31 de maio de 2011

Desafio do Mês: Poupar em Tons de Verde - Avaliação

Este mês tinha-me proposto a procurar soluções de poupança que fossem simultâneamente ecofriendly. Fiquei surpreendida por descobrir que estas duas dimensões andam de mão dada a maior parte das vezes.
Tinha a ideia que o ecológico normalmente é caro – papel reciclado, detergentes eco, produtos biológicos... mas este desafio mostrou-me que, com um pouco de imaginação e tempo, encontramos inúmeras soluções verdes sem arruinar o orçamento.
Aqui fica a check-list das mudanças que consegui implementar este mês:
ü  Alterar a recepção das facturas para via electrónica;
ü  Alterar o tarifário da electricidade de forma a adaptar-se às necessidades da casa;
ü  Colocar um redutor do caudal da água em todas as torneiras;
ü  Colocar uma garrafa de plástico no autoclismo para reduzir a descarga;
ü  Usar uma garrafa de àgua reutilizável;
ü  Desistir definitivamente dos sacos de plástico e usar sacos de pano ou recicláveis;
ü  Passar a usar o pc para fazer listas em vez de usar 1000 cadernos e post-its;
ü  Andar mais a pé e metro e menos de carro;
ü Instalar tomadas com interruptor e desligar todos os aparelhos quando não estão a ser utilizados;
Ainda não consigo saber quanto poupei com estas alterações, mas sinto que este desafio foi um sucesso a todos os níveis! ;)

30 de maio de 2011

Os meus 12 Mandamentos

Uma das dimensões que mais importância tem para mim é o constante questionar e procurar melhorar a minha forma de pensar e de viver. No final do ano passado descobri um livro que adorei ler e do qual tirei imensas ideias uteis para pensar sobre a minha forma de viver - O Projecto Felicidade de Gretchen Rubin.

Hoje, estava a fazer tempo na sala de espera de um consultório e encontrei, no meu telefone, uma lista muito importante que fiz a partir do exemplo da autora do livro: os meus 12 mandamentos! 

A Gretchen propõe no livro que criemos uma lista de valores, de leis, que reflictam a forma como queremos direccionar as nossas acções. Não têm de ser coisas que já conseguimos fazer bem, mas sobretudo aspectos aos quais aspiramos. Por outro lado, interessa serem verdadeiros e importantes para nós pessoalmente. Criar uma lista de leis que os outros gostariam de ver em nós apenas servirá para nos frustrar e fazer-nos sentir mal em relação a nós próprias.

A título de exemplo, aqui ficam os meus 12 mandamentos:
1º- Não carregarei culpa - sou um bocadinho(ão) culpólica...
2º- Cultivarei alegria todos os dias
3º- Menos é mais
4º- Dá-lhe uma semana! (já falei sobre este neste post)
5º- O que conta é o que fazemos diáriamente- por oposição às grandes demonstrações de afecto em ocasiões festivas...
6º- Normalmente está tudo bem (e assim acabará) - sim...também sou um bocadinho panicólica...
7º- Abre mão do comando - e consequentemente, control freak!
8º- Serei genuína - Vou trabalhar para encontrar os meus verdadeiros gostos e ter orgulho neles, em vez de fazer o socialmente aceite ou o percebido com dando um certo status ou imagem.(esta custa a admitir mas depois traz uma satisfação brutal!)
9º- Dizer não, mas também sim - aprender a seleccionar os sims e a guardá-los para os momentos e pessoas realmente importantes
10º Fazer agora o que tem de ser feito - ahhh...procrastinação...
11º Agir sempre com amor - Antes de qualquer outro valor: dinheiro, status, conhecimento,....
12º Não serei lenha para nenhuma fogueira - Boato que entra, já não sai ;)

Lógicamente que não consigo cumprir estas leis todas sempre, mas é bom ter um guia bem delineado para ir pensando sobre as coisas e, ir tentando moldar as minhas acções.

Como seriam os vossos mandamentos?

25 de maio de 2011

1001 Formas de Reutilizar e Reciclar Jornais

No meu emprego recebemos diáriamente imensos jornais que no fim do dia seguem para a reciclagem, alguns deles sem nunca terem sido abertos.

Há dias que ando a rodá-los e a pensar o que fazer para que não sejam tão desperdiçados. Por isso lembrei-me de fazer uma lista com ideias de aproveitamento de todo este papel.

Alguma ideias herdei da minha mãe, outras tirei da net.

1. Fazer decorações e pequenos objectos em pasta de papel. Aqui fica uma receita simples. 

2. Embrulhar bananas para amadurecerem mais rápido.

3. Fazer decoupage para forrar caixas e molduras.

4. Polir espelhos e janelas

5. Fazer artesanato com papel enrolado


7. Triturar para fazer compostagem


Agora preciso da vossa ajuda para ir preenchendo a lista. Que mais ideias têm para os jornais velhinhos?

23 de maio de 2011

Poupar no Supermercado: Ementas Mensais

Resolvi testar a dica que a Catarina do Aprender e Organizar deixou há uns dias e, em Junho, experimentar fazer uma ementa mensal em vez da tradicional ementa semanal. A ideia é fazer as compras no início do mês a contar com o menu planeado e ir comprando apenas os frescos semanalmente.

Ainda estou a terminar de alinhar as receitas, mas já inventei um modelo de ementa. O que acham?

22 de maio de 2011

Weekend, oh where art thou?

Noites mal dormidas, filhota com febre, limpar e arrumar a casa, fazer as compras, cozinhar e congelar as refeições para a semana. Ainda consegui uma pequena pausa para o jantar de aniversário do meu sogro, mas estou mais cansada do que estava na sexta e ainda fiquei com uma serie de tarefas por fazer. Há dias em que, por muito boa vontade que tenhamos, não dá para pôr tudo em ordem. Amanhã é um novo dia ;)

19 de maio de 2011

Passo-a-Passo: Caixa para Correio

Aqui fica mais um Passo a Passo super fácil e económico. Este é uma caixa para ir colocando as cartas antes de fazermos a habitual triagem do correio. É uma simples caixa de gelatina forrada com tecidos. Esta técnica é muito rápida e mais simples que a costura e pode ser utilizada para forrar caixas, pastas, cadernos, enfim...o que a imaginação ditar.

Esta caixinha foi feita da seguinte forma:

Materiais:
  • Uma caixa de cartão de gelatinas
  • Tecidos (calças de pijama velhas e farrapos)
  • Cola branca
  • Tesoura
  • Pincéis
  • Botões
  • Feltro Recortado
  • Pedaços de Fitas
  • Caixa de Costura

Instruções:
Passo 1: Cortar as patilhas da parte aberta da caixa e pincelar uma das faces da caixa com cola branca.
Passo 2: Aplicar o tecido sobre a face com cola, esticando bem. Repetir o processo para todas as faces.
Passo 3: Cortar o tecido em excesso e colar tiras de tecido de cor diferente para fazer os rebordos da caixa.
Passo 4: Cozer botões, fitas e formas de feltro a gosto.


Et voilá! Espero que gostem ;)

18 de maio de 2011

Organização Pessoal Online

Com a entrada num novo ritmo, as minhas tarefas habituais estão um pouco descuidadas. Talvez, seja normal uma vez que estou num período de transição que, embora esteja a ser fantástico (the jeans really fit!), é sempre um período de transição.

Estou à tentar criar novas rotinas e essa é uma tarefa que tem as habituais dores de crescimento associadas.

A minha princesinha está um pouco ressentida com as alterações à sua rotina e está adoentada :(

Mas falando de assuntos produtivos, queria deixar-vos a dica de duas ferramentas online que uso frequentemente para me ajudar a organizar. Nestes dias têm-se revelado grandes aliadas pois permitem-me ter sempre tudo á mão mesmo estando em locais e pc´s diferentes.

A primeira é a minha Dropbox! Gratuita e com 2G, funciona tal como uma pen, mas está sempre online e posso partilhar pastas e ficheiros com quem quiser, num instantinho. Tem uma aplicação fantástica que permite utilizá-la como as pastas normais do Windows e mantém-se sempre actualizada. A minha serve para guardar imensa tralha: documentos pessoais e da família; fotos; e-books; listas de tudo e mais um par de botas...


A outra ferramenta que utilizo é o Nirvana, uma aplicação de gestão pessoal online, também gratuita, baseada no método GTD de David Allen (há aqui um site com informação muito útil sobre esta metodologia) que me permite, literalmente, ir despejando tudo o que me passa pela cabeça durante o dia e, ir organizando de acordo com áreas, temas, prioridades, etc. Esta aplicação ainda está em versão BETA. Para se poderem inscrever necessitam de código de convite. Aqui fica um: appstormwww.

Espero que vos seja útil! ;)

14 de maio de 2011

Coisas Boas

O blogger não tem estado no seu melhor por estes dias, mas também confesso que tenho andado um bocado em contra-relógio e tenho novidades boas: vou mudar de emprego! Yé! Começo já na 2ª feira. A área é diferente da minha especialidade mas é muito interessante e já estava mesmo a precisar de mudar. O ambiente é fenomenal e estou mesmo muito entusiasmada com este novo ciclo que agora começa. O maior desafio vai ser a habituação ao horário, pois praticamente desde que a minha filhota nasceu (2 anos e meio) que não tenho um horário comum (9-18horas). Já tenho estado a repensar as rotinas da casa para maximizar o meu tempo. Por outro lado, não trago o trabalho sempre comigo para casa, nem tenho reuniões noite dentro ou trabalho ao fim de semana.
Ontem chegou uma encomenda de livros que tinha feito pela Amazon e, há um em especial que gostava de partilhar pois adorei – 100 Appliqué Motifs – tem ideias fantásticas e vários tutoriais de pontos decorativos para fazer à mão e também à máquina. É mesmo de comprar, para quem gosta destas coisas.
Ainda ontem, tive mais uma Lucky Break quando fui pôr gasolina. Andava há imenso tempo a namorar uma garrafa da SIGG mas acho-as muito caras e as equivalentes da Decathlon têm desenhos um bocado feiotes. Assim, tinha pedido ao maridão para me oferecer uma na próxima ocasião festiva. Mas ontem havia uma promoção da B na GALP em que, na compra de duas garrafas por 2,95 euros, ofereciam uma garrafa, como as da SIGG, giríssima. Assunto resolvido!
Entretanto, estou a trabalhar num novo projecto de costura muito engraçado, mas trabalhoso. Assim que estiver pronto faço um post de Passo-a-Passo.
Para finalizar aqui fica mais uma coisa boa, desta vez para comer, a receita de uma adaptação que fiz de um prato da Mafalda Pinto Leite (adooooro) de ovos no forno com taças de pão. Fiz algumas alterações para aproveitar sobras de frango assado do jantar de ontem e ficou 5 estrelas. Espero que gostem!
Cestas de Ovos com Frango e Tomate
Ingredientes:
- 6 ovos (tamanho S)
- Sobras de Frango Assado desfiadas
- Um tomate médio maduro
- Pão de forma sem côdea (usei Panrico)
- Azeite
- Sal e Pimenta
- Estragão
Preparação:
Aquecer o forno a 180º . Untar 6 formas pequenas (das de queijadas ou queques) com azeite. Espalmar as fatias de pão uma a uma com um rolo da massa e forrar as formas com elas de modo a ficarem em pequenos cestinhos. Colocar o frango desfiado e o tomate cortado em cubos dentro dos cestos, temperar com sal, pimenta e estragão. Abrir um ovo em casa cestinho. Levar ao forno durante cerca de 25 minutos ou até a clara estar bem cozida.
Acompanha bem com salada ou mesmo como complemento de uma sopa.
 E daqui me vou, esperando que o tempo se mantenha bom para amanhã de manhã dar um salto à praia com a miúda.

11 de maio de 2011

Aplicar os 3R´s ao Guarda Roupa #2 – Reduzir e Reutilizar

Continuando a falar acerca de dicas para aplicar a politica dos 3R´s aos nossos guarda roupas, hoje vou partilhar convosco algumas dicas relacionadas com o 2º e 3º R´s – Reduzir e Reutilizar.
Reduzir – Se os vossos guarda roupas forem parecidos com o meu, então vivem paredes meias com verdadeiros ímanes de roupa sem utilidade: aquela que ainda vai voltar a servir, a outra que por certo vai voltar a estar na moda na próxima estação, a que foi tão cara mas que nos faz parecer um bisonte de tutu…já para não falar nos sapatos que são tão desconfortáveis que não conseguimos ir do quarto até à cozinha com eles calçados, ou aquele chapéu que comprámos num dia em que andávamos de cabeça perdida. A única forma de termos a certeza do que temos na realidade para poder usar é fazer uma triagem valente, sem dó nem piedade. Só voltam para o guarda roupa as peças que vestimos mesmo. Quanto às restantes peças, podemos dividi-las nas outras duas categorias: reciclar ou reutilizar.
 Outra forma de reduzir é prestarmos um pouco de atenção ao que compramos. É sempre preferível comprar menos, mas escolher peças com mais qualidade e com um estilo mais adequado à nossa maneira de ser, em vez de seguirmos as modas mais recentes. Peças de qualidade vão durar bons anos e não nos vamos fartar delas tão facilmente. Claro que depois as podemos combinar com outras peças da estação, mas é fundamental apostarmos num bom guarda roupa básico.
Há uns anos estabeleci uma regra para mim: quando ando a passear pelas montras (quer sejam de roupa ou de qualquer outra coisa) – Dar uma semana (ou mesmo um mês, dependendo do valor), isto significa que, se passado uma semana ainda me lembrar que quero comprar aquele artigo, então vale a pena pensar nisso a sério. Poupa-me imensas compras de impulso! Já não me lembro em que livro li esta dica, mas comigo funciona muito bem.

Reutilizar – O último dos 3 R´s tem vindo a ganhar força na nossa cultura e ainda bem! A forma mais tradicional é o empréstimo das roupas de grávida entre amigas, ou a roupa dos miúdos ir passando de casa em casa à medida que eles vão crescendo.
Hoje em dia, o conceito de usar roupa em segunda mão começa estar menos ligado à imagem de carência económica e mais aos conceitos de sociedade sustentável e de consumo responsável. Ao comprarmos roupa em 2ª mão estamos a poupar as nossas carteiras e o nosso ambiente, reduzindo os desperdícios e abrandando a produção desenfreada.
Já existem inúmeras lojas que vendem roupa usada em excelente estado para miúdos e graúdos. Há alguns sites e grupos portugueses de troca directa, sem utilizar dinheiro e, conheço em Lisboa um projecto de loja comunitária que funciona por créditos – A Entre Nós – onde podemos entregar roupas e outros artigos que já não utilizamos e, em troca, recebemos créditos para utilizarmos na compra de artigos da loja.
Pessoalmente, uso muito o site Custo Justo, onde consigo comprar peças de boas marcas, muitas vezes ainda com etiqueta, por preços bastante interessantes e, como bónus, são entregues em casa via ctt. Habitualmente, vendo peças que já não uso e utilizo o dinheiro para comprar outras. Assim, fica ela por ela ;)
A última moda que surgiu neste âmbito e que está a ganhar força são os Chás ou Festas de Trocas, onde grupos de amigas se juntam com os respectivos sacos de items seleccionados e trocam entre si peças que já não utilizam. (Quem sabe, ainda organizamos um Chá de Trocas das Bloggistas!)
Com tantas hipóteses, não temos desculpa para não tornarmos os nossos guarda roupas um pouco mais verdes e os nossos orçamentos um pouco maiores!

10 de maio de 2011

Aplicar os 3R´s ao Guarda Roupa #1 - Reciclar

Estive a pensar em formas de aplicar o desafio deste mês ao meu guarda roupa e cheguei à conclusão que esta é uma área onde podemos ter um impacto enorme tanto a nível ambiental como na gestão do orçamento familiar.

Hoje, deixo aqui algumas dicas, sobre o 1ª dos 3R´s - Reciclar.  umas que já utilizo e outras que estou a começar a adoptar.

Todas temos algumas peças de roupa, sapatos ou mesmo lenços e cachecóis que estão em bom estado mas simplesmente já estamos saturadas de os usar. Com um pouco de imaginação podemos transformar estas peças em algo novo com botões, apliques, fitas ou pedaços de outros tecidos. Recomendo vivamente a aquisição de uma máquina de costura. Eu tenho uma pequenita que foi muito baratinha e nem vos consigo dizer as centenas de euros que já me poupou em arranjos de costura.
Para quem não sabe absolutamente nada de costura, existem agora imensos workshops à disposição ou, em alternativa, tutoriais em vídeo, como este:

A quem não tem mesmo tempo ou interesse, recomendo que encontre uma costureira de confiança que possa fazer as transformações pois, mesmo pagando o trabalho, é muito mais económico e sustentável do que estar constantemente a comprar peças novas. Isto também se aplica às bainhas e ao apertar/alargar peças porque o nosso peso flutua.

Para as mais criativas e aventureiras há um mundo de soluções: transformar saias compridas rodadas em vestidos de cai-cai ou de alcinhas para a praia; t-shirts em top´s assimétricos; calças em corsários; vestidos em saias e blusas...enfim, não há limites para o que se pode fazer!

As roupas que já não estão em bom estado, seja porque e têm nódoas ou rasgões ou mesmo porque já estão muito usadas podem ainda ser recicladas aproveitando os botões, fechos, apliques e mesmo partes do tecido (que ainda estejam em bom estado) para fazer outras peças, aplicações ou acessórios. Há imensos livros com ideias e tutoriais (se quiserem, posso recomendar).Finalmente, os tecidos em mau estado podem ainda ser utilizados para a limpeza da casa.

Assim que conseguir, trago-vos algumas dicas sobre o 2º e o 3º dos R´s - Reduzir e Reutilizar!

Deixem aqui também as vossas dicas! Muitas cabeças pensam sempre melhor que uma só! ;)

8 de maio de 2011

Passo-a-Passo:Marcador de Livros com Aroma de Alfazema


Uma das minhas tarefas deste fim de semana era criar um presente. Como me ofereceram um pouco de Alfazema para fazer uns saquinhos para as gavetas da roupa, lembrei-me de fazer uma coisa original - um marcador de livros com aroma. Parece-me delicioso adicionar um aroma relaxante ao prazer de ler ;)

Quando comecei a reunir os materiais e a pensar no projecto, lembrei-me aqui da Casa da Carochinha e resolvi fotografar passo-a-passo para vos mostrar como fiz. É super, super fácil e económico. Ora vejamos:

Passo 1: Os Materiais: Feltro Verde (2 quadrados 11X11cm) e Castanho (1 rectangulo de 10X8cm +-); Caixa de Costura; 1 quadrado de cartão de 10X10cm (usei cartão de uma embalagem de cereais); Aparas de feltro (guardo tudo o que cai dos projectos numa bolsinha para outros trabalhos); papel de rascunho para fazer o molde; Lápis;Borracha; Régua; Resto de um fio com missangas ou cordão (usei um pouco de uma corrente de um fio sem uso); Alfazema 

Passo 2: Recortar o quadrado de cartão com 10X10 cm e os quadrados de feltro verde com cerca de 11x11cm (não precisam ficar muito perfeitos pois vamos costurá-los para dentro

Passo 3: Numa folha de papel de rascunho (eu uso as impressões mal tiradas ou cartas publicitarias) desenhar o contorno do quadrado de cartão para servir de guia e desenhar o molde que vamos recortar (se preferirem, existem imenso moldes na Internet prontos a imprimir. Eu gosto de desenhar os meus mas é uma questão de escolha).

Passo 4: Recortar o molde, fixar no retangulo de feltro castanho e recortar o feltro à medida do molde.

Passo 5: Uma vez feita a árvore, coser as aparas de feltro para fazer a folhagem.

Passo 6: Coser algumas aparas de outras cores para parecerem frutos, ou mesmo folhas de Outono.

Passo 7: Depois de decorada a árvore, moldar com a tesoura algumas aparas em forma de corpo de pássaro, bico e asas (noutro tom)

Passo 8: Coser a árvore e o pássaro num dos quadrados de feltro verde sem que os pontos fiquem visíveis. Bordar um olho e um patinha ao pássaro com linha preta.

Passo 9: Colocar o quadrado de cartão entre os dois quadrados de feltro verdes e fixar com alfinetes, dobrando os cantos dos quadrados para o interior de forma a serem cosidos sem se ver os pontos.

Passo 10: Antes de fechar completamente o quadrado, colocar 2 colheres de chá de alfazema no interior. Finalmente, fazer um pequeno furo, com uma tesoura bicuda, num dos cantos do quadrado e passar a corrente ou fio.

Prontinho!!! Espero que gostem ;)

7 de maio de 2011

Weekendin´

Apesar de ontem ter conseguido despachar a limpeza da casa e as compras do supermercado, o fim de semana vai ser atarefado:

  • Fazer croquetes de atum para congelar;
  • Ir até à Feira dos Tecidos comprar tecidos para fazer uma capa e almofadas para a sala e para uns cortinados para o quarto da princesa;
  • Fazer mini-saquinhos de alfazema para as gavetas;
  • Fazer um presente para uma amiga que faz anos no próximo sábado (ainda estou a decidir);
  • Fazer bainhas num dos fatos de treino da princesa;
  • Ir a um Workshop de auto-maquilhagem no Domingo de manhã;
  • Passar a roupa a ferro que a pilha ameaça ruir e causar estragos ;)

Vamos ver se depois disto ainda consigo um bocadinho para descansar e mimar a minha trupe!

6 de maio de 2011

O Quarto Novo da Princesa Picolina #1

Cá em casa estamos em processo de remodelação total (eu explico melhor noutro post) e a prioridade máxima é o quarto novo para a princesa. Ando há meses a criar o projecto de decoração a partir deste conjunto de autocolantes que encontrei no AKI:
Tenho corrido todas as lojas de decoração e afins à procura de dois candeeiros de parede que ficassem bem com aquilo que eu tinha imaginado...Nada! Não consegui ver nenhuns que sequer se aproximassem do que tinha em mente, nem nos catálogos consegui alguma ideia gira. É tudo muito rosa ou azul ou então com princesas ou Kittys e eu queria fugir a esse tipo de decoração.

Na semana passada fui ao IKEA de Loures e encontrei estes candeeiros a 5,10 euros cada.

Foi só chegar a casa, retirar o papel dos sapos que estava a decorar os candeeiros, aplicar alguns dos autocolantes que tinha para o quarto et voilá!!! Não ficou super fofinho?


5 de maio de 2011

Fruta e Legumes da Época

Tenho lido imensas coisas sobre a importância de consumir frutas e legumes da época, tanto pela maior frescura e maior preservação das vitaminas, como pelo preço mais baixo.
Confesso que, no entanto, não fazia ideia de que produtos se davam em cada estação (à excepção do melão que é um verdadeiro vício para mim). Estava a pensar em construir uma tabela para afixar no frigorifico que resumisse esta informação toda mas, enquanto estava a pesquisar, encontrei no site da DECO duas tabelas fantásticas já prontas a imprimir. Deixo aqui os link para quem quiser consultar: Calendário das Frutas e Calendário dos Legumes.

Próxima paragem: livros de cozinha! Amanhã é dia de fazer as ementas e a lista do supermercado e quero experimentar cozinhar só com produtos da época ;)

Já que estou a falar sobre cozinha, aproveito para recomendar vivamente uma visita a um site nacional, verdadeiramente brilhante - o Sabor Intenso - onde a Neuza nos guia passo-a-passo pelas suas receitas através de pequenos videos caseiros. 

Na próxima semana vou experimentar esta, depois conto como ficou!

4 de maio de 2011

Lazer Sem Arruinar o Orçamento


Se é verdade que estamos em época de crise e de contenções, é também verdade que, é precisamente quando o stress ataca que, mais precisamos de refúgios, pausas e tempo livre de qualidade para nos retemperarmos das angústias do dia-a-dia.

Cá em casa aderimos aos sites dos descontos (Groupon, Odisseias e afins), ao pacotes "A Vida é Bela" como presente de eleição e, a um livrinho mágico: O Lifecooler DiscountBook.

Encontrei-o por acaso na net e pedi como presente de aniversário em Dezembro passado. Mesmo comprando garanto que vale bem a pena. Custa 19,80 euros e, logo à cabeça, oferece a 100% uma entrada no Oceanário; uma Massagem de Relaxamento; Três entradas na FIL em feiras à escolha e uma garrafa de vinho - ou seja, fica mais que pago! Depois, oferece centenas de descontos (50%; 20%) em alojamentos, restaurantes, bares e experiências (spas e actividades). Posso dizer-vos que já experimentei algumas massagens e fui a restaurantes. Agora estamos à espera que o tempo demore para ir dar um passeio a cavalo (duas pessoas por 17 euros). Estou super fã, só tenho pena que não tenham muita oferta em actividades para crianças, mas pode ser que a próxima edição já melhore nesse aspecto.

O livro traz descontos para todas as zonas do país por isso, para não desperdiçar, vou distribuindo os cupões por amigos e familiares à medida que vão viajando para diferentes zonas.

Acho esta moda dos cupões e pacotes de experiências bastante interessante, sobretudo como presente, porque a maioria das pessoas já tem tralha demais em casa e assim têm oportunidade de viverem um dia diferente.

No entanto estas oportunidades, pela facilidade de acesso e pelo baixo custo (principalmente as que recebemos por email), podem levar-nos a gastar dinheiro em coisas de que não necessitamos e que, de outra forma, nunca pensaríamos em fazer, por isso temos de ter algum bom senso no momento da compra. Ninguém necessita de branquear os dentes, fazer parapente, colocar unhas de gel e ir de fim de semana a Marrocos tudo no mesmo mês, não importa quão barato esteja! ;)

3 de maio de 2011

Makeover da Casa da Carochinha

Quando acordei de manhã tive a clara ideia de que o ia fazer hoje. Deu trabalho e levou-me bastante tempo, mas estou muuuiiito feliz com o resultado. Ficou linda a Casa da Carochinha!

2 de maio de 2011

Desafio do Mês: Poupar em Tons de Verde

Com o começo desta semana e, também com a entrada em Maio, terminaram as férias da Páscoa cá de casa e cada um voltou aos seus afazeres.

Este é sem dúvida um mês importante por aqui, um mês de renovação em muitas áreas da nossa vida e estou muito optimista em relação às mudanças que estão para chegar.

No que respeita à organização da casa, o meu objectivo para este mês é Poupar em Tons de Verde, ou seja, isto trocado em miúdos quer dizer encontrar soluções para poupar dinheiro e o ambiente.

As primeiras medidas que coloquei em prática foram:
1. Alterar o tarifário da EDP - Li o artigo da Mónica sobre poupar na conta da luz e estive a pensar porque a Tarifa Bi-horária não estava a funcionar cá em casa e porque continuamos a receber contas astronómicas. Cheguei à conclusão que o mais indicado para nós é a Tarifa Diária e não a Semanal, como tínhamos contratado originalmente. Adicionalmente, aproveitei para mudar a facturação para mensal pois facilita a gestão do orçamento. - tudo isto feito online e em 5 minutos!

2.Aderir à factura electrónica EPAL e comunicar as leituras - Já tinha as restantes facturas online, mas ainda me faltava esta. Optei por também passar a comunicar as leituras do contador para evitar estimativas e consequentes acertos surpresa.

Entretanto, comecei a ler o arquivo de um blog fantástico que estava a seguir pelo facebook, mas que ainda não tinha tido tempo de ir espreitar. Ainda só fiz a primeira visita e já trouxe grandes ideias!

3. Colocar um redutor do caudal de água na torneira da cozinha. Ora vejam:


4. Fazer algumas alterações de poupança no pc, como colocar um wallpaper preto para poupar energia. Instalei também o Black Pixel da Greenpeace (é mais uma mariquice que uma poupança, mas é querido hehehe)

5. Colocar uma garrafa de plastico com água dentro do autoclismo para reduzir a quantidade de água usada na descarga.

Para dia 2 parece-me bem encaminhado o objectivo! ;)

1 de maio de 2011

Dia da(s) Mãe(s)

Cá por casa o dia da mãe começou na sexta. A pequenita trouxe um ppresente que fez na creche, uma flor feita de pauzinhos de espetadas e pratos de festa com uma fotografia dela no centro e impressões das mãozinhas pequenitas à laia de folhas no caule. Adorei!

Ontem, ela e o papá foram para a cozinha e prepararam uma tarte de Maçã com Amendoas e Canela que ficou uma delicia. Sou uma mãe super mimada!


Hoje é dia de celebrar as outras mães da família. Seguimos para almoço com umas e jantar com outras para não deixar nenhuma mamã sem mimos!