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quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Motos elétricas – a 250 km/h

O rabetão energizado ficou menos feio…
                          Em meados de dezembro nós falamos da SWIGZ,  protótipo  de propulsão elétrica e 195 hp  que  conquistou o título de moto  mais feia dos últimos anos. Mas, apesar das soluções estranhas que os designers  usaram para carregar  todas as baterias necessárias para torná-la competitiva, a engenhoca  mostrou-se competitiva e capaz de superar algumas motos na pista. Na corrida WERA Heavyweight Twins Superbike e Superstock ela  terminou  em segundo e terceironas duas baterias em que participou. E não só demonstrou ser veloz   na corrida, mas  também marcou a volta mais rápida da classe Supersport, com 1:39,792, no circuito de  Fontana, Califórnia, EUA, marcando a melhor velocidade máxima em 158mph, cerca de 252 km/h!
                              Nada de japonesas ou italianas, a onda é se ligar na Swigz
 Talvez a resposta para este desempenho impressionante é que os engenheiros  finalmente conseguiram colocar muitas das 102  baterias  no tanque, e  o comportamento  da moto  melhorou significativamente. Antes, com todo o peso das baterias localizado no banco traseiro piloto Chip Yates tinha que lutar com o desequilíbrio de peso ao abrir o  gás. Mas não foi tudo fácil, porque nos dias dos testes tiveram problemas com algumas baterias, que perdiam potência muito rapidamente. A propulsão elétrica terá que  se acostumar com este tipo de falha ao invés dos tradicionais  problemas com vazamentos, o motor ou a injeção de combustível.

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