Projetos sociais da ABC


Sapateado



Apresentação dos nossos sapateadores no programa "Como será?" da Globo


Os Sapateadores de Campinas é um grupo que visa incentivar o talento por meio do envolvimento das crianças e adolescentes com atividades culturais e que contribuem para valorizar e divulgar a arte de sapatear, oferecendo momentos culturais e de entretenimento para a população local e a todos que reconheçam a importância de despertar e desenvolver na criança e no adolescente o interesse e a busca por suas conquistas pessoais, por meio do convívio saudável e promissor, elevando a auto estima dos participantes. A Oficina de sapateado é uma das atividades oferecidas para as crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e pessoal, atendidos na ABC, na região Norte do Município de Campinas, no Jardim São Marcos. A atividade de sapateado teve início em 2002. Em 2003 foi formado o grupo “Sapateadores de Campinas”, objetivando promover apresentações internas e externas do grupo que ensaiam coreografias continuamente.

O projeto de sapateadores ganhou destaque, obteve conquistas significativas, sendo contemplado com premiação do Projeto Vitae, que proporcionou a construção de uma sala especial para sapateado, com piso adequado em madeira, espelhos e aparelhos de som, além da aquisição de sapatos novos para as crianças. Já nessa época, os meninos mais velhos foram monitorados e faziam papel de reprodutores do sapateado na escola fundamental do bairro, onde ministravam oficinas de sapateado para um grupo de 20 crianças entre 6 e 7 anos, num projeto de integração Instituição X Escola pública. O grupo “Sapateadores de Campinas” cresceu, realizaram apresentações em vários locais de Campinas, foram acompanhados pela Orquestra Sinfônica de Campinas e também se apresentaram em outros municípios, como São Paulo e em diversos programas de televisão.

Em 2006, um dos 12 meninos foi inscrito e participou do evento Internacional em Nova York, sendo classificado, conquistou o prêmio Buster Brown Award, o grupo recebeu o convite para se apresentar no mesmo evento, no ano seguinte, o Tap City. No ano de 2007 o projeto foi contemplado pela CPFL em edital que patrocinou a efetivação do Educador de Sapateado, em 2009, um dos meninos do grupo foi contratado como professor e monitor de sapateado em Organização da Sociedade Civil do Jardim São Marcos em Campinas, tornando-se um agente multiplicador. A proposta é ter o apoio dos parceiros que se interessam e identificam o potencial destes jovens subsidiando financeiramente as apresentações do grupo, para que possam ter o meio de transporte, lanche, figurinos adequados e temáticos, manutenção e aquisição de sapatos próprios, bem como aquisição de instrumentos e aparelhos necessários na execução e manutenção das oficinas e do grupo.



ABC Infantil


Esse projeto tem o objetivo de promover oficinas de arte e cultura esporte e lazer, para 90 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade pessoal e social, residentes na região Norte do Município de Campinas, e propiciar o desenvolvimento integral e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além de garantir a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades.

Objetivos específicos


ABC Juvenil


Tem o objetivo de promover oficinas de arte e cultura esporte e lazer, para adolescentes de 15 a 18 anos que se encontra em situação de vulnerabilidade pessoal e social, residentes na Região Norte do Município de Campinas, e propiciar o desenvolvimento integral e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Garantir a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e inclusão da cidadania, e formação geral para o mundo do trabalho, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia de adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades.

Objetivos específicos


ABC Cidadã


Promover a Cidadania dos moradores da região Norte de Campinas por meio de serviços gratuitos de saúde, assistência social e jurídica, além de oferecer atividades de lazer e cultura.

Objetivos específicos