30.5.10

Quero fazer CHIMIA!!

Quero fazer chimia, daquelas do interior do RS, que tem uma cara horrorosa, mas o gosto e MUITO bom.
* Be kind, rewind >> Pra quem não é gaúcho, momento "definição": Chimia é um tipo de geléia tri doce, de uma ou mais frutas, que se passa no pão, e o nome vem do alemão schimier (leia mais).
Chimia me lembra de Santa Maria-RS, da Fabi Sgorla e da Daia Scheid, ano de 2003 (*cof* quando tínhamos 15 aninhos *cof*). Na loucura (bem, na época) de terminar a monografia pra FACOS-UFSM, passávamos váááárias horas no apê da gurias na Andradas, ali na frente da UNIFRA, matando a ansiedade com uma quantidade sem fim de comida: muito mate, pipoca, feijão moro na xícara com colher - sem pão ou arroz (saudade de ti, Fabi!), e pão de casa de Chapada com uma chimia bem alemã in-crí-vel de abóbora, coco, batata doce e laranja que a vó da Daia mandava de Cerro Largo. Eu detesto abóbora (bleks²), mas na chimia da vó da Daia eu comia com gosto. Tá loco, era muito bom.

Então, passado o momento flash-back, eu quero fazer chimia. Estou pra receber visitas agora no verão, e por isso me motiva mais cozinhar essas coisas mais trabalhosas. Eu sei que se eu fizer só pra mim, vai ficar ali na geladeira por meses, mas se vem gente, daí espero que se termine (rsrsrsr). Senão, distribuo entre a galera do trabalho mesmo.

O mais legal de tudo é que, enquanto procuro alguma receita de "chimia do RS" na internet, acho textos muito engraçados imitando os gaúchos. Olha esse, sobre como fazer mate, de autoria de Robeta Malta: Ah! Tem algumas palavras em francês no meio:


Barbarinha esta levando um papelzinho com instruções sobre como fazer o chimarrão, mas é simples,
Tu deve encher a cuia de erva, até um dedo depois da altura que ela começa ficar mais estreita;
Depois tu tampa a cuia, com uma tampa reta e deita a cuia na horizontal. Isto é pra fazer o espaço onde ficará a água.
Tu bota a bomba neste espaço.
Après, a água no espaço onde fica a bomba, cuidando pra erva, que ainda não esta molhada, não cair.
O primeiro mate tu joga fora. Tu toma e cospe (Aham, tosco assim. É coisa campeira).
Como a erva ainda esta seca, ele fica sem gosto.


Tu faz, tu coloca, tu tampa... falado a gente não se dá conta, mas escrito é muito feio!!
Bem, vou seguir aqui na busca da receita perfeita, ou seja: com ingredientes que eu ache por aqui. Senão... Daia, me manda a receita da tua vó??? :)

Um comentário:

Carol Casali disse...

Eu queria mesmo era voltar no tempo só pra aproveitar todas vcs um pouquinho mais. Beijo Aliiiiii!