| Stock Car V8 Light | Categoria |
     

Em 1993, foi criada a Stock Car Light, atualmente chamada de Stock Car V8 “COPA VICAR”, com o objetivo de facilitar o acesso aos estreantes na Stock Car V8 “COPA NEXTEL”. Alguns pilotos passaram pela categoria, entre eles: Cacá Bueno, Giuliano Losacco, Thiago Marques, Pedro Gomes, Guto Negrão, Alceu Feldmann, Nonô Figueiredo, David Muffato, Norberto Gresse, André Bragantine Jr, entre outros.

Em 2003 aconteceu a troca do modelo Ômega pelo mais moderno Astra. Na temporada de 2004 os Stock Light ganharam os motores V8 com menos potência do que os Stock V8: 350 cavalos contra 450 HP da mais tradicional categoria do automobilismo da América Latina. E em 2008 aconteceu a troca dos pneus para a marca Goodyear que fornece pneus especialmente desenvolvidos para a Stock Car do Brasil. Também houve a troca das “bolhas” que agora são Peugeot 307, GM Astra e Mitsubishi Lancer.

     

| Stock Car V8 Light | Ficha Técnica |  

Suspensão -- Independente com triângulos duplos, molas helicoidais com barras estabilizadoras. Os amortecedores são hidráulicos únicos e lacrados, fornecidos junto com o carro.

Direção -- Do tipo pinhão e cremalheira com acionamento hidráulico através de bomba elétrica.

Rodas -- Binno 10,5 x 18 polegadas. Pneus -- Pirelli 285/645 VR18 (dianteiros e traseiros).

Freios -- A disco nas quatro rodas.

Motor -- 8 cilindros em V com 330 HP de potência, 5.600 rpm e 5.700 cc (5,7 litros), cabeçote de alumínio, alimentação de combustível por um carburador quádruplo (quadrijet), cárter seco.

Câmbio -- Eaton de 5 marchas para a frente e uma à ré.

Combustível – Gasolina Petrobrás (Desenvolvida para a Stock Car).

Tanque de combustível -- Especial para competição, composto por container de borracha preenchido com espuma de alta densidade (opcional) e container de aço provido de válvulas de segurança inclusive para o caso de capotagens. Capacidade: 85 litros.

Chassi -- Tubular, com chapas de aço, chapas de alumínio e revestimento antichama.

Carroceria -- Construída em fibra de vidro reforçada, modelo Peugeot 307, GM Astra e Mitsubishi Lancer.

Peso mínimo -- 1.250 Kg com o piloto a bordo vestindo macacão, luvas, sapatilhas e capacete e com os fluídos (óleos, água, combustível, etc) remanescentes. A pesagem é feita no final das provas.

Velocidade Máxima -- 240 km/h (Curitiba)
 

 





 
 

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