiros que por lá trabalharam, como Salvador Dali, Pablo Picasso. A programação faz parte de 'O Ano da França no Brasil', no MASP.
Paço das Artes /MIS
Uma coletiva denominada "Entre Tempos" de videoarte francesa, cujo acervo tem procedência no Musée d'Arte Moderne de la Ville de Paris. O evento também é parte do Ano da França no Brasil. No Paço das Artes também está programada mostra com o artista contemporâneo, o chinês Yang Fudong, com cinco vídeos em preto-e-branco.
MIS: Av Europa, 158 [11] 2117-4777]
PAÇO DAS ARTES: Av. da Universidade, 1,[3814-4832]

MAIO
Está prometida exposição com o fotógrafo espanhol Manuel Villariño, no MASP
Av. Paulista, 1.578 - [11] 3251-5644].

JUNHO:
A artista brasileira Vera Chaves Barcelos, radicada em Barcelona, Espanha, mostrará seu trabalho no Masp. Av. Paulista, 1.578 - [11] 3251-5644].
Um dos mais expressivos artistas brasileiros recebe atenção em uma mostra retrospectiva. A exposição com o modernista Alberto da Veiga Guignard será no MAM -SP, Museu de Arte Moderna de São Paulo.
"Atenção: Estratégicas Para Perceber à Arte", uma coletiva com Mira Schendel, Rafael Assef e Esther Grinspum, consta da programação do museu.
A curta carreira do artista plástico Jorge Guinle será homenageada com uma retrospectiva.
MAM - SP: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Ibirapuera portão 03. [11] 5085-1300]
De terça a dom. das 10h00 às 18h00.[R$5,50]

O cineasta francês apresenta uma mostra de fotografias "Staring Back" , no MIS. São fotos por Chris Marker, com os temas manifestação política e sociais vistas pelos artistas durante suas viagens ao redor do mundo. O museu também tem na programação uma coletiva "Repeat All" com Carlos Amorales, Cao Guimarães e Santiago Sierra.
MIS: Av Europa, 158 [11] 2117-4777]

AGOSTO
É a vez da arte oriental. O chinês Yang shaobin é um dos principais nomes de seu país já participou das bienais de Praga e de Veneza. Mais uma vez, o MASP promete à mostra aos paulistanos.
MASP: Av. Paulista, 1.578 - [11] 3251-5644].

SETEMBRO
Um dos mestres do impressionismo recebe retrospectiva no Brasil. Henri Matisse estará na Pinacoteca do Estado de São Paulo, e está dentro da programação 'Ano da França no Brasil'. Deverá ser uma das maiores e melhores mostras do ano.
Pinacoteca > Praça da Luz, 2, [11] 3324-100] Ter. a dom. das 10h00 às 17h30, R$ 4,00 - sábados grátis.

OUTUBRO
Como é de costume, o Museu de Arte Moderna de São Paulo [MAM-SP] apresenta o tradicional panorama da Arte Brasileira.
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Ibirapuera portão 03. [11] 5085-1300]
De terça a dom. das 10h00 às 18h00.[R$5,50]

NOVEMBRO
O mito francês da escultura, Rodin, comparece ao Brasil de forma menos importante, no MASP. ' Rodin e a Fotografia'. Dessa vez são apenas fotos do mestre da escultura.
Também consta da programação uma mostra com a artista Chelpa Ferro.
MASP= Av. Paulista, 1.578 - [11] 3251-5644].

Bienal do Mercosul

OUTUBRO:
A argentina Victoria Noorthoorn e o chileno Camilo Yáñez serão os responsáveis pela 6* edição da Bienal do Mercosul, que acontecerá em Porto Alegre, RS. O elenco comandado pela dupla é formado somente por artistas plásticos, encarregados da seleção curatorial.

Bateau Mouche: 20 anos sem solução

O barco afundou há 20 anos deixou 55 mortos e um rastro de impunidade e suposta corrupção.

Na próxima quarta-feira, 31 de dezembro 2008, completa 20 anos da tragédia do Bateau Mouche. O acidente aconteceu nas proximidades da ilha de Cotunduba, aproximadamente 5 km da Praia Vermelha [Urca], no litoral carioca. O Bateau tinha a bordo 153 passageiros e três tripulantes, a capacidade era de apenas 62 passageiros, segundo laudos técnicos. A barco deixou a praia de Botafogo, Rio de Janeiro, com destino a Copacabana. Ao chegar na enseada da Urca, uma lancha da Capitânia dos Portos obrigou o barco a retornar ao cais por transportar acima da sua capacidade. Mas, no cais um sargento da Marinha tomou a decisão de liberar o barco. Às 23h50, mais ou menos a 700 metros da praia Vermelha e a 300m da ilha de Cotunduba, o barco inclinou-se para a esquerda e afunda.

Quem tem culpa ?
O barco pertencia a um grupo de espanhóis e o processo criminal prescreveu antes mesmo da tragédia completar 10 anos, e deixou os outros sete sócios da Itatiaia Turismo, que vendeu os ingressos absolutamente livres pelo juiz Jasmin Simões Costa. Sem nada contra eles, quatro deixaram o Brasil pela porta principal. Os dois sócios menos favorecidos financeiramente, os gerentes do restaurante, que tinham participações na sociedade, o português Álvaro Pereira e o espanhol Fausto Vidal, foram absolvidos em primeira instância porém condenados na segunda estância. Cumpriram 4 meses da pena, em regime semi-aberto, e fugiram com outro condenado por sonegação fiscal para Europa.

Políticos tiram casquinha
Um parente das vítimas foi envolvido por Tancredo Neves a fundar uma associação de parentes das vítimas do naufrágio chamada " Bateau Mouche Nunca Mais". Bernardo Amaral, 35, filho da atriz Yara Amaral morta no acidente, e fundador da associação, foi até à Espanha com o então ministro da Justiça Renan Calheiros, cuja intenção seria conseguir junto a então ministra da Espanha, Margarida Mariscal a extradição dos sócios fugitivos.
"Foi bom para o ministro que teve a foto dele com a comitiva publicada em todos os jornais além de conhecerem os melhores restaurantes da Espanha", diz Bernardo Amaral. Sua via crucis segui então para Brasília onde foi falar com o deputado Constituinte Michel Temer. " O deputado recebeu-o com o slogan " Como eu posso te ajudar !". Ficou na frase apenas. Nunca mais se falou no caso. Os prováveis culpados, segundo os espanhóis são os dois mortos > Camilo Faro da Costa e o engenheiro Mário Triller.

Indenizações
Na época, Roberto Vitagliano foi designado defensor público do caso, pelo procurador-geral da defensoria Técio Lins e Silva, afirmou aos parentes das 55 vítimas, que as indenizações sairiam de seis meses um ano, mediante apresentação do atestado de óbito da ocorrência policial. A única vitória dos parentes das vítimas sobre os acusados foi o bloqueio dos bens, mas não da conta corrente. Segundo advogados das vítimas apontam a Justiça Federal como única responsável pela demora nos julgamentos.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Douglas Barcellos, de 33 morre em Portugal

Ator Douglas Barcellos, de 33 anos, foi encontrado morto na manhã de quarta-feira, 24, em Cascais cidade portuguêsa a 12 km a oeste de Lisboa.

Os motivos que poderia levar a morte do ator ainda estão sendo apurados, Barcellos estava estava em Portugal para gravar um filme americano 'The Passionist', onde era um dos protagonistas. O corpo do Barcellos foi encontrado entre as rochas à beira-mar com marcas no pescoço, que poderiam ser um sinal de que ele foi vítima de agressão. A Polícia portuguesa não revela detalhes das investigações sobre a morte, que correm sob segredo de justiça. O ator vinha tendo problemas com seu agente Enzo Lamblet. Em troca de e-mail com um amigo Douglas desabafou “Ele queria me queimar e tava falando mal de mim para todo mundo do meio, Globo, Hollywood, etc.”, diz uma das mensagens publicadas pelo jornal. Em outra, o ator teria escrito que viu “a morte de novo”. “Passei mal e o mano (Lamblet) não me socorreu”, diz.
Douglas, que era casado, deveria ter voltado aos Estados Unidos no domingo (21). Mas segundo o jornal português “Correio da Manhã”, o bilhete dele foi cancelado pelo empresário, depois de uma briga.

A BBC Brasil apurou também que, a passagem do ator brasileiro por Portugal foi atribulada. Uma madrugada ele foi encontrado às quatro horas da manhã tomando banho numa fonte a poucos quilômetros do seu hotel em Carcavelos, um distrito de Cascais, apesar do frio do inverno.
Na madrugada de terça-feira, o ator havia se envolvido numa briga com um motorista de táxi que quis cobrar 92 euros (cerca de R$ 305) por uma corrida de Lisboa até o hotel – normalmente, o táxi entre as duas cidades não custa mais do que 20 euros. A reportagem da BBC Brasil apurou que, no hotel onde estava instalado, apareceram duas pessoas dizendo que eram parentes de Douglas para levar os bens que o ator tinha no seu quarto. A família teria informado que ele não tem nenhum parente em Portugal.
Carreira
Barcellos vivia em Los Angeles com sua esposa e procurou fazer uma carreira nos Estados Unidos a partir de trabalhos na TV. Ele participou da novela americana The Bold and the Beautiful e das séries Mentes Criminosas e Head Cases.

No cinema, ele participou do filme Cinturão Vermelho (2008), do diretor David Mamet. Ele também fez uma ponta no filme Ele Não Está Tão a Fim de Você, estrelado por Jennifer Connelly e Jennifer Aniston, que deve estrear só em 2009. The Passionist é o primeiro filme em que fez papel de protagonista. Barcellos também foi modelo, tendo desfilado em Milão, Nova York e Paris.

Ronaldo Nogueira: Pequeno Príncipe

Ronaldo Lindenberg Von Schilgem Cintra Nogueira, popularmente conhecido por Ronnie Von, nasceu em Niterói - RJ em 17/7/1947. Na TV Gazeta, São Paulo, ele destila simpatia e educação de segunda à quinta-feira a partir das 22h30.

Cantor e compositor que tem em sua formação musical incluiu a música clássica, principalmente, a música barroca e renascentista e o jazz. Cursou o ginasial [fundamental] no Rio de Janeiro, e foi ator amador e estudou pintura e literatura. Deu segmento aos seus estudos e cursou a Escola Superior de Aeronáutica e a Faculdade de Economia, tendo trabalhado, por volta do anos 63, com parentes, em mercado de capitais.No ano de 1966, Ronnie Von costumava freqüentar o Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro, e cantava nas boates gospels, spirituals e blues. O rock entrou em sua vida por volta de1964, e no ano seguinte, através de Eli Barra, integrante dos Brazilian Beetles, participou do programa de televisão de Glauco Pereira - BBC no Rio -, cantando You've Got to Hide your Love Away, dos Beatles. Ao assitir o vídeo-tape de sua apresentação no BBC no Rio, o cantor e apresentador Agnaldo Rayol e o produtor Manuel Carlos se interessaram por seu estilo e o convidaram para participar, de Corte-Rayol Show, programa da TV Record paulistana que tinha grande audiência. Apresentou-se interpretando música de John Lennon e Paul McCartney,começaria então a chamar a atenção do público.

Primeira chance
João Araújo, então diretor artístico da Philips, foi quem lhe deu a primeira chance de gravar um compacto ao lado de Maritza Fabiani, Cláudio Faissal e Brazilian Bitles; e ele mais uma vez cantou You've Got to Hide your Love Away e Meu bem, a versão de Girl, música de John Lennon e Paul McCartney. Em outubro de 1966, ganhou seu próprio programa na TV Record: O Pequeno Mundo de Ronnie Von, produzido por Solano Ribeiro e o título era alusivo a seu apelido, Pequeno Príncipe. Ainda em 1966, ele lançou pela Polydor seu primeiro LP com Pequeno Príncipe [Tommy Standen e Fred Jorge], entre outras. No final do ano, recebeu o prêmio Roquete Pinto, como revelação do ano. Então, ele assina contrato com a Agência de Publicidade Jovem Guarda, para o lançamento de produtos com o seu nome: vestidos, camisetas, vitrolas entre outras.

Osanah, o parceiro
No ano de 1967 gravou um LP, pela Polydor, no qual cantou entre outras músicas o seu maior sucesso, A Praça, de Carlos Imperial, e Escuta meu amor, de Arnaldo Sacomani. No ano seguinte grava mais um LP pela Polydor com a faixa Jardim da infância [Nelson e Fábio Luís]. A partir daí ele lançaria anualmente um LP. Fez outros sucessos com Cavaleiro de Aruanda [Tony Osanah], do LP de 1972, e através de Tony Osanah, gravou Deus sul-americano, do LP de 1973. Realizou excursão por quase todo o Brasil e também pela América Latina e E.U.A. Além de Tony Osanah e Arnaldo Sacomani, tem parcerias com Sam Martim e Terry Winter. Mas foi com Tony Osanah um de seus últimos sucessos, em 1976. Continua a se apresentar em shows e grava esporadicamente. No ano de 1995 foi convidado a participar do disco ao vivo O novo de novo, em comemoração aos 30 anos da Jovem Guarda. Na década de 1990 lançou uma autobiografia, Mãe de gravata. Ronnie Von apresenta na TV Gazeta - São Paulo, o programa "Todo Seu", de segunda a quinta-feira, onde fala de música, culinária entre filmes entre outros. [FM - agenciafm@gmail.com ]{foto por Maurício Cardim}

Faça amor não faça guerra

Informações em troca de viagra aproxima líderes afegãos dos agentes secretos norte-americanos.

AFEGANISTÃO - A frase 'faça amor não faça guerra' usada na década de 60 pelos hippies, nunca esteve tão em voga entre os agentes da CIA - serviço de inteligência norte-americana. Infiltrados no Afeganistão em busca de informações preciosas usam de artimanhas incomum e trazer para seu lado alguns nativos, que antes recebiam dinheiro em troca. A 'doação' gerava um grande estardalhaço no local por parte do recebedor que gastava no mesmo dia em roupas e paramentos espalhafatosos. Isso indicava que no bairro existiam informantes da CIA.Eis que um agente descobriu um modo especial para cativar líderes comunitários e obter as informações para seu País. Principalmente aqueles cujo desempenho sexual está muito aquém de James Bond.
Um agente Obteve informações de que um líder comunitário tinha quatro mulheres e cada uma mais insatisfeita do que a outra com o desempenho sexual do marido.Então, o espião norte-americano presenteou-o com 4 comprimidos de viagra, com a recomendação de usá-la uma por dia apenas. Alguns dias se passaram e o tal agente retornou ao líder que lhe deu informações valiosas e, não só pediu mais comprimidos como indicou outros informantes em troca dos comprimidos azulzinhos. Informações dão conta de que essa prática acontece há quase um ano e segundo os espiões, o serviço ficou mais fácil pois o novo método é mais discreto, o que diminui os riscos. Procurada para comentar sobre a conduta dos agentes que estão doando viagra em troca de informações no Afeganistão, a direção da CIA confirmou ao jornal Washington Post, que os agentes teem autonomia e podem decidir qual o melhor meio de captarem as informações.

Mais de 700 mil visitantes para Pablo Picasso

Quem passa pelas imediações do Grand Palais, centro de Paris, pode pensar que as enormes filas são para assistir um show de Madonna ou do U2. Não é não. Se trata da megaexposição 'Picasso e os Mestres' cujo os ingressos já estão esgotados até fevereiro de 2009.

É uma verdadeira história da arte contada por Pablo Picasso, que leva a uma estrondosa visitação e faz dela a mostra de artes plásticas mais concorrida em toda história. ' “Picasso e os Mestres “ acontece nos três principais museus de Paris: Orsay, Louvre e Picasso. O assédio à visitação chegou ao ponto de provocar Reunião dos Museus Nacionais a buscarem alternativas para comportar o fluxo de visitação à megaexposição. O RMN decidiram que as portas ficarão abertas por 83 horas consecutivas, às vésperas do final da exposição a partir das 9h00 do dia 30 de janeiro 2009. Os números só não são maiores em nome do conforto dos visitantes e da segurança das próprias obras. Todo o sucesso está centrado em algumas conjunções: primeiro por serem obras inéditas e depois situar do ponto de vista histórico as origens das rupturas estéticas, inovações formais, iniciadas por Pablo Picasso. Em suas inspirações, Picasso tira cor e põe cor, fragmenta a tela até chegar ao objetivo desejado. Por exemplo, uma sala dedicada aos 40 estudos feitos pelo espanhol da série de telas de Delacroix, ‘As Mulheres da Argélia’[obra em destaque.

Como o nome sugere "Picasso e os Mestres" reúne as principais obras do mestre do cubismo, Picasso, e obras dos artistas que lhe inspiravam como Van Gogh, El Grecco, Goya, Renoir, Gauguin, Rembrandt, Cézanne, Manet, Delacroix, Coubert e Lautrec, exerceram sobre o artista espanhol. O telespectador pode ver que em cada fase de Picasso sua principal fonte de alimentação era a pintura. Porém, tamanho fascínio não faz chamar-lhe de mero copiador dos seus influenciadores. Picasso fazia estudos, reinterpretava-os, cultuava, as vezes chegava a ironizar e a subverter. Ele nutria muito mais do que uma simples admiração pelos gênios dos pincéis que o antecederam ou seus contemporâneos, Picasso os utilizava como fonte de energia pictórica. Pode-se observar um cruzamento muito próximo quando o museu coloca lado a lado obras como Grand Nu em Pé [Picasso], Mulher Nua em Pé [Cézanne], Saint François d'Assisse, de Zurbaran e 'O Líder de Cavalo Nu', de El Grecco, Pic Nic no Bosque de Manet. Para realizar a megaexposição, várias obras foram captadas por empréstimos juntos aos colecionadores particulares e museus, e dia 2 de fevereiro de 2009 - quando se encerra a mostra -, cada um quer sua 'Monalisa' de volta. A exposição tem curadoria de Anne Baldarassi, diretora do Museu Nacional Picasso. [AFM]

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

CD Bossa Nova 50 anos

Lançado disco em homenagem a Tom Jobim gravado por Caetano Veloso e Roberto Carlos soa preguiçoso e com interpretações burocráticas.

O show de Roberto Carlos e Caetano Veloso realizado em agosto de 2008, fazendo parte dos 50 anos da Bossa Nova, virou CD e DVD. "Caetano e Roberto Carlos a Música de Tom Jobim”, é um disco frio uma espécie de karaokê de luxo. É um trabalho sem nenhuma ousadia e só surpreende aquele que se cercou de muita expectativa em que um disco gravado por Caetano e Roberto Carlos poderia ser extraordinário e cheio de ousadia, ambas passaram longe. O disco gravado ao vivo no Auditório do Ibirapuera, São Paulo, vale como documentação da data. Mas, tinha praticamente tudo para ser transformado em um marco das comemorações da Bossa Nova, e ficou relegado a um karaokê de luxo. As versões foram cantadas tal e qual originais. Houve medo, houve reverência demais à obra de Tom Jobim. Isso não é digno de dois monstros sagrados na música brasileira. Não deixa de ser agradável, chique, afinal "Insensatez' e ' Wave ' somente alguém dotado de mal gosto conseguiria estragá-las.
A oportunidade que ambos desperdiçaram é o que chama atenção. Os dois juntos e tendo disponível um repertório dos mais finos, "Inútil Paisagem", "O que Tinha de Ser" " Lígia", se esperava um trabalho arrebatador, à flor da pele. Mas saiu ao oposto. É desanimado, é pré-visível nada além do que já foi apresentado na TV, principalmente em interpretações de calouros bem mais emocionantes. O encerramento do show com "Chega de Saudade" tem um pouco de animação. O restante, um disco preguiçoso e com interpretações burocráticas. [Francisco Martins – agenciafm@gmail.com ]


Gravadora > Som Livre
Valores> CD R$ 32,00 DVD > R$ 42,00
Cotação> ** ruim

Estréia filme "Sete Vidas"

O drama Sete Vidas traz Will Smith memorável e arrancará muitas lágrimas de vocês. Tears roll down.

Will é o maior ídolo negro na história recente de Hollywood, na trama ele está buscando por uma segunda oportunidade. Procure não se informar muito sobre a película. Fujam daqueles releases tipo bula de remédios cuja intenção é mais desestimular do que levar público aos cinemas. Entre no universo de Sete Vidas como é oferecida. O agente da receita federal Ben Thomas, um agente do bem, que dá carteiradas para se aproximar e assim ajudar pessoas carentes. Ele é encarregado de ficar colado àqueles que sonegam impostos ao governo. Dono de um segredo trágico tenta repara-lo e se aproxima de personagens com vários tipos de deficiências como transplante de coração, pupilas até financeira. Munido de uma credencial federal entra de cabeça nessa luta para amenizar seus sofrimentos. O filme passa a mensagem de que a recompensa nem sempre existe só nas coisas materiais. Will Smith interpreta um tipo de ‘anjo’ cinematográfico, muitos críticos vão torcer o nariz para o tema. Não ligue para isso e como prevenção leve o lenço pois 'tears roll down', lágrimas vão rolar.
LEIA MAIS SOBRE WILL> http://formasemeios.blogs.sapo.pt/tag/entrevistas

Dir: Gabriele Muccino
Classificação: 14 anos
Título original: Seven Pounds
Drama: 118 min.
Cotação: ***** plus


"Um Conto de Natal"
Filme tem no elenco Catharine Deneuve e Mathieu Amalric, é uma boa estréia de sexta-feira,26.
De modo geral o filme apresenta uma receita que envolve divertimento que combine com o período natalino. Mas, o telespectador não deve se apegar ao título pois "Um Conto de Natal" oferecerá mais atrativos. Mesmo porque o diretor e roteirista Arnaud Desplechin [Reis e Raninhas] é chegado a busca de uma surpresa. Existe sim um conto natalino bem no epicentro da trama.
Após vários anos sem que todos os integrantes estivessem reunidos no mesmo ambiente do velho casarão, os Vuillard vão dividir a ceia no local onde viveram, e atualmente é habitada pelos avós, interpretados por Catherine Deneuve [65] e Jean-Paul Roussillon. Os filhos, noras e netos participarão de episódios antigos e não superados e também serão protagonistas de novos capítulos na história da família. A necessidade de um transplante de medula por Junon, desencadeia uma busca pelos doadores compatíveis para salvar sua vida. Identificados dois compatíveis, agora precisam antes ajustarem contas do passado, e só depois decidirão quem vai para mesa de cirurgia fazer a boa ação. As lembranças de um recém nascido morto naquele casarão poderiam fazer do filme um dramalhão de terceira. Mas o roteirista optou pelo humor, a poesia como soluções. Destaque para a interpretação de Mathieu Amalric, o vilão Dominic Green de ‘007 Quantum of Solace’.


Classificação: 14 anos
Belas Artes, Unibanco Artplex,
Frei Caneca
Cotação: bom

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Memorial Jackson do Pandeiro

Inaugurado o memorial que homenageia Jackson do Pandeiro em Alagoa Grande

19/12/2008 - Terra natal do músico e compositor Jackson do Pandeiro ganha um memorial em homenagem. O local reúne em exposição permanente documentos, discos, vestuários, objetos, fotografias, entre outras centenas de peças de familiares, colecionadores e amigos do artista. Um casarão de 1898, onde funcionava a antiga prefeitura, foi restaurado e adaptado ao equipamento, que também vai abrigar os restos mortais de Jackson do Pandeiro, ora enterrado no Cemitério do Caju, Rio de Janeiro, e será traslado para sua terra natal, após 26 anos do falecimento. A cidade na ganha somente o memorial, gahna também um gigantesco pórtico em forma de pandeiro, instalado na entrada do município de Alagoa Grande. O instrumento tem os dizeres " "Alagoa Grande - Terra de Jackson do Pandeiro". As portas do memorial estão abertas desde o dia 19 de dezembro. MATÉRIA impressa> http://jornalistafranciscomartins.blogspot.com.br/search?q=Jackson+do+Pandeiro

Local
Rua Apolônio Zenaide 687, no centro de Alagoa Grande.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Fecha e abre do fim de ano

Para quem pretende ficar na capital paulistana museus e galerias, Sesc apresentam boas opções de lazer cultural e diversão: com a cidade mais tranqüila muitos aproveitam para ver aquela mostra que está faltando ou assistir um show mais intimista. Já que os locais funcionam de modo reduzido, veja o que fecha nas artes em SP nas festas de fim de ano. Em shows uma boa pedida é a programação do Sesc SP, que tem Chico César , Pato Fu entre outros. Na fotografia o grande fotógrafo baiano, Voltaire Fraga, na Pinacoteca e José Saramago, no Tomie Ohtake.


MASP - Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578
Exposições China: Construção e Desconstrução,
Olhar e ser Visto " e Virtude e Aparência a Caminho do Moderno".
FECHA NOS DIAS > 24,25 e 31/12 e 1*/01/2009
Preços: R$15, grátis terças-feiras. [11] 3251-5644]

MAC -IBIRAPUERA
Pavilhão Cicilio Matarazzo, no 3* piso, no Parque do Ibirapuera.
"Superfícies da Memória" e MAC: Instalações
De terça-feira a domingo das 10h00 às 18h00 –
FECHA> 24,25,30 e 31/12 e 1/1/2009
GRATIS
[11] 5573-9932]

MAM - Parque do Ibirapuera - 3* portão /sn
"Arthur Barrio"
Preço: R$ 5,50 - grátis aos domingos
[11] 5085-1300
FECHA> DE 24 /12 A 5/1/2009

PINACOTECA -ESTADO
Praça da Luz , 02 - Bom Retiro
Mostras: "Voltaire Fraga" e "Intimidade"- Júlio Landman
De ter. a dom., das 10h00 às 17h30
R$ 4,00 e grátis aos sábados.
[11] 3324-1000
FECHA> 24,25 e 31/12 e 1* /1*/2009
http://www.pinacoteca.org.br/

ESATAÇÃO PINACOTECA
Mostras de Paulo Monteiro: Uma Seleção 1989-2008"
Marcello Nitsche - Explosões
Largo General Osório, 66 [11] 3337-0185
R$ 4,00 - GRÁTIS AS SÁBADOS
FECHA> 24,25 e 31/12 e 1/1/2009
http://www.pinacoteca.org.br/

TOMIE OHTAKE
Rua Coropés 88 - Pinheiros - Zona Oeste
"José Saramago: A Consistência os Sonhos" e Franz Weissman: anos 50.
FECHA DIAS > 24,25, 31 /12 e 1*/1/2009
http://www.institutotomieohtake.org.br/

MIS
Legítimo> Dentro e Fora do Circuito, e Workshop Rebobine, por Favor
FECHA nos dias > 25/12 e 1/1/2009
DIAS: 24 e 31/12 das 12h30 às 17h30
[11] 22117-4777
Av Europa, 158 http://www.mis-sp.org.br/

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Praça da Luz, s/n [11] 3326-0775
Mostra: Machado de Assis: Mas Este Capítulo não é Sério
FECHA NOS DIAS> 24,25 e 31/12 e 1*/1/2009
Valor: 4,00 [em dinheiro]
http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/

SESC POMPÉIA
Dudu Nobre _ 26 e 27 /12
Pato Fú - 27 e 28/12
Almir Guineto_ 3/1/2009
FECHA NOS DIAS 24,25 e 31/12 e 1/1/2009

SESC Vila Mariana _ Vozes Bulgaras 28/12
Chico César _ 3 e 4/1/2009
Roda de Choro - 3/1/2009
Demais SESC's > Consolação, Av Paulista e Pinheiros seguem os memso dias acima e a programação são com artes plásticas. http://www.sescsp.org.br/

Centro Cultural Fiesp
Exposição> "Japão: Mundos Flutuante"
Av. Paulista, 1313 [11] 3146-7405]
Seg, 11 às 20h00, ter. a sáb. das 10h00 às 20h00
dom. das 10 às 19h00
FECHA> 24,25 e 31/12 e 1/1/2009
Grátis

Crise global afeta prostituição

A profissão mais antiga que parecia à prova de crise é afetada, deixando os donos de bordéis desesperados e prostitutas estressadas.

Os donos de bordéis, em Praga, estão desesperados com a falta de movimento em seus estabelecimento. Eles estimam que a freqüência caiu por volta dos 60%. Muitos migraram para o Big Sister que é considerado o maior bordel da web, onde o cliente escolhe uma garota através do menu de uma TV de tela plana, e logo estará em um quarto mal iluminado com a escolhida. O serviço é gratuito desde que o homem assine uma declaração que permita tanto a gravação quanto a transmissão ao vivo de sua relação sexual com a 'moça' pelo Big Sister.

Mas as até no BS as proezas sexuais também foram afetadas pela crise. Nem mesmo o incentivo oferecido por Carl Borowitz, gerente de marketing do BS, que lamenta não somente em sua empresa mas de modo geral o turismo sexual foi afetado em Praga, República Tcheca, onde o sexo tem muita influência financeira, gira em torno de US$ 500 milhões por ano, sendo 60% dinheiro estrangeiros, segundo a Mag Consulting especializada nesse ramo. Donos de bordéis dos Estados Unidos da América e da Europa também afirmaram que a profissão antes lucrativa atualmente está sendo afetada duramente, pois tem de bancar altos custos com as profissionais do sexo.

Até mesmos os locais onde o sexo é artigo mais barato como em Riga, na Letônia, e Croácia, Polônia, o setor mais próspero dos países estão ameaçados. Já a diretora da ONG, Felicidade Sem Fronteira, Hana Malinova, acha que a crise pode empurrar mulheres mais pobres para a prostituição. Mesmo assim ela está confiante " Apesar da crise financeira desestimular o adultério, a prostituição é bem mais resistente de que outros setores da economia", diz Hana.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Do Nordeste brasileiro para Capela Sistina


Menino cearense de 12 anos tem seu nome lançado no rol dos pioneiros. Vai cantar no melhor coral do mundo, o da Capela Sistina, que existe há 1.500 anos e pela primeira vez uma criança brasileira é integrante do “Vozes Branca”.


ROMA - ITÁLIA 22/12 - Essa é a façanha do cearense José Carlos Ferreira Neto, 12 anos, que integra o melhor coral do mundo, o da Capela Sistina, Roma. Sua apresentação dar-se a na quarta-feira,24 de dezembro. Pela primeira vez um garoto brasileiro participa do "Vozes Branca", como é chamado o coral, pois as vozes dos integrantes são consideradas perfeitas, devido a faixa etária alcançam a pureza vocal. Ferreira Neto, juntamente com outros garotos estarão se apresentando para mais de 70 países e bilhões de telespectadores ao redor do mundo na noite do dia 24 de dezembro.

Para integrar o coral o garoto precisa ser preparado desde tenra idade, pois a carreira é curta. Logo que a criança apresenta mudança na voz, ele será substituído. Por isso, todos os integrantes vislumbram uma grande oportunidade de seguirem com prestígio na carreira musical. O coral pontifício existe há pelo menos 1.500 anos. Além das crianças, 20 adultos também integram o coral, entre eles o também brasileiro, o maestro Pavan, encarregado do coral.

Dedicação

Ele estuda música desde quando tinha 7 anos de idade, e essa dedicação fez José Carlos Ferreira Neto integrar o mais conceituado coral do mundo. Ele se dedica por duas horas e trinta minutos por dia aos estudos musicais. Mas, seu esforço vai muito além das aulas de música, por morar muito longe é preciso enfrentar 3 horas de ônibus para e ir e voltar de sua casa à escola. Durante a preparação em Roma, o brasileirinho do Ceará já aproveitou a recepção que é dispensada para um integrante do coral pontifício, e fez algumas apresentações em outros Estados italianos.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Cem anos da morte de Euclides da Cunha

Volume atualizado de seus livros e exposições marcarão o centenário da morte de Euclides da Cunha, assassinado em nome da honra pelo tenente Dilermando de Assis.

Centenário de morte de Euclides da Cunha promete ser um evento literário muito bem comemorado. O autor de clássicos como 'Os Sertões' foi morto em 15 de agosto de 1909 pelo tenente Dilermando de Assis. Cunha, além de escritor era engenheiro, sociólogo, historiador e repórter de o Estadão [jornal O Estado de São Paulo]. Em nome de sua honra ele entrou na casa do militar, Dilermando, disposto a matar ou morrer, uma vez que sua mulher Ana de Assis o abandonara pelo tenente, que alvejou Euclides da Cunha primeiro.

Sem dúvida o literato será o principal homenageado de 2009 pela Academia Brasileira de Letras, segundo informou seu presidente Cícero Sandroni, que aproveitou para dizer" A ABL dedicará grande parte de sua programação de 2009 à escrita de Euclides da Cunha'. Ciclos de palestras, visitas guiadas, novas edições tudo para exaltar um dos maiores escritores do País, cuja principal obra "Os Sertões", é um marco na literatura do Brasil. Não menos importante é também sua outra obra 'À Margem da História' publicado meses depois do assassinato do escritor. Nessa obra inclui os melhores textos que já foram escritos sobre o País e a Amazônia. O escritor nasceu em 1866 e morreu em 1909.
Perfil
Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu em Cantagalo, RJ, dia 20 de janeiro de 1866. Eescritor, professor, sociólogo, repórter jornalístico e engenheiro, tendo se tornado famoso internacionalmente por sua obra-prima, “Os Sertões”, que retrata a Guerra dos Canudos. 1874 – Inicia os estudos no Instituto Colegial Fidelense. 1877 – Estuda no Colégio Bahia, em Salvador (BA), durante um breve período em que morou naquela cidade, na casa de sua avó paterna. Em 1879, Muda-se para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), e estuda no Colégio Anglo-Americano. CONTINUAÇÃO EDITORIAS:

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Morre ator Sam Bottoms

Morre de câncer no cérebro, aos 53 anos de idade, entre os filmes mais recentes Garota da Vitrine e Alma de Herói.

O ator norte-americano morreu terça-feira,16, em Los Angeles aos 53 anos vítima de câncer cerebral, informou sua família. Sam Bottoms, era proveniente de uma família ao teatro, e começou começou no teatro aos dez anos, e no cienma sua estréia deu-se no filme The last picture show, 1971, de Peter Bogdanovich. Em 1979 interpretou o surfista-militar Lance Johnson no épico da guerra no Vietname - Apocalipse now- , de Francis Ford Coppola. Depois, Bronco Billy» e The The Outlaw Josey Wales, ambos de Clint Eastwood, e em 'Jardins de Pedra' ,de Francis Ford Copola.

"Zé Ramalho Canta Bob Dylan"

Fã absoluto de Bob Dylan, Zé Ramalho reinventa 12 músicas gravadas com sanfonas onde o ritmo nordestino tem vez. O norte-americano aprovou com louvor as releituras.

"Zé Ramalho Canta Bob Dylan" é o 22* disco em 30 anos de carreira desse brasileiro da Paraíba. Sempre adjetivado como Bob Dylan do sertão ou do Nordeste, agora ele resolveu escancarar sua relação com o mito norte-americano. Zé Ramalho apresenta 12 faixas mantendo seu estilo transitando entre o cantado e o falado. Nesse novo trabalho ele reescreveu letras e fez versões como Things Have Changed que virou "As Coisas Mudaram" e "Blowin in the Wind" [Soprando Vento] entre outras. As regravações foram levadas até Dylan pelo diretor da Sony no Brasil, para aprovação de Bob Dylan e seus assessores. Todas as versões foram liberadas mediante elogios para Zé Ramalho, que gravou Dylan pela primeira vez em 1992, uma versão de ‘Hurricane’ [Furacão] para o disco ‘Frevoador.
Para melhor entendimento de Bob Dylan, algumas músicas tiveram explicações adicionais, foi o caso de Mr. Tambourine Man, que ganhou um título até curioso: "Hey Jackson do Pandeiro / Toque para mim". Somente uma faixa é cantada em inglês é "If not for you". Após autorização, o disco começou a ser gravado com roupagem nordestina, com a tradicional sanfona.
Fã absoluto do cantor norte-americano desde a adolescência, Zé Ramalho teve muita dificuldade para escolher apenas 12 canções entre quase 500 gravadas por Robert Zimmerman, ou seja Bob Dylan. Zé reuniu canções de diferentes fases e optou por dividir as situações das letras também como por exemplo 'Don't Think Twice" [Não pense duas vezes], Negro Amor [It's All Right now, Baby Blue], 'O Homem deu Nome a Todos os Animais" Man Gave Name to all the Animals' e Batendo na Porta do Céu [Knockin on Heaven’s Door], Like a Rolling Stone [Como uma Pedra a Rolar]. Ou seja, canções de cunho religioso ou visionárias. Segundo Zé Ramalho isso facilitou a escolha. No final de tudo, é mais uma obra de arte disfarçada de CD.
Em 2001 Zé Ramalho realizou o disco " Zé Ramalho Canta Raul Seixas" e ele vê isso como uma série. "São disco que mostram minha leitura destes artistas que muito me influenciaram", diz o cantor e compositor. Outros poderão ser homenageados por ele. Os lançamentos saem em nas versões CD e DVD e com tiragem de 10 mil exemplares cada um. O DVD tem comentários da jornalista Ana Maria Bahiana.
Discografia

Zé Ramalho (1978)* Zé Ramalho 2 (1980)* A Terceira Lâmina (Epic/CBS - 1981)* Força Verde (Epic/CBS - 1982)* Orquídea Negra (Epic/CBS - 1983)* Por Aquelas que Foram Bem Amadas (Epic/CBS - 1984)* Pra não dizer que não falei de Rock (Epic/CBS - 1984)* De Gosto, de Água e de Amigos (Epic/CBS - 1985)* Opus Visionário (Epic/CBS - 1986)* Décimas de um Cantador (Epic/CBS - 1987)* Frevoador (Columbia/Sony Music - 1992)* Cidades e Lendas (BMG - 1996)* Eu Sou Todos Nós (BMG - 1998)* O Gosto da Criação (BMG - 2002)* Estação Brasil (BMG - 2003)* Parceria dos Viajantes (Sony/BMG - 2007)


'Zé Ramalho Canta Bob Dylan'
Gravadora - EMI
Valor: CD R$ 30,00
Preço>DVD R$ 36,00
Cotação> ***** plus

Prêmio Nobel sob suspeita



Governo Suíço investiga corrupção na recente edição do Prêmio Nobel. Apesar de manter os nomes em segredo, se sabe que os vencedores de medicina e química estão sob suspeição.

BERNA - SUÍÇA, 19/12 - Uma investigação que corria secretamente pelo governo da suíço veio à tona e pode gerar mal estar entre os vencedores da mais prestigiosa premiação mundial, o Prêmio Nobel. Apesar da investigação ser focada na mais recente premiação, especificamente as de medicina e química, o governo não descartou a possibilidade de se aprofundar nas premiações anteriores. Entretanto, até o momento as investigações sinalizam que, somente na edição recente ocorreu o fato.

Segundo uma rádio local, os encarregados da seleção e premiação teriam recebido vários presentes dos atuais vencedores do Nobel de medicina e química. Conforme a ética da academia é vetado o recebimento de quaisquer tipos de brindes. O governo suíço confirmou a denúncia e informou que já tem provas de que jantares, passagens e relógios teriam sido ofertados pelos ganhadores aos encarregados de comitê de seleção do Prêmio Nobel. Caso seja provado o desvio de conduta, ou corrupção, os vencedores do prêmio poderão ter de devolver o dinheiro recebido além de punição [não revelada] e os 'funcionários' poderão ser excluídos dos quadros da instituição.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

'Crepúsculo'

'Crepúsculo' o mito dos vampiros no universo dos adolescentes

O longa metragem que tem cópias dubladas e legendadas, é um dos aguardados pela legião de fãs dos romances de Stephenie Meyer. O primeiro romance de Meyer chega como prólogo para provável adaptação dos outros três livros. O tema ambíguo, os vampiros, que tem seu apogeu na criação de conde Drácula, criação de Bram Stoker, tais criaturas seduzem e metem medo. Este é o tema de "Crepúsculo", que tem como base o primeiro livro de uma série de sucesso, onde se acrescenta mais um capítulo sobre os mitos e o fascínio que mortos-vivos causam nos fãs de cinema. O filme tem direção competente de Catherine Hardwicke, que tem no currículo o longa ‘ Os Reis de Dogtown’ e em "Crepúsculo" apresenta o amor impossível entre Isabella "Bella" Swan", vivida pela humana Kristen Stewart, e o vampiro Edward Collen , interpretado por Robert Pattinson, o galã juvenil mais requisitado no momento.

Bella vai para uma nova escola e sente-se deslocada, sem amigos. A mesma situação ocorre com Edward e seus irmãos. Todos pálidos, eles não se misturam com os outros jovens da escola. Uma seqüência de incidentes aproximam a moça ao vampiro. São vampiros não tradicionais, são diferentes daquele tipo eternizado por Bram Stoker. Em ‘Crepúsculo’, eles continuam pálido, sedutores como o conde Drácula. O detalhe é que eles não dormem em caixões, não temem cruz ou alho. Os personagens são movidos por um amor carregado de romantismo, algo atualmente raro no cinema feito para jovens. Mas como todo bom vampiro, no início tudo o que interessaria para Edward é o sangue de Bella. Como não tem muito sangue na película, "Crepúsculo" contraria a história de amor que inundam os cinemas de sangue e os dentes vampirescos. Há uma entrega incondicional, quase que por amor.

Camorra’ crime à italiana

O horror imposto pela máfia napolitana é tema de 'Gomorra' estréia de sexta-feira, 19.

O filme tem como base o livro homônimo do jornalista e pesquisador e Roberto Saviano, e ganha vigor pelas mãos do cineasta Matteo Garrone, que imprime coloca muita energia no drama. O livro é uma história que denuncia os crimes cometidos pela Camorra, a temida máfia napolitana. A película já venceu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2008 e entra em circuito nacional na sexta-feira,19, recomendado. Todo poder onipresente da máfia napolitana, a Camorra, que tem o comando de negócios lucrativos e ilegais, e atua em territórios onde a polícia e o Estado não se interessam em ter acesso, tem acesso apenas ocasional. É um universo muito próximo dos morros e bairros controlados pelo tráfico de drogas no Brasil, especificamente, Rio de Janeiro e São Paulo. Só mudam a língua e a geografia. São lugares em que a miséria e o desemprego imperam, onde a chance de ascensão social para os adolescentes encontra-se no recrutamento a serviço de alguma facção ou família mafiosa.
Totó - Salvatore Abruzzese, 13 anos, é um destes jovens que fica fascinado pelo poder exercido pelos mafiosos. Já a dupla de adolescente preferem correr risco e começa a brincar de caubói roubando os entregadores de cocaína. Ciro [Ciro Petrone e Marco [Marco Macorque], praticamente se estabelecem como mini-traficantes pois ao roubarem as drogas as vendem por conta própria e preço mais baixo, uma falsa valentia em que eles mesmos sabem que não têm a menor chance de sobreviver. Um dos chefões do submundo é interpretado por Pasquale (Salvatore Cantalupo), responsável por um dos negócios ilegais mais lucrativos deste submundo, mas disfarça no dia a dia trabalhando como alfaiate.
O protagonista e ator mais conhecido do elenco é Toni Servillo, que já atuou em filmes como "Il Divo" (2008) e "As Conseqüências do Amor" (2004), ambos exibidos na Mostra Internacional de São Paulo. Em "Gomorra", ele é Franco, um cobrador de "taxas" e distribuidor de dinheiro da máfia para as famílias ligadas aos camorristas presos. De várias maneiras, "Gomorra" lembra o clima de "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, uma admiração já admitida pelo diretor Garrone em diversas entrevistas. A grande qualidade do filme italiano é denunciar um quadro de horror em plena Europa, na Itália novamente governada por Silvio Berlusconi, fornecendo inclusive números apavorantes sobre o crime organizado naquele país.

Saviano diz
Segundo o escritor Saviano, que está ameaçado de morte na Itália por causa do livro, o crime organizado foi o responsável por 10.000 mortes num período de 30 anos, sendo que a Camorra atuou em 4.000 delas. Segundo seus levantamento, os lucros das atividades ilícitas da máfia são aplicados nos setores econômicos, tanto dentro quanto fora da Itália. O polêmico escritor vai mais longe e afirma que houve participação financeira da máfia napolitana na reconstrução das Torres Gêmeas, em Nova Iorque.

Japão contrata Coordenador de Relações Internacionais

Japão contrata Coordenador de Relações Internacionais pelo JET Programme Inscrições abertas até 12 de janeiro de 2009 .

São quatro vagas para atuar nos seguintes locais.Governos de província de Gunma, de Mie e nas cidades de Hikone e Nagahama localizadas na Província de Shiga. O JET Programme é a abreviatura do Programa Japonês de Intercâmbio e Ensino (The Japan Exchange and Teaching Programme) pelo qual jovens estrangeiros são convidados a atuar nas representações dos governos locais com o intuito de promover o intercâmbio cultural, o enriquecimento do ensino das línguas estrangeiras e a mútua compreensão entre as nações. É um programa realizado pelas repartições públicas japonesas com o apoio dos Ministérios de Assuntos Internos e Comunicações, dos Negócios Estrangeiros, da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia e do Conselho das Autoridades Locais para Relações Internacionais. O CIR (Coordinator for International Relations) O coordenador de relações internacionais é responsável pelas atividades de internacionalização e atua em repartições do governo local ou em instituições correlatas (contratantes).
ATIVIDADES EXERCIDAS

(Obs.: O teor das atividades pode variar de acordo com a instituição contratante.)1) Aconselhar crianças brasileiras em escolas japonesas e prestar assistência a trabalhadores brasileiros residentes na região.2) Assessorar projetos relacionados às atividades de internacionalização realizadas pelo contratante. (Ex.: edição / tradução / supervisão de publicações em língua estrangeira; colaboração / auxílio nos programas de intercâmbio internacional; atuação como intérprete em visitas de estrangeiros e em eventos, etc.)3) Colaborar no ensino da língua estrangeira para a comunidade local e funcionários da instituição contratante.4) Auxiliar no planejamento e participar das atividades de grupos locais ou organizações envolvidas com o intercâmbio internacional.5) Assessorar e criar atividades de intercâmbio relacionadas à conscientização e à compreensão das culturas estrangeiras.6) Outras responsabilidades definidas pelo contratante.

REQUISITOS1)
Fluência na língua japonesa (escrita e conversação).2) Interesse pelo Japão e desejo de aprimorar os conhecimentos sobre o país.3) Boa saúde física e mental.4) Capacidade de adaptação às condições de moradia e trabalho no Japão.5) Respeitar as leis japonesas.6) Nacionalidade brasileira (exclui-se o residente permanente). (Aquele que possui a dupla cidadania japonesa deverá renunciar à nacionalidade japonesa antes de assinar o Termo de Compromisso do JET Programme.) .7) Ter até 39 anos de idade em 01 de abril de 2009.8) Dominar plenamente a língua portuguesa.9) Não ter participado do JET Programme após 1999.10) Não ser desistente do JET Programme em anos anteriores, após o recebimento da notificação do local de atuação. Contudo, poderá ser aberta uma exceção, caso seja constatado uma razão inevitável para a desistência.11) Até o momento da inscrição, não ter residido no Japão, após 2001, por mais de 03 anos totalizados.12) Estar motivado a iniciar e participar de atividades de intercâmbio internacional na comunidade local.13) Formação universitária ou conclusão até 01 de abril de 2009.
TERMOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO

O participante contratado pela repartição do governo local é considerado um funcionário público especial e a sua remuneração, o posto de trabalho, a despesa da passagem aérea de ida-e-volta, etc. serão custeadas pelo contratante.O período do contrato, a princípio, é de 01 ano. Somente havendo acordo entre o contratante e o participante, o contrato poderá ser renovado por um período de 01 ano. Neste caso, a renovação do contrato poderá ser feita, no máximo, por 02 vezes. Remuneração Cerca de 300.000 ienes mensais(Aproximadamente, 2.600 dólares mensais) Passagem aérea Passagem aérea de ida-e-volta Horário de trabalho 35 horas semanais(Normalmente, 02 dias de descanso – sáb. e dom.)(Podendo variar de acordo com o governo local.) Período do Contrato 01 ano (A renovação do contrato poderá ser efetuada por até 02 vezes.) (Informações detalhadas: http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura_jeta.htm)

CONTATO
Consulado Geral do Japão em São Paulo Seção Cultural –
JET Programme Av. Paulista, 854 1º andar - São Paulo – SP 01310-913 Tel. (11) 3254 – 0100 r.354 Fax. (11) 3254 – 0126 E-mail. cgjcultural4@arcstar.com.br
Atendimento de seg. a sex., das 9h às 12h ou das 13h30 às 17h.
Yukimi Tabata - Assessora Cultural Consulado Geral do Japãotel. 3254-0100 r. 354
Av. Paulista, 854 3. andar São Paulo SP 01310-913

"Cidade da Música" será inaugurada pela metade

Projeto cultural saco sem-fundo é inaugurado inacabado e na base do improviso.

O ambicioso projeto do arquiteto Francês Christian de Portzampac, para a cidade do Rio de Janeiro será inaugurado nessa quinta-feira,18, com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Em terreno de 95,644 mil metros e área construída de 52 mil metros, estacionamento com estacionamento com 738 vagas, sendo em um todo equivalente a dez campos do Maracanã. O projeto já consumiu R$ 518, 4, mi e duração de cinco anos. A Cidade da Música, está localizada na Barra da Tijuca, zona oeste, é a construção mais ambiciosa do Rio de Janeiro dos últimos anos.
A obra foi criticada durante campanha das eleições municipais por todos os candidatos não somente por sua falta de planejamento mas também pela falta de transparência do dinheiro público. De um outro lado, aplausos da parte daqueles que vislumbram o local como um marco arquitetônico da cidade maravilhosa, mesmo que a construção não tenha nenhuma característica brasileira. Ou seja, não existem referências do país na construção do laureado arquiteto Francês, vencedor do prêmio Pritzker, o Oscar da arquitetura, em 1994. Quanto a demora, segundo o arquiteto ainda pode durar cinco ou seis meses para as finalizações "tudo depende do modo que o Eduardo Paes vai tratar do assunto", diz Portzampac. Paes assume a prefeitura carioca dia 1* de janeiro de 2009. A Cidade da Música foi criada com intuito de abrigar a OSB - Orquestra Sinfônica Brasileira, mas nada ainda é certo que seja abrigada no ambicioso local. Outro fator, são os gastos de manutenção. As fontes patrocinadoras terão custos equivalentes a R$ 10,6 milhões por mês. O metro quadrado custou algo em torno dos R$ 5 mil para "A Casa da Música. "

Espaços
O complexo número 1 abriga a grande sala com 2.738 metros quadrados, e capacidade para 1.800 pessoas, concertos; e para óperas capacidade é de 1.300. Já o complexo número 2 do projeto tem sala de música eletroacústica; sete salas de ensaio; dez salas de aulas. E o n* 3, tem sala para música de câmara com capacidade para 500 pessoas, e também espaço para administração da 'Cidade da Música'. O complexo número 4 oferece três salas de cinemas: uma com capacidade para 300 pessoas e outras duas para 150 espectadores. Um total de 3.080 lugares. Na programação apenas dois eventos: a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal se apresenta nos dias 21 e 22. E a Orquestra Sinfônica Jovem nos dias 27 e 28 respectivamente em dezembro.

Para se ter noção da grandiosidade do projeto carioca vale observar as medidas das casas de hall sinfônicos pelo mundo e seus gastos quando da construção.
Cidade da Música - Rio de Janeiro - Br
Lugares: 3.080 [R$ 518,4 milhões]
Casa da Música Cidade do Porto - Portugal:
Lugares: 1.588 [R$ 260 milhões]
Valência Opera House - Espanha:
Lugares: 3.900 [312 milhões]
Disney Hall - Los Angeles - EUA
Lugares: 2.265 [480 milhões]
Opera de Pequim: China
Lugares: 5.473 [765 milhões]
Copenhagen Opera House:
Lugares: 1.500 [900 milhões]
Avenida das Américas/Ayrton Senna
Barra da Tijuca - RJ.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Praias da Bahia 'Sob Olhar" de Maurício Cardim

Maurício Cardim apresenta exposição com mais de 40 imagens de algumas das mais belas praias do País, as do litoral baiano.

Praias sob o olhar de Maurício Cardim faz parte de um trabalho desenvolvido em 2003, no litoral baiano, e agora poderá ser apreciada pelo público mineiro sete-lagoano. Dando seguimento à tradição de apresentar sua produção fotógrafa no Espaço Cultural Maria Magdalena Alves Padrão, localizado no prédio do Rádio Musirama FM, em uma parceria com o Jornalista Geraldo Alves Padrão, Cardim expõe as mais belas imagens das praias baianas umas das mais belas do litoral brasileiro. Segundo Cardim "foram três meses viajando por estradas, rios e pelo céu. A pé, de carro, canoa, barco, helicóptero ou ferry-boat". O fotógrafo registrou praias de Porto Seguro, Mucurí, Trancoso, Santa Cruz, Cabrália, Santo André, Coroa Vermelha, Santo Antônio, Caravelas, Prado, Nova Viçosa, Belmonte, Itacaré, Ilhéus e Salvador.

O resultado dessa expedição foram centenas de fotos lançadas em cartões postais e calendários através de uma grande editora paulistana. 60 imagens também foram exibidas por dois meses no Centro Cultural de Porto Seguro, em uma amostra sobre a costa do descobrimento, e parte daquele trabalho que agora exposto em Sete Lagoas . A mostra "Praias sob o olhar de Maurício Cardim" é composta de mais de 40 imagens coloridas, sendo que muitas das fotos viraram cartões postais.

Novo projeto
Estrada Real Geraldo Alves Padrão, Maurício Cardim e a Empresa Dreazze Gestão de Projetos, estabalecendo nova parceria, desenvolvem agora um novo trabalho focado nos caminhos da Estrada Real. Projeto amplo e de grande repercussão, busca, fugindo um pouco do aspecto turístico, resgatar e memória e a história de personagens que fizeram a história da Estrada e que não são retratadas pela historiografia oficial.Todos os detalhes desse novo trabalho, ainda em fase de formação, poderão ser conferidos nas próximas edições do Jornal do Centro de Minas.


Serviço
De 17/12 à 21 de janeiro de 2009
Das 8h00 as 21h00.
Local> Espaço Cultural Maria Magdalena Alves Padrão.
Rua Níquel, 457, bairro Morro do Claro.

Mais sobre Maurício Cardim
http://www.musirama.brasilflog.com.br/
http://www.fotografo-expositor.brasilflog.com.br/
http://www.formasemeios.blogs.sapo.pt/

Editora Comix tem novos donos


Fonte> Zé Luiz.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Guignard na Fundação Iberê Camargo

Exposição "A Perder de Vista " mostra ligação entre Guignard e Iberê Camargo de quem foi aluno.

O pintor Alberto da Veiga Guignard ganha retrospectiva e será uma das mostras culturais de Porto Alegre, RS, no próximo verão. A Fundação Iberê Camargo apresenta trabalhos do pintor fluminense, entre desenhos, pinturas um total de 43 obras entre os quais as duas telas 'Noites de São João', de 1942, emprestadas pelo MoMA - Museu de Arte Moderna de Nova Iorque; Família de Fuzileiros Navais [1938] e Três Mulheres 1930, pertencentes ao Instituto de Estudos Brasileiros, de São Paulo e Família no Parque, 1940, do acervo do Museu Juan Blanes, de Montevidéu.A montagem dessa retrospectiva sobre Guignard traça uma ligação entre os dois artistas,haja vista que Iberê Camargo foi aluno dele entre os anos de 1940/42. Naturezas-mortas, peças de uma via-sacra, cenas urbanas e familiares, vila e igrejas, trens e balões podem ser vistos até março na Fundação Iberê Camargo até 8 março de 2009. O pintor se destacou entre os demais por buscar soluções formais algo pouco feito por seus contemporâneos da década de 1940. Entre as soluções, a diluição da tinta e a distensão das formas são alguns dos seus toques refinados. Assim, desmonta toda e qualquer tentativa de classificar sua arte como ingênua. Em certos momentos, Guignard deixou em segundo plano o assunto para se dedicar mais sobre a pinturas e buscar soluções e novas perspectivas.

Perfil
Alberto da Veiga Guignard nasceu na cidade de Nova Friburgo, RJ, em fevereiro de 1896. Mudou-se com a família para a Suíça em 1907, e durante os anos 1915 a 1923 freqüentou a Real Academia de Belas Artes, em Munique. Participou de várias exposições na Europa, e , em 1929 volta ao Rio de Janeiro. No Rio ele fez sua base artística, mas no ano de 1944, recebeu um convite do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek para fundar a Escola Municipal de Belas Artes, então, ele passou a residir em Belo Horizonte, onde viria também a morrer aos 26 de junho de 1962. Leia sobre o Museu Iberê > http://formasemeios.blogs.sapo.pt/512186.html

O artista ganhou homenagem com " A Casa de Guignard" em Minas Gerais
Palacete Dantas – Praça da Liberdade, 317 - Belo Horizonte, MG, Brasil
Saiba mais sobre o Museu Casa Guignard.
' A Perder de Vista'Até 8 de março de 2009
Museu Iberê Camargo -
Avenida Padre Cacique, 2000Grátis

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

August Macke – perfil

August Macke nasceu em 03 de janeiro de 1887 em Meschede, na Westfália - Alemanha. Seu pai August F. Hermann Macke, engenheiro civil e empreiteiro e a sua mãe Maria Florentine, conhecida na época de solteira como Adolph, era empreendedora de um agricultor. Seu pai possuía um forte gosto pelas artes, e era dotado de talento invulgar.

Após o nascimento de Macke eles se mudaram para uma casa, na colônia de Brüsseler Strasse. Em 1897, Macke ingressou na escola secundária de Kreuz, onde conheceu Hans Thuar. O pai de Thuar possuía uma coleção de Xilografias japonesas, que causaram forte impressão em Macke. Macke. Em 1900, mudou-se para Bona, onde ingressou na escola secundária local. Macke conheceu Elisabeth Gerhardt, que se tornaria mais tarde sua esposa, em 1903. Ainda na escola Macke viu algumas pinturas de Arnold Böcklin no Kunstmuseum de Basiléia, onde o simbolismo do artista deixara uma marca profunda no jovem sensível. Esta foi uma grande influência no desenvolvimento artístico de Macke, que estava cada vez mais determinado a ser artista. Sua vontade era de confronto com a de seu pai.

Apoio para seus planos
Contudo, os planos de Macke encontraram o apoio de um artesão, Alfred H. Schütte, um industrial pai de um colega que, além de financiar seus estudos, permitiu a ele submeter seu trabalho à opinião de Paul Clemem, um professor de História de Arte, em Bona, e de Claus Meyer, pintor e professor na Academia de Düsseldorf. Na realidade, Macke nunca teve preocupações financeiras fato este que teve suas repercussões no desenvolvimento artístico. Macke deixou a escola secundária cedo, em outubro de 1904, iniciou os seus estudo na Academia de Düsseldorf começando por freqüentar uma aula elementar regida pelo pintor de história Adolf Maennchen. Na Academia desenhava-se com a ajuda de moldes, que deixou, tempos depois, de satisfazer Macke. Com isso seu entusiasmo inicial deu lugar a uma atitude mais céptica em relação a Academia.

Influências e viagens
No outono de 1905 ele se inscreve na Faculdade de Arte Aplicada, onde dois anos antes o arquiteto Peter Behrens havia sido nomeado reitor da Faculdade e havia reformado o ensino de acordo com as idéias progressistas do movimento das artes e ofícios britânicos. Em janeiro de 1904, ele já tinha enchido o seu primeiro caderno de esboços, onde revelava a influência de Böcklin, mesmo antes de ingressar na Academia de Düsseldorf. Macke era apaixonado pela captação de imagens do cotidiano. Durante sua curta vida ele encheu um total de 78 cadernos, num total de mais de 3 mil páginas, e muitas eram utilizadas de ambos os lados. Os trabalhos simbolistas de Max Klinger e naturalistas de Hans Thoma e Wilhelm Leibl também tiveram grande influência sobre Macke no início de sua carreira. Em 1907, quando ele visitou o Kunsthalle e a Sala das Gravuras, foi lá que aconteceu seu primeiro encontro com o Impressionismo Francês.

Em junho de 1907, faz sua primeira visita a Paris. Em outono entra para o ateliê de Lovis Corinth, em Berlim. Em 05 de outubro de 1909, após se apresentar ao Serviço Militar, casa-se com Elisabeth Gerhard e tem a sua lua-de-mel em Paris. Em 13 de abril de 1910 nasce seu filho Walter, e em novembro retornam a Bona. Em fevereiro de 1911, muda-se para um novo estúdio nº 88 atualmente n* 96, da Bornheimer Strasse. No final do verão após visitar a Suíça ele conhece Paul Klee. Exibe 3 quadros na primeira exposição do Blaue Reiter, na Galeria Thannhauser, em Munique. Na Primavera de 1912 viaja para Holanda, e participa de mais uma mostra coletiva onde exibe 16 desenhos, era a sua segunda exposição do Blaue Reiter. No final de setembro viaja para Paris com Franz Marc e visita Robert Delaunay. Em outubro vê pinturas futuristas no Kunstsalon Feldmann, em Colônia. Em 26 de setembro de 1913 August Macke é morto em combate.

sábado, 13 de dezembro de 2008

'Olhares Reveladores' e 'Korda, O Desconhecido'

Duas exposições em Madri retratam os 50 anos da chegada de Fidel Castro ao poder na ilha de Cuba.

As mostra contam através de documentos fo´tográficos os passos da revolução cubana. Um baú de recordações de Korda 'O Desconhecido' abriu na última quinta-feira,11, e mostra trabalhos do mais famoso retratista da Revolução. A exposição está na Casa de América de Madri , com 200 imagens contando as trajetórias, pessoais e artísticas do fotógrafo cubano. Koda é autor de mais de 10 mil imagens, elas algumas das mais famosas da história de Cuba.
O fotógrafo também entrou para a história da fotografia mundial mais pela conhecidíssima foto de Che Guevara, um dos líderes da revolução, onde ele aparece em um palanque, 1960, durante um discurso em que Fidel Castro declama: "Pátria ou morte". A foto virou ícone no século passado, foi divulgada em 1967, após a morte de Che Guevara. Nos seis primeiros meses de circulação, foram vendidas 1 milhão de cópias da foto. Veja fotos das duas exposições

Cotidiano

A outra exposição, Olhares Reveladores, reúne 65 imagens em preto e branco de fotógrafos que acompanharam a entrada das forças revolucionárias em Havana e a conseqüente derrubada do presidente Fulgencio Batista, que deixou o país no mesmo dia. A primeira parte da mostra revela o cotidiano de Ernesto Che Guevara e Fidel Castro preparando as estratégias militares no acampamento das montanhas de Sierra Maestra (último refúgio antes da entrada nas cidades).
Já a segunda exibe a reação popular e a recepção aos líderes. Fidel aparece ao lado do escritor americano Ernest Hemingway, enquanto cubanos nas ruas mostram cartazes que anunciam o fim das relações com os Estados Unidos.
A exposição, aberta nesta sexta-feira, 12 de dezembro, na Escola de Fotografia de Madri, foi descrita pela diretora do Arquivo Fotográfico Nacional de Cuba, Loudes Socorrás, como "uma expressão artística histórica". "Os fotógrafos captaram o essencial no momento e lugar onde estavam, cada um com sua maneira peculiar de ver e enquadrar o momento decisivo", afirmou Socorrás. "Foi a expressão artística mais representativa da revolução em seu nascimento", define a cubana no prólogo da mostra. [David Sanchez / adapatdo de http://www.bbcbrasil.com/
A mostra Olhares Reveladores segue até o dia 20 de Janeiro de 2009, e Korda, 'O Desconhecido' dia 25 de janeiro de 2009.

"A Permanência do Instável", 100 anos de Burle Marx

A mostra dá início as comemorações aos 100 anos de Burle Marx e apresenta importantes feitos do paisagista como o jardim para a avenida da Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, realizado em 1970, jóias e pinturas entre outros.

Exposição está abrigada no Paço Imperial, RJ, e faz parte das celebrações do centenário de nascimento do paulistano Roberto Burle Marx. Arquiteto, pintor é considerado o principal nome do paisagismo no Brasil e um dos melhores no mundo. Em sua carreira projetou cerca de 3.000 jardins. Com curadoria de Lauro Cavalcanti a mostra tem 335 itens abrangentes às diversas atividades exercidas pelo arquiteto, entre as quais pintura, design de jóias, ceramista, autor de cenários e tapeceiro entre outras. Mas foi ao utilizar a vegetação como principal elemento que Burle Marx se tornaria conhecido em grande parte do mundo. No ano de 1991, recebeu uma exposição de paisagismo no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Também foi responsável por projetos em Belo Horizonte, o aeroporto da Pampulha, Eixo Monumental de Brasília e o Museu de Arte Moderna e a orla de Copacabana, ambos no Rio de Janeiro. É de sua autoria, também, o paisagismo do Parque do Ibirapuera, São Paulo, que ficou incompleto. Realizou outras obras em 17 países como Venezuela e Malásia.

Perfil
Nasceu em São Paulo, a 4 de agosto de 1909, passando a residir no Rio de Janeiro a partir de 1913. De 1928 a 1929 estudou pintura na Alemanha, tendo sido freqüentador assíduo do Jardim Botânico de Berlim, lá descobriu, em suas estufas, a flora brasileira. Seu primeiro projeto paisagístico foi para a arquitetura de Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, em 1932, passando a dedicar-se ao paisagismo, paralelamente à pintura e ao desenho.Em 1949, com a compra de um sítio de 365.000 m2, em Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro {Estrada Burle Marx 2019 - 0xx21 2410 1412 }, onde organizou uma grande coleção de plantas. Em 1985 doou esse Sítio, com todo o seu acervo, à extinta Fundação Nacional Pró Memória, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional { IPHAN}. Em 1955 fundou a empresa Burle Marx & Cia Ltda., pela qual passou a elaborar projetos de paisagismo, execução e manutenção de jardins residenciais e públicos. De 1965 até seu falecimento, ele contou com a colaboração do arquiteto Haruyoshi Ono. Roberto Burle Marx morreu no dia 4 de junho de 1994, no Rio de Janeiro, aos 84 anos.

Serviço
Exposição "A Permanência do Instável"
Paço Imperial - pça. XV de Novembro, 48, Rio de Janeiro
0xx21 / 2533-4407
Até 22 de março de 2009
Grátis

Sophia Loren: a mulher por trás do mito.

Ela foi protagonista de mais de 90 filmes como "Os Girassóis da Rússia" "El Cid" "O Escândalo da Princesa" Madame Sans-Gêne" "A Queda do Império Romano" e não perdeu o bom senso. "Essa dor deixada por antigas dificuldades acabam por se transformar em um tesouro para quem é artista de verdade. Você pode usá-la para dar continuidade e aprofundamento em seu trabalho. Talvez seja isso que falta em algumas jovens atrizes de hoje. Elas não conhecem esse tipo de dor", aconselha as futuras colegas.

Sophia Loren é sinônimo de glamour e encantos. Eis aqui a mulher por trás do mito. Contemplando o mundo de uma grande atriz em todo o seu esplendor, tudo o que lhe diz respeito é belo é grandioso, desde suas longas pernas aos fartos e famosos seios aos cintilantes cachos de tom castanho-avermelhados. Foi aos 14 anos que ela descobriu o poder de seus encantos ao se inscrever em um concurso de beleza plástica.
Mais de meio século depois, na cerimônia de entrega do Oscar de 1999, o ator Tom Hanks ficou impressionadíssimo ao vê-la nos bastidores e disse-lhe: "A senhora é a mulher mais bonita que já vi". Sophia sorri e comenta: "É muito simpático de sua parte dizer isso Tom. "Mas ainda fico muito surpresa quando as pessoas me abordam como se eu fosse alguém de grande importância, todos esperam que eu seja como uma mulher famosa que se limita a seu pedestal. Acho isso muito frustrante", diz a musa das telas. Esbanjando simpatia e gestos elegantes, em sua vida particular Sophia é vulnerável e despretensiosa. É de uma personalidade ímpar e extraordinária. Hoje, aos 74 anos, tem o rosto de uma quarentona, e fez questão de reafirmar que sua pele lisa jamais fora retocada por cirurgia plástica. "É assim que sou, naturalíssima", orgulha-se.

CONTINUAÇÃO > EDITORIAS:

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Mostra sobre Dior na China

Uma instalações que evocam relação entre as histórias da China e da maison francesa no século 20, em Pequim.

[Pequim - China ]Uma exposição em Pequim mostra aos chineses a história da marca francesa Christian Dior. Christian Dior e Artistas Chineses trata-se de coletânea de instalações que apresenta de maneira bem divertida uma interpretação da intercessão entre as histórias da China e da maison francesa no século 20. No total 20 artistas chineses participam da mostra. Os artistas foram convidados a criar instalações onde ilustrassem o ponto de vista dos chineses sobre a moda criada pela Maison Dior.


A partir daí a criatividade dos chineses vão além e misturam pele de vaca, aço e madeira revelando o 'caos' da moda. Entre as peças de inspiração está retratado o famoso New Look, combinação de saia e tailleur com a cintura marcada, que fez uma espécie de revolucão na moda pois retomava a feminilidade nos cortes após a Segunda Guerra Mundial. Existem também outros símbolos, onde o design Dior explorado na exposição é a bolsa de Lady Di, feita em homenagem à princesa britânica. A Casa Dior cedeu cerca de 100 modelos originais da matriz francesa. A mostra teve início em 15 de novembro contou com grandes celebridades como a atriz
a ex-bond girl Eva Green e o designer da Dior John Galliano e Charlize Theron. {Foto divulgação}
A exposição pode ser visitada até 15 de janeiro de 2009, no Centro de Arte Contemporânea Ullens, em Pequim.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

‘Carga Explosiva 3’

‘Carga Explosiva 3’ aposta em lutas marciais, explosões e correria. Boa estréia do gênero dessa sexta-feira,12,
A aventura Carga Explosiva 3, criada pelo francês Luc Besson mantém o mesmo modelo dos dois primeiros longas da série: 2002 e 2005. É como se fosse um cruzamento dos filmes de Jason Bourne e James Bond. Besson usa apenas um pouco mais na adrenalina, em carga máxima. Portanto, preparem-se para muitos tiros, correria e fartas explosões.
Frank Martin é o protagonista [Jason Statham], e tem de fazer uma entrega, embora não saiba ao certo do que se trata. Toda certeza dele é que éle tem um bracelete preso ao seu pulso com um mecanismo que explodirá se ele se distanciar muito de seu carro. No mesmo automóvel esncontra-se a bela Valentina [Natalya Rudakova], que é filha de um ministro ucraniano que está sendo chantageado a assinar certos papéis relacionados a lixo tóxico. Ela também tem um bracelete igualzinho ao de Frank, e quamquer descuido tudo irá pelos ares. Frank tem de levar Valentina de Marselha [França] para Odessa. Tem de aguentar a chatice da 'garota'mimada. A direção é de Olivier Megaton. Confira trailer, fotos e resenha aqui!

Exposição: Japão no Brasil

A Embaixada do Japão, a Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA – e o shopping Conjunto Nacional promovem uma exposição de painéis com imagens do Japão e da imigração japonesa no Brasil.
A mostra acontece na Praça das Flores, na ala norte do segundo piso do Conjunto Nacional – em frente à escada rolante, e na Praça das Artes, também no segundo piso, entre 9 de dezembro de 2008 e 9 de janeiro de 2009. As imagens que compõem a mostra abrangem a natureza e a geografia bem como a vida no Japão, a sociedade japonesa, sua cultura, cotidiano, tradições e tecnologia de ponta. Esta será a última exposição em Brasília integrada às comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e do ano do Intercâmbio Japão-Brasil, sendo um dos eventos que marcam o seu encerramento

FONTE: Departamento de Cultura, Imprensa e DivulgaçãoEmbaixada do JapãoSES
Av. das Nações Qd. 811 lote 39 - CEP 70.425-900 Brasília-DF BrasilTel.

Wanderléa CD " Nova Estação"

Wanderléa ficou 16 anos sem gravar e retorna ao disco sem nada original. Apenas retornou com "Nova Estação". O disco será lançado na sexta-feira,12,com shows no teatro Cosipa { Sex. 21h30, sáb. 21h00 e dom. 18h30 ].

Trata-se de um disco rememorativo de seus últimos anos e grava compositores que admira. É um processo de reavaliação da ternurinha onde tenta juntar as duas pontas entre o período pop, Jovem Guarda, e o lado mais 'maldito' como Salve Linda Canção sem Esperança" de Luiz Melodia; 'Mais que a Paixão' de Egberto Gismonti. Este seu CD 'Nova Estação' não deixa de ser uma volta às origens, mas às origens de crooner de conjunto de baile. " Trago para este disco uma experiência que consegui lá quando menina', diz Wanderléa.
É um disco sem rumo: canta samba "Choro Chorão" de Martinho da Vila, onde ratifica seu vocal desprovido de qualquer técnica mas muito espontâneo e contagiante. Interpreta também Billy Blanco "A Banca do Distinto", aí sim, ela aparece dotada de ginga de dar inveja a qualquer diva da Bossa Nova. O repertório ainda inclui Thomas Roth, Roberto e Erasmo Carlos entre outros.
Uma coisa é certa, ela ficou 16 anos sem gravar mas manteve sua dignidade profissional tendo recusado convites para gravar desde aché à lambada. " Tô fora" disse Wanderléa à gravadora que a convidou. O CD 'Nova Estação' recebeu na segunda-feira,8, o Prêmio APCA [Associação Paulista dos Críticos de Artes] como melhor disco de música popular.

Perfil
Quando tinha 9 anos ela ganhou um concurso como a mais bela voz infantil. Em seguida conseguiu um contrato com a Columbia - atual Sony, mas o contrato teve de ser engavetado. Seu pai, um austero libanês achou psicologicamente perigoso ser transformada em uma menina prodígio. Mas, em 1962, quando tinha 16 anos, a gravadora resgatou o contrato pois precisavam de uma cantora jovem para fazer música jovem. Então, com a desistência de Cely Campello, seria ela antão a preencher essa lacuna. Gravou o primeiro disco> no lado A: rock do outro o blues "Tell me How Long". Explodiu no Brasil, e foi 'seqüestrada' pela Jovem Guarda.

Artista> Wanderléa
Gravadoa > Lua Music
Valor > R$ 27,00
Cotação> regular

Shows
Avenida do Café, 277
[11] 5070-7018
R$ 30,00