quarta-feira, 3 de junho de 2009

Diferenças nos motores AP





Retirado da internet....créditos ao autor Rafael Trindade

Achei interessante a matéria e resolvi divulgar....

Pessoal, com o intuito de esclarecer a quem não conhece as possibilidades de alteração de cilindrada em um motor AP, abaixo está um resumo do que pode ser feito para esse bom e velho propulsor.

1.6 - Virabrequim - 77,4
Bielas - 144mm
Pistões - 81mm pistão alto devido ao ponto de fixação dos pinos
A vantagem desse motor é o seu bom r/l, aguentando altos giros, porém pouco capaz de gerar potência e torque em relação aos demais em função da cilindrada

1.8 - Virabrequim - 86,4
Bielas - 144mm
Pistões - 81mm

A vantagem desse motor é a suacapacidade de atingir alto giro e gerar satisfatória potência, quebras são mais difíceis que nos 2.0

1.9 - Virabrequim - 86,4
Bielas - 144mm
Pistões - 83,5mm pistão 2º retífica do 2.0
A construção desse motor gera o impecílio de reduzir a altura do bloco em função do pistão ficar baixo. Não fazer isso gera uma taxa de compressão baixa e inadequada.
A vantagem desse motor é a sua capacidade de atingir altos giros e maior potêncai em relação ao 1.8, porém não consegue chegar perto do torque do 2.0 e não tem o seu r/l ruim sendo um dos mais adorados para turbo.
A desvantagem se dá pela utilização do pistão de 2ºretífica do 2.0 tornando sua retífica com pistões AP impossibilitada, tendo que partir para os de GM.

2.0 - Virabrequim - 92,5
Bielas - 144mm
Pistões - 82,5mm

A vantagem desse motor está na sua elasticidade devido ao alto torque desde os baixos regimes de rotação e na sua potência. É sensível a sua força em relação ao motor 1.9
A desvantagem está no ser r/l ruim, o q o torna delicado em altas rotações, podendo abrir um buraco na lateral do bloco e colocando a biela para fora.

2.1 - Virabrequim - 92,5
Bielas - 144mm
Pistões - 84,8mm pistão de monza 1.8

Esse motor é utilizado em carros aspirados, não sendo bom para turbo devido à fina parede dos cilindros devido à sua parede muito fina. Traz a vantagem de gerar potência e torque.

2.2 - Virabrequim - 92,5
Bielas - 144mm
Pistões - 86mm pistão de monza 1.8

Esse motor é pouco utilizado em função da sua parede extra fina, tendo constantes problemas em relação à queima de juntas de ferro, porém é um excelente motor para aspirados devido à sua capacidade de gerar torque e potência.

Existem ainda motores com capacidade de 2.3 e 2.4 cilindradas, mas para tal feito se dá a necessidade de fazer virabrequim cursados e piora ainda mais o R/L

Existem enúmeras discussões sobre as diferenças dos blocos Ap.
Entenda-as.

Bloco originais 1.6 e 1.8 são iguais. Bloco 2.0 só tem diferença na parte de baixo.

Para se transformar um bloco originalmente 1.6 ou 1.8 em 2.0 ( com a alteração do virabrequim ) se dá a necessidade de esmerilhar a parede lateral do bloco na parte inferiro para não haver o toque da biela com a pared e tão pouco do próprio virabrequim com a parede.

É isso, amigos, caso apareçam dúvidas vamos debater!

Rafael Trindade

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