sexta-feira, 29 de maio de 2009

Morre arquiteto japonês Tange, criador do horizonte urbano do pós-guerra



Kenzo Tange teve grande importância no processo de urbanização pós-2ª Guerra do Oriente; veja imagens de suas criações
TÓQUIO, 22 mar (AFP) - O arquiteto japonês Kenzo Tange, cujos audazes e modernos desenhos deram forma ao mutável horizonte urbano do pós-guerra, morreu em sua casa nesta terça-feira aos 91 anos, informou a família.

Sua arquitetura, que pode ser contemplada em mais de 20 países, inclusive o aeroporto internacional do Kuweit, lhe valeu, em 1987, o prêmio Pritzker de Arquitetura, o mais respeitado desta área.

Nascido em Osaka, Tange se formou em arquitetura na Universidade de Tóquio e trabalhou no estúdio de Kunio Maekawa, um discípulo japonês do grande mestre de origem suíça Le Corbusier.

Enquanto lecionava na respeitada universidade, Tange deixou sua marca numa série de prédios públicos e complexos urbanos como o Parque da Paz, em Hiroshima (1955), e os escritórios governamentais do antigo metrô de Tóquio (1957).

Misturando funcionalismo e modernismo com a estética tradicional japonesa, Tange conquistou fama mundial com o desenho do Yoyogi National Gymnasium, sede dos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio (1964).

O edifício futurista, de grande beleza, tem um teto suspenso apoiado em pilares exteriores aos muros, que se tornou o símbolo da rápida industrialização do Japão após emergir das ruínas da Segunda Guerra Mundial.

Tange foi responsável pelo plano mestre da Exposição Universal de Osaka de 1970, que contribuiu posteriormente para catapultar o Japão para o mundo industrializado.

Em 1980, Tange recebeu a Ordem da Cultura do Japão, entre vários prêmios recebidos tanto em seu país quanto no exterior. Ele também construiu o Palácio Nacional do Reino da Arábia Saudita e o UOB Plaza, de Cingapura.

O arquiteto montou seu próprio estúdio para trabalhar com arquitetos mais jovens, como Fumihiko Maki, Arata Isozaki e Kisho Kurokawa, que conquistaram posteriormente projeção internacional por méritos próprios.

Ele continuou na ativa nos últimos anos e desenhou o complexo da prefeitura de Tóquio, em 1991, descrito como a "torre dos impostos" por seu custo impressionante.

O complexo municipal, que se destaca a outros arranha-céus no agitado bairro de Shinjuku, foi objeto de elogios e críticas por seu desenho crítico, às vezes ligado a um chip de computador, que difere de seu estilo anterior.

Na sexta-feira será celebrado o funeral de Tange na catedral Saint Mary de Tóquio, também obra sua, desenhada em 1964.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/2005/03/22/ult32u10814.jhtm

quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Catedral de Santa Maria

Sua construção, colaboradores e fotos.


Em 1945 a catedral católica de Santa Maria datando de 1889, foi danificada pela guerra. Kenzo Tange obteve o primeiro lugar, num concurso feito em 1961 para a reconstrução da catedral. A nova catedral, contendo cerca de 1500 lugares, foi construída de 1963 a 1964, de acordo com o arquiteto chefe do arcebispo de Colônia, Wilhelm Schlombs e do engenheiro Yoshikatsou Tsouboi, conselheiro de Tange em numerosas construções. Entre os colaboradores de Tange, é preciso citar Max Lechner de Zurich.
Decidiu-se dar a esta obra o formato de uma cruz, sobre a qual se erguem as paredes formadas por oito parábolas hiperbólicas que se abrem no alto em forma de uma cruz luminosa cujos braços confinantes a janelas estreitas, se lançam de baixo para o alto. Esta nave romboidal é acompanhada de anexos retangulares que constrastam por sua forma com superfícies de alguma maneira simbólicas em uma igreja. Elas se ligam à nave por trâmites e plataformas, há ainda um pórtico com as fontes batismais. O campanário separado do conjunto ergue-se a 60 metros.
A nave não tem ornamentos: deixou-se o cimento aparente enquanto as superfícies exteriores são revestidas de aço inoxidável brilhante, o que dá particular saliência a esta catedral.
Comparando esta igreja com os pavilhões olímpicos de Tóquio, se percebe a importância das soluções com que se respondem às sugestões dadas.



MAIS FOTOS:






Fonte: Livro Kenzo Tange - Estudio paperback - Editora GG

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Biografia do Arquiteto Kenzo Tange

Arquiteto japonês nascido na pequena província de Imabari, na ilha Shikoku, criador de alguns dos mais ousados projetos arquitetônicos do Japão e vencedor do prêmio Pritzker de Arquitetura (1987). Formou-s4e em arquitetura na Universidade de Tóquio e trabalhou no estúdio de Kunio Maekawa, um discípulo japonês do grande mestre de origem suíça Le Corbusier. Enquanto lecionava na respeitada universidade, deixou sua marca numa série de prédios públicos e complexos urbanos. Seu primeiro grandioso projeto foi quando fez o Memorial da Paz de Hiroshima (1949-1955), que se tornou não só uma referência arquitetônica, mas um marco na consciência mundial, provando que a coexistência não só é possível como necessária, depois da cidade ter sido destruída pela primeira bomba atômica. Tornou-se conhecido no Ocidente ao projetar o Yoyogi National Gymnasium, sede dos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio (1964), mesmo ano em que desenhou a catedral Santa Maria de Tóquio. Seus projetos posteriores caracterizaram-se por esse aspecto grandioso, combinando alta tecnologia com os princípios humanistas que moveram os primeiros arquitetos modernos. Sempre atento a questões urbanísticas, elaborou um plano para a Tóquio da segunda metade dos século XX que até hoje é modelo para metrópoles que crescem sem estrutura para absorver mudanças em seu perfil. Foi responsável pelo plano mestre da Exposição Universal de Osaka (1970), que contribuiu posteriormente para levar o Japão para o mundo industrializado. Recebeu a Ordem da Cultura do Japão (1970), entre vários prêmios recebidos em seu país e no exterior. Seu último projeto é a sede da TV Fuji, uma esfera gigantesca que flutua entre volumes retos. Morreu aos 91 anos, vítima de insuficiência cardíaca. Sua arquitetura, que pode ser contemplada em mais de 20 países, inclusive o aeroporto internacional do Kuait, que lhe deu o prêmio Pritzker de Arquitetura (1987), o mais respeitado desta área.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

"Oh que coisa difícil vos peço, meu Deus verdadeiro: que queirais a quem não vos quer, que abrais a porta a quem não vos chama, que deis saúde a quem gosta de estar doente e anda procurando a doença! Vós dizeis, meu Senhor, que vindes chamar os pecadores: são estes, Senhor, os pecadores verdadeiros. Não olheis a nossa cegueira, meu Deus, mas muito o sangue que o vosso Filho derramou por nós. resplandeça a vossa misericórdia, Senhor, que somos obra das vossas mãos."

                                                                                                                           Santa Teresa de Ávila, Exclamações, 8


Casas do Senhor VII: Catedral de Santa Maria em Tóquio

Construída entre 1963 e 1964, a Catedral de Santa Maria é a sede episcopal da arquidiocese de Tóquio, no Japão. Foi construída no mesmo local onde ficava a catedral antiga, construída em 1899 e destruída durante a Segunda Guerra Mundial.

Com uma área de 15,1 mil metros quadrados, foi projetada pelo arquiteto Tange Kenzo e pode abrigar 600 pessoas sentadas e 2000 de pé na nave principal.

Construída em estilo moderno, a Catedral de Santa Maria tem uma estrutura de oito paredes curvas quase perpendiculares que formam uma grande cruz. O brilho dos suportes de aço inoxidável do lado de fora do edifício simboliza a luz que Cristo faz brilhar sobre o mundo e sobre os corações dos homens. As paredes de concreto evocam as palavras do Salmo 18, versículo 2: "O senhor é minha rocha e minha fortaleza; o meu libertador é Deus". Elas mostram como Deus é o pilar e a fundação de todos os homens.

St. Mary's Cathedral - Kenzo Tange
St. Mary's Cathedral - Kenzo Tange




quarta-feira, 20 de maio de 2009

A maravilhosa arquitetura japonesa e seus arquitetos!


Os mais renomados arquitetos japoneses e suas obras que tem ajudado a mudar o mundo . 


Primeira geração de arquitetos japoneses: 

Após a Segunda Guerra Mundial , Tokyo iniciou sua reconstrução influenciada pelos jovens arquitetos de solida formação moderna : Junio Sakakura (1904), Kunio Mayekawa(1905) e Kenzo Tange (1913).

Segunda geração de arquitetos japoneses:

Uma segunda geração de arquitetos liderados por Kenzo Tange elabora na década de 60 um ideário de vanguarda , materializado pelo grupo metabolista, que supunha uma ruptura com os postulados do movimento moderno: “ A dissolução do estilo internacional da arquitetura”

O grupo metabolista é composto por Kisho Kurosawa, Kiyonori Kikutake, Arata Isozaki e Fumihiko Maki, relacionava arquitetura com o esquema orgânico celular, ósseo, circulatório, e com os ciclos metabólicos. Propunha uma estrutura urbana mutante, de alto nível tecnológico, capaz de atender à sociedade japonesa em continua transformação cultural e social.

Terceira geração e arquitetos japoneses: 

A terceira geração de arquitetos japoneses trabalham com mais acuidade em razão da pequena escala de suas obras. Entre eles encontram-se: Hiroshi Hara (1936), Tadao Ando ( 1941), Shin Takamatsu ( 1948) e Shoei Yoh (1940).
Tadao Ando reflete a tradição japonesa através do concreto armado, minimalista. Reinterpreta valores culturais com rigor e sensibilidade poética. Shin Takamatsu coloca-se no extremo oposto de Tadao Ando, com uma arquitetura perturbadora . Shoei Yoh, por sua vez produz objetos de vidro nos quais aplica os binômiso Maciço/Oco e Opacidade/Transparência. 

Quarta geração de arquitetos japoneses: 

A quarta geracao de arquitetos – Itsuko Hasegawa, Atsushi Kitagawara, Makoto Watanabe, Toyo Ito – tem em comum a repulsa ao caos urbano das grandes cidades. Analisam criticamente a substituição da tipologia japonesa pelos modelos internacionais . Suas respostas são muito pessoais, e muito embora se relacionem, não compartilham linguagem, metodologia ou resultados. 


segunda-feira, 18 de maio de 2009

Obras de Kenzo Tange



Sede do governo de Tóquio

Kenzo Tange deixou sua marca numa série de prédios públicos e complexos urbanos. O seu sentimento nacionalista foi o que proporcionou ao arquiteto um salto no começo de sua carreira, pois seu primeiro grandioso projeto foi quando fez o Memorial da Paz de Hiroshima (1949-1955), que não foi considerado apenas uma obra arquitetônica, mas um símbolo da consciência mundial depois da cidade ter sido destruída pela primeira bomba atômica.
Tornou-se conhecido no Ocidente ao projetar o Ginásio Nacional de Tóquio, sede dos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio, no mesmo ano em que desenhou a catedral Santa Maria de Tóquio (1964). Seus projetos posteriores caracterizaram-se por esse aspecto grandioso, combinando alta tecnologia com os princípios humanistas (característica dos primeiros arquitetos modernos). Sempre atento a questões urbanísticas, elaborou um plano para a Tóquio da segunda metade do século XX que até hoje é modelo para metrópoles que crescem sem estrutura para absorver mudanças em seu perfil.


Memorial da Paz de Hiroshima

A obra de Kenzo Tange passa por períodos diferentes. Primeiro é influenciada pelo modernismo e pela arquitetura tradicional japonesa. Uma mistura que deu certo e garantiu o seu sucesso. Esse primeiro período de sua obra durou até cerca de 1960.


Ginásio Nacional Yoyogi em Tóquio

Depois dessa primeira fase, as influências se voltam para o estilo internacional, buscando formas mais abstratas, e saindo um pouco do concreto e materiais modernos para materiais de maior expressividade plástica, como o betão e o vidro, possibilitando maior uso da luz e deixando bem explicito a diferença de zonas sombreadas e zonas iluminadas. Por isso, dizemos que suas obras são sempre cheias de dramatismo.
Seu último projeto é a sede da TV Fuji, uma esfera gigantesca com volumes retos. O aeroporto internacional do Kuait foi a obra que lhe deu o prêmio Pritzker de Arquitetura (1987), o mais respeitado desta área.


Sede da TV Fuji em Odaiba


Sede do governo em Tóquio
City Hall em Tóquio


Catedral de Santa Maria em Tóquio

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Kenzo Tange, ganhador do PRÊMIO PRITZKER!

PRÊMIO PRITZKER ( PRITZKER PRIZE)

O Prêmio Pritzker é o mais prestigioso de quantos são concedidos na trajetória de um Arquiteto. Concedido pela Fundação Hyatt, foi criado em 1979 pelos Pritzker, uma abastada família de Chicago, proprietária da cadeia de hotéis Hyatt. Os premiados recebem $100.000 dólares, um certificado formal da citação e, desde 1987, um medalhão de bronze. O finado Kenzo Tange foi o primeiro arquiteto japonês a receber a premiação em 1987, com o aeroporto internacional de Kuweit; Fumihiko Maki foi o segundo do Japão em 1993; e Tadao Ando o terceiro em 1995.

Ao longo desses anos, foram os seguintes os premiados, dentre os quase cabe destacar o brasileiro 
Oscar Niemeyer.

1979 Philip Johnson (EEUU, 1906-2005) 
1980 Luis Barragan (México, 1902-1988) 
1981 James Stirling (Gran Bretanha, 1926-1992) 
1982 Kevin Roche (EEUU, 1922) 
1983 Ieoh Ming Pei (EEUU, 1917) 
1984 Richard Meier (EEUU, 1935) 
1985 Hans Hollein (Austria, 1934) 
1986 Gottfried Boehm (Alemanha, 1920) 
1987 Kenzo Tange (Japão, 1913) 
1988 Gordon Bunshaft (EEUU, 1909-1990)/
Oscar Niemeyer (Brasil,1907) 
1989 Frank Gehry (EEUU, 1929) 
1990 Aldo Rossi (Italia, 1931-1997) 
1991 Robert Venturi (EEUU, 1924) 
1992 Alvaro Siza (Portugal, 1933) 
1993 Fumihiko Maki (Japão, 1928) 
1994 Christian de Portzamparc (França, 1944) 
1995 Tadao Ando (Japão, 1941) 
1996 Rafael Moneo (Espanha, 1937) 
1997 Sverre Fehn (Noruega, 1924) 
1998 Renzo Piano (Italia, 1937) 
1999 Norman Foster (Gran Bretaña, 1935) 
2000 Rem Koolhaas (Holanda, 1944) 
2001 Jacques Herzog (Suiça, 1950)/ Pierre de Meuron (Suiça, 1950)
2002 Glenn Murcutt (Australia, 1936)
2003 Jorn Utzon (Dinamarca, 1918)
2004 Zaha Hadid (Gran Bretanha, 1950)
2005 Norman Foster (Gran Bretanha, 1935

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Baía de Tóquio – Kenzo Tange

Sua definição de arquitetura era, na verdade, bastante simples: "Ela deve ter algo que comova o coração com formas básicas sem negligenciar a lógica espacial, usando a tradição como se fosse o elemento catalisador de uma reação química."

tokyo-kenzo-tange

Na época em que as cidades se desenvolviam em torno da praça central e em que as pessoas viviam dentro dos limites das sociedades regionais, a praça era o núcleo das comunicações. A catedral, o castelo e a prefeitura eram tanto os locais espirituais como os símbolos da vida urbana. Hoje, as comunicações libertaram a cidade dos liames de organização fechada e determinaram profundas modificações da sociedade.”

Kenzo Tange, 1960. Plano para Tóquio. 


paulo miyada

“Embora Tange não seja oficialmente um membro do grupo metabolista, seu projeto possui características comuns aos projetos metabolistas: a construção de densos agrupamentos humanos sobre paisagens ainda não urbanizadas; a organização da cidade como um sistema de infra-estruturas e edifícios vazios, a serem ocupados por apartamentos e células espaciais industrializadas escolhidas pelos usuários; a previsão de um tempo útil específico para cada componente da cidade – seu ciclo de vida – sendo as casas o componente de menor duração e a infra-estrutura o mais perene.”

Citação da minha iniciação científica; é curioso como são raras as citações ao modo a estrutura de Tange seria ocupada. As vias estariam associadas a infraestruturas pesadas de longa duração, as lages e pilares dos edifícios seriam feitos de concreto e ocupadas por divisórias e cápsulas de plástico e outros materiais leves.

Nas entrelinhas da geração que desenhava megaestruturas por todo o mundo, havia dois dois pressupostos: primeiro, de que se apenas o esqueleto da cidade fosse permanente, os habitantes de uma cidade poderiam reorganizá-la cotidianamente, da mesma maneira que faziam com suas casas; segundo,
que as cidades deveriam estar preparadas para um aumento exponencial do tempo livre do cidadão comum, que seria dedicado à reorganização constante tanto das casas como dos espaços comuns das cidades.

terça-feira, 12 de maio de 2009

O urbanista que redesenhou Hiroshima e mudou o Japão



Durante 91 anos, Kenzo Tange foi o símbolo de um Japão que se reergueu com orgulho após a derrota na II Guerra Mundial, o urbanista que plasmou em betão a síntese de uma cultura ancestral com as mais avançadas teorias e tecnologias de construção, o autor de alguns dos edifícios considerados entre os mais belos do século XX. Terça-feira, na sua casa de Tóquio, o arquitecto que transformou o coração bombardeado de Hiroshima num aclamado Parque da Paz não resistiu a uma paragem cardíaca.
Tão fascinado pela arte de Miguel Ângelo como pelo traço modernista de Le Corbusier e Gropius, Tange dizia que a tradição deve funcionar como catalisador do acto criativo. Mas diluir-se no processo. Por isso lhe desagradavam os pastiches pós-modernistas dos anos 80.
Em Hiroshima, a sua primeira grande encomenda (em 1949), construiu um memorial e um centro que evocam os túmulos japoneses e os pilotis corbusianos. "Tange alcança formas que movem os nossos corações, porque parecem emergir de algum antigo e ténue passado mas são espantosamente actuais", afirmou o júri ao atribuir-lhe o prestigiado Prémio Pritzker, em 1987.
Nascido em Osaka, em 1913, o mais influente urbanista japonês formou-se na Universidade de Tóquio e, em 1938, começou a trabalhar com Kunio Maekawa, discípulo de Corbusier. Em 1960, o seu (não concluído) plano para a capital nipónica, que a projectava sobre a água com ilhas artificiais e megaestruturas, despertou a atenção mundial. Chamar-lhe-iam "brutalismo". Nos anos 70, a sua escola Metabolista propunha a construção de estruturas flutuantes com materiais substituíveis como solução para o sobrepovoamento do Japão.
Kenzo Tange assinou obras como as magníficas arenas olímpicas e a Catedral de St. Mary em Tóquio (de 1964), o Centro de Imprensa Yamanashi (1967), o plano da Expo de Osaka (1970), o complexo do Governo Metropolitano de Tóquio (1991) ou a sede da Fuji (1996), bem como a expansão do Museu de Arte de Minneapolis (nos EUA) ou o estádio coberto e a Biblioteca Nacional de Singapura (1989 e 1998). Pelo seu atelier - e pelo Laboratório Tange, que organizou enquanto docente na Universidade de Tóquio - passaram, entre outros, Takashi Asada, Fumihiko Maki e Arata Isozaki.

Fonte: http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=613417

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Bem Parecidas!



                        

Esta é uma catedral do arquiteto Pietro Belluschi, uma das obras mais marcantes da Igreja Católica no século 20. Sagrada em 1971, tem um exterior parabólico em concreto e mármore travertino, que se ergue de uma base quadrada para formar uma cruz. O interior, de cair o queixo, infatiza isso com vitrais que sobem pelos quatro lados e convergem no ápice. O exterior da catedral foi construído em mármore e concreto, que erguido a partir de uma base quadrada forma uma cruz. Ela é bem parecida com a catedral de Santa Maria, Tóquio, do arquiteto Kenzo Tange, que foi desenhada em 1964.

Catedral Santa Maria, Tóquio.

                                           

Fonte: http://www.greatbuildings.com/buildings/St_Marys_Cathedral_SF.html



quarta-feira, 6 de maio de 2009

Kenzo Tange
Mar 23, '05 9:09 PMfor everyone


O arquiteto japonês Tange, criador do horizonte urbano do pós guerra morreu hoje aos 91 anos de idade, em sua casa...."I feel very fortunate to have witnessed the transformation of Japan from war-devastation to the affluence of today.
Although I consider myself to have been quite privileged, I am grateful for the opportunities I have had to work in such exciting projects.
There are still many things I want to accomplish. I do not wish to repeat what I have done. I find that every project is a springboard to the next, always advancing forward from the past to the ever-changing future. That is my next challenge."
Sua arquitetura, que pode ser contemplada em mais de 20 países, inclusive o aeroporto internacional do Kuweit, lhe valeu, em 1987, o prêmio Pritzker de Arquitetura, o mais respeitado desta área.Nascido em Osaka, Tange se formou em arquitetura na Universidade de Tóquio e trabalhou no estúdio de Kunio Maekawa, um discípulo japonês do grande mestre de origem suíça Le Corbusier. Enquanto lecionava na respeitada universidade, Tange deixou sua marca numa série de prédios públicos e complexos urbanos como o Parque da Paz, em Hiroshima (1955), e os escritórios governamentais do antigo metrô de Tóquio (1957). Misturando funcionalismo e modernismo com a estética tradicional japonesa, Tange conquistou fama mundial com o desenho do Yoyogi National Gymnasium, sede dos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio (1964). O edifício futurista, de grande beleza, tem um teto suspenso apoiado em pilares exteriores aos muros, que se tornou o símbolo da rápida industrialização do Japão após emergir das ruínas da Segunda Guerra Mundial. Tange foi responsável pelo plano mestre da Exposição Universal de Osaka de 1970, que contribuiu posteriormente para catapultar o Japão para o mundo industrializado. Em 1980, Tange recebeu a Ordem da Cultura do Japão, entre vários prêmios recebidos tanto em seu país quanto no exterior. Ele também construiu o Palácio Nacional do Reino da Arábia Saudita e o UOB Plaza, de Cingapura. O arquiteto montou seu próprio estúdio para trabalhar com arquitetos mais jovens, como Fumihiko Maki, Arata Isozaki e Kisho Kurokawa, que conquistaram posteriormente projeção internacional por méritos próprios.Na sexta-feira será celebrado o funeral de Tange na catedral Saint Mary de Tóquio, também obra sua, desenhada em 1964.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Catedral de Santa Maria, Tóquio.

[Catedral+Tóquio.jpg]

Construída entre 1963 e 1964, a Catedral de Santa Maria é a sede episcopal da arquidiocese de Tóquio, no Japão. Foi construída no mesmo local onde ficava a catedral antiga, construída em 1899 e destruída durante a Segunda Guerra Mundial.

Com uma área de 15,1 mil metros quadrados, foi projetada pelo arquiteto Tange Kenzo e pode abrigar 600 pessoas sentadas e 2000 de pé na nave principal.

Construída em estilo moderno, a Catedral de Santa Maria tem uma estrutura de oito paredes curvas quase perpendiculares que formam uma grande cruz. O brilho dos suportes de aço inoxidável do lado de fora do edifício simboliza a luz que Cristo faz brilhar sobre o mundo e sobre os corações dos homens. As paredes de concreto evocam as palavras do Salmo 18, versículo 2: "O senhor é minha rocha e minha fortaleza; o meu libertador é Deus". Elas mostram como Deus é o pilar e a fundação de todos os homens.

[Interior+Catedral+Tóquio.jpg]

St. Mary's Cathedral - Kenzo Tange

Fonte: http://milesecclesiae.blogspot.com/2008/08/casas-do-senhor-vii-catedral-de-santa.html