Agenda 21 Local


A Agenda 21 Local é um instrumento de gestão para a sustentabilidade, partindo de um diagnóstico da situação pré-existente (situação de referência), estabelecendo metas a atingir nas vertentes da protecção ambiental, desenvolvimento sócio económico e coesão social.

Esta iniciativa visa a implementação de um ciclo de melhoria contínua, em direcção à sustentabilidade do concelho, passando por etapas sequenciais como planeamento, diagnóstico, plano de acção, avaliação e revisão, considerando a participação pública como elemento fundamental para o sucesso deste ciclo.

A Agenda 21 Local resulta da necessidade de aplicar localmente, os princípios da Agenda 21, adoptada na Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento (Cimeira da Terra), realizada no Rio de Janeiro em 1992.

Cada autoridade local deve iniciar um diálogo com seus cidadãos, organizações locais e empresas privadas e aprovar uma "Agenda 21 local". Por meio de consultas e da promoção de consenso, as autoridades locais ouvirão os cidadãos e as organizações cívicas, comunitárias, empresariais e industriais locais, obtendo assim as informações necessárias para formular as melhores estratégias. O processo de consultas aumentará a consciência das famílias em relação às questões do desenvolvimento sustentável.”    Agenda 21, Capítulo 28


Links e documentação adicional