------------------------

SEJA BEM VINDO

QUE DEUS ILUMINE A TODOS QUE POR AQUÍ PASSAREM.

HOJE O HOMEM ESTÁ ACOSTUMADO COM O BEM ESTAR SOCIAL PRECISAMOS RESGATAR O MEIO AMBIENTE DESINTOXICÁ-LO PARA QUE AS FUTURAS GERAÇÕES HERDEM APENAS O BENEFICIO DO PROGRESSO NÃO SEUS EFEITOS COLATERAIS INDESEJÁVEIS.
lee
sábado, 31 de outubro de 2009
Poluição na China, sem censura

sex, 30/10/09por Redação Época categoria Geral
O fotógrafo chinês Lu Guang ganhou no dia 14 de outubro o prêmio anual de Fotografia Humanitária da W. Eugene Smith Memorial Fund. Guang registra, desde 2005, os problemas ecológicos e sociais decorrentes do crescimento acelerado da China, e com essas imagens produziu o documentário fotográfico Pollution in China (Poluição na China).

O nome é simples. As fotos é que impressionam - e assustam.











Guang nasceu em 1961 e fotografa profissionalmente desde 1993. Seu trabalho está muito ligado aos problemas sociais e ecológicos da China moderna, fotografando desde minas de carvão até viciados em drogas, desde a epidemia de SARS até infectados por AIDS.

O blog de fotografia do New York Times compara o trabalho de Guang ao Eugene Smith, fotojornalista americano que dá nome ao prêmio de US$ 30 mil que o chinês recebeu. Smith registrou momentos marcantes do século passado, como a Segunda Guerra Mundial, e trabalhos humanitários na África.

Árvore artificial

Sebrae investe R$ 37 milhões em agricultura orgânica e agroecologia

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212265.htm

A agricultura orgânica com certeza é um dos setores "portadores de futuro" no mundo, disse no último dia 28 o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, durante a abertura da 7ª edição da BioFach América Latina e da 5ª edição da ExpoSustentat.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A Mata Atlantica Precisa de Você

Hot site reúne informações e benefícios dos alimentos orgânicos

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212248.htm

Um site com informações sobre os benefícios dos alimentos orgânicos já está em funcionamento no endereço http://www.prefiraorganicos.com.br/. É o hot site dos Orgânicos - Entre para o mundo da vida saudável, prefira alimentos orgânicos, lançado no último dia 28, na BioFach América Latina 2009, em São Paulo/SP. Os internautas poderão visitar o site e obter informações sobre a conceituação da agricultura e produtos orgânicos, dados de produção, fornecedores nos estados brasileiros e legislação.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Pau Brasil (Caesalpinia echinata)











Fenologia: Floresce a partir do final do mês de setembro, prolongando-se até meados de outubro. A maturação dos frutos ocorre nos meses de novembro-janeiro.

Utilidade: A madeira atualmente é empregada somente para confecção de arcos de violino. Outrora foi muito utilizada na construção civil e naval e, trabalhos de torno. Entretanto, seu principal valor residia na produção de um princípio colorante denominado "brasileína", extraído do lenho e, outrora muito usado para tingir tecidos e fabricar tinta de escrever. A sua exploração intensa gerou muita riqueza ao reino e caracterizou um período econômico de nossa história, que estimulou a adoção do nome "Brasil" ao nosso país. A árvore é ótima para o paisagismo.

Inaugurada base ecológica belga

Câmara dos Deputados aprova projeto sobre mudança do clima

Leia na íntegra em http:// www.agrosoft.org.br/agropag/212246.htm

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que trata das políticas de mudanças climáticas. Os parlamentares aprovaram o texto apresentado pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), relator da proposta na comissão especial que analisou o projeto de autoria do deputado Sarney Filho (PV-MA).

Asfalto na Floresta. Para ambientalistas, revitalização de estrada causará a destruição da fauna e da flora da região. AMAZÔNIA

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pegadas de carbono

Benefícios dos alimentos orgânicos são destacados na BioFach América Latina

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212228.htm

Tecnologias de produção orgânica poderão ser vistas no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na BioFach América Latina 2009, importante evento de produtos orgânicos, de 28 a 30 de outubro, no Transamérica ExpoCenter, São Paulo (SP). A Embrapa Agrobiologia levará informações que vão desde o cultivo orgânico de café e de fruteiras, inoculação de sementes de leguminosas e recuperação de áreas degradadas, até adubação verde e cobertura viva do solo com leguminosas perenes.
terça-feira, 27 de outubro de 2009

Contaminacao-royalties

Semana de Engenharia Agrícola da UEM debate inserção no mercado de trabalho

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212218.htm

Sob o tema Inserção do Engenheiro Agrícola no mercado de trabalho, o Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza a quinta edição da Semana Acadêmica de Engenharia Agrícola entre os dias 3 e 7 de novembro.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Soja em nome do progresso

Stephanes e produtores querem fim das importações de fertilizantes

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212208.htm

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, ganhou forte aliada, esta semana, na luta em defesa do uso das reservas nacionais de fósforo, potássio e nitrogênio, com vistas a tornar o Brasil auto-suficiente em fertilizantes. Stephanes ganhou o apoio formal da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO).
domingo, 25 de outubro de 2009

Londrina 350 (VIVEIRO FLORESTAL MUNICIPAL SEMA/SMAA)




















Cursos sobre preservação de solo e água

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212206.htm

Um projeto de educação ambiental implantado pela Emater Minas, em Funilândia, na região Central do Estado, possibilitou a construção de 440 bacias de captação de águas pluviais, além de conscientizar os agricultores sobre a importância da água da chuva para preservação do solo. 17/10/2009 - Agência Minas - 2:06

sábado, 24 de outubro de 2009

Soja em nome do progresso

Produção de biocombustível com microalgas

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212191.htm

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) assinou, ontem (23/10), em Londrina, convênio com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), para iniciar pesquisa de criação de microalgas para produção de biocombustível e, como conseqüência, bioenergia. A parceria foi formalizada durante o Seminário Comemorativo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada na sede do Iapar, em Londrina.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Indonésia Pescaria ecológica

Agrotóxicos: mais 150 mil litros apreendidos são na Syngenta

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212186.htm

Interdição da linha de produção e apreensão de 150 mil litros do agrotóxico Priori Xtra (azoxistrobina ciproconazole) adulterado. Esse foi o resultado da fiscalização realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no último dia 21, na fábrica da empresa Syngenta, de origem suíça, em Paulínia (SP).

A Importancia do consumo de organicos

quinta-feira, 22 de outubro de 2009
PROJETO LONDRINA 350

EVENTO DIA 24/10/2009

www.twitter.com/londrina350


O Projeto 350 - http://www.350.org/, idealizado por Bill MacKibben, tem por objetivo conscientizar a população e as autoridades da gravidade do problema proveniente da atual concentração de CO2 na atmosfera, bem como da importância de um novo e melhorado acordo climático mundial.

Holanda e o armazenamento de carbono

Método contra picada de cobras em animais é eficaz há mais de 20 anos

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212169.htm

O ano era 1986. A região era o Pantanal da Nhecolândia, de acesso difícil por conta das grandes cheias da planície pantaneira. O local, a fazenda Nhumirim, o campo experimental da Embrapa Pantanal. O grupo, pesquisadores do Instituto Butantã, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro e Embrapa Pantanal (Corumbá/MS). Todos liderados pelo então pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP), Antônio Pereira de Novaes.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O sonho da emissão zero

Acordo vai permitir repatriação de dados genéticos da flora brasileira

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212165.htm

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Museu Nacional de História Natural (MNHN) da França assinaram convênio em Paris visando a repatriação de dados genéticos de espécies autóctones da flora brasileira. O convênio permitirá a participação de estudantes brasileiros de nível doutorado e pós-doutorado no programa "herbário virtual", mediante o qual o MNHN pretende digitalizar cerca de 8 milhões de amostras vegetais constantes de seu acervo.
terça-feira, 20 de outubro de 2009

China O triste efeito da poluição

Grupo busca compensação para produtor que praticar pecuária sustentável

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212157.htm

O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), formado por varejistas, bancos, frigoríficos, ONGs ambientalistas, representantes dos produtores e pela Embrapa Pantanal, vai se reunir nos dias 9 e 10 de novembro em São Paulo para encaminhar as discussões técnicas em função da definição de seu compromisso com a pecuária sustentável.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ecologia na mesa

Anvisa alerta para perigo de contaminação cruzada em alimentos

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212144.htm

Muita gente não sabe, mas o simples ato de cortar um frango cru e utilizar a mesma faca, sem lavar, para fatiar uma carne assada pode ser um risco a saúde. É que carnes cruas e vegetais não lavados apresentam uma série de microrganismos causadores de doenças, que eventualmente são transferidos aos alimentos prontos.
domingo, 18 de outubro de 2009
Especial Rio São Francisco

O velho chico é um dos maiores e mais importantes rios do mundo. E o Rio da Integração está sendo revitalizado, para garantir água às populações do nordeste setentrional e também o desenvolvimento agrícola, comercial e industrial da região. São barragens, repovoamento de peixes, despoluição e tratamento de esgoto em todas as regiões. Ações de recuperação de áreas degradadas, reflorestamentos e educação ambiental estão em andamento. E 20% da obra está concluída. É o que você vai ver agora, nessa reportagem especial. 16/10/2009 - TV NBR - 5:55
sábado, 17 de outubro de 2009

ÁGUAS TÓXICAS

Embrapa e Empaer implantam unidades agroflorestais em Mato Grosso

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212115.htm

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) implantam nos municípios de Alta Floresta, Juína e Confresa unidades de validação em sistemas agroflorestais com a seringueira. O supervisor de transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Oeste, de Dourados (MS), Cláudio Lazaroto, fala que esse projeto servirá para repor o passivo ambiental, gerar fonte de renda e diversificar a produção. As unidades estarão em funcionamento no mês de dezembro de 2009.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Denuncia Soya e Liza são transgênicos

Transgênicos: A questão da bonificação

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212111.htm

Com a proliferação das culturas transgênicas, interessante questão contratual surgiu: a valorização econômica da soja convencional. O chamado prêmio ou bônus é a diferença - a maior - paga por determinados países importadores aos produtores que lhes forneçam soja tradicional. Tal bonificação representaria verdadeiro incentivo à manutenção das culturas não "transgênicas" e ao desenvolvimento de mecanismos de segregação e rastreabilidade dos grãos. Toda uma nova complexidade se instaura na comercialização da soja e seus subprodutos, vez que ao lado das necessidades logísticas -- colheita, transporte e armazenagem diferenciados - é indispensável a adoção de instrumentos de certificação.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009

BIODIVERSIDADE EM DECLINIO

O que se esconde por trás de declarações públicas ambientais? artigo de Carol Salsa


Aristóteles, na antiguidade clássica, dizia que os sons emitidos pela voz são os símbolos dos estados da alma. A análise clássica da linguagem lhe atribuía, como função, externalizar o pensamento. A linguagem verbal sem a função de exteriorizar o pensamento pode ser considerada débil, vazia ou oca. A linguagem é vida como tradução: manifestação sensível e externa da representação interna. Portanto temos, aqui, a função expressiva.
A teoria matemática da informação, inspiradora das teorias da informação e da comunicação formuladas por Waver e Schannon trouxe um impulso decisivo à questão ao propor um modelo para a comunicação. Essas teorias veiculam uma concepção de linguagem como comunicação.
Em 1934, o psicólogo austríaco Karl Bühler propôs um modelo de forma triádica, apontando três fatores básicos para a linguagem: o destinador, o destinatário e o conteúdo.
A partir desses fatores físicos, formulou três funções para a linguagem verbal: função expressiva ou sintomática, centrada no destinador; função de sinal, centrada no destinatário e função de descrição ou representação, centrada no contexto. K.R.Popper acrescentou a esses três, a função de discussão argumentada.
Toda essa introdução é para chamar a atenção para as comunicações entre autoridades da política ambiental brasileira, seja em entrevistas ,seja em simples alocução verbal, para dar uma nova roupagem às declarações feitas especialmente na mídia impressa ou falada para externar o andamento das obras públicas, entre outros assuntos.
O Yahoo, a título de exercício escolar, propôs descrever 15 itens para uma prática ambiental, um salutar exemplo a ser seguido. Críticos dos resultados das provas do ENEM se reservam o direito de veicular as “Pérolas do ENEM”.
Que diríamos das manifestações de políticos brasileiros na exteriorização de um pensamento vazio? Mesmo com todo o cuidado necessário ao carregar um andor onde o santo é de barro, como analisar a seguinte notícia publicada no jornal O Estado de São Paulo: [...................aparentemente, o estudo e o relatório de impacto ambiental( EIA-RIMA) de Belo Monte, entregues pela Eletrobrás no fim de fevereiro, são de boa qualidade o que favorece a análise dos técnicos].
O que é de boa qualidade? O que favorece a análise de técnicos? O Parecer Técnico ainda não foi entregue e é ele o documento conclusivo de um grupo de analistas ambientais do próprio IBAMA .
Voltando à frase sem sentido lógico, chegamos a conclusão que aqui no Brasil (porque é o país que nos interessa citar) a declaração é vazia e atenderia , talvez, a qualquer um dos desavisados sobre matéria ambiental. O fato, Senhores, é que o leitor é irreverente. Ele sabe o que quer e espera que o Governo também saiba dizer o que o povo quer ouvir. Camuflar, despistar, esconder, alienar ou dissimular não são verbos que devam ser conjugados quando a intenção é a formação de uma consciência humana sobre assunto do meio ambiente. Todos têm direito à informação.
Se um técnico de governo não sabe traduzir seus pensamentos em números, vã é sua filosofia. Portanto, não subestimem o povo brasileiro. Uma informação de um verdadeiro entendedor de políticas públicas ambientais pronunciadas num bom português, e, de quebra, com suaves rastros de erudição já ( outrora?) existente é desejável a quem poderá amanhã representar o país em encontros nacionais e/ou internacionais.
Ressaltamos ser necessário que o jornalismo ambiental se posicione de forma mais categórica, pró-ativa para obter do entrevistado, por exemplo, esclarecimentos que satisfaçam às expectativas do leitor mais informado, especialmente em números, como diria Delfim Neto.
Os leitores de todas as mídias querem informações consubstanciadas em números, estatísticas, rankings, índices, indicadores, recordes sem que, necessariamente, sejam todos eles positivos. O importante é formar uma massa crítica lastreada em verdades sobre o meio ambiente que capacite o indivíduo a perceber ou interpretar o meio ambiente tal qual é o atual estado da arte ou o atual estado do mundo, sem meandros e sem manipulação de resultados. Será utópico pensar dessa forma? Alguém bem intencionado, que tem poder porque detém o conhecimento, quando se defronta com falsas afirmações pode deixar vir a público o que realmente acontece nos bastidores da política. Mecanismos que realcem a fala de quem tem sempre algo a dizer será acatada veementemente. É de bom alvitre!!!!!!!!
Se assim não for, onde fica a discussão argumentada? Oca?

Carol Salsa, colaboradora e articulista do EcoDebate é engenheira civil, pós-graduada em Mecânica dos Solos pela COPPE/UFRJ, Gestão Ambiental e Ecologia pela UFMG, Educação Ambiental pela FUBRA, Analista Ambiental concursada da FEAM.
Programa formará jovens empreendedores rurais para modernizar o campo em SC

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212103.htm

Formar empreendedores rurais, promover inovações no campo e qualificar os jovens a repensar as atividades econômicas ligadas ao meio rural para prospectar e alavancar novos negócios. Esse é o objetivo do Negócio Certo Rural, um programa inédito criado pelo Sebrae de Santa Catarina, em parceria com o Senar/SC, que será lançado amanhã (16/10), às 14h30, no parque de exposições da Efapi, em Chapecó (SC).
quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O futuro ecológico no Japão

ONU alerta: Produção mundial de alimentos precisa aumentar 70% até 2050

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212089.htm

O relator da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Direito Humano à Alimentação Adequada, Olivier de Schutter, alertou ontem (13/10) que a produção mundial de alimentos precisa aumentar 70% até 2050 para suprir a demanda crescente. Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo.
terça-feira, 13 de outubro de 2009

Novidades na maricultura

Agricultor poderá ser remunerado por preservar solo e água na propriedade

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212079.htm

Está em discussão na Câmara dos Deputados um projeto de lei que visa repassar à sociedade os custos de conservação da água no meio rural. O projeto prevê o envolvimento dos produtores rurais que se comprometem a conservar o solo. E com isso, ele colabora para a preservação das nascentes de água e das bacias hidrográficas. E também o envolvimento de toda a sociedade que passa a pagar o serviço prestado pelo agricultor para ter acesso a uma água limpa e de qualidade.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009

BIOCOMBUSTÍVEL NO AR

Macaúba desperta atenção durante Inovatec 2009 pelo uso como biodiesel

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212074.htm

A obtenção de biodiesel a partir da macaúba é uma das tecnologias que despertou maior atenção dentre as que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apresentou na 5ª Feira da Inovação Tecnológica - Inovatec 2009, que aconteceu em Belo Horizonte (MG), de 6 a 9 de outubro. Muitos visitantes ficam surpresos ao saber que dos "coquinhos" pode ser obtido biodiesel.
domingo, 11 de outubro de 2009

A morte dos rios de Daca

Tecnologia para a produção de oleaginosas e biodiesel

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212057.htm

A Embrapa e parceiros de norte a sul do país estão trabalhando para aumentar a oferta de matérias-primas agrícolas nas diferentes regiões brasileiras para produção de biodiesel, por intermédio de capacitação continuada e de acordos regionais com diferentes parceiros. 06/10/2009 - Dia de Campo na TV - 8:18
sábado, 10 de outubro de 2009

ILHA ECOLÒGICA

Câmara dos Deputados aprova nova lei de assistência técnica e extensão rural

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212041.htm

Foi aprovado no último dia 7 no Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília (DF), o Projeto de Lei 5.665 de 2009, que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (PNATER) e criação do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (PRONATER). Esse é o mais importante instrumento de política pública focado no fortalecimento da agricultura familiar desde a ACAR-MG que foi criada em 1948, no Estado de Minas Gerais.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009

URBANIZAÇÃO DESENFREADA

CNA e Ministério da Agricultura firmam acordo de cooperação para ampliar Sisbov

Leia na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212033.htm

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), assinaram no último dia 7 um acordo de cooperação para partilhar responsabilidades na operacionalização do Sistema de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov).
quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PARQUE ARTHUR THOMAS LONDRINA PR.


Manejo sem fogo fortalece o solo para agropecuária na Chapada Diamantina


Esta época do ano é o período em que, tradicionalmente, muitos produtores rurais costumam fazer uso do fogo para manejo do solo, pela facilidade em que se dá essa prática e, muitas vezes, impulsionados pela crença de estarem preparando adequadamente a terra para o plantio. Na Chapada Diamantina, uma das regiões mais afetadas por incêndios florestais, no ano passado, a prática de queimadas ainda perdura, pondo em risco as diversas reservas florestais localizadas nas áreas de proteção ambiental da região.

http:// http://www.agrosoft.org.br/agropag/212021.htm
quarta-feira, 7 de outubro de 2009

AQUICULTURA ECOLÓGICA

O cultivo de ostras como modelo de aquicultura ecológica para o desenvolvimento das comunidades litorâneas do Brasil


Nas últimas décadas, a aquicultura apresentou crescimento superior a qualquer outro sistema de produção animal. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), os índices de crescimento apresentaram uma média mundial de 8,8% por ano desde 1970. No mesmo período, a produção pesqueira apresentou taxas de 1,2% ao ano e a pecuária, taxas de 2,8%. Em parte, esse crescimento se deve ao colapso da pesca em todas as regiões do mundo.
http://www.agrosoft.org.br/agropag/211968.htm
terça-feira, 6 de outubro de 2009


* * Envie este texto por Email **
Imagem do Portal PCH
A entrada de novas PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) vem predominando no aumento da matriz hidrelétrica brasileira do ano passado para cá, segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Em 2008, a capacidade total das usinas de menor porte que entraram em operação foi mais do que o triplo do que das novas usinas hidrelétricas. Foram 642,8 MW (megawatts) a mais por parte da PCHs, contra 180 MW apenas oriundos de usinas de maior porte.Reportagem de Cirilo Junior, da Folha Online, no Rio.
Este ano, o cenário se mantém, embora mais hidrelétricas tenham iniciado operação. De janeiro até o dia 15 de setembro, 329,7 MW de potência instalada em PCHs passaram a produzir. Ao mesmo tempo, mais 280,6 MW de capacidade oriunda de novas usinas hidrelétricas foram adicionados ao sistema interligado nacional.
Estão previstos ainda mais 444 MW pelas PCHs ainda este ano. Caso esse volume seja confirmado, serão 773 MW ao longo de 2009. Se for levado apenas em conta de 2008 para cá, seriam em média, 708 MW anuais. De 2000 a 2007, as PCHs foram responsáveis pelo acréscimo de 136,2 MW anuais na matriz brasileira.
Nos próximos anos, A Aneel contabiliza mais 3.293 MW por conta de novas PCHs. Desse total, 1.060 MW não apresentam qualquer restrição. Outros 1.248 MW apresentam algum tipo de restrição, e 985 MW tem graves empecilhos para iniciar operação.
Em relação às usinas hidrelétricas, a Aneel prevê 9.496 MW nos próximos anos, dos quais 7.014 MW sem qualquer tipo de restrição — a maior parte será oriunda das usinas do rio Madeira, que terão 6.400 MW de potência; outros 1.936 MW apresentam algum problema, e 546 MW tem sérios empecilhos.
A projeção é que o boom de PCHs aumente ainda mais nos próximos anos. Estudo do CERPCH (Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas) indica que o país tem potencial para explorar capacidade de 25 mil MW nas bacias hidrográficas, o equivalente a 25% da potência instalada nacional, pouco acima dos 100 mil MW, atualmente. Para isso, seriam necessários até R$ 125 bilhões em investimentos.
Responsável pelas áreas de regulação e de negócios do CERPCH, Jason Tibiriçá lembra que o interesse do mercado nas PCHs vem aumentando ano após ano. Ele ressalta, inclusive, que muitas empresas vêm buscando nos empreendimentos hidrelétricos de menor porte energia suficiente para suas produções, a custos mais baixos.
“As empresas podem ter a energia para consumo próprio, e se houver algum excedente, ela poderá vender no mercado livre”, afirma.
Capacidade
As PCHs têm capacidade instalada de até 30 MW. Este ano, o Congresso aprovou a MP 450, que autoriza a Aneel a conceder autorizações para empreendimentos de 30 MW a 50 MW, mediante algumas condições especiais.
Especialista da Geron Consultoria, Claudio Serra destaca que os impactos ambientais são, normalmente, menores e de solução mais simples do que nas grandes usinas. Além disso, comenta, a venda de energia pode ser feita diretamente a consumidores que possuam carga instalada igual ou superior a 500 kW (kilovolts) e façam opção por não serem cativos.
“Algumas PCHs têm que ter estudos ambientais mais detalhados, isso varia de Estado para Estado. Mas em geral, a viabilidade é mais simples, do ponto de vista ambiental, e o prazo de construção gira em torno de dois anos”, observou.

EcoDebate, 06/10/2009

PROBLEMAS AMBIENTAIS

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

SALTO DO APUCARANINHA LONDRINA PR.


Ferrugem da soja identificada no Paraná
noticias :: Por Editor em: Mapa de dispersão da ferrugem da soja no BrasilCréditos: Consórcio Antiferrugem / Ferrugem da soja identificada no Paraná

O Consórcio Antiferrugem identificou a presença de ferrugem asiática em diversas plantas de soja (soja guaxa) na Rodovia do Café entre Londrina e Cambé, no Paraná. "A doença está em fase inicial, mas apesar das infecções serem relativamente recentes, há abundante esporulação", conta o agrônomo José Tadashi Yorinori, membro do Consórcio."A constatação precoce da ferrugem é bastante preocupante, porque o fungo está no ar à espera do desenvolvimento dos primeiros plantios de soja", avalia. Agora já são quatro estados com a presença da doença: Paraná, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás. A pesquisadora da Embrapa Soja, Claudia Godoy, explica que as condições climáticas do inverno – muito chuvoso - favoreceram a germinação da soja voluntária ou guaxa e também deram condições do fungo causador da ferrugem se multiplicar nessas plantas."A doença apareceu mais cedo devido às condições favoráveis no inverno, mas os cultivos da soja no Paraná e no Mato Grosso também estão sendo antecipados, o que pode antecipar também o aparecimento em lavouras comerciais. No oeste do Paraná, 15% da área já foi cultivada com soja", conta.De acordo as previsões climáticas, o fenômeno El Niño ainda vai provocar chuvas regulares e intensas pelo menos até dezembro, o que deve favorecer, de fato, o aparecimento antecipado e a dispersão da ferrugem na safra 2009/10. "Por isso, enfatizamos a importância do monitoramento constante das lavouras de soja para que o controle químico seja feito no momento correto", afirma Godoy.HISTÓRICOA primeira constatação da ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, em lavouras no Brasil ocorreu na safra 2001/02 e rapidamente espalhou-se pelas principais regiões produtoras, em função da eficiente disseminação dos esporos do fungo pelo vento. O principal dano ocasionado por essa doença é a desfolha precoce, que impede a completa formação dos grãos, com conseqüente redução da produtividade.O nível de dano que a doença pode ocasionar depende do momento em que ela incide na cultura, das condições climáticas favoráveis à sua multiplicação após a constatação dos sintomas iniciais, da resistência/ tolerância e do ciclo da cultivar utilizada. Reduções de produtividade próximas a 70% podem ser observadas quando comparadas áreas tratadas e não tratadas com fungicidas.VAZIO SANITÁRIOVazio sanitário da soja é o período de ausência de plantas vivas dessa cultura no campo. É uma estratégia adicional no manejo da ferrugem asiática da soja, objetivando reduzir a quantidade de uredosporos no ambiente na entressafra e, dessa forma, inibir o ataque precoce da soja, pela presença de inóculo inicial menor. Esse período, que varia de 60 a 90 dias, foi estabelecido considerando que o período máximo de viabilidade de uredósporos de P. pachyrhizi registrado na literatura é de 55 dias.

FONTEEmbrapa Soja -
JornalistaTelefone: (43) 3371-6061
domingo, 4 de outubro de 2009

PROBLEMAS AMBIENTAIS

sábado, 3 de outubro de 2009

RIO RUMO AO OLIMPO


Especial

O Rio rumo ao Olimpo


O Rio de Janeiro conquistou o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Foi o reconhecimento de uma candidatura madura e realista - corolário da força de uma economia estável e de uma nação politicamente pacificada.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PEROBA ROSA (JARDIM BOTÂNICO LONDRINA PR.)


COMBATE AO DESMATAMENTO

Força Nacional vai combater desmatamento no Maranhão e Rondônia

O Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública nas operações de combate ao desmatamento ilegal, em áreas de preservação ambiental dos estados do Maranhão e de Rondônia. A força vai atuar em conjunto com o Departamento de Polícia Federal na preservação da integridade física dos envolvidos e no policiamento ostensivo. O prazo da operação foi fixado em 60 dias, prorrogáveis se necessário. O uso de armas letais estará condicionado à legítima defesa dos policiais e de terceiros na manutenção da ordem pública.De acordo com levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia Legal, de agosto de 2007 a julho de 2008, chegou a 12.911 quilômetros quadrados. O índice corresponde a um aumento de 12% em relação ao mesmo período anterior.Só no Maranhão foi registrado em 2008 um aumento de 108% em relação à taxa de desmatamento de 2007. Com esse aumento, o Maranhão atingiu taxa de desmatamento superior à de Rondônia, que apresentou em 2008 uma redução de 29% em relação a 2007. Os estados que apresentaram as taxas mais altas de desmatamento em 2008 foram Pará e Mato Grosso, que juntos perfazem 69% do desmatamento na Amazônia (43,4% e 25,2%, respectivamente). O Pará tem apresentado taxas de desmatamento altas e relativamente constantes desde 2005.
http://www.agrosoft.gov.br
FONTEAgência BrasilChristina Machado - Repórter Graça Adjuto - Edição
quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Censo Agropecuário: quase 80% de proprietários rurais usam agrotóxico

O uso de agrotóxicos nas propriedades rurais brasileiras é mais comum em unidades dirigidas pelos proprietários. De acordo com dados do Censo Agropecuário 2006 – divulgado em (30/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, esse número chega a 78,4%, e o equipamento mais usado é o pulverizador costal (69,1%), que tem maior potencial de exposição. Além disso, em mais da metade das unidades onde a prática foi verificada, os responsáveis não receberam orientação técnica (56,3%) do governo, cooperativas ou da iniciativa privada. http://www.agrosoft.org.br

SOS MATA ATLANTICA

Best Linkshttps://www.sosma.org.br/conheca/mata-atlantica/

Quem sou eu

Minha foto
Londrina, PR, Brazil
Técnico Ambiental CREA Pr-118622/TD

Arquivo do blog

Seguidores

Portal EcoDebate

Eu sou notícia no Infy!

Infy

comprar e vender