domingo, 19 de abril de 2009

Sócrates e Platão







Sócrates nasceu em 469/470 a.C. em Atenas e morreu 399 a.C. na mesma cidade.

Desde jovem dedicou-se a meditação e ao ensino da filosofia, era considerado um dos homens mais sábios e inteligentes. E através de dialogo transmitia o conhecimento e a sabedoria do mundo às outras pessoas.







Sócrates não deixou nada escrito o que sabemos sobre ele, provém de depoimentos de seus discípulos Xenofonte e Platão.
Ensinava ao homem a cuidar de sua alma, pois para ele “o corpo é usado como instrumento para abrigar a alma e a alma é imortal ela reencarnaria quantas vezes necessárias ate aperfeiçoar-se, assim se não precisasse não voltaria mais a este planeta”.
Também ensinava a bem pensar para bem viver, fazia as pessoas conhecerem a si mesmas, tirarem de si opiniões próprias e sem falsos valores, pois para ele o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro, dialogar com Sócrates era uma “lavagem da alma”.

Como Sócrates, defendia idéias inovadoras, contrarias a da sociedade conservadora grega, de crenças religiosas e costumes, encaram Sócrates como um inimigo, ele foi preso e acusado de pretender subverter a ordem social (ateísmo e corromper os jovens com a sua filosofia).

Foi Julgado em tribunal e condenado a morte, ficou preso em uma caverna por um mês, teve oportunidade de fuga, mas preferiu ficar ali ate o dia de sua morte. No dia em que tomou a taça de cicuta estiveram presentes todos seus amigos
Charges SÓCRATES


CHARGE 1



CHARGE 2




PLATÃO



Platão, cujo verdadeiro nome era Aristócles (em homenagem ao seu avô).

Brilhante escritor e filósofo grego da antiguidade. Seus diálogos abordaram praticamente todos os tópicos que vieram a ser discutidos por filósofos que se seguiram a ele. Suas obras fazem parte da mais reconhecida literatura mundial.

Nasceu em 427 a.C em Atenas e morreu por volta de 347 a.C.


“Fundador da academia e mestre de Aristóteles”.


“Aos 20 anos, Platão encontrou Sócrates e tornou-se seu discípulo ate a morte”.


Seu professor, Sócrates, não escreveu seus ensinamentos. Platão, como discípulo de Sócrates, escreveu muito dos ensinamentos que lemos dele. Porém, nos diálogos, “Platão faz do personagem Sócrates porta-voz de seus próprios pensamentos, de modo que é difícil estabelecer quais são os ideais de Platão e quais são os de Sócrates”.

Platão, ao contrário de Sócrates, interessou-se vivamente pela política e pela filosofia política.

Considerado um dos principais pensadores gregos, pois “influenciou profundamente na filosofia ocidental”.

PENSAMENTO PLATONICO:



A parte central da filosofia de Platão é a teoria das formas, ou o mundo das idéias.

“Platão diz que as formas têm uma realidade que vai além do mundo físico por causa de sua perfeição e estabilidade”. O mundo físico se parece com as formas, mas devido a constantes mudanças nunca chega a sua perfeição.





PLATÃO valoriza os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com platão, alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. (Platão distinguiu entre dois níveis de saber: opinião e conhecimento.)

Para os alunos de classes menos favorecidas, platão dizia que deveriam buscar trabalhar apartir dos 13 anos de idade. Afirmava que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.



Mito da caverna


Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.
Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.
Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.
Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.


O MITO


“Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade”.




Platão e Sócrates: foram grandes filósofos gregos que se dominavam, amantes da sabedoria, eles realizaram uma incansável busca pela verdade. Provocando assim a ira de seus governantes, por incentivar o povo a pensar, custando com isso a Sócrates sua condenação à morte, cabe ao filosofo despertar a reflexão nos homens, diante de si, e de seus atos, da sociedade, e do mundo.




Platão acompanhou de perto todos os passos do julgamento de seu mestre Sócrates. O fim trágico do julgamento marcou-o profundamente, deixando seqüelas para o resto da sua vida.



CONCLUSÃO


Em resumo geral concluímos através deste trabalho que PLATAO e SÓCRATES como grandes pensadores da antiguidade grega e filósofos do saber com papel fundamental na filosofia e literatura brasileira contribuíram brilhantemente com diálogos e ensinamentos do saber e conhecimento da verdade em obras que ficaram ate hoje bibliografadas. A partir da razão, explicaram o mundo que o cercava, foram considerados os grandes filósofos gregos por suas contribuições nos diferentes campos do saber. O conhecimento tinha fins morais, isto é, levar o homem à bondade e à felicidade.

“Sócrates sempre dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância” o corpo muda constantemente a alma não muda nunca. ”Sócrates Como se dedicava às pessoas, não deixou nenhum pensamento escrito, tudo o que se sabe a seu respeito foi escrito por pessoas que o conheciam”.

“Platão acreditava que a pessoa que fazia maldade aqui na terra, não poderia retornar novamente, pois essa era condenada.
“Para Sócrates, Deus é uma inteligência onipresente, onisciente, onipotente, absolutamente invisível ao homem. Deriva a prova da existência de Deus da finalidade do mundo”.
“Para Platão, se a alma, quando penetra o corpo, não busca manter sua pureza, quando morre o corpo, não retornará ao mundo das idéias, mas estará sujeita à transmigração para outro corpo de homem ou animal (metempsicose), segundo as predileções que tenha manifestado”.
“Platão não defendia que todas as pessoas tivessem iguais acessos à razão. Apesar de todos terem a alma perfeita, nem todos chegavam à contemplação absoluta do mundo das idéias”.
“Os ensinamentos de Platão foram escritos em forma de dialogo, de uma conversa ou um debate entre várias pessoas”.



FRASES DE PLATÃO


Tente mudar o mundo- o primeiro passo será mover-se a si mesmo.

A amizade é um predisposição reciproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro.

Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragedia da vida é quando os homens tem medo da luz.

Não há ninguem, mesmo sem cultura, que nao se torne poeta quando o amor toma conta dele.

Vencer a si proprio é a maior de todas as vitorias

O amor é uma perigosa doença mental

Calarei o maldizentes continuando a viver bem: eis o melhor uso que podemos fazer da maledicência.

De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais dificil de domar.

Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama.

Não há nada e bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mau.

Academicas: Ana Leticia, Barbara e Jessica

Nenhum comentário: