sábado, 4 de setembro de 2010

Crítica - Administração científica

 
   Frederick Winslow Taylor (20 de março de 1856 - 21 março, 1915), vulgarmente conhecida como "Pai da Administração Científica" começou sua carreira como operador e subiu para a posição de engenheiro-chefe. Ele realizou várias experiências durante este processo que constitui a base da administração científica .. Na opinião Taylors, se um trabalho é analisado cientificamente, será possível encontrar uma melhor maneira de fazê-lo.
   Embora seja reconhecido que a gestão científica permite o gerenciamento de recursos para colocar a sua melhor utilização possível e forma, ainda não foi poupada de críticas severas.
Ponto de vista dos Trabalhadores

   ■- Os trabalhadores sentem que a gestão do desemprego reduz as oportunidades de emprego dos mesmos através da substituição de homens por máquinas e aumentando a produtividade humana menos trabalhadores são necessários para fazer o trabalho levando a arremessando para fora de seus empregos.
   ■- Exploração dos Trabalhadores se sentem explorados como não lhes é dada quota-parte nos lucros crescentes, que é devido à sua maior produtividade. Os salários não aumentam na proporção em que aumento da produção. Pagamento de salário gera incerteza e insegurança (para além de uma saída padrão, não há aumento na taxa de salário).
   ■Monotonia - Devido à especialização excessiva, os trabalhadores não são capazes de tomar a iniciativa por conta própria. Seu status é reduzido a ser simples engrenagens de roda. Jobs se tornar maçante. Trabalhadores perdem o interesse e de postos de trabalho e pouco prazer deriva do trabalho.
   ■Enfraquecimento dos Sindicatos - Para tudo é fixo e predeterminado pela gerência. Por isso, não deixa espaço para os sindicatos para negociar, pois tudo é padronizado, saída padrão, padrão de condições de trabalho, etc hora isso enfraquece ainda mais os sindicatos, cria um abismo entre eficiente e eficaz em trabalhadores de acordo com seus salários.
   ■O excesso de velocidade - a gestão científica prevê a saída padrão, o tempo que eles tem que se apressar e terminar o trabalho no tempo. Estes efeitos adversos na saúde dos trabalhadores. Os trabalhadores velocidade até que a saída padrão, assim que a administração científica impulsiona os trabalhadores a pressa para a saída e terminar o trabalho no tempo normal.

   Ponto de vista do empregador

   ■Caro - gerência científica é um sistema caro e um enorme investimento é necessária no estabelecimento de planejamento dept., Padronização de estudo e trabalho, a formação de trabalhadores. Pode ser fora do alcance das pequenas empresas. Pesado investimento de alimentos leva a um aumento em despesas gerais.
   ■Demorada - A gerência científica requer uma revisão mental e completa reorganização da organização. Um monte de tempo é necessário para trabalhar, estudar, padronização e especialização. Durante esta revisão geral de organização, o trabalho sofre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário