quinta-feira, 28 de abril de 2011

Neymar - O Menino da Vila


2009: O início
Neymar estreou no time profissional do Santos em 7 de março de 2009, contra o Oeste, de Itápolis, no Estádio do Pacaembu, partida vencida pelo Santos por 2-1 e válida pelo Campeonato Paulista. Neymar marcou o primeiro gol da carreira em 15 de março de 2009,contra o Mogi Mirim, no Estádio do Pacaembu,partida vencida pelo Santos por 3-0 e válida pelo Campeonato Paulista.

Mais tarde, nas semifinais da competição, o Santos encarou o Palmeiras, onde acabou vencendo os dois jogos por 2-1, com Neymar marcando o gol da vitória no primeiro duelo, realizado na Vila Belmiro. No entanto, o jogador não fez boas atuações nas duas partidas que decidiram a final do Paulistão, em que o Peixe acabou ficando com o vice-campeonato, perdendo o título para o Corinthians. Contudo, Neymar foi eleito a revelação do campeonato.

Pelo Campeonato Brasileiro, foi o grande destaque do Santos ao lado de Paulo Henrique Ganso. Apesar disto, o Peixe teve uma fraca campanha no Brasileirão, terminando na 12ª posição.

2010: Os "Meninos da Vila" e o destaque
Iniciou a melhor temporada de sua carreira pelo Campeonato Paulista, no qual Neymar marcou cinco gols em cinco clássicos e ajudou o Santos a se consagrar Campeão Paulista de 2010, fazendo três gols contra o São Paulo, um contra o Corinthians, e um contra o Palmeiras. Contra o São Paulo (na primeira fase) a partida foi vencida por 2-1, já nas semifinais foram duas vitórias (3-2 e 3-0), contra o Corinthians a partida também foi vencida pelos Santos, por 2-1. Contra o Palmeiras, sua equipe perdeu pelo placar de 4-3. Após a fantástica campanha no estadual, a equipe formada por Neymar, Paulo Henrique Ganso, Robinho, André e cia. foi apelidada de "Meninos da Vila", pelo fato destes terem uma média de idade abaixo do padrão das grandes equipes do futebol brasileiro.

O segundo título da temporada viria na Copa do Brasil. Novamente o Santos fez uma excelente campanha, aplicando consecutivas goleadas, como o 10-0 sobre o Naviraiense e o 8-1 sobre o Guarani. Neste jogo, Neymar marcou, até então, o maior número de gols em uma única partida oficial, fazendo cinco dos oito tentos da equipe santista, em partida disputada na Vila Belmiro, jogo de ida das oitavas-de-final da competição. No dia 28 de julho, na final do torneio, Neymar marcou um dos gols mais importantes de sua carreira, ajudando o Santos a vencer por 2-0 a partida de ida, contra o Vitória. Apesar da derrota no jogo de volta em Salvador, o Santos sagrou-se campeão do torneio, e Neymar o artilheiro com 11 gols.

Seleção Brasileira
Pelas seleções de base, o atleta já defendeu a Seleção Brasileira Sub-17 e Sub-20. Pelo Sub-17, participou do Campeonato Mundial Sub-17 de 2009, onde o Brasil foi eliminado logo na primeira fase da competição. Neymar marcou um gol na partida de estreia, contra o Japão, vencida pelo Brasil por 3 a 2. Pelo Sub-20, fez parte do elenco campeão do Sul-Americano de 2011, resultado que garantiu a vaga brasileira nas Olimpíadas de 2012. Desde o início do torneio, Neymar foi considerado a grande esperança da equipe, e correspondeu todas as expectativas logo na primeira partida, marcando os quatro gols da vitória por 4-2 sobre o Paraguai. Após esta belíssima atuação, o Diário Olé chegou a apelidá-lo Neymaradona. Ao fim do Sul-Americano, se tornou também o artilheiro do torneio, com nove gols.
Já pela Seleção principal, recebeu sua primeira convocado em 26 de julho de 2010 pelo técnico Mano Menezes, que havia acabado de assumir o cargo após o fiasco brasileiro na Copa do Mundo de 2010. A convocação era para o amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jérsey, e Neymar já estreou marcando seu primeiro gol com a camisa canarinha. Após ficar de fora da convocação seguinte devido ao seu atrito com Dorival Júnior no Santos, foi chamado novamente pela seleção no dia 29 de outubro para outro amistoso, desta vez contra a grande rival Argentina. Na partida, o jogador teve uma atuação apagada, e não pôde evitar a derrota por 1 a 0, em gol marcado numa bela jogada individual do então melhor do mundo Lionel Messi. Foi chamado também para o amistoso contra a Escócia e marcou os dois gols da vitória por 2 a 0.

Polêmicas
O jogador esteve envolvido em várias polêmicas nos últimos tempos:

Em 2 de abril de 2010, juntamente com outros jogadores evangélicos do Santos como Paulo Henrique Ganso e Robinho, Neymar se recusou a distribuir ovos de páscoa em um gesto de caridade para uma instituição de viés espírita de Santos, chamada “Mensageiros da Luz”, alegando razões religiosas;
Em 2 de setembro de 2010, em um jogo contra a equipe do Avaí pelo Campeonato Brasileiro, o técnico da equipe catarinense, Antonio Lopes disse que durante a partida Neymar teria provocado o capitão do Avaí, Emerson Nunes, ao dizer: "Sou milionário e posso tudo". Neymar negou ter feito isso;
Em 15 de setembro do mesmo ano, em uma partida contra o Atlético Goianiense, ao receber ordens do técnico santista, Dorival Junior, para não bater o pênalti, Neymar, furioso, discutiu com o treinador. Segundo o site esportivo LANCE!, a fúria de Neymar continuou após o jogo, no vestiário chegando, inclusive, a atirar um copo com isotônico no auxiliar de Dorival. O técnico da equipe goiana, René Simões, disse nunca ter visto um jogador tão "mal-educado" como Neymar e que estão "criando um monstro". O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, repudiou a atitude de Neymar. O episódio culminou com a demissão de Dorival Junior;
Após esse episódio, Mano Menezes não convocou Neymar para "deixar problemas fora da Seleção";
Em 6 de outubro de 2010, o periódico esportivo LANCE! publicou uma reportagem na qual afirma que noitada de Neymar e de outros jogadores santistas com garotas de programa após um jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre, iniciou queda de Dorival Junior pois este, ao saber do ocorrido que foi registrado por câmeras de segurança do hotel em que a equipe estava hospedada, ficou revoltado e pediu punição a Neymar e os outros jogadores à diretoria do Santos, mas não foi atendido;
O maior jogador da história do Santos, Pelé, também criticou as atitudes de Neymar no começo do ano, quando o elenco santista tinha craques como Paulo Henrique Ganso, Robinho, Wesley e André para dividirem responsabilidades com Neymar, e disse que "Ele estava jogando mais para torcida e para a televisão do que para o time. Ele fazia muita firula, caía muito". E acrescentou: "Eu falo com o Neymar algumas vezes e digo: você reclama do que, cara? Hoje em dia vocês jogam uma partida e todo mundo vê, ganham em um dia o que a gente ganhava no mês".
No dia em que foi convocado novamente para a Seleção Brasileira, Neymar e outro companheiro de time, o atacante Marcel se desentenderam e chegaram a trocar empurrões e muitos xingamentos. Os outros jogadores chegaram para apartar a briga, e o lateral Pará conseguiu segurar Marcel. Logo em seguida, Neymar deixou o gramado e foi para os vestiários do CT;
Em 4 de novembro de 2010, Neymar entrou em atrito com a imprensa durante uma entrevista coletiva ao ser indagado sobre as polêmicas nas quais vem se envolvendo. Em uma das respostas ríspidas que deu, Neymar disse que "se vocês (jornalistas) me deixarem sem polêmicas, espero que daqui para frente eu nunca mais saia da seleção".
Em 5 de janeiro de 2011, numa entrevista, o ex-volante santista Roberto Brum fez uma revelação bombática sobre a demissão de Dorival Junior: segundo o jogador, o elenco foi ameaçado de "não ganhar salário se o Neymar não jogasse contra o Corinthians" e afirmou que "nem o presidente (Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro) e nem o diretor de futebol (Pedro Luiz Nunes Conceição) queriam a demissão dele (Dorival). Mas a ordem veio lá de cima, de São Paulo. Ordem acima do presidente". Brum acrescentou que "O Dorival precisava ganhar o comando do grupo, e isso só ia acontecer com a punição ao Neymar. O Dorival precisava ser respeitado. Ele é uma autoridade e o Neymar tinha que entender isso".
Em 27 de março de 2011, durante o amistoso entre Brasil e Escócia no qual os brasileiros venceram por 2x0, Neymar, que foi o autor de ambos os gols e foi vaiado o tempo todo pela torcida escocesa, teria sofrido, segundo o canal televisivo SporTV, atos de racismos, dentre os quais uma banana que teria sido jogada em campo ao ser substituído. O escocês Hamish Husband representante da torcida Tartan Army (Exército de Tartan em inglês), negou o ocorrido ao dizer que "Racismo não tem lugar na Tartan Army. Se ele existisse, seria erradicado imediatamente, porque nos policiamos. Em 1º de abril de 2011, o presidente da Federação Escocesa de Futebol, Stewart Regan, enviou uma carta à Confederação Brasileira de Futebol exigindo um pedido de desculpas de Neymar pelas acusações de racismo que o atleta fez após a partida. Essa exigência é devida ao fato de a políca inglesa ter dito que a torcida escocesa se portou de maneira exemplar e de ter descoberto que o autor do ato foi um adolescente alemão que se encontrava entre a torcida brasileira. O Um vídeo do ocorrido foi amplamente divulgado na internet. Segundo Reagan, "os escoceses ficaram muito chateados com o ocorrido e não querem que a imagem de bem-humorados e cordiais torcedores fosse manchada". E acrescentou: "Escócia e Brasil jogaram já por diversas vezes e sempre fizeram um belo e amistoso espetáculo. Esse pedido de desculpas é necessário para encerrar de vez o episódio". Porém, no mesmo dia, em nota divulgada em seu site oficial, Neymar se negou a pedir desculpas e disse que "Essa exigência por parte da Federação Escocesa, após tudo o que ocorreu, pareceu-me um tanto quanto irônica, uma vez que, caso tenha mesmo ocorrido uma ação preconceituosa, nós, atletas, é quem deveríamos “exigir” um pedido formal de desculpas".
Em 6 de abril de 2011, durante o jogo entre Santos e Colo Colo, Neymar foi expulso após marcar um gol, o jogador foi comemorar com uma máscara com sua foto, máscara no qual, a diretoria do Santos distribuiu 15 mil exemplares para os torcedores presentes no estádio, e o que o jogador não sabia é que é proibido pelas regras do futebol, o uso de máscaras com ou sem a foto de quaisquer pessoa que seja, com a punição de um cartão amarelo para quem utilizar, o jogador já tinha um cartão, e por conta de sua falta de conhecimento sobre a regra, acabou expulso, o que deixou o atacante indignado. Além de Neymar, o Santos teve mais 2 jogadores expulsos na vitória por 3x2 sobre o Colo Colo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário