terça-feira, 21 de abril de 2009

Noticia

Acadêmicas: Ivanete, Lorrane e Rosiane.

Um pouco de comédia



Acadêmicos: Adriano e Fidelis

Karl Marx

Marx compreende tambem que o trabalho é atividade fundamental da humanidade, e que é o centro das atividades humanas. Apartir dai Marx consegue compreender todas as ciências. Marx defendia a emancipação do proletariado, não se tratando de amenizar a exploraçao. Por isso que ele achava que o desenvolvimento do capitalismo que cria a proletarização, iria acabar com a burguesia. A hostilidade que o capitalismo produz é a calça de explodir a revoluçao.

Marx criticou o anarquismo porque em vez de acabar com as condiçoes sociais que faziam o estado uma necessidade os anarquistas queriam acabar o estado por decreto. O mesmo ainda se posicionou a favor do liberalismo, mas nao como uma soluçao mas sim como uma melhoria das forças produtivas e tanto das condiçoes positivas como as negativas da emancipaçao do proletariado.


O Capital a maior obra de Marx trata de fazer uma analise da sociedade capitalista.
Sendo de dificil leitura. Dentro das ideias de Marx a obra tem finalidade de se tornar conhecida por toda a sociedade.Uma obra incompleta ja que foi publicado apenas o primeiro volume.

O Marxismo é nada mais que um conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais, que ocorre sobre a realidade. Ela se baseia na interpretaçao da vida social, e é totalmente contra o capitalismo. O Marxismo compreende ainda o homem como um ser histórico, que tem a capacidade de trabalhar e conseguir o seu proprio sustento e isso o diferencia dos outros animais.

Acadêmicos: Adriano e Fidelis

domingo, 19 de abril de 2009

Ética Racionalista Grega - Aristóteles

Aristóteles



Primeiras Informações de Aristóteles


Aristóteles nasceu em Estagira, Colônia grega da Trácia, em 384 a.c com 18 amos de idade ele já se ingressou na academia platônica em Atenas.


ÉTICA PARA ARISTÓTELES

A teoria filosófica da palavra ética para Aristóteles significa um modo de cada um, trata – comportamento humano ,pelos os princípios da sociedade ou seja os valores socias. Algumas obras que aborda esse tema escrita por Aristóteles: Ética á Nicômaco,Ética à Eudemo e Grande Ética.

FILOSOFIA PARA ARISTÓTELES

Segundo Aristóteles a filosofia objetiva - se na solução de problemas ela te faz pensar nas coisas como elas são como foram e como será, isto é a ciência do “porque”.


A moral


A característica principal da moral aristotélica é o RACIONALISMO, ou seja a pessoa pensa antes de agir e tomar outro rumo que foge da moral da sociedade. As virtudes éticas morais, não são mera racional.


POLÍTICA

Política é a doutrina moral social nela existe o estado que rege a sociedade sendo por regime ditadura,democrático,militar e outros





UM BREVE HISTÓRICO DA VIDA DE ARISTÓTELES


Aristóteles foi discípulo de Platão, ele foi o discípulo mais critico com as idéias de Platão, apesar de serem grandes amigos. Aos 50 anos fundou sua Escola livre por nome de Liceu nela ele montou uma importante biblioteca.Sua escola alcançou fama e renome,junto com outros importantes nomes ele realizou grandes descobertas os tipos de atividades que se realizavam levaram Liceu a titulo de investigação racional,ele influenciou muito no ocidente.

ARISTÓTELES E ALEXANDRE




Alexandre o grande era um guerreiro e tinha o objetivo a conquista da Babilônia. Aristóteles o ensinou muitas coisas como: ter objetivo bem definidos ser confiante e verificar e estar sendo atingindo. Traduzir de pensamento para resultado e colocar a emoção nesses resultados, nunca duvidar desses resultados ser otimista e estar disposto a tudo.


ALGUNS DE SEUS PENSAMENTOS

“Beleza é a melhor carta de recomendações.”



“música é celeste, de natureza divina e de tal forma que encanta a alma e a leva acima da sua condição.”



“ Beleza é dom de Deus.”





Platão defendia o Inatismo ele acredita que existe dois mundo é o mundo inteligível nele vivemos antes de nascer e outro mundo o sensível este temos idéias e começamos a viver nele quando nascemos e a nossa mente já esta funcionando e vamos ter que buscar no mundo inteligível idéias.
Aristóteles defendia o Empirismo idéias através das experiências que, no entanto foi ele o criador porque nessa época não era tão concreto. E acreditava que as idéias vinham através de observação, de experiência e com isso vamos formando nossas idéias. Para ele o mundo e não em dois como Plantão fala mais sim só um com o sensível e inteligível juntos.
Os dois pensadores utilizavam um modo de pensar diferente Aristóteles acreditava que,a forma cavalo consiste nas características do cavalo ou seja, naquilo que chamaríamos de espécie.

Ele também não concordava com Platão na questão de a “idéia galinha” vir antes da galinha propriamente dita. Para ele o que e a forma da galinha está em todas e essa forma e a característica que distinguem a galinha, não outro animal qualquer.

Platão fala que tudo que existe na natureza, teve uma vida no mundo das idéias.
Aristóteles já pensa que nossas idéias e pensamentos entram em nossa consciência através de ver e ouvir. Aristóteles tentou explicar que tudo na natureza pertence a diferentes grupos e subgrupos.


Acadêmicos: Elizeu Ramon e Vera Lúcia.

Jean Jacques Rousseau

JEAN JACQUES ROUSSEAU
Jean Jacques Rousseau é considerado um dos principais filósofos do iluminismo. Rousseau defende em sua filosofia a tese da educação natural do homem, para ele o homem como um todo deve ser livre e igual perante a sociedade, pois cada pessoa traz consigo um modo diferente de ver e viver á vida, e sendo assim cada qual deve ser respeitado pelo seu modo de ser, sem levar em consideração as regras impostas pela sociedade, já que era totalmente contra essas leis.




Para Rousseau todo homem nasce bom, com princípios e valores, porem com as imposições postas pela sociedade ele acaba deixando seus sentimentos e instintos passando assim a fazer parte dessa sociedade competitiva e capitalista, onde o que realmente interessa é o poder aquisitivo de cada um. Jean Jacques também defende a tese de que a verdadeira finalidade da educação é ensinar o aluno a aprender a viver e exercer a liberdade, pois todos nos somos seres livres e não precisamos viver para uma sociedade, mas sim para nos.
Um filósofo completo, pois se relacionava em varias áreas tanto política como pedagoga, e religiosa.
Jean Jacques Rousseau “Autoridade significa ser amado e respeitado”.




Rousseau foi um ótimo educador, para ele essa profissão era simplesmente um motivo de muito orgulho. Em toda sua carreira de professor de musica, carregou consigo a idéia de que um “mestre” tinha que ser um exemplo para o aluno, pois seria neste mestre que o mesmo iria se inspirar, para crescer na vida com dignidade e através de seus próprios méritos, sem infligir no direito alheio, sem ultrapassar na vida do próximo.

Para Rousseau a desigualdade social era um caso irreversível, em primeiro lugar ele não conseguia entender como que um homem podia ter autoridade sobre outro, para fazer o tipo de lei que o mesmo achava viável para a população, quer dizer, para ele próprio, pois para Rousseau os políticos do poder não pensavam na qualidade de vida e no bem estar da população. Para ele essa questão de regras seria simples se fosse de outra forma, bastaria toda sociedade entrar em um acordo aceito por todos e sendo assim acontecendo a vontade livre das pessoas, não precisariam de Autoridades com pleno poder sobre a sociedade.


Acadêmicos:Daiane, Eliane e André








Academicos: Marcos, Cezar e Vitor.

Maquiavel

Para Maquiavel virtú é a capacidade que o governante tem de realizar mudanças e de impor a suas vontades nas mais diversas situações; já a fortuna é a manifestação da incerteza que os homens têm. É um elemento de dominação do estado. É algo que influência o destino; alem disso é uma base de sustentação de um governo.
O estado é composto por dinheiro, sendo que todos nós contribuímos para que esta fortuna cresça e gere bem estar social e segurança. A fortuna sendo bem utilizada pelo governante pode ser motivo para que a população tenha apreço, ou seja, gera satisfação para com o governador. Por outro lado, a fortuna sendo mal utilizada pelo governante ela pode causar instabilidades no estado, como por exemplo, greves e golpes de estado. Podemos citar como motivos para tais fatos o desvio de verbas públicas e a compra de votos no senado.

A virtú deve ser aprimorada a fim de propor a sustentabilidade do governo, para que o mesmo venha a depender menos da fortuna. Por isso as estratégias de governo devem ser bem traçadas a fim de que a população por
mais que, disfunções venham a ser causadas pela má administração da fortuna. Podemos citar a concessão de incentivos fiscais a indústrias, em um primeiro momento isto é bom, por outro lado a população continua pagando impostos altos, já que, encargos são repassados em outros segmentos da economia.



Sobre Virtú
A virtú é uma habilidade do governante, nasce com ele, ao passar do tempo o indivíduo o aprimora, tendo ele a facilidade de encarar problemas e disfunções de forma coerente, implantando mudanças flexíveis.. A virtú e a fortuna andam juntos, porem, o governante deve usar a sua virtú para absorver as possibilidades despertadas pela fortuna. Deve saber usar a fortuna para manter o seu poder, e não para prejudicar o seu reinado. Exemplo disso é os Estados Unidos, já que utilizam sua virtú para controlar diplomaticamente outras nações, usando de forma eficiente e eficaz a fortuna, neste caso para impor suas vontades. É sabido que o presidente desta nação é um dos governantes mais influentes do planeta, controla tudo o que é de seu interesse. Por exemplo: a invasão do Iraque. O governo usou da força e da sua virtú para derrubar um opositor e se apossar do produto que era interessante para seu estado: o petróleo. Outro exemplo é compra de terras na Amazônia por países estrangeiros para quem sabe futuramente “Dar o Bote” no Brasil e tomar a Amazônia quem sabe.

Acadêmicos: Marcos, Cesar e Vitor.













Acadêmicos: Evandro, Josimar e Rael



Immanuel Kant


A liberdade prática para o filosofo Immanuel Kant é a independência da vontade em relação a toda lei que não seja lei moral. O homem não é determinado pela natureza, e sim por sua ética.
A liberdade não é agir sem lei, mas sim, respeitando as leis feitas pelo próprio ser. O cidadão participa da elaboração de leis que futuramente poderá vir a puni-lo por sua conduta na sociedade.
Com a colocação anterior, Kant relata que o direito surge exatamente no momento em que as várias liberdades individuais precisam andar juntas (harmonia). Assim consiste sua autonomia.
A concepção de autonomia para Immanuel Kant, no entanto e mantém a questão princípios da beleza dominada pela ética e pelo dever. Os iluministas da época defendiam uma teoria na qual Kant promove uma dedução da autonomia, no sentido inverso. E, é importante destacarmos que a dimensão estética deve estar bem presente em uma educação ou uma idéia que vise formar para a autonomia. É necessário integrar o ser autônomo do homem.por ser de caráter diretamente individualista.
Nem um pessoa pode-se conter de ser feliz de sua maneira, mas a cada ser é permitido buscar a suas emoções dês que não cause ofensa à Liberdade de outras pessoas.
Ai entra Kant afirmando que O imperativo categórico dá de forma de legislação moral: “Agindo de tal modo que sua vontade máxima possa valer sempre aos mesmo tempo como princípio de uma legislação universal. A igualdade dos homens se dá pela sua racionalidade. O homem se identifica com a razão e todo ser racional, pode agir com sua autonomia. Sendo assim, deve-se atribuir o mesmo valor a todo ser humano pelo simples fato de ser racional. Como a etimologia da palavra indica, uma sociedade livre e autônoma, ou ainda um ser autônomo, é aquele que é autor de suas próprias normas. Portanto, o ser livre é aquele que age autonomamente, ou seja, segundo as normas morais que sua Razão se lhe representa. A Razão é autônoma uma vez que é autora de suas próprias leis morais, ou seja, uma vez que representa seu próprio dever. Esse é o sentido positivo ou transcendental do termo liberdade que significa, antes de mais nada, a legislação própria da Razão pura.”
Acadêmicos: Evandro, Josimar e Rael

Emile Durkhein


Emile Durkhein nasceu na província francesa de Lorena no dia 15 de abril de 1858, Judeu descendentes de rabinos, decidiu não seguir a tradição da família, e foi levar sua vida bastante secular.
Emile Durkhein é considerado um dos pais da sociedade moderna. Durkhein usava a pesquisa empírica e a teoria sociológica, para ele “os fatos sociais devem ser tratados como coisas”. Para que haja um consenso entre a sociedade devera haver solidariedade entre os indivíduos, para que com isso se crie normas jurídicas onde há regras de cooperação e troca de serviços, pois o ser humano tem que ter consciência coletiva. Para Durkhein o homem seria apenas animal selvagem que se tornou humano porque se tornou social e esse processo de aprendizagem deu-se o nome de “socialização”. Essa socialização seria tudo aquilo que tem em nossa mente, que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos portar e isso é chamado de “ fator social” onde tem que ter três características: Generalidade, exterioridade e coercetividade. Para Durkhein tudo na sociedade esta ligado uma na outra e quando há alguma mudança afeta toda a sociedade. Através de suas pesquisas desenvolveu dois principais conceitos de instituição social e anomia.
Instituição Social: E o mecanismo de proteção a sociedade, é o conjunto de regras o ser seguisse para que haja organização social as instituições são conservadoras, quer seja família, escola, governo, política ou qualquer outra, agem contra mudanças para que sempre tenha ordem.
Anomia: Isso ocorre devido a varias mudanças no mundo social. Com essas varias mudanças que esta acontecendo na sociedade, o individuo esta ficando meio que sem lei, sem rumo, pois já não há mais valores que tinham antigamente, não a base familiar nem religiosa.
Religião : A religião desempenha um papel muito importante na consciência da sociedade, a sociedade produz diversos mentais das consciências coletivas. Família: A família também tem uma função moderadora no que diz respeito ao suicídio,no que diz respeito ao homicídio a família não tem um poder de persuasão.
Suicídio Segundo Durkhein o suicídio tem dois fatores, aquele que é por fator interior assim como a loucura e por fator exterior na qual o individuo se insere na sociedade em que vive.
Suicídio Egoísta: Este tipo de suicídio é o que é encontrado com maior freqüência, caracterizado por estados de individualismo
Suicídio Altruísta: Este suicídio esta ligado extremamente a sociedade não tendo vida própria, estes suicidas tanto cometem suicídios baseado no altruistismo, morrem por que acreditam que sua morte pode trazer alguma espécie de beneficio para a sociedade
Suicídio Anómico: o individuo não consegue acompanhar o desenvolvimento acelerado da sociedade, estando em competição permanente um com outros.
Suicídio Fatalista: não tem esperança de mudança contra a disciplina, eles não vêem um meio de melhora na vida que levam e o único meio de se ver livre desse transtorno é cometer o suicídio.






Rapaz tenta se jogar do viaduto Maria Paulo em São Paulo por causa do desemprego e traição.


O que restou de um homem-bomba




Conclusão




Com esse trabalho mostra-nos influencia que a sociedade exerce sobre o individuo, e uma vez que esta se modifica o individuo terá de possuir os meios necessários para poder acompanhar isso é situar-se individualmente dentro do coletivo, para não se abater num estado anómico.
Durkhein levou esta perspectiva extremo desenvolvendo um estudo sociológico do suicídio, e chegando á conclusão que as forças maiores que levam o individuo a terminar com a própria vida são exteriores, isto é meio social em que este se encontra é que vai determinar o decorrer de sua vida.”As causas reais do suicídio são forças sociais que variam de sociedade para sociedade, de grupo para grupo, de religião para religião.


Acadêmicas: Ivanete Lorini, Lorrane Cavalcante Itacarambi e Rosiane Stein

A Transvaloração dos valores: NIETZSCHE e “A Genealogia da Moral”

Em defesa da cultura


Friedrich Wilhelm Nietzsche, (Rö, 15 de Outubro de 1844 - Weimar, 25 de Agosto de 1900) foi um influente filósofo do século XIX. Nasceu em uma família luterana, mas ao conhecer alguns professores e alguns filósofos da época passa a deixar o cristianismo de lado, passando a observando sua vocação filosófica. Com toda sua qualidade filosófica desenvolve em dez anos de estudo, no contacto com pensamento grego antigo com preferência para os Pré-socráticos.
Achou que toda a arte ocidental estava ameaçada pelo vandalismo da população revoltada, devido ao acontecimento da época quando a Comuna de Paris foi proclamada em 18 de março de 1871, foi um dos mais violentos levantes populares da Europa no século XIX, acabou sendo um choque para Nietzsche. O episódio foi fundamental para definir sua posição política, que o colocou ao lado dos antidemocratas, anti-socialistas e que fosse contra qualquer tipo de igualdade.
Propôs uma genealogia que se converte em uma poderosa arma de ataque à sua época. Causando grande confusão, a crítica que Nietzsche faz dos valores morais, descarta uma grande quantidade de preconceitos; corretiva de bem e mal, aponta a falta de sentido de várias convicções nossas; libertadora, desobriga-nos dos princípios vãos, atacou o cristianismo com o seu “O Anticristo”, que foi exposto inicialmente no “A genealogia da moral”, de 1887. Argumentou que a ética cristã defendia a moral dos escravos, as pessoas mais fracas, desvalorizando o espírito senhorial que era dominantemente de nobres.



Desde jovem fascinou-se pela elite



Para ele o cristianismo, se tornou o instrumento para os escravos, a “raça inferior e baixa” e assim tornando tudo aquilo que fosse digno e nobre em algo ruim e pecaminoso, o cristianismo era como uma doença que havia atacado o Império Romano. O seu desejo era que retornasse as forças aristocráticas, aplicando a política da impiedade, onde somente o mais nobres fossem tomados em consideração, proclamou a seguinte frase: “Deus está morto...!” foi a mais notável de suas proclamações, ele tinha em mente que os homens deveriam buscar valores que transcendessem a moral convencional divulgada pelo cristianismo.
Nietzsche tinha a idéia da necessidade da formação de uma nova elite, que não fosse “contaminada” pelo cristianismo e liberalismo, o que era uma idéia já de longo prazo, pois desde jovem era obcecado pela formação de uma elite intelectual responsável pela transformação de todos os valores, em que a obrigação era a proteção de uma cultura superior, a qual para ele era ameaçada pela classe democrática.
Em fim, Era contra a história e a razão, para ele eram limitadoras da ação humana, pois a racionalização histórica levava o homem a perder o instinto de busca ao ilimitado. Buscava a ordem hierárquica para a conservação da sociedade elevada, tipos superiores, ou seja, a desigualdade dos direitos é a condição necessária para que haja direitos, assim ele define ao dizer que “a injustiça nunca reside na desigualdade dos direitos, ela está na reivindicação de direitos iguais”.

Acadêmicos: Kaison Elias de Sousa, Luana Zandoná Prestes, Robson Roberto dos Santos

Hannah Arendt



É interessante refletir algumas ideias e estudos publicados por Hannah Arendt, sendo que estes estão diretamente relacionados com os atuais acontecimentos.
Nascida na Alemanha em 1906, de origem Judia, estudou teologia e filosofia e com o crescimento do Nazismo na Alemanha mudou-se para os Estados Unidos, consagrando-se como um dos grandes nomes do pensamento político contemporâneo, com uma postura contraria aos regimes totalitários.
Após ter sido vitima do racismo, onde presenciou sua família ser totalmente massacrada pelo regime totalitarista imposto por Hitler, motivo dos seus estudos e críticas contrarias ao regime totalitarista e o Governo autoritário.
Tendo uma vida turbulenta onde foi varias vezes criticada, impedida de expressar seus pensamentos e sua visão da condição humana.
vindo a falecer em 04 de Dezembro de 1975 nos Estados Unidos.

Polis e a realização dos Cidadãos






















Com base no estudo realizado nas obras de Hannah Arendt , percebemos a oposição clara de Hannah em relação ao totalitarismo imposto por alguns governantes, tendo como exemplo na época, o nazismo de Hitler, que além de impor condições aos cidadãos, restringia sempre o direito de opinião e livre arbítrio, assim sendo, os cidadãos eram obrigados a acatar as ordens ditadas pelo estado.
Hannah faz uma comparação do totalitarismo imposto por Hitler, com a polis Grega na idade antiga, em que todos os cidadãos viviam em perfeita harmonia, sem comandar e sem serem comandados, cada um sabendo das suas obrigações sem a necessidade da intervenção do governo, a união entre as pessoas era da forma que um auxiliava o outro no que fosse preciso, tendo assim uma realização interna, sentido que essas atitudes enobreciam e dignificavam o ser.
Não que Hannah se posicione contra o capitalismo, ela entende que com o passar do tempo
a evolução existe e cada vez mais o capitalismo se destaca em relação ao socialismo, ela inclusive, crítica e se opõe ao que Marx pregava dizendo que tudo que era feito em favor do outro deveria ser remunerado.
Não concordando com isso Hannah defende que as atividades realizadas poderiam ser remuneradas, mas apenas o necessário para se ter uma vida digna, ou seja, tendo para o alimento, as vestimentas e o lazer, e não com o intuito de acumulo de capital. E os indivíduos tendo livre expressão e autonomia para falar e realizar o que julgasse conveniente.
Totalmente o oposto do regime totalitário, onde um indivíduo ou partido político passa a controlar o Estado sem dar importância aos interesses do seu povo, e muitas vezes utilizando da força como ferramenta para realizar de maneira eficaz os seus ideais.


Acadêmicos: Cleder Roberto Fachinello, Luciane Dos Santos e Viviane Gruetzmann

Sócrates e Platão







Sócrates nasceu em 469/470 a.C. em Atenas e morreu 399 a.C. na mesma cidade.

Desde jovem dedicou-se a meditação e ao ensino da filosofia, era considerado um dos homens mais sábios e inteligentes. E através de dialogo transmitia o conhecimento e a sabedoria do mundo às outras pessoas.







Sócrates não deixou nada escrito o que sabemos sobre ele, provém de depoimentos de seus discípulos Xenofonte e Platão.
Ensinava ao homem a cuidar de sua alma, pois para ele “o corpo é usado como instrumento para abrigar a alma e a alma é imortal ela reencarnaria quantas vezes necessárias ate aperfeiçoar-se, assim se não precisasse não voltaria mais a este planeta”.
Também ensinava a bem pensar para bem viver, fazia as pessoas conhecerem a si mesmas, tirarem de si opiniões próprias e sem falsos valores, pois para ele o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro, dialogar com Sócrates era uma “lavagem da alma”.

Como Sócrates, defendia idéias inovadoras, contrarias a da sociedade conservadora grega, de crenças religiosas e costumes, encaram Sócrates como um inimigo, ele foi preso e acusado de pretender subverter a ordem social (ateísmo e corromper os jovens com a sua filosofia).

Foi Julgado em tribunal e condenado a morte, ficou preso em uma caverna por um mês, teve oportunidade de fuga, mas preferiu ficar ali ate o dia de sua morte. No dia em que tomou a taça de cicuta estiveram presentes todos seus amigos
Charges SÓCRATES


CHARGE 1



CHARGE 2




PLATÃO



Platão, cujo verdadeiro nome era Aristócles (em homenagem ao seu avô).

Brilhante escritor e filósofo grego da antiguidade. Seus diálogos abordaram praticamente todos os tópicos que vieram a ser discutidos por filósofos que se seguiram a ele. Suas obras fazem parte da mais reconhecida literatura mundial.

Nasceu em 427 a.C em Atenas e morreu por volta de 347 a.C.


“Fundador da academia e mestre de Aristóteles”.


“Aos 20 anos, Platão encontrou Sócrates e tornou-se seu discípulo ate a morte”.


Seu professor, Sócrates, não escreveu seus ensinamentos. Platão, como discípulo de Sócrates, escreveu muito dos ensinamentos que lemos dele. Porém, nos diálogos, “Platão faz do personagem Sócrates porta-voz de seus próprios pensamentos, de modo que é difícil estabelecer quais são os ideais de Platão e quais são os de Sócrates”.

Platão, ao contrário de Sócrates, interessou-se vivamente pela política e pela filosofia política.

Considerado um dos principais pensadores gregos, pois “influenciou profundamente na filosofia ocidental”.

PENSAMENTO PLATONICO:



A parte central da filosofia de Platão é a teoria das formas, ou o mundo das idéias.

“Platão diz que as formas têm uma realidade que vai além do mundo físico por causa de sua perfeição e estabilidade”. O mundo físico se parece com as formas, mas devido a constantes mudanças nunca chega a sua perfeição.





PLATÃO valoriza os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com platão, alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. (Platão distinguiu entre dois níveis de saber: opinião e conhecimento.)

Para os alunos de classes menos favorecidas, platão dizia que deveriam buscar trabalhar apartir dos 13 anos de idade. Afirmava que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.



Mito da caverna


Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.
Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.
Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.
Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.


O MITO


“Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade”.




Platão e Sócrates: foram grandes filósofos gregos que se dominavam, amantes da sabedoria, eles realizaram uma incansável busca pela verdade. Provocando assim a ira de seus governantes, por incentivar o povo a pensar, custando com isso a Sócrates sua condenação à morte, cabe ao filosofo despertar a reflexão nos homens, diante de si, e de seus atos, da sociedade, e do mundo.




Platão acompanhou de perto todos os passos do julgamento de seu mestre Sócrates. O fim trágico do julgamento marcou-o profundamente, deixando seqüelas para o resto da sua vida.



CONCLUSÃO


Em resumo geral concluímos através deste trabalho que PLATAO e SÓCRATES como grandes pensadores da antiguidade grega e filósofos do saber com papel fundamental na filosofia e literatura brasileira contribuíram brilhantemente com diálogos e ensinamentos do saber e conhecimento da verdade em obras que ficaram ate hoje bibliografadas. A partir da razão, explicaram o mundo que o cercava, foram considerados os grandes filósofos gregos por suas contribuições nos diferentes campos do saber. O conhecimento tinha fins morais, isto é, levar o homem à bondade e à felicidade.

“Sócrates sempre dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância” o corpo muda constantemente a alma não muda nunca. ”Sócrates Como se dedicava às pessoas, não deixou nenhum pensamento escrito, tudo o que se sabe a seu respeito foi escrito por pessoas que o conheciam”.

“Platão acreditava que a pessoa que fazia maldade aqui na terra, não poderia retornar novamente, pois essa era condenada.
“Para Sócrates, Deus é uma inteligência onipresente, onisciente, onipotente, absolutamente invisível ao homem. Deriva a prova da existência de Deus da finalidade do mundo”.
“Para Platão, se a alma, quando penetra o corpo, não busca manter sua pureza, quando morre o corpo, não retornará ao mundo das idéias, mas estará sujeita à transmigração para outro corpo de homem ou animal (metempsicose), segundo as predileções que tenha manifestado”.
“Platão não defendia que todas as pessoas tivessem iguais acessos à razão. Apesar de todos terem a alma perfeita, nem todos chegavam à contemplação absoluta do mundo das idéias”.
“Os ensinamentos de Platão foram escritos em forma de dialogo, de uma conversa ou um debate entre várias pessoas”.



FRASES DE PLATÃO


Tente mudar o mundo- o primeiro passo será mover-se a si mesmo.

A amizade é um predisposição reciproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro.

Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragedia da vida é quando os homens tem medo da luz.

Não há ninguem, mesmo sem cultura, que nao se torne poeta quando o amor toma conta dele.

Vencer a si proprio é a maior de todas as vitorias

O amor é uma perigosa doença mental

Calarei o maldizentes continuando a viver bem: eis o melhor uso que podemos fazer da maledicência.

De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais dificil de domar.

Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama.

Não há nada e bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mau.

Academicas: Ana Leticia, Barbara e Jessica