terça-feira, 18 de novembro de 2008

NOVA MÍDIA POPULAR: TUPINAMBÁ E RUBI


NOVA MÍDIA POPULAR: TUPINAMBÁ E RUBI

A especificidade do regional de certo ponto inserido no Movimento Brega Paraense é o ponto central do argumento que agora com o passar do tempo, desde o seu surgimento fica mais claro e permite uma análise mais ampla de seu sentido de movimento local. O acesso de novas formas de comunicação aliada a novas mídias impulsionou esse movimento musical para envolver mais adeptos numa dimensão local e regional. Quase que naturalmente, nota-se que esse estilo de música popular transformou-se em um produto de identidade local e mercantilização cultural.
Com o desenvolvimento do movimento Brega Paraense e a possibilidade da comercialização de produtos eletrônicos importados, ressurge uma nova mídia popular: As aparelhagens sonoras que eram recursos muito utilizados desde a Primeira Grande guerra mundial, hoje, provavelmente em decorrência do capital mundializado e o processo de globalização com a abertura de mercado, "essas aparelhagens" ganharam mais força, potência e aperfeiçoamento tecnológicos e são apresentadas em sistema stéreo e, em alguns casos até computadorizadas.
O ressurgimento desse tipo de "mídia" é caracterizado pela facilidade de acesso, porque ao contrário do que ocorre nas grandes mídias, a aquisição desses equipamentos não requer grande capital e o mercado de varejo dispõe de linhas de financiamentos para os diversos segmentos de consumidores. Muitos desses produtos eletro-eletrônicos possuem peças importadas, mas em função do baixo custo da mão de obra brasileira são montados no Brasil, o que seguramente faz com que esse mercado tenha uma grande variedade de equipamentos para diferentes estilos de consumidores.
A estrutura de uma empresa de aparelhagem sonora geralmente é de propriedade familiar e, conseqüentemente, a quase inexistência de burocracia para compra e a facilidade para operar esses equipamentos justificam a proliferação desse tipo de veículo de comunicação popular na região amazônica. A maior representatividade desse tipo de mídia no Pará são as aparelhagens "Tupinambá", "Pop Som" e o "Rubi" que realizam shows em todo estado e na região norte do Brasil. Apesar da falta de dados oficiais nota-se que esse tipo de atividade cresceu e está se desenvolvendo dia-a-dia com novas funções no mercado de trabalho; são novos músicos, técnicos, motoristas, ajudantes, carregadores, enfim vários tipos de mão-de-obra utilizadas para o entretenimento popular.
Essa nova dimensão de tecnologia e de espaço de comunicação alcançada pelo movimento Brega Paraense, não permite até agora conferir ou verificar a dimensão do impacto da globalização nesse atual processo de movimento musical e social. Verifica-se que esse tipo de mídia mesmo diante da tecnologia mundializada (TV, internet) consegue atingir e envolver as massas populares em seus diversos segmentos de público. Um exemplo desse envolvimento está na canção "Dudu", cantada por Anna di Oliveira, canção essa que em curto espaço de tempo tornou-se hino da campanha do candidato para prefeito Duciomar Costa, o qual concorreu na última eleição para a prefeitura de Belém.
Cumpre reconhecer que esse entretenimento popular de lazer e interação social pode-se dizer que na sua atual performance, apresenta uma nova forma de trabalho e geração de renda local com sua diferente maneira de utilizar a mídia para divulgar uma emergente economia local e uma cultura regional.

REFERÊNCIA:Este trabalho foi apresentado no 8º Simpósio da Pesquisa em Comunicação (SIPEC) da Região Sudeste acontecido de 16 a 17 de março de 2001 na Universidade Federal do Espírito Santo em Vitória (ES). fonte:http://www.bregapop.com

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