Se quiser para a Radio clique nela com o botão direito do Mouse e clique Parar!

domingo, 28 de novembro de 2010

Os tolos e os fanáticos estão sempre seguros de si, mas os sábios são cheios de duvidas.




Salve, Salve amigos leitores, esta foi uma semana muito boa, pois tivemos o inicio de nossas atividades interpretativas, apesar dos poucos comentários no post da música a baixo felizmente tivemos comentários substanciais no penúltimo relativo à frase. Desta forma, daremos continuidade com a nossa próxima frase que é: 
os tolos e os fanáticos estão sempre seguros de si, mas os sábios são cheios de duvidas.
Então meus caros, que comece a Querela. 

6 comentários:

  1. Pois o sabio sabe que a certeza é enganadora, e que o que sabemos sobre as verdades que regem o universo é apenas uma mera impressão entre fumaça e espelhos do que realmente seria a verdade, não existem verdades na vida, apenas teorias mais ou menos aceitas, ja o fanático se refugia da angustia do eterno devir do pensamento atravéz de falsas maximas absolutas, para que consiga se firmar a algo, pois teme o infinito flutuar do saber.

    ResponderExcluir
  2. Os primeiros, se sentem seguros por acharem que já têm o nível de conhecimento suficiente...para se sentir uma AUTORIDADE, em algo. Enquanto os sábios, estão sempre procurando APRENDER, estão sempre buscando obter conhecimento...que é a sua melhor forma de aperfeiçamento e crescimento.
    ;)

    ResponderExcluir
  3. A frase meio que fala por si, não sendo necessárias grandes explicações para se ter noção do que ela quer dizer.

    Acredito que há uma pequena diferença entre os tolos e os fanáticos. Aqueles, pura e simplesmente por serem o que são, tolos, têm sempre a ilusão de tudo saber, e a certeza de que o que sabem está certo; enquanto que os fanáticos têm suas certezas e convicções plantadas por outros, ao long de sua existência e seu crescimento.

    Penso que nenhuma verdade é absoluta. E que toda verdade pode, um dia, perder tal atributo, ouseja, deixar de vir a ser uma verdade.

    Parafraseando o Raulzito, a ciência possui duas coisas: lápis para escrever suas verdades e borracha para apagá-las depois.

    Toda unanimidade é burra, todo radicalismo é burro.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por acompanhar o Comida pra Macho!

    ResponderExcluir
  5. Muito bem senhores, ao falar que “os tolos e os fanáticos estão sempre seguros de si, mas os sábios são cheios de duvidas” agente consegue perceber uma perfeita ligação da frase com o pensamento socrático. Sócrates sempre dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância (Só sei que nada sei.). Ele acreditava que os atos errados eram consequências da própria ignorância. Nunca se proclamou de sábio. A intenção de Sócrates era levar as pessoas a se sentirem ignorantes de tanto perguntar, problematização sobre conceitos que as pessoas tinham dogmas, verdades.
    Desta forma, percebemos que todos os colegas que comentaram acima de mim, têm total razão ao dizer que aquele que está sempre seguro de si ou de tudo não passa de um tolo ou fanático, enquanto que somente o sábio tem a humildade de reconhecer que ainda não sabe de tudo, que ainda é preciso aprender mais.

    ResponderExcluir
  6. Caro Diego,

    Fico feliz pela inserção de tal aforisma que nos revela tantos desdobramentos à maneira de pensar de cada um, embora perceba que os comments precedentes caminham todos para um mesmo fim. Estão todos de parabéns pelos comments, regozija-me de maneira veemente a leitura de todos eles !
    De fato, durante séculos e séculos, acreditou-se na "sábia" ciência de que a terra era chata e que o sol girava em torno dela, sendo a mesma o centro do universo! Quantos "tolos" não morreram na fogueira por não concordarem com tais príncipios, gritando aqui e alhures que a terra era redonda e que não era o centro do universo?!
    Descarte, considerado um dos pais do racionalismo, costumava dizer que a única certeza que ele tinha, era a de que ele duvidava de tudo ! Sócrates, ao ter a CIÊNCIA de que nada sabia, foi condenado a tomar cicuta após a revelação do oráculo de Delfos que lhe apontava como o homem mais sábio da Grécia Antiga. Quanta sabedoria ! Quanta tolice !
    De fato, creio eu que uma das coisas mais exatas e seguras do mundo, é a matemática ! 2 + 2 = 4 aqui e no Universo inteiro ! Entretanto, mesmo essa verdade é falha no sentido de que ela nao se apresenta da mesma forma, porquanto 3 + 1 também é igual a 4 ! 1,5 + 2,5 também o é da mesma forma ! E se formos decompor os números atrás de minúculas partículas para chegar-se ao mesmo resultado, teremos como resultado o infinito!!! Que é inconcebível pela mente humana...portanto, seremos sempre tolos perante o infinito !! Os tolos estão sempre seguros de si porque aceitam a verdade tal qual 2 + 2 = 4, aceitam de tal forma que alguns enxergam a verdade "4" somente dessa forma...tornando-se fanáticos. Mas o sábio, este sim, vai em busca dessa decomposição do saber, investiga a fundo todas as maneiras que o fazem chegar nessa mesma verdade, e , por consequencia, encontram o infinito, que os tornam mais humildes e dignos de frases tais quais: Só sei que nada sei !

    ResponderExcluir