Resenha do Livro: Diário de um Banana

Sabe aqueles livros descontraídos, leves, fáceis de ler, que você lê em uma ‘sentada’ (minha mãe fala isso hehe) só?

Diário de um Banana é assim.

Ele foi escrito pelo Jeff Kinney e conta a história de Greg, um garoto que está no Ensino Fundamental e o ano escolar acabou de começar.

Já no começo, Greg explica que aquilo não é um diário, mas sim um livro de memórias, que ele só está escrevendo porque quando for rico e famoso não quer perder tempo respondendo perguntas idiotas de jornalistas.

A primeira vista, o livro pode parecer infantil, por causa da capa, e por seu conteúdo ser “animado”, com cartoons dos personagens e de situações vividas por eles. Mas apesar de ser uma criança (ou pré-adolescente) narrando o livro, qualquer adulto pode se divertir com ele.

Teve partes do livro que eu ri alto, com vontade, porque não só a escrita é engraçada, mas os cartoons complementam a história e a fazem ficar mais engraçada ainda!

A única coisa que me incomodou um pouco foram as datas. O livro é em formato de diário (desculpe, livro de memórias), então o dia da semana é especificado. No começo, é bem linear, indo de segunda pra terça pra quarta e assim por diante, mas de repente ele está no Halloween, e depois é Natal e depois Ano Novo, e já estamos em fevereiro. Enfim! Nada que atrapalhe a leitura, mas achei levemente incômodo (sou chata).

Eu li em inglês e é uma leitura bem fácil, ótimo pra quem está aprendendo e quer aperfeiçoar a língua. Sem contar que são baratinhos, paguei menos de 15 reais nele, e o pacote com os três livros sai por menos de 50 reais (todos esses preços são da Livraria Cultura, mais especificamente do programa + Cultura). Já em português, a média dos preços é de 30 reais.

O livro tem duas continuações em português: Rodrick é o Cara e A Gota D’água. Na gringa, já saiu o vol. 4, Dog Days, e ainda esse ano sai o vol. 5, sem título no site do autor.

Esse ano também sai o filme do livro, que pelo trailer parece ser bem engraçado e ter captado a essência do livro, que é esse garoto de bom coração, mas que está passando pelo inferno que é o colégio, como todos nós já passamos, ou estamos passando ou iremos passar, e ás vezes faz algumas escolhas erradas e é um pouquinho egoísta.

Nesse link vocês podem ver o trailer do filme.

Concluindo, é um ótimo livro pra levantar o astral e passar algumas horinhas (bem poucas, já que ele não é muito grande) lendo.

5 Respostas to “Resenha do Livro: Diário de um Banana”


  1. 1 fernanda moreira maio 28, 2010 às 4:28 pm

    amo esse livro e uma historia muito engraçada vale a pena comprar vc vai se divertir muito eu mesma posso me considera uam banana eu so nao tenho o diario

  2. 3 lucas junho 7, 2010 às 10:56 pm

    olha eu tenho o livro 2 rodrik é o cara e o 3 a gota d’agua e estou a procura do 1 ai quando eu comprar o um eu vo lê na ordem mas eu ja li o 2 rodrik é o cara mas vo lê de novo é porque meu pai compro o 2 pensando que era o um e eu li aí que depois descobri que era o 2 aí fui em uma loja e pensei que o 3 era o 2 aí comprei e nesse momento estou procurando um lugar para comprar o um.E eu estou pesquisando muito

  3. 4 julia junho 30, 2010 às 11:24 pm

    eu ja li todos os livros o 1,o2 e o 3 gosto de todos acho que é um livro muito legal mas eu quero saber quando que o diario de um banana 4 vai lançar

    • 5 amandasannn julho 1, 2010 às 3:35 am

      Olha, Julia, pelo que eu pesquisei ainda não há data de lançamento pro livro 4 sair. O livro 3 não foi lançado há muito tempo, então capaz que o 4 demore um pouquinho.


Deixe um comentário