quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Magé Histórica - História da 1ª ferrovia do Brasil - Barão de Mauá

A história do nosso município é rica e em determinados momentos se mistura a história do Brasil, nossa cidade é muito rica em história e é uma pena que os políticos maltratem tanto e façam com que essa rica história se perca no tempo.
Mas nosso Blog fará uma pequena viajem no tempo, no tempo em que a estrada de ferro Barão de Mauá estava funcionado a todo vapor.
A Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil Foi inaugurada em 30 de Abril de 1854 em seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso (Magé), no  estado do Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km. Mais tarde foi prolongada, chegando a 15,19 km. Foi construída pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o visconde de Mauá.
O trecho ferroviário seguia da estação de Guia de  Pacobaíba (A estação recebeu esse nome após ser  arrendada pela EF Príncipe do Grão Pará), no atual município de Magé, até Fragoso, localidade de Inhomirim.
A extensão até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremalheira para Petrópolis, e Areal, somente 30 anos mais tarde. Por volta da década de 60 o tráfego entre Pacobaíba e Piabetá foi suprimido. Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens (trens de subúrbio operados pela Supervia, em uma extensão de sua linha que termina em Saracuruna) entre Piabetá e Vila Inhomirim.
A 1° estrada de ferro do Brasil, construída pelo Barão de Mauá, infelizmente caiu no esquecimento coletivo, e o pior, as gerações de 2000 pra cá se quer sabem que trilhos são aqueles socados no meio da rua em Piabetá e em outros bairros de Magé.
O que restou da ferrovia pioneira são apenas trilhos socados no chão e cobertos por construções.
A tristeza disso tudo é que perdemos parte da nossa história, que junto com os trilhos é enterrada, e faz com que a história do nosso município que é tão rica e bonita, caia no esquecimento.

Na imagem ao lado, vemos no chão o que restou dos trilhos da 1ª ferrovia do Brasil, na rua atrás da loja Nalin.

Fonte para pesquisas: Wikipédia

2 comentários:

Unknown disse...

Você é 10!!!
Faço história na UNIRIO e falo aos meus professores o tempo todo sobre o estado do nosso município!! E vc tem razão principalmente quando diz que a culpa é nossa porque infelizmente o governante tem a cara do eleitor.
Um abraço
Ju

Consultora em Educação disse...

É triste! A Primeira Estrada de Ferro do Brasil ser arrancada e vendida no ferro velho?