sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTICO. PAG.16

sacerdotes (Arão e seus filhos) e o resto dos levitas. A tribo de Levi, como um todo, foi separada especificamente para o serviço religioso, mas somente os descendentes de Arão eram os sacerdotes que oficiavam nos cultos do Tabernáculo e (mas tarde) do Templo, em Jerusalém, Nm 1.47-54. Veja também a distinção entre sacerdotes e levitas na Parábola do Bom Samaritano, Lc 10.25-37.

8.8 Urim e Tumim. Estas palavras em heb, ambas no plural, podem ser interpretadas por “luzes” e “perfeições”, respectivamente. De várias passagens, como Nm 27.21; 1 Sm 14.37-42 e 28.6, deduz-se que eram objetos que se lançavam como sortes para determinarem as respostas de Deus às questões de interesse do Seu povo. Supõe-se ainda que os objetos eram pedras preciosas, que se conservavam no bolso que era a parte básica do peitoral do sumo sacerdote, e que tais pedras eram o meio de se descobrir a inocência ou a culpa de pessoas suspeitas, e de saber a vontade divina de um modo geral. Cf as notas de Ed 2.26 e Ex 28.15. O uso de Urim e Tumim não se menciona depois do reinado de Davi, a não ser na época da volta do Cativeiro em Babilônia, 538 -33 aC., quando a falta de sacerdotes com Urim e Tumim era considerada uma irregularidade grave, Ed 2.63; Nm 7.65.

8.14 Puseram as mãos. Isto significa que os pecados do ofertante se imputavam à oferta pela culpa, que tinha que morrer para fazer expiação pelos sacerdotes. Nisto se vê um claro tipo de expiação substitutiva realizada pela morte de nosso Senhor Jesus Cristo, Hb 2.9-18; 1 Pe 2.4.

8.14-29 A última parte da consagração de Arão e de seus filhos, isto é, a parte das ofertas , dividia assim: 1) a oferta pelo pecado, a imputação da justiça a Arão. 14; 2) O holocausto pelo qual se imputava a santidade, 18; 3) A oferta do carneiro completa a cerimônia, sacrificialmente efetuando a consagração, 22.


Texto áureo: Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me mandou (João 14:31).

Leia Levítico 8:22-36.

Este capítulo encontramos novamente Arão e seus filhos juntos, e isso nos faz pensar nAquele que não se envergonha de Se associar conosco e de nos chamar de irmãos. Que Deus nos guarde em todos os nossos caminhos para que não nos envergonhemos diante do mundo do nosso relacionamento com o Senhor Jesus (2 Timóteo 2:13).

Nesse capítulo há diversas referências às ofertas sendo movidas. Mover um objeto continuamente permite que ele seja totalmente visto em todas as suas facetas. Somos, pois, convidados a apresentar a Deus todos os aspectos do excelente sacrifício que trazemos diante dEle, falando do Senhor Jesus em todas as Suas diferentes glórias e de Sua obra nas mais variadas manifestações.

O peito do carneiro da consagração, a porção especial de Moisés, também era movido. Portanto, somos capacitados a admirar, em seus diversos aspectos, as afeições de Cristo que era a fonte e o poder de Sua devoção a Deus. “Eu amo o Pai”, disse Jesus, “e faço como o Pai me ordenou” (João 14:31). Em nossa vida, o mesmo princípio produzirá o mesmo resultado. Apenas io amor dará origem à verdadeira consagração, ou seja, um pro-

16

Nenhum comentário: