15 de janeiro de 2011

Imagens da Serra

Chegada à Serra do Navio

Distrito de Pedra Preta - SNV

Ginásio de Serra do Navio

Ginásio de Serra do Navio

Escola Estadual Hermelino H. Gusmão

Mercado Central de Serra do Navio

Mercado Central de Serra do Navio

Mercado Central de Serra do Navio

Mercado Central de Serra do Navio

Hospital de Serra do Navio

Hall do Hospital

Hospital de Serra do Navio

Igreja de Serra do Navio

Hotel de Serra do Navio

Hotel de Serra do Navio

Hotel de Serra do Navio

Hotel de Serra do Navio

Modelo de Residência dos Operários

Modelo de Residência dos Graduados

Modelo de Residência dos Graduados

Modelo de Residência dos Graduados

As venezianas formam a identidade visual das casas

Serra do Navio


As ocupações irregulares começam a tomar conta dos arredores da Vila Serra do Navio

Ocupações irregulares em Serra do Navio

Os "irresponsáveis" pelo blog!
G4

6 comentários:

  1. Senhores "irresponsáveis" pelo blog:
    Parabéns pelo "trabalho" de vocês.
    Suas imagens (e a de outros blogs) me ajudaram a compor um trabalho para a faculdade.
    Sou estudante de História da UFPA, e apresentei um trabalho na disciplina História da Amazônia III, sobre "Meio século de mineração na Amazônia". Como sou amapaense, puxei mais a brasa para a nossa sardinha, e a maior parte das imagens que apresentei em seminário foram as da Serra do Navio.
    Espero que já estejam sóbrios para lerem meu agradecimento. Valeu.

    Em tempo: sou de Macapá, e estive na Serra apenas uma vez, nos idos de 1972. Apesar do abandono, se houver uma boa infra-estrutura (principalmente de comunicações), a Serra do Navio é um bom local pra se morar. Essa neblina à noite tem tudo a ver.
    Aloisio

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo comentário, estamos sóbrios sim(de vez em quando...rsrs)estar na Serra do Navio, foi realmente uma ótima esperiência, aprendemos muito, o mais legal, é que fomos na ultima semana de 2010...tivemos a paciência, de visitar todos os locais, essa é uma pequena parte do nosso acervo de 3 gigas de foto,nós nos sentimos lisongiados por contribuir com o seu trabalho,por favor, divulgue!
    abç

    G4

    ResponderExcluir
  3. Etílicos conterrâneos, nasci e vivi parte da minha boa infância em casas como essas, de funcionários graduados. Meu pai era funcionário da empresa ICOMI, empresa que explorava manganês.Tentei visitar Serra do Navio, em 2007, porém, com a exploração da Serra por uma outra empresa que recentemente se implantou por lá à explorar ouro, não havia lugar para me hospedar.As recomendações não eram muito animadoras também para se visitar a Serra devido o excesso de pessoas que superlotavam a cidade, ou seja, casas, hotéis, pensões etc...trabalhadores desta nova empresa(nâo lembro o nome), e não havia onde ficar,como também pela questão da violência urbana que começava a aparecer diante daquela situação. Fico contente por rever minha cidade natal, através de seu blog, excelente idéia!!!daqui de Lisboa-Portugal, onde vivo atualmente trabalhando com música e produção cultural. Tenho certeza que o Blog de vocês reavivou muitas lembranças dos Serranos espalhados por esse mundo de pessoas normais e de pessoas trêmulas pelo efeito do àlcool. Se fizeram este trabalho de registro arquitetônico ao final de 2010, que impressão outra podem me passar do cotidiano da Serra Navio? Aguardo.Aguardentemente, o meu muito obrigado.Fercy Nery(e-mail:neribrazil@bol.com.br).

    ResponderExcluir
  4. Parbéns pelo trabalho galera, sou Serrano também e fico feliz em saber deste e de outros blogs que foram criados com este mesmo objetivo, qual seja, CONHECER PARA RESPEITAR...somente conhecendo a riqueza de nossa história é possível respeitá-la...pena que a banda podre (políticos) que administra esse patrimônio não tem nem o ensino fundamental, e talvez por isso sejam tão incompetentes e irresponsáveis.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal trabalho de vocês, eu sou macapaense,porém trabalho na
    Serra lá é um otimo lugar pra se vive....

    ResponderExcluir
  6. Rogerio Manuel Coêlho de Araujo20 de abril de 2012 às 12:57

    Parabéns ao G4 pelo excelente trabalho na divulgação da Serra do Navio. Para nós, eu e minha esposa Jorgina, moramos neste paraíso no período de 1969 a 1973, essas fotos nos trouxeram belas recordações deste tempo onde comecei minha vida profissional.
    Fui Médico (cirurgia geral) neste Hospital. Acredito que ainda existem muitos adultos de até 44 anos, ainda residindo ai, que nasceram pelas minhas mãos. Minha esposa plantou três palmeiras na última casa da Rua C6 e, quando ai estivemos em 1986 (levamos nossos filhos para conhecer a Serra do Navio), tivemos a grata satisfação de encontra-las já ultrapassando o telhado da casa.
    Sejam felizes como nós fomos.
    Obrigado Serra do Navio pelos anos felizes que ai passamos.
    Abraços em todos, e mais uma vez Parabéns ao G4.
    Rogerio Manuel Coêlho de Araujo
    e-mail: rmca33@bol.com.br

    ResponderExcluir