Além dos Rios, uma aventura sem fim

Livro conta as experiências do navegador solitário Aladir Murta, um mineiro de mais de 70 anos que lançou-se numa aventura de percorrer os rios brasileiros numa canoa a remo. Embarque nesta aventura também.

15 dias com Aladir Murta

O repórter Denison Duarte, do Sistema Meio Norte de Comunicação em Amarante (PI) esteve, durante 15 dias, ao lado de Aladir Murta, o navegador solitário.

Denison ficou encantado com a história de Aladir, além de se impressionar com sua espiritualidade e sensibilidade como ser humano e defensor do meio ambiente. O resultado desse encontro vocês podem conferir clicando AQUI.

9 comentários:

DENISON DUARTE 7 de janeiro de 2011 às 22:05  
Este comentário foi removido pelo autor.
DENISON DUARTE 7 de janeiro de 2011 às 22:06  
Este comentário foi removido pelo autor.
DENISON DUARTE 7 de janeiro de 2011 às 22:18  

Boa noite Antoninho Rossini e internautas!

Antes de qualquer coisa quero confessar-lhe que fiquei maravilhado com seu livro que conta com mestria a trajetória de Aladir Murta, o navegador solitário. Li diversas páginas nos 15 dias em que passei com o navegador e pude comprovar a emocionante narrativa de uma história que o Brasil inteiro deve conhecer.

Aladir quando fala do livro em sua homenagem o exibe como um troféu de valor maior que o próprio título de maior navegador do mundo em canoa a remo, o que o faz muito grato a você pela idealização da obra.

A espiritualidade e a sabedoria de Aladir se fazem explícitas em sua obra, cuja linguagem se faz clara e fascinante. Dê ao Brasil uma oportunidade maior de conhecê-la aumentando os pontos de venda. O preço está excelente! (Fica a sugestão!)

Aladir foi uma das, se não a mais encantadora figura humana que já conheci. Alguém de um esplendor espiritual inigualável, cujo poder de encanto parece residir na singeleza de seus ensinamentos brotam do seu ser. O navegador parece ser alguém de muitos mistérios ao tempo em que se faz conhecer através da simplicidade e da forma humilde de ver a vida encantando a tudo e a todos, embora alguns o tenham como louco.

O sereno “velho dos rios brasileiros” vive a explorá-los de forma pioneira sempre a relatar fatos vivenciados e encarados com naturalidade, embora dificilmente compreendidos por pessoas comuns.

Tivemos um relacionamento mais que fraternal que mais parecia um convívio de pai para filho. Encontrei neste homem de aparência humilde a simpatia e a serenidade de alguém verdadeiramente protegido por Deus, cujo projeto de vida parece consistir na valorização do ser humano e na proteção do meio ambiente. Aladir chegou em Amarante no dia 09 de dezembro e seguiu seu rumo pelo rio Parnaíba no dia 23 do mesmo mês com destino ao estado do Tocantins, onde estão alguns dos seus filhos. Os contatos continuam a acontecer (por telefone), sinal do respeito e forte apreço que restou entre nós.

O navegador diz que, em Amarante - PI, sentiu-se em casa como em nenhum outro lugar: "Aqui sou amado, diferentemente de muitos lugares onde fui rejeitado pelo meu jeito de ser." (Palavra do navegador)

Antoninho, um forte abraço!
Parabéns pelo talento que detém!
O mundo precisa de pessoas como você
E que Deus te proteja em sua longa jornada de vida.

DENISON DUARTE - CORRESPONDENTE MEIO NORTE EM AMARANTE PIAUÍ.

gilberto simões 28 de setembro de 2011 às 21:03  

conheci aladir em manaus navegando pelo rio amazonas em uma pescaria nossos barcos cruzaram se uma conversa rapida e um comentario dele dizendo que passou a noite em um pedral que fica apos a vila do puraquequara que surge uma vez ao ano quando ocorre a vazante simplismente um grande encontro entre o belo pedral e a lenda dos rios

Anônimo 18 de novembro de 2012 às 02:10  

conheci Aladir no dia 14 de novembro ele, esta navegando o rio jequitinhonha, senhor Aldir assim que você retorna a sua casa e ve esse comentario entra em contato comigo sou o jose carlos no dia 14 você teve aqui na usina lembra?

Saulo Murta 27 de novembro de 2012 às 15:11  

Aladir Murta, o navegador solitário, retorna á sua terra natal depois de mais de 40 anos, navega o rio Jequitinhonha com sua canoa a remo desde Mendanha, próximo a Diamantina com destino a Belmonte-BA, depois de parar na Usina hidrelétrica Irapé, segue viagem para Coronel Murta e aporta na praia do rio Jequitinhonha no dia 20/11/2012. Depois de reencontrar seus parentes mais próximos e realizar uma palestra em uma das Escolas Estaduais no município. Aladir Murta dá continuidade ás suas aventuras, saindo da sua cidade natal no dia 24/11/2012 com destino final Belmonte-BA.....não tem previsão de quando chegará por lá, pois não tem compromissos nenhum para o ponto final desta etapa de navegação.

Unknown 5 de junho de 2014 às 09:28  

Conheci o navegador em Tefé-AM, ele estava na companhia de um amigo Argentino, fizeram uma parada ali e tive a oportunidade de conversarmos e ouvir algumas historias das inúmeras aventuras deste corajoso... Um abraço Aladir.

Luiz Perásio

Unknown 9 de maio de 2017 às 19:08  
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown 10 de maio de 2017 às 19:08  

Boa noite, Antoninho Rossini!

Quero parabenizá-lo pelo livro, e relatar um encontro que tive recentemente com o protagonista do seu livro, o grande Aladir Murta, que tive a honra de conhecer pessoalmente no dia 06/05/2017 em uma vila chamada Santa Cruz que fica as margens do rio Araguaia, no município de São Geraldo do Araguaia-PA.

Postar um comentário

O livro Além dos Rios pode ser adquirido na livraria da Vila, localizada à Alameda Lorena, número 1731 ou pelo canal direto
de vendas, pelo telefone 11 - 3063.0477




Sobre o autor

Antoninho Rossini é jornalista e bacharel em direito. Iniciou sua carreira como repórter nos anos 60 trabalhando para jornais,revistas e emissoras de rádio e televisão. Lecionou Jornalismo na Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado. É responsável pela Editora Tag&Line, que dentre as obras publicadas destacam-se “ A Vertigem das Urnas”, livro sobre marketing político e “Não diga para minha mãe que trabalho em propaganda...Ela pensa que sou pianista num bordel”, ambos de autoria do francês Jacques Séguéla, conhecido em todo o mundo pelos seus mais de 23 livros publicados e também como publicitário e consultor em comunicação.
A Editora Tag&Line também é responsável pela publicação de biografias e estudos sobre marketing e propaganda.