segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Blog de Ademir Damião: Cidadania local e planetária nas questões ambientais

O debate sobe a questão ambiental vem ocupando espaço na mídia diante os problemas decorrentes das mudanças climáticas que vem assolando todo planeta, devido ações humanas sobre a natureza, aonde os recursos naturais vem sofrendo permanente agressão.
Dentro do processo de globalização, cresce a necessidade de se ampliar a defesa dos recursos naturais, através de ação local e global, compreendendo que qualquer agressão ambiental em uma parte do mundo poderá provocar efeitos negativos para toda humanidade.
Neste contexto, é fundamental construir um processo de cidadania local e de cidadania planetária para questões ambientais.
A cidadania local vem sendo construída aos poucos, através de movimentos ecológicos e por trabalhos educativos envolvendo as comunidades na busca da preservação dos mangues, rios, matas que existem no entorno do seu lugar de moradia, por exemplo.
A constituição de uma cidadania planetária é algo de uma maior complexidade, pois sua construção depende da ampliação do nível de consciência das pessoas sobre as causas e efeitos dos problemas sócio-ambientais.
É com a ampliação do nível de consciência ambiental que as pessoas irão participar de forma efetiva da defesa do meio ambiente, exigindo o uso sustentável dos recursos naturais, tanto local como globalmente.
Entendemos que o processo de cidadania planetária depende da ampliação do processo de cidadania local a ser alcançada pela maioria da população, verificando-se que ainda um número reduzido de pessoas se envolve na defesa da preservação da natureza e dos recursos naturais, não havendo, portanto, um entendimento de grande parte da sociedade sobre o “efeito cascata” provocado por determinada agressão ambiental.
Com a realização de ações concretas de educação ambiental, o nível da consciência da população sobre as questões ambientais deverá crescer paulatinamente, levando a ampliação da cidadania local e planetária.
E, a partir deste estágio, poderemos ter a garantia da defesa do meio ambiente, independente das forças econômicas, pois a sociedade se encontrará realmente preparada e determinada para exigir sua preservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário