A UFRB - Universidade Federal do Recôncavo Baiano

terça-feira, 29 de abril de 2008




A UFRB - Universidade Federal do Recôncavo Baiano - está com as inscrições para seu Concurso Público abertas (67 vagas para carreira de Magistério).

As inscrições podem ser realizadas pela Internet através do site da Universidade, no endereço http://www.ufrb.edu.br, até o dia 30/04/2008.
Vagas para Professor Adjunto

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Formação de Professores, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Centro de Artes, Humanidades e Letras.
Vagas para Professor Assistente

Centro de Ciências da Saúde, Centro de Formação de Professores, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Centro de Artes, Humanidades e Letras.
Vagas para Professor Auxiliar

Centro de Artes, Humanidades e Letras.

Salários: Professor Adjunto (R$5.549,41) e Professor Assistente (R$3.629,82).

Informações sobre as datas e locais das provas escritas, práticas, didáticas e de títulos serão divulgadas no site da Universidade.

Informações:
Região/Estados: Nordeste | BA

Escolaridade: Nível Superior, Nível Médio

Vagas: 39

Cadastro de Reserva: Não

Salário: Máx.: R$ 1.424,03
Min.: R$ 1.193,22

Cargos: Ver edital.

Incrições: 29/04/2008 a 07/05/2008

Validade do concurso: 1 ano, a contar da data de homologação do resultado final.

Organizadora:UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO BAIANO

Concurso - Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT

sábado, 26 de abril de 2008


Quinta-feira, 24 de abril de 2008

A Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT (www.antt.gov.br), realiza Concurso Público para provimento de 355 vagas para cargos do Quadro Efetivo.

O Concurso Público será executado pela Fundação Universitária José Bonifácio - FUJB, por intermédio do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - NCE/UFRJ.

Sobre as inscrições:

* Será aceito pedido de inscrição nas agências dos Correios credenciadas (ver Edital), no período de 30 de abril a 12 de maio de 2008 (exceto sábados, domingos e feriados), no horário de funcionamento. Para realizar a inscrição, o candidato deverá retirar gratuitamente o Guia do Candidato contendo as principais informações relativas ao Concurso Público além de instruções para preenchimento do Requerimento de Inscrição;
* Será realizada inscrição via Internet, através da página do Concurso no endereço eletrônico www.nce.ufrj.br, no período compreendido entre as 10h00 do dia 30 de abril e as 20h00 do dia 16 de maio de 2008, considerando-se o horário de Brasília. O pagamento será feito após a geração e impressão do boleto bancário (opção disponível após o preenchimento e envio do Requerimento de Inscrição).

O valor da taxa de inscrição será de R$ 70,00 ou R$ 65,00 para os cargos de Nível Superior e de R$ 40,00 ou R$ 35,00 para os cargos de Nível Médio.

Os cargos oferecidos são os seguintes:

* Nível Superior: Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres - Estudos Regulatórios (3), Serviços de Transportes Terrestres de Passageiros (9), Movimentação de Cargas (Geral) (6), Serviços de Infra-estrutura Rodoviária (38), Serviços de Infra-estrutura Ferroviária (5), Fiscalização Econômica e Financeira das Outorgas (2), Movimentação de Cargas (Produtos Perigosos) (2), Analista Administrativo - Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas (7), Administração Geral (18);
* Nível Médio: Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres - Serviços de Transportes Terrestres (228), Técnico Administrativo - Serviços de Administração da Agência (37).

Sobre a aplicação das Provas:

O Concurso Público será composto de Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos; Redação, de caráter eliminatório e classificatório, para candidatos aos cargos de Nível Médio; Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para candidatos aos cargos de Nível Superior; Avaliação de Títulos, de caráter classificatório, para candidatos aos cargos de Nível Superior e Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos ao cargo de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres.

* As informações referentes à data, horário, tempo de duração e local de realização da prova (nome do estabelecimento, endereço e sala), cargo, área de concentração e unidade regional para o qual concorre e tipo de vaga escolhida pelo candidato (vaga de ampla concorrência ou vaga reservada para portadores de deficiência), assim como orientações para realização da prova, estarão disponíveis a partir do dia 21 de maio de 2008 na página do Concurso no endereço eletrônico, ou pela Central de Atendimento do NCE/UFRJ, entre 21 e 30 de maio de 2008, das 9h00 às 17h00, pelo telefone (21) 2598-3333.

As Provas serão realizadas nas cidades de Aracajú-SE, Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Boa Vista-RR, Brasília-DF, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, João Pessoa-PB, Macapá-AP, Maceió-AL, Manaus-AM, Natal-RN, Palmas-TO, Porto Alegre-RS, Porto Velho-RO, Recife-PE, Rio Branco-AC, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, São Luis-MA, São Paulo-SP, Teresina-PI, e Vitória-ES.

O prazo de validade do Concurso Público será de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, contado a partir da data de homologação do Concurso Público.

Secretaria de Saúde abre concurso para Agentes Comunitários de Saúde

quarta-feira, 23 de abril de 2008




Petrolina, 22/04 15h49

Lívia Lessa/SMS

A Secretaria de Saúde de Petrolina abriu concurso para preencher 118 vagas de Agentes Comunitários de Saúde no município. As inscrições começam no dia 24 de abril e vão até o dia 16 de maio e serão feitas na FACAPE - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, situada no Campus Universitário, s/n, bairro Vila Eduardo, Petrolina.

Serão 118 vagas para convocação imediata, bem como o preenchimento do cadastro de reserva (CR) para contratação futura conforme necessidade da Administração. As inscrições deverão ser efetuadas pessoalmente pelo candidato, que também deverão preencher alguns requisitos: residir no bairro onde concorrerá a vaga; haver concluído o ensino fundamental; haver concluído com aproveitamento o curso introdutório de formação inicial e continuada; ter idade entre 18 anos completos e 55 anos incompletos.

O edital do Concurso está disponível nos sites www.petrolina.pe.gov.br e www.facape.br e em avisos afixados em locais públicos. A taxa de inscrição é R$ 15,00. A primeira etapa será constituída de uma prova objetiva com 30 questões (português, matemática e conhecimentos gerais e de saúde) e acontecerá no dia 25 de maio na FACAPE.

A segunda etapa será uma prova de capacidade física, que visa avaliar a capacidade do candidato para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional. Esta prova deve acontecer nos dias 05 e 06 de junho, no Estádio Municipal Paulo Coelho.

O Agente Comunitário de Saúde - ACS tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do Gestor Municipal.

UFPE e UFRPE prorrogam prazo de inscrição de concurso


18/04/2008 - 18h20
UFPE e UFRPE prorrogam prazo de inscrição de concurso

Marcadas para encerrarem-se nesta sexta-feira (18/04), as inscrições do concurso promovido pela UFPE e pela UFRPE para a seleção de novos servidores técnicos-administrativos de níveis Intermediário e Superior nas duas instituições foram prorrogadas até o dia 29/04. As demais datas da seleção não sofreram modificações.

Juntas, a UFPE e a UFRPE disponibilizam 223 vagas (148 na UFPE e 75 na UFRPE). Os interessados devem acessar o site da Covest (www.covest.com.br) até o dia 29/04 para realizar suas inscrições. Para os cargos de nível Intermediário, a taxa de inscrição é de R$ 35, enquanto que o valor para os candidatos de nível Superior é de R$ 50. O pagamento é feito exclusivamente nas agências do Banco do Brasil.

Entre os dias 14/05 e 16/05, os interessados devem acessar o site da Covest a fim de imprimir o cartão de inscrição. No documento vão constar o local de provas, o cargo pretendido, entre outras informações. Ocorrendo divergência ou inexatidão nos dados cadastrais, o candidato deve formalizar a reclamação entre os dias 16/05 e 19/05, por meio da Central de Atendimento ao Candidato no telefone (81) 3412.0828, das 8h às 18h. Ele também pode dirigir-se à sede da Covest, no Derby, para solicitar a correção do cartão.

PROVAS OBJETIVAS - As provas objetivas serão realizadas no Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão no dia 25/05, enquanto que as provas práticas serão realizadas exclusivamente na capital pernambucana. É proibida a entrada dos candidatos nos locais de realização das provas com telefone celular, mesmo que desligado, sob pena de eliminação no concurso.

A prova objetiva terá duração de três horas. Para os cargos de Nível Superior, serão aplicadas 50 questões de múltipla escolha nas disciplinas de Português (dez questões), Legislação Aplicada ao Servidor Público (cinco) e Conhecimentos Específicos (35). Para os cargos de Nível Intermediário, a prova constará de 40 questões de múltipla escolha, sendo: dez questões de Português, cinco de Matemática e 25 de Conhecimentos Específicos. O candidato só poderá sair da sala duas horas após o início das provas.

PROVAS PRÁTICAS DISCURSIVAS - No mesmo dia (25/05), os candidatos a alguns cargos de nível Superior de ambas as universidades farão provas práticas discursivas. São eles: Assistente em Administração, Bibliotecário-Documentalista, Secretário Executivo e Técnico em Assuntos Educacionais (na UFPE) e Bibliotecário-Documentalista, Secretário Executivo, Jornalista e Assistente em Administração (na UFRPE).

O candidato deverá produzir um texto manuscrito, o qual não será assinado ou possuir qualquer sinal identificador. Esse teste será aplicado simultaneamente com a prova objetiva, com duração total para ambas de quatro horas. Os resultados da prova prática discursiva, juntamente com os da prova objetiva serão afixados até o dia 04/06 na sede da Covest, e disponibilizado no site da instituição.

PROVAS PRÁTICAS OPERACIONAIS – Aplicadas no período de 09/06 a 16/06. Para cargos na UFPE, os testes serão realizados por candidatos aos cargos de Técnico de Laboratório e Técnico de Tecnologia da Informação. Já na UFRPE, além desses dois cargos, também serão submetidos candidatos aos cargos de Técnico em Agropecuária e Médico Veterinário.

Os candidatos habilitados para a prova prática operacional serão conhecidos no dia 04/06, mediante Edital divulgado no site da Covest. Será convocado quem obter nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos na prova objetiva e classificado pela ordem decrescente de notas obtidas na mesma prova e que se enquadre nos quantitativos e categorias indicados nos Editais do concurso.

RESULTADO – Os novos servidores das duas instituições serão conhecidos até o dia 03/07

Caixa abre concurso para técnico bancário

sábado, 19 de abril de 2008


Publicado em 18.04.2008, às 13h07

Do JC OnLine

A Caixa Econômica Federal publicou nesta sexta-feira (18), no Diário Oficial da União, o edital para concurso público para o cargo de Técnico Bancário, nível médio. A seleção acontece em todo País, exceto para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O número de vagas não foi determinado, uma vez que os candidatos aprovados formarão um cadastro de reserva. A remuneração inicial é de R$ 1.244,00.

As inscrições poderão ser efetuadas no período de 9 a 29 de maio pela internet, através do endereço eletrônico www.cesgranrio.org.br. O pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 23,00, poderá ser feito em casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, Internet Banking ou no guichê de caixa de qualquer agência da Caixa.

Os interessados poderão fazer as inscrições ainda em agências da Caixa. A entidade responsável pela elaboração, aplicação e correção da prova de conhecimentos será a Fundação Cesgranrio. A realização das provas está prevista para o dia 29 de junho de 2008.

Petrobras abre 2.582 novas vagas para níveis médio e superior

quarta-feira, 16 de abril de 2008




15/04/2008 12:29

Do CorreioWeb

Quem perdeu o último concurso da Petrobras terá nova chance para ingressar na estatal. O edital do concurso do órgão foi publicado nesta terça-feira (15), no Diário Oficial da União - página 78 da terceira seção. São 2.582 vagas para cargos de níveis médio e superior. Os candidatos serão submetidos a provas objetivas, discursivas e exame de capacitação física, de acordo com o cargo escolhido. As primeiras avaliações serão aplicadas nos dias 18 de maio e 8 de junho. A organização do certame ficará sob responsabilidade da Fundação Cesgranrio.

Para nível médio, as chances são destinadas aos postos juniores de inspetor de segurança interna, técnico ambiental, técnico ambiental agrícola, técnico de administração e controle, técnico de contabilidade, técnico de enfermagem do trabalho, técnico de estabilidade, técnico de exploração do petróleo, técnico de informática, técnico de logística de transporte, técnico de manutenção, técnico de operação, técnico de projetos, construção e montagem, técnico de segurança, técnico de suprimentos de bens e serviços, técnico de telecomunicações e técnico químico de petróleo júnior.

Já para candidatos com graduação, há oportunidades para os cargos juniores de advogado, analista ambiental, analista de sistemas, assistente social, auditor, contador, dentista, economista, enfermeiro do trabalho, engenheiro em diversas áreas, agrônomo, estatístico, geofísico, geólogo, médico, nutricionista, profissional de ciências humanas e sociais, pedagogo, jornalista, publicitário, relações públicas, psicólogo e químico de petróleo.

O salário varia de R$ 1.030,35 para nível médio - com remuneração mínima garantida de R$ 1.390,35 - a R$ 3.556,14 para nível superior - com remuneração mínima de R$ 4.798,64. Quem quiser garantir uma vaga na seleção deve se inscrever dos dias 17 a 29 de abril, pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa varia de R$ 27 a R$ 40.

Seleção
O último domingo foi marcado com grande concorrência nas provas de outro concurso da Petrobrás, lançado também neste ano. A seleção oferece 989 oportunidades de nível médio em 13 estados e registrou 109.323 inscritos. As provas foram elaboradas pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB). Os aprovados na seleção irão receber salários de R$ 2.019,01.


Edital Retificador nº 002
CHESF, 14 DE ABRIL DE 2008
PROCESSO SELETIVO – PROGRAMA JOVEM APRENDIZ GRUPO ELETROBRÁS/CHESF
A CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, torna pública a retificação da
denominação do nível escolar mencionada no subitem 4.2, alíneas de “c” a “e” e subitem 9.1, da
grafia do item 6, inclusive no Edital Retificador1 2008, da exclusão do subitem 11.4 e alíneas
“a” e “b”, da alteração da redação do item 11.5 e da alteração da numeração dos subitem do
Item 11 do Edital da Seleção Pública para o Programa Jovem Aprendiz Grupo
Eletrobrás/CHESF, publicado em 06/04/2008, nos jornais de grande circulação dos Estados de
Pernambuco, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia e Piauí, cujas redações passam a vigorar da
seguinte forma, permanecendo inalterados os demais itens, subitens e anexos do Edital
supracitado:
c) Teresina/PI:
· Estar matriculado e freqüentando a escola, no mínimo na 9ª série do ensino fundamental;
d) Rio Largo/AL
· Ter concluído a 9ª série do ensino fundamental;
e) Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana/SE
· Estar matriculado e freqüentando a escola, no mínimo na 9ª série do ensino fundamental;
6. DAS INSCRIÇÕES DOS CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA
9 - DAS PROVAS
9
.1. A prova deverá ser única para todos os candidatos e ser constituída de 30 (trinta) questões
objetivas de múltipla escolha, caracterizada por abordagem interdisciplinar, não ultrapassando,
em complexidade, o nível de estudos da 9ª série do ensino fundamental.
11. DA CLASSIFICAÇÃO
11.1....11.3
11.4. A nota final do candidato será calculada considerando-se o somatório algébrico da
pontuação obtida na Prova Escrita, respeitando-se a pontuação mínima exigida no item 11.2
deste Edital.
11.5. Os candidatos considerados aprovados serão ordenados e classificados em função da
ordem decrescente da nota final.
11.6. Em caso de igualdade na nota final, para fins de classificação, será obedecido o seguinte
critério de desempate:
1º) maior nota na prova de Português;
2º) maior nota na prova de Matemática;
3º) ser aluno de escola pública
4º) maior idade.
11.7. A aprovação e classificação nessa seleção não asseguram ao candidato o direito de
ingresso automático na vaga de aprendiz, mas apenas a expectativa de ser nele admitido
seguindo a rigorosa ordem classificatória.
11.8. As listas dos candidatos classificados e classificáveis, por ordem de classificação, serão
divulgadas, a partir das 14h, do dia 17/05/2008, no site da ST Service Ltda e no site da
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF, www.chesf.gov.br.
Dilton da Conti Oliveira
Diretor-Presidente da
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF
Edital Retificador nº 001
CHESF, 11 DE ABRIL DE 2008
PROCESSO SELETIVO – PROGRAMA JOVEM APRENDIZ GRUPO ELETROBRÁS/CHESF
A CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, torna pública a retificação do período
de inscrição mencionado no item 4 – INSCRIÇÕES, subitens 4.1, alteração do item 4.2, alíneas
de “a” a “f”, inclusão do item 4.9, alteração do item 6. DAS INSCRIÇÕES DOS
CANDIDADOS COM DEFICIÊNCIA, subitem 6.1, exclusão do tópico “4º” do item 11.7 e
alteração no tópico do ANEXO III – CRONOGRAMA DE EVENTOS DA SELEÇÃO,
referente a hora das respostas dos recursos, da Seleção Pública para o Programa jovem aprendiz
Grupo Eletrobrás/CHESF, publicado em 06/04/2008, nos jornais de grande circulação dos
Estados de Pernambuco, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia e Piauí, cujas redações passam a
vigorar da seguinte forma, permanecendo inalterados os demais itens, subitens e anexos do
Edital supracitado:
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1. As inscrições do processo seletivo serão gratuitas e estarão abertas no período de 14 a
17/04/2008, exclusivamente, pela Internet, através do site www.stserviceltda.com.br.
4.2. Os candidatos deverão atender aos seguintes requisitos, quando de sua inscrição nesta
seleção, conforme o curso de formação de cada localidade:
a) Recife/PE e Sobradinho/BA:
· Ter idade entre 14 e 22 anos incompletos em julho de 2008 para o curso Técnico em
Administração Empresarial e Técnico em Informática e ter entre 18 e 22 anos para o curso
Técnico em Eletrônica;
· Estar matriculado e cursando, no mínimo, o nível médio, quando do início do curso de
formação;
· No ato da inscrição, o candidato deverá escolher um único curso (perfil profissional), dentre
aqueles descritos no item 3.1 (do edital) – Recife/PE, para o qual não haverá possibilidade de
alteração, inclusive durante o curso de aprendizagem.
b) Fortaleza:
· Ter idade entre 14 e 22 anos, ou seja, ter nascido entre março de 1994 e março de 1986;
· Estar matriculado e freqüentando, no mínimo: a escola em nível fundamental 2 (9ª série); ou
matriculado, freqüentando ou ter concluído o ensino médio; ou, ainda, estar matriculado e
freqüentando cursos de educação de jovens e adultos;
c) Teresina/PI:
· Ter idade entre 14 a 22 anos completos na data da inscrição;
· Estar matriculado e freqüentando a escola, no mínimo na 8ª série do ensino fundamental;
d) Rio Largo/AL
· Ter idade entre 14 anos e 22 anos completos no ato da matrícula;
· Ter concluído a 8ª série do ensino fundamental;
e) Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana/SE
· Ter idade entre 14 e 22 completos na data da inscrição;
· Estar matriculado e freqüentando a escola, no mínimo na 8ª série do ensino fundamental;
f) Paulo Afonso/BA e Canindé do São Francisco/SE
· Ter idade entre 17 anos e seis meses e 21 anos e 10 meses em abril/2008;
· Estar matriculado e freqüentando a escola em nível médio, no mínimo, quando do início do
curso de formação.
4.9. O Candidato deverá realizar o curso de formação no SENAI e atividades práticas na
CHESF na localidade de sua escolha, no ato da inscrição.
6. DAS INSCRIÇÕES DOS CANDIDADOS COM DEFICIÊNCIA
6.1. Em cumprimento ao disposto no art. 37, inciso VIII, da Constituição da República
Federativa do Brasil, na Lei 7.853, de 24 de outubro de 1989, e no Decreto nº 3.298, de 20 de
dezembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, ficam reservados
5% (cinco por cento) do total das vagas a serem preenchidas, destinadas a candidato com
deficiência, aos quais não se aplica o limite de idade máximo do item 4.2.
11.7. Em caso de igualdade na nota final, para fins de classificação, será obedecido o seguinte
critério de desempate:
1º) maior nota na prova de Português;
2º) maior nota na prova de Matemática;
3º) ser aluno de escola pública
4º) maior idade.
ANEXO III – CRONOGRAMA DE EVENTOS DA SELEÇÃO
Respostas aos Recursos
contra Gabarito Preliminar
das Provas Objetivas de
Conhecimentos.
12/05/2008
A partir das 12h, através do site:
http://www.stserviceltda.com.br
Dilton da Conti Oliveira
Diretor-Presidente da
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF
EDITAL de 09 de abril de 2008
PROCESSO SELETIVO - PROGRAMA JOVEM APRENDIZ
GRUPO ELETROBRÁS/CHESF
A CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco torna pública a realização de processo
seletivo visando ao preenchimento de vagas para contratação de aprendizes, com base na Lei n°
10.097/2000, regulamentada pelo Decreto n° 5.598/2005 e, em cumprimento ao Acordo de
Cooperação Técnica n° 02/2006, celebrado entre as empresas do Grupo Eletrobrás, o Ministério
do Trabalho e Emprego e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, com
interveniência do Ministério Público, cujo extrato foi publicado no Diário Oficial da União n°
66, Seção 3, de 05/04/2006, mediante as condições estabelecidas neste edital.
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. A presente Seleção Pública destina-se à contratação de aprendizes para preenchimento de
vagas, referentes à cota de aprendizagem da CHESF, nas localidades de Recife/PE,
Fortaleza/CE, Sobradinho/BA, Paulo Afonso/BA, Canindé do São Francisco/SE, Nossa Senhora
do Socorro/SE, Itabaiana/SE, Rio Largo/AL e Teresina/PI.
1.2. A seleção será regida por este Edital, seus Anexos e eventuais retificações, caso existam, e
sua execução caberá a ST SERVICE LTDA – CNPJ 02.389.202/0001-00.
1.3. Toda menção a horário neste Edital terá como referência o horário de Brasília.
2. DA APRENDIZAGEM
2.1. Considera-se aprendiz o jovem contratado mediante contrato especial de trabalho e
matriculado em curso ou programa de Aprendizagem, em conformidade com o disposto no
Decreto nº 5.598/2005, para efeito de cumprimento da cota a que se refere o art. 429 da
Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
2.2. O curso de Aprendizagem tem o objetivo de preparar os jovens para a inserção ao mercado
de trabalho, de acordo com a legislação vigente.
2.3. O período de aprendizagem, para os efeitos do contrato, compreende atividades teóricas, em
que o aprendiz receberá qualificação no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial –
SENAI, e atividades práticas que serão realizadas nas Áreas da CHESF.
2.4. As atribuições a serem desenvolvidas pelo aprendiz, de acordo com o curso de formação,
são:
a) Curso Técnico em Administração Empresarial: Executar atividades de apoio ao
planejamento, à organização, à coordenação e ao controle nas áreas administrativa,
contábil/financeira, recursos humanos, produção e comercial, atuando de forma pró-ativa,
flexível, criativa, comunicativa e com responsabilidade sócio-ambiental.
b) Curso Técnico em Informática: Planejar, desenvolver e executar, sob supervisão quando
necessária, projetos em redes de computadores, softwares e estruturas de bancos de dados, além
de configurar e manutenir sistemas de computadores, propondo melhorias no processo
produtivo a partir de métodos, processos científicos e tecnológicos, considerando a relação
custo/benefício com visão empreendedora, aplicando normas técnicas de controle de qualidade,
controle ambiental e segurança no trabalho.
c) Curso Técnico em Eletrônica: Analisar, planejar, interpretar e desenvolver projetos elétricos;
Realizar montagem, instalação, configuração, programação, testes e manutenção de
equipamentos, máquinas e circuitos eletroeletrônicos, em baixa e média tensão, respeitando
procedimentos e normas técnicas, de segurança, qualidade e meio ambiente, atuando de forma
pró-ativa, flexível, criativa e voltada para resultados.
d) Curso Aprendizagem Básica em Eletromecânica: Desenvolver competências com capacidade
para ler e interpretar desenhos mecânicos e projetos de instalações elétricas prediais;
dimensionar, instalar e auxiliar na manutenção preventiva e corretiva em instalações elétricas
prediais de baixa tensão; auxiliar na manutenção de equipamentos mecânicos; montar e auxiliar
na manutenção em quadros de comandos elétricos; auxiliar na instalação de motores elétricos.
e) Cursos de Assistente Administrativo Industrial e Auxiliar Administrativo: digitação de
documentos utilizando os programas básicos do computador (Word, Excel, Power Point,Internet
e outros); encaminhamento de documentação pelo correio interno; atendimento ao telefone;
apoio às diversas atividades da secretaria e de outras equipes de trabalho.
2.5. Os Aprendizes não serão efetivados pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco após
o término do contrato de aprendizagem.
3. DAS VAGAS
3.1. Serão preenchidas 160 (cento e sessenta) vagas, assim distribuídas, conforme cursos:
LOCALIDADES CURSOS DE FORMAÇÃO Nº DE
VAGAS TURNO
Técnico em Administração Empresarial 60 MANHÃ
Técnico em Informática 3 MANHÃ Recife/PE
Técnico em Eletrônica 4 MANHÃ
Sobradinho/BA Técnico em Administração Empresarial 25 TARDE
Fortaleza/CE Assistente Administrativo Industrial 13 TARDE
Teresina/PI Assistente Administrativo Industrial 13 MANHÃ E
TARDE
Rio Largo/AL Auxiliar Administrativo 3 MANHÃ
Nossa Senhora do
Socorro/SE Assistente Administrativo Industrial 3 TARDE
Itabaiana/SE Assistente Administrativo Industrial 1 TARDE
Canindé do São
Francisco/SE
Aprendizagem Básica em
Eletromecânica 2 MANHÃ
Paulo Afonso/BA Aprendizagem Básica em
Eletromecânica
33 MANHÃ
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1. As inscrições do processo seletivo serão gratuitas e estarão abertas no período de 4 a
17/04/2008, exclusivamente, pela Internet, através do site www.stserviceltda.com.br.
4.1.1. Se após análise da documentação exigida por ocasião da matrícula no curso de formação
do SENAI e convocação pela CHESF, verificar-se a falsidade das informações apresentadas, o
candidato será excluído do processo.
4.2. Os candidatos deverão atender aos seguintes requisitos, quando de sua inscrição nesta
seleção, conforme o curso de formação de cada localidade:
a) Recife/PE e Sobradinho/BA:
· Ter idade entre 14 e 21 anos incompletos em julho de 2008 para o curso Técnico em
Administração Empresarial e Técnico em Informática e ter entre 18 e 21 anos para o curso
Técnico em Eletrônica;
· Estar matriculado e cursando o nível médio, quando do início do curso de formação;
· No ato da inscrição, o candidato deverá escolher um único curso (perfil profissional), dentre
aqueles descritos no item 3.1 – Recife/PE, para o qual não haverá possibilidade de alteração,
inclusive durante o curso de aprendizagem.
b) Fortaleza:
· Ter idade entre 14 e 22 anos, ou seja, ter nascido entre março de 1994 e março de 1986.;
· Estar matriculado e freqüentando a escola em nível Fundamental 2 (9ª série); ou matriculado,
freqüentando ou ter concluído o ensino Médio; ou, ainda, estar matriculado e freqüentando
cursos de educação de jovens e adultos;
c) Teresina/PI:
· Ter idade entre 14 a 16 anos completos na data da inscrição;
· Estar matriculado e freqüentando a escola, no mínimo na 8ª série do ensino fundamental;
d) Rio Largo/AL
· Ter idade entre 14 anos e 18 anos completos no ato da matrícula;
· Ter concluído a 8ª série do ensino fundamental;
e) Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana/SE
· Ter idade entre 14 e 21 completos na data da inscrição;
· Estar matriculado e freqüentando a escola, no mínimo na 8ª série do ensino fundamental;
f) Paulo Afonso/BA e Canindé do São Francisco/SE
· Ter idade entre 17 anos e seis meses e 21 anos e 10 meses em abril/2008;
· Estar matriculado e freqüentando a escola em nível Médio, quando do início do curso de
Formação.
4.3. Os seguintes requisitos deverão ser atendidos por todos os candidatos, independentes do
pólo escolhido:
a) ter nacionalidade brasileira;
b) possuir o pré-requisito exigido para ocupar a vaga de aprendizagem, conforme alínea
específica para cada localidade, indicada no item 4.2.
c) ser considerado APTO em todos os exames médicos pré-admissionais a serem realizados pela
CHESF, conforme rotina estabelecida, devendo o candidato se submeter aos exames clínicos e
laboratoriais relacionados no Anexo II deste Edital, os quais correrão a expensas da CHESF.
d) não ter vínculo empregatício anterior.
4.4. Os candidatos aprovados e classificados até o número de vagas divulgadas neste Edital
deverão, obrigatoriamente, efetuar a matrícula no curso de formação do SENAI de cada pólo de
inscrição, conforme endereço citado no anexo I deste edital, onde estarão reservadas as suas
vagas.
4.5. A declaração falsa ou inexata dos dados constantes na ficha de inscrição, bem como
apresentação de documentos falsos ou inexatos, determinará o cancelamento da inscrição e
anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época.
4.6. O candidato é o único responsável pelas informações prestadas na ficha de inscrição. O
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e a CHESF não se responsabilizarão por
informação e endereços incorretos ou incompletos fornecidos pelo candidato.
4.7. A inscrição será efetuada pelo candidato ou, no seu impedimento, por seu responsável ou
procurador legalmente habilitado, devidamente identificado.
4.8. A idade máxima prevista não se aplica aos candidatos com deficiência.
5. DA JORNADA DE APRENDIZAGEM, HORÁRIO E DEMAIS INFORMAÇÕES
PERTINENTES À SELEÇÃO
5.1. Jornada de Aprendizagem: A formação teórica será realizada com a carga horária de 20
(vinte) horas semanais no SENAI, até a conclusão do curso e, após a formação teórica, realizarse-
á a prática profissional em 20 (vinte) horas semanais na CHESF, ou a critério do SENAI de
cada localidade, em acordo com a CHESF.
5.2. Duração do Contrato de Aprendizagem: 24 (vinte e quatro) meses consecutivos, para as
áreas de Recife/PE, Fortaleza/CE, Sobradinho/BA, Paulo Afonso/BA, Canindé do São
Francisco/SE e Teresina/PI, 20 (vinte) meses consecutivos na localidade de Rio Largo/AL e 12
(doze) meses consecutivos para as áreas de Nossa Senhora do Socorro/SE e Itabaiana/SE. Em
todos os casos, considerem-se ressalvados os casos do art. 28, do Decreto 5.598/2005, que
impõem a extinção e a rescisão antecipada do contrato.
5.3. Remuneração: Salário mínimo nacional.
5.4. Benefícios: Atendimento ambulatorial, nas localidades onde houver esse serviço; Vale
Refeição ou similar e Vale Transporte.
5.5. A distribuição dos vales referidos no item anterior, será da seguinte forma:
a) vale transporte, no quantitativo de dois por cada dia trabalhado, referente ao percurso de dois
deslocamentos diários, ou seja: residência/local de trabalho ou SENAI e local de trabalho ou
SENAI/residência ou quando este percurso for acrescido de mais uma condução, a empresa
oferecerá o benefício correspondente;
b) nas localidades onde não houver linha regular de transporte coletivo, a CHESF se
responsabiliza pelo transporte dos aprendizes, para o percurso necessário à realização do
Programa Jovem Aprendiz Grupo Eletrobrás/CHESF.
c) O auxílio-alimentação será no quantitativo de um por dia trabalhado, no valor a ser
estabelecido pela empresa.
6. DAS INSCRIÇÕES DOS CANDIDADOS COM DEFICIÊNCIA
6.1. Em cumprimento ao disposto no art. 37, inciso VIII, da Constituição da República
Federativa do Brasil, na Lei 7.853, de 24 de outubro de 1989, e no Decreto nº 3.298, de 20 de
dezembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, ficam reservados
5% (cinco por cento) do total das vagas a serem preenchidas, ou seja, 01 (uma) vaga a ser
destinada a candidato com deficiência, ao qual não se aplica o limite de idade máximo do item
4.4 “a”.
6.2. O candidato com deficiência concorre em igualdade de condições com os demais
candidatos às vagas de ampla concorrência e, ainda, às vagas reservadas a pessoas com
deficiência.
6.2.1. O candidato com deficiência, se classificado, além de figurar na lista de classificação
correspondente às vagas de ampla concorrência, terá seu nome publicado na lista de
classificação das vagas oferecidas às pessoas com deficiência.
6.3. O candidato com deficiência deverá, no ato da inscrição, declarar essa condição e requerer
o tipo de atendimento especial que necessitará para a realização da prova seletiva, conforme §2º
do art. 40 do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, caso contrário a ST Service Ltda se
desobriga do atendimento especial.
6.4. Somente serão considerados candidatos com deficiência aqueles que se enquadrem nas
categorias constantes do art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo
Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004.
6.5. O candidato com deficiência, aprovado e classificado nessa seleção, será avaliado por uma
equipe multiprofissional, de acordo com o art. 43 do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de
1999, alterado pelo Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, cabendo a este arcar com as
despesas relativas a sua participação nesta avaliação.
6.5.1. A equipe multiprofissional emitirá parecer conclusivo, observando as informações
prestadas pelo candidato no ato da inscrição, a natureza das atribuições para o cargo, a
viabilidade das condições de acessibilidade e o ambiente de trabalho, a possibilidade de
utilização, pelo candidato, de equipamentos ou outros meios que habitualmente utilize a
Classificação Internacional de Doenças apresentadas.
6.5.2. As deficiências dos candidatos, admitidas a correção por equipamentos, as adaptações,
meios ou recursos especiais, devem permitir o desempenho adequado das atribuições
especificadas para o trabalho.
6.5.3. A decisão final da equipe multiprofissional será soberana e definitiva.
6.6. O candidato que não for considerado, pela equipe multiprofissional, com deficiência, com
direito a concorrer às vagas reservadas aos candidatos com deficiência ou que não comparecer
no dia, hora e local marcado para realização da avaliação pela equipe multiprofissional, perderá
o direito à vaga reservada aos candidatos com deficiência que iria ocupar, sendo eliminado desta
relação específica, permanecendo na relação de candidatos de ampla concorrência classificados
na seleção.
6.7. As vagas reservadas a candidatos com deficiência que não forem providas por falta de
candidatos, por reprovação nesta seleção, por contra-indicação na perícia médica ou por outro
motivo, serão preenchidas pelos demais aprovados, observada a ordem de classificação.
7. DA CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO
7.1. O Cartão de Identificação, contendo as informações referentes à data, horário, tempo de
duração e local de realização da prova escrita (nome do estabelecimento, endereço e sala), será
disponibilizado no site www.stserviceltda.com.br, a partir das 15h do dia 29/04/2008 e enviado
por correspondência, via Correios, no endereço indicado pelo candidato no ato da inscrição.
7.2. É de responsabilidade do candidato a obtenção de informações referentes à realização das
provas.
8. DAS ETAPAS DA SELEÇÃO PÚBLICA
8.1. A Seleção constará de 03 (três) etapas:
a) Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
b) Comprovação das condições dos itens 4.2 e 4.3, de caráter eliminatório;
c) Exames médicos, de caráter eliminatório, conforme Anexo II, deste edital.
8.2. Os candidatos habilitados em todas as etapas da seleção serão convocados para assinar
contrato de aprendizagem com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF -, em
função das vagas existentes, obedecendo-se rigorosamente a ordem de classificação.
8.3. O contrato de aprendizagem será regido pela CLT, com as alterações da Lei nº
10.097/2000, e pelo Decreto nº 5.598/2005;
8.4. Os aprendizes contratados deverão observar as normas internas vigentes no Serviço
Nacional de Aprendizagem – SENAI e na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco –
CHESF.
8.5. O Cronograma de eventos desta seleção, encontra-se no Anexo III, deste Edital.
9 - DAS PROVAS
9
.1. A prova deverá ser única para todos os candidatos e ser constituída de 30 (trinta) questões
objetivas de múltipla escolha, caracterizada por abordagem interdisciplinar, não ultrapassando,
em complexidade, o nível de estudos da 8ª série do ensino fundamental.
9.2. A prova escrita constará de 30 (trinta) questões objetivas, sendo 15 (quinze) questões de
Língua Portuguesa e 15 (quinze) de Matemática, elaboradas com base no conteúdo
programático, Anexo IV, deste edital.
9.3. A cada questão das provas de Língua Portuguesa e de Matemática serão apresentadas cinco
alternativas para resposta.
9.4. Cada questão corresponderá a apenas uma única resposta correta.
9.5. Se a Comissão de Seleção verificar que a resposta a uma questão é dúbia, incorreta ou
inexistente, a questão será anulada e a pontuação correspondente distribuída entre as demais
questões.
9.6. O total de pontos das provas é de 10 (dez), tendo o candidato que acertar, no mínimo 60%
(sessenta por cento) do total das questões, de cada prova, para aprovação nesta seleção.
9.7. Para efeito de classificação, o resultado será obtido através da média aritmética das notas
das provas de Língua Portuguesa e de Matemática.
9.8. Em caso de igualdade de nota ou desempate será utilizado o critério estabelecido no item
11.7.
9.9. As provas deverão ser adequadas ao tipo de deficiência apresentada pelo candidato, quando
for o caso.
9.10. As provas deverão ser realizadas em ambiente adequado, observando-se as condições de
espaço, mobiliário, iluminação e refrigeração.
10 – DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA
10.1. A prova escrita será realizada no dia 04/05/2008, às 14h, nos municípios especificadas no
Anexo V, podendo a critério da St Service Ltda e CHESF definir outros municípios. Os
estabelecimentos de realização da prova estarão disponíveis no site www.stserviceltda.com.br, a
partir das 15h do dia 29/04/2008.
10.2. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a identificação
do candidato com clareza.
10.3. O candidato deverá comparecer ao local da prova com 30 minutos de antecedência, ou
seja, às 13h e 30min, não sendo permitida a entrada após o horário determinado.
10.4. Não haverá segunda chamada para qualquer etapa desta Seleção, bem como aplicação fora
do horário, data e locais predeterminados.
10.5. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova escrita
munido de:
a) Cartão de Inscrição;
b) Caneta esferográfica azul ou preta;
c) Documento oficial de identidade (RG, Passaporte ou Carteira de Trabalho), com foto, em
período de validade.
10.6. Será exigida a apresentação de documento original, não sendo aceita fotocópia, ainda que
autenticada.
10.7. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar documento oficial de identidade, por
motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que comprove o registro do
fato em órgão policial, expedido, no máximo em 30 dias, sendo o candidato submetido à
identificação especial.
10.8. O candidato que não apresentar os documentos exigidos acima não terá acesso ao prédio
onde se realizarão as provas.
10.9. Durante a prova não serão permitidas consultas bibliográficas de qualquer espécie, nem a
utilização de máquina calculadora, relógios ou outros instrumentos com calculadora, celulares
ou qualquer outro equipamento eletrônico.
10.10. A Prova Escrita terá duração máxima de 04 horas. O candidato somente poderá se retirar
do local da prova após transcorrida 01 hora do início da mesma.
10.12. Não será permitida a entrada de pessoas no local da prova trajando bermuda, short,
camiseta sem manga, chinelos ou outros trajes sumários.
10.13. Não será permitida comunicação com outros candidatos ou qualquer outra pessoa durante
a realização das provas.
10.14. O candidato que for surpreendido usando meios fraudulentos, durante as provas, será
eliminado.
10.15. As respostas no gabarito deverão ser marcadas com caneta na cor azul ou preta. A
questão marcada com mais de uma resposta, ou rasurada, será automaticamente anulada.
10.16. A folha resposta da redação e o gabarito não serão substituídos, devido a erro de
preenchimento cometido pelo candidato. Não será permitido o uso de corretivos ou similares.
10.17. O candidato é o único responsável pelo manuseio do caderno de provas e da folha
resposta e gabarito, bem como pela compreensão das instruções neles contidas. O fiscal deverá
orientar somente sobre os procedimentos de aplicação definidos no caderno de provas.
10.18. Os três últimos candidatos deverão deixar a sala juntos, após a realização da prova.
10.19. Será eliminado do processo seletivo o candidato que: faltar às provas; comparecer em
local e horário diferentes daqueles estabelecidos para realização das provas; tentar manter
comunicação com outros candidatos ou outras pessoas durante a realização das provas ou for
flagrado usando qualquer tipo de aparelho eletrônico (pager, celular, agendas eletrônicas,
calculadoras, livros ou impressos e outros).
10.20. O conteúdo programático das provas se encontra no Anexo 2 deste Edital.
10.21. A coordenação do Processo Seletivo da ST Service Ltda, reserva-se o direito de alterar
datas, horários e local da prova, desde que razões imperiosas o exijam. A divulgação das
eventuais mudanças será feita com necessária antecedência.
11. DA CLASSIFICAÇÃO
11.1. Os candidatos classificados serão ordenados em função da ordem crescente da nota final,
sendo considerados aprovados aqueles que obtiverem as melhores notas, até o limite das vagas
mencionado no item 3.1 deste Edital.
11.2. Estará automaticamente eliminado desta seleção o candidato que obtiver nota inferior a 6
pontos de acertos do total de questões em cada prova.
11.3. Os candidatos classificados serão ordenados por ordem decrescente da maior nota.
11.4. Será outorgada a seguinte pontuação extra para aqueles candidatos que comprovarem
documentalmente as seguintes situações, à equipe de seleção da ST Service Ltda, na localidade
onde ocorrerem as provas, quando convocados:
a) Ser aluno de escola pública - 10 (dez) pontos, e
b) Comprovar renda familiar de até 3 (três) salários mínimos (salário mínimo regional), através
de documento original ou cópia autenticada - 10 (dez) pontos.
11.5. A nota final do candidato será calculada considerando-se o somatório algébrico da
pontuação obtida na Prova Escrita, respeitando-se a pontuação mínima exigida no item 11.2
deste Edital, acrescidas da pontuação adicional de que trata o item 11.4 deste Edital.
11.6. Os candidatos considerados aprovados serão ordenados e classificados em função da
ordem decrescente da nota final.
11.7. Em caso de igualdade na nota final, para fins de classificação, será obedecido o seguinte
critério de desempate:
1º) maior nota na prova de Português;
2º) maior nota na prova de Matemática;
3º) ser aluno de escola pública
4º) ter uma renda familiar de até 3 (três) salários mínimos, comprovados por documento original
ou cópia autenticada à equipe de seleção da ST Service Ltda, na localidade onde ocorrerem as
provas, quando convocados; para o desempate;
5º) maior idade.
11.8. A aprovação e classificação nessa seleção não asseguram ao candidato o direito de
ingresso automático na vaga de aprendiz, mas apenas a expectativa de ser nele admitido
seguindo a rigorosa ordem classificatória.
11.9. As listas dos candidatos classificados e classificáveis, por ordem de classificação, serão
divulgadas, a partir das 14h, do dia 17/05/2008, no site da ST Service Ltda e no site da
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF, www.chesf.gov.br.
12 - DA 2º ETAPA DA SELEÇÃO – DA COMPROVAÇÃO DOS REQUISITOS E
MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO DO SENAI
12.1 O candidato classificado deverá comparecer nos locais, datas, horários e períodos
especificados no anexo I deste edital, munidos da documentação exigida, para realização da
matrícula obrigatória no curso de formação de sua escolha no ato da inscrição. O não
comparecimento à matrícula implicará perda da vaga. O candidato, sendo menor de idade,
deverá comparecer assistido por seus pais ou responsável.
12.2. No ato da matrícula, o candidato classificado no processo seletivo, ou seu representante
legal, deverá apresentar: Carteira de Identidade ou CTPS, comprovante de escolaridade e 01
(uma) foto 3x4 recente ou conforme exigência de cada SENAI.
12.3. Após a divulgação do resultado, a ST Service Ltda encaminhará lista com as informações
dos candidatos aprovados e classificados na seleção, para os representantes da Companhia
Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF, conforme as localidades onde ocorreram seleção, os
quais se responsabilizarão pela convocação dos candidatos através de correspondência,
respeitando a lista de classificação, para comprovação dos requisitos mencionados nos itens 4.2
e 4.3 deste edital.
12.4. É de inteira responsabilidade dos candidatos convocados pela Companhia Hidro Elétrica
do São Francisco – CHESF, o comparecimento, na data, horário e local a ser indicado no ato da
convocação, para comprovar o atendimento aos requisitos dos itens 4.2 e 4.3 deste edital e
realizar exame médico, sob pena de eliminação do processo de contratação pela CHESF.
12.5. Os candidatos convocados deverão apresentar, na data, horário e local indicados, os
seguintes documentos:
a) Cédula de Identidade
b) Cartão de Identificação de Contribuinte CPF/CIC
c) Carteira de Trabalho e Previdência Social
d) Título de Eleitor (se houver)
e) Comprovante de Endereço
f) 04 (quatro) fotos coloridas 3 X 4
g) Atestado de Matrícula da Instituição de Ensino Regular
h) Comprovação de Renda Familiar
i) Certidão de Nascimento
j) Comprovante de matrícula no curso do SENAI
13. DA 3ª ETAPA – DOS EXAMES MÉDICOS
13.1.Os Exames médicos, referidos no anexo V deste edital, buscam avaliar as condições de
saúde do candidato.
13.2. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco convocará os candidatos para esta etapa,
através de correspondência e/ou contatos telefônicos.
13.3. Os candidatos aprovados nas etapas anteriores serão submetidos a exames médicos, às
custas da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF, que indicarão se o candidato é
apto ou inapto.
14. DA CONTRATAÇÃO DOS APRENDIZES
14.1. Serão convocados, por correspondência, para contratação somente os candidatos
aprovados em todas as etapas estabelecidas neste Edital.
14.2. Será celebrado Contrato de Aprendizagem por Tempo Determinado, conforme item 5.2,
ao final do qual será extinto.
14.3. A contratação ocorrerá em número compatível com as vagas definidas no item 3.1 deste
edital.
15. DOS RECURSOS
5.1 Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados a partir das 9h, do
dia 06/05/2008, no site da St Service Ltda: www.stserviceltda.com.br e no site da CHESF:
www.chesf.gov.br.
15.2 O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das
provas objetivas disporá de dois dias para fazê-lo, a contar do dia subseqüente ao da divulgação
desses gabaritos, no horário das 9h às 17h, conforme anexos VI e VII deste edital.
15.3 Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas, o candidato
deverá seguir as instruções contidas no Anexo VI deste edital e dirigir-se a uma das localidades
da Comissão de Seleção, indicada no Anexo VII deste edital.
15.4 O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente
ou intempestivo será preliminarmente indeferido.
15.5 O recurso não poderá conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou
marca que identifique o candidato, sob pena de ser preliminarmente indeferido.
15.6 Se do exame de recursos resultar anulação de item integrante de prova, a pontuação
correspondente a esse item será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem
recorrido.
15.7 Todos os recursos serão analisados e as justificativas das alterações de gabarito (se houver)
serão divulgadas no site da St Service Ltda e no site da CHESF, quando da divulgação do
gabarito definitivo. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos.
15.8 Não será aceito recurso via postal, via fax, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo.
15.9 Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos, recursos de recursos
e/ou recurso de gabarito oficial definitivo.
15.10 Recursos cujo teor desrespeite a banca serão preliminarmente indeferidos.
16 . DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
16.1. A CHESF e a ST Service Ltda, não assumem qualquer responsabilidade quanto ao
transporte, alojamento ou alimentação dos candidatos, quando da realização das etapas desta
Seleção Pública.
16.2 Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações.
16.3. Os casos omissos e situações não previstas neste edital serão resolvidos pela Comissão
Coordenadora do Processo Seletivo da ST Service Ltda.
17. DO FORO JUDICIAL
17.1. O Foro para dirimir qualquer questão relacionada à Seleção Pública de que trata este
Edital é o da Comarca de Serra Talhada/PE.
Dilton da Conti Oliveira
Diretor-Presidente da
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco
ANEXO 1
CURSO DE FORMAÇÃO - SENAI
INSCRIÇÃO, MATRÍCULA E INÍCIO DAS AULAS
PÓLO
LOCAL DE
MATRÍCULA E
REALIZAÇÃO DO
CURSO
ENDEREÇO DATA e HORÁRIO DE
MATRÍCULA
INÍCIO
DAS
AULAS
Recife/PE Escola Técnica
SENAI Areias
Av. Dr. José Rufino,
1141 – Areias –
Recife/PE
Fone/FAX: 81 3251-
0666
A definir 21/07/2008
Sobradinho/BA Escola Técnica Av. Monsenhor Ângelo A definir 21/07/20088
SENAI Petrolina Sampaio, 267, Areia
Branca, Petrolina/PE
Fone: 81 3864-1282
Fone/Fax: 81 3864-3577
Fortaleza/CE CETAFR - Centro
de Educação
Tecnológica
Alexandre Figueira
Rodrigues
Endereço: Av. do
Contorno, nº1395
Distrito Industrial
Município de Maracanaú
- Ceará
Fone 85 3215.3026

terça-feira, 15 de abril de 2008

Federais: inscrições até sexta dia 18/04
15/04/2008 05:34


As inscrições do concurso promovido pela UFPE e pela UFRPE para a seleção de novos servidores técnico-administrativos de níveis Intermediário e Superior nas duas instituições, estão abertas até o dia sexta, dia 18/04. Juntas, elas disponibilizam 223 vagas (148 na UFPE e 75 na UFRPE).

Para os cargos de Nível Intermediário, a taxa de inscrição é de R$ 35,00, enquanto que o valor para os candidatos de Nível Superior é de R$ 50,00. O pagamento é feito exclusivamente nas agências do Banco do Brasil.

Para os candidatos que não dispuserem de acesso à Internet, a Covest disponibilizará Computadores nas diversas Unidades Acadêmicas para os candidatos realizarem suas inscrições.

Os locais são o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), no campus da UFPE - Recife; nas Escolaridades das Unidades Acadêmicas de Caruaru (Rod. Br 104, KL 62 s/n, Pólo Comercial - Caruaru); Vitória de Santo Antão (Rua Alto do Reservatório, s/n, Bela Vista - Vitória de Santo Antão); Serra Talhada (Fazenda Saco, s/n, Caixa Postal 063, Zona Rural - Serra Talhada); e Garanhuns (Av. Bom Pastor, s/n, Boa Vista - Garanhuns).

Os locais estarão disponíveis das 9h às 12h e das 14h às 17h, exceto nos sábados, domingos e feriados. Entre os dias 14/05 e 16/05, os inscritos devem acessar o site da Covest a fim de imprimir o cartão de inscrição. No documento vão constar o local de provas, o cargo pretendido, entre outras informações.

Ocorrendo divergência ou inexatidão nos dados cadastrais, o candidato deve formalizar a reclamação entre os dias 16/05, 17/05 e 19/05, por meio da Central de Atendimento ao Candidato no telefone (81) 3412.0828, das 8h às 18h. Ele também pode dirigir-se à sede da Covest, no Derby, Recife, para solicitar a correção do cartão.

Veja aqui todos os detalhes do concurso:

E mais:
Edital da UFPE
Edital da UFRPE
Tabelas de Cargos e Salários
Faça aqui a sua inscrição

sábado, 12 de abril de 2008

Jovens que bebem demais podem prejudicar memória, diz estudo


Efeitos de ingerir muito álcool podem durar dias, indica pesquisa
Adolescentes que ingerem grandes quantidades de bebidas alcoólicas de uma só vez correm risco de sofrer problemas de memória dias depois e os efeitos podem permanecer no longo prazo, segundo um novo estudo britânico.
Os pesquisadores das universidades de Northumbria e de Keele afirmaram, durante uma conferência da British Psychological Society, que o hábito pode ser prejudicial para cérebros que ainda estão se desenvolvendo.

O estudo comparou a memória de jovens entre 17 e 19 anos, divididos em dois grupos. O primeiro era formado por adolescentes que bebiam, em média, 15 unidades de álcool em uma só noite, o equivalente a 11 doses de uísque de 35 ml, duas vezes por semana. O segundo grupo reunia jovens que não bebiam exageradamente.

Os adolescentes foram testados três a quatro dias depois da última vez que haviam bebido, para que seus organismos estivessem livres do álcool.

Vídeo

Os voluntários responderam perguntas sobre a freqüência com que esqueciam de realizar tarefas que haviam planejado, como se encontrar com amigos.

Além disso, eles receberam uma lista de coisas que deveriam fazer ao assistir a um vídeo, como enviar uma mensagem de texto a um amigo quando a imagem de uma determinada loja aparecesse na televisão ou checar suas contas bancárias quando vissem uma pessoa sentar em um banco no vídeo.

"Não encontramos diferenças entre o grupo que bebia e o que não bebia no teste dos questionários, mas, na hora do vídeo, os adolescentes que bebiam muito se lembraram de menos tarefas que os demais", disse o pesquisador Thomas Heffernan.

"Apesar de, segundo seus próprios relatos, eles terem boa memória, eles não foram bem no teste do vídeo", acrescentou Heffernan. "Os jovens que bebem em excesso se lembraram de 30% menos itens, uma diferença significativa."

Segundo o pesquisador, é possível que regiões do cérebro como o córtex pré-frontal ou o hipocampo tenham sido afetadas.

"Há evidências de que álcool em excesso, particularmente quando ingerido em curtos espaços de tempo, danifica partes do cérebro responsáveis pela memória do dia-a-dia", afirma Heffernan.

"Esses adolescentes podem não só estar prejudicando sua memória, mas - se os cérebros deles ainda estiverem em formação - podem estar criando problemas para o futuro", concluiu.

fonte: BBCBrasil.com

INCERTEZAS SOBRE NOSSA APROVAÇÃO

Prezados amigos:

Recebo muitos e-mails e tento respondê-los com a maior presteza possível, mas confesso não dar conta. São muitas tarefas que me impedem de ser tão eficiente quanto gostaria, mas ainda chego lá. Alguns e-mails, por seu significado e temas gerais, coloco nas colunas, nunca sem antes pedir autorização ao autor e/ou eliminar qualquer dado que permita identificação. Que ninguém se preocupe: como juiz federal, sou um seguidor radical do respeito à privacidade.

Gosto muito dos e-mails, recebo vários comunicando aprovações, e todos, de um modo ou de outro, me alegram e motivam. Dadas essas notícias, vou colher a oportunidade de, hoje e na semana que vem, falar duas situações bem comuns. Elas abordam as dúvidas entre diversos caminhos e as incertezas sobre nossa aprovação. Além disso, vamos repisar as vagas em aberto e algumas orientações sobre como ficar e andar na "fila".

Eis o e-mail do colega:

"Grande mestre,

Bom saber que divides este espaço com os concurseiros de plantão! Me responde uma coisa: Você passava por sazionalidades do tipo: a) "cara, minha aprovação é questão de tempo e de disciplina e persistência"; b) "Nossa, é muita informação e tem muito mais pessoas mais preparadas que eu"?

Acho que isso é normal, mas o mais importante é saber passar esses momentos com o estudo contínuo.

Saudações grande mestre"

Eis a resposta:

"Meu companheiro concurseiro,

Eu acho que tinha mais vezes em que eu pensava que não ia conseguir! A gente se desanima várias vezes... pensa que não vai agüentar, tem vontade de chutar tudo pro alto. É normal essa variação entre "eu consigo" e "eu não consigo". É muita pressão mesmo.

Tanto é assim que os concurseiros, quando passam (e passam!) acabavam tendo uma sensação bem comum, corriqueira mesmo: dizem "ué, foi mais fácil do que eu pensei que seria". Claro que essa sensação só acontece depois, pois até chegar lá é uma luta.

Claro que o pessimismo e as imagens negativas ferram qualquer projeto, acabam com a auto-estima etc. Daí, sempre que vinham os pensamentos errados, eu fazia uma reprogramação naquele estilo: "Um dia eu consigo"; "ninguém vai conseguir me reprovar nem que leve um século para eu aprender tudo"; "se eu perder nessa prova, voltarei aqui na próxima ainda mais preparado" etc. A cada pensamento ou sentimento de perda ou desânimo, eu contra-atacava com as frases, mantras, reprogramações etc, entre as quais a que você citou, que é uma das melhores: "cara, minha aprovação é questão de tempo e de disciplina e persistência".

Eu ainda tive outro apoio: creio que Deus tem um plano para cada pessoa e que nos ama. Assim, como a Bíblia fala que "todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus", eu também me consolava e reanimava com a perspectiva divina para minha vida. Isso ajudou bastante.

Agora, me permita contar uma reminiscência. Quando eu tinha uns 14, 15 anos, fui participar de um concurso chamado "Jovem Embaixador". Quando cheguei lá, vi um monte de pessoas bem-vestidas, com cara de inteligente, conversando assuntos que eu nem sabia o que era. Achei-me um estúpido de concorrer com aqueles "gigantes" e tive vontade de sair de fininho e ir embora. Quando você falou em "tem muito mais pessoas mais preparadas que eu", lembrei dessa ocasião.

Pois é, por alguma razão que nem lembro, fiz a prova e acabei sendo o segundo colocado. Descobri então que cara não faz ninguém passar. Descobri que em concursos é normal uma baixa na auto-estima (que vim a passar várias vezes, inclusive quando resolvi correr a meia maratona do Rio de Janeiro). Daquela ocasião em diante me programei para não ser afetado pela sensação de que tem muita gente melhor etc.

Como dizia minha mãe, "araruta tem seu dia de mingau" e, melhor ainda, "o que é do homem o gato não come". Depois, o Fábio Gonçalves, da Academia do Concurso, ainda me acrescentou a lição da "fila", que é muito boa (coloquei-a no livro de motivação, com o amigo Francisco Dirceu, o Carta aos Concursandos). Concurso é uma fila, que anda cada vez que sai uma prova e os melhores são aprovados abrindo espaço para os que estão atrás, se preparando adequadamente. É só ficar na fila, ou seja, fazer o que tem de ser feito que sua hora chega.

Assim, os momentos de fé e medo se revezam, mas como dizia Martin Luther, não podemos evitar que os pássaros passem sobre nossa cabeça, mas podemos evitar que façam um ninho nelas. Daí, o medo, o desânimo e o pessimismo não são bem-vindos e a fé, a coragem e a vontade de vencer têm seus ninhos garantidos. Podemos não ter o controle sobre as idéias e imagens que aparecem em nossa mente, mas somos nós que escolhemos quais idéias e imagens poderão permanecer nela.

Tenho a certeza de que você passará pelas idéias ruins, manterá as boas e colherá, no tempo certo, o fruto das sementes que vem plantando. Boas semeaduras e boas colheitas, pois.

E o abraço fraterno de quem te deseja paz e saúde,
William Douglas"

Espero que a resposta ao colega também tenha sido útil a você. Semana que vem falarei de outro e-mail, que aborda a dúvida entre carreiras e caminhos.

William Douglas

William Douglas é juiz federal com mestrado em Direito e pós-graduação em Políticas Públicas e Governo. Atua também como professor em cursos de extensão em Direito e preparatórios para concursos. É autor de vários livros com dicas para passar em concursos públicos.


Extraido do link:
http://www.concursos.correioweb.com.br/index.html

quarta-feira, 9 de abril de 2008

CONCURSO PARA PROFESSOR FACAPE 2008

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - AEVSF
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE
EDITAL 007/2008
A COMISSÃO ESPECIAL PARA REALIZAÇÃO DE PROCESSOS SELETIVOS
SIMPLIFICADOS, com base na Lei Municipal nº 1043 de 07 de junho de 2001 e alterações da
Lei nº1.097 de 05 de dezembro de 2001, no uso de suas atribuições previstas na Portaria nº 045 /
05 de 17 de outubro de 2005 da Senhora Diretora-Presidente da AUTARQUIA
EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, torna público que, tendo em vista
necessidade excepcional de interesse público realizará Processo Seletivo Simplificado, para
contratação temporária de professor, na conformidade das condições abaixo especificadas:
NORMAS GERAIS:
REQUISITOS BÁSICOS PARA PARTICIPAR DA SELEÇÃO
São requisitos básicos a serem atendidos pelo candidato:
a) ser brasileiro nato ou naturalizado;
b) ser portador de Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso na área objeto
da seleção;
c) estar em dia com as obrigações eleitorais;
d) estar quite com as obrigações militares, no caso do sexo masculino;
e) não possuir antecedentes criminais.
DAS INSCRIÇÕES
O candidato deverá comparecer na Secretaria do Núcleo Acadêmico da FACAPE no período
compreendido entre 8 de abril de 2008 a 11 de abril de 2008, no horário das 8h às 12h e das 15 às
20 horas e preencher a ficha de inscrição, munido do recibo de pagamento da inscrição, no valor
de R$50,00 (cinqüenta reais), currículo vitae devidamente instruído de documentos
comprobatórios, cópia xerográfica legível de documento de identidade e de uma foto 3x4 recente.
Após a inscrição o candidato receberá uma lista de pontos dos quais um será sorteado para
apresentação da aula de desempenho didático.
No caso de inscrição por procuração deverão ser apresentados o instrumento de mandato e o
documento do procurador. O candidato, ou seu procurador, será responsável, sob as penas da lei,
pelas informações prestadas no Formulário de Inscrição.
DAS PROVAS
Serão realizadas as seguintes provas:
a) prova de conhecimento e desempenho didáticos, na presença de banca examinadora;
b) prova de títulos.
DA PROVA DE CONHECIMENTO E DESEMPENHO DIDÁTICO
A prova de conhecimento e desempenho didático constará de uma aula de, no mínimo, 30 (trinta)
minutos e, no máximo, 50 (cinqüenta) minutos, perante Banca Examinadora, que poderá fazer
questionamentos aos candidatos.
O tema a ser abordado, o mesmo para todos os candidatos que realizarem provas no mesmo dia,
será sorteado na presença dos candidatos no dia 14 de abril de 2008 às 8:00(oito horas), no
Núcleo Acadêmico da FACAPE. A ausência do candidato ou de seu Procurador ao sorteio do
ponto acarretará a eliminação no processo seletivo do mesmo.
2
O candidato deve preparar o seu Plano de Aula em três vias e entregar à Banca Examinadora
antes do início de sua prova.
No dia da prova de conhecimento e desempenho didático, às 07h45min, será feito sorteio para
estabelecer a ordem de apresentação dos candidatos para procederem às suas respectivas aulas.
Os recursos didáticos que o candidato pretende fazer uso durante a prova de desempenho serão
de inteira responsabilidade do próprio candidato, com exceção de retroprojetor, que será
disponibilizado aos candidatos.
A prova de Conhecimento e Desempenho Didático será julgada de 0(zero) a 100 (cem) pontos,
sendo avaliados os itens: plano de aula, coerência entre o plano e a aula, qualidade dos recursos
didáticos, comunicação oral, domínio de conteúdo, consistência e adequação das respostas aos
questionamentos da banca, alcance dos objetivos propostos, dinâmica e motivação, pontualidade
para início e término da aula e bibliografia sugerida.
DA PROVA DE TÍTULOS
O candidato deverá anexar ao currículo os comprovantes de títulos para realização da prova que
será julgada de acordo com a seguinte tabela:
Parâmetros Pontos/unidade
de parâmetro
Máximo unidades
por parâmetro
Pontos por
parâmetro
Doutor/Livre Docente 15 01 15
Mestre 10 01 10
Especialização na área 07 01 07
Especialização em Educação 06 01 06
Graduação na área 05 01 05
Graduação fora da área 03 01 03
Experiência em ensino superior na
área – mínimo de 01 ano
04 03 12
Experiência em ensino superior fora
da área – mínimo de 01 ano
02 01 02
Publicação de livros 01 03 03
Artigos publicados em revistas
científicas
0,5 04 02
Apresentação de trabalhos em
eventos científicos
0,5 04 02
Participação em congressos ou
seminários com mínimo de 20 horas
0,25 04 01
Concurso público em educação 0,5 04 02
Coordenador ou palestrante em
eventos educacionais
0,5 02 01
Total de pontos obtidos - -
Para efeito da prova de títulos somente serão considerados os documentos devidamente
comprovados no currículo vitae. Não serão aceitos novos documentos para o cômputo dos pontos
da prova de títulos após a entrega do currículo, bem como não considerados para efeito desta
prova os certificados de cursos em andamento.
DA ELIMINAÇÃO
Será eliminado da seleção o candidato que:
a) Não apresentar o diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação na
comprovação curricular;
3
b) Não comparecer ao sorteio do ponto para prova de desempenho didático e/ou atrasar-se
mais de quinze(15) minutos do início da realização do mesmo;
c) Faltar à realização da prova de desempenho didático;
d) Atrasar-se após quinze minutos do início da realização da prova de desempenho didático.
e) Não cumprir o tempo mínimo de minutos da prova de desempenho didático.
f) Obtiver nota inferior a 60 (sessenta) pontos na prova de desempenho didático.
DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
A nota final será obtida pelo somatório dos pontos nas duas provas.
Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de pontos obtidos em lista de
classificação por disciplina que concorrer.
A lista de classificação será publicada no quadro de avisos da FACAPE e por outros meios que a
Comissão julgar conveniente.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de igualdade de pontos, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:
a) possuir maior grau de titularidade;
b) obtiver o maior número de pontos na Prova de Conhecimento e Desempenho Didático;
c) comprovar maior experiência em ensino superior (considerando-se tempo e afinidade
com a disciplina a que concorre).
DO CRONOGRAMA
Etapas Dia Horário
Período de inscrição 08 de abril a 11 de abril de 2008 8h às 12h e das 15 às 20
horas
Sorteio para o ponto da prova
de desempenho didático
14 de abril de 2008 8h
Realização da prova de
conhecimento e desempenho
didático
15 de abril de 2008 A partir das 8h
Resultado final (prova de
conhecimento e desempenho
didáticos e prova de títulos).
16 de abril de 2008 A partir das 14 horas
DA HOMOLOGAÇÃO
A Autarquia Educacional do Vale do São Francisco através de sua diretora presidente
homologará o relatório final do Processo de Seleção.
O candidato aprovado deverá se apresentar ao Departamento Pessoal da Instituição no período de
cinco (05) dias úteis após a divulgação do resultado para proceder aos encaminhamentos
necessários a sua contratação. Caso o candidato não se apresente nesse período, o mesmo será
considerado desclassificado do processo, sendo, convocado para assumir a vaga o classificado
em 2º lugar (prosseguindo assim sucessivamente).
DO REGIME DE TRABALHO
O regime de trabalho do professor temporário será de acordo com o número de turmas
assumidas.
REMUNERAÇÃO
O valor da hora aula para o cargo de professor temporário é de R$ 13,17 (treze reais e dezessete
centavos).
4
QUADRO GERAL DE VAGAS
Disciplina Turno Curso Número
de vagas
Requisito – Curso Superior
Completo em:
Psicologia do
Trabalho
Matutino/Vesperti
no/Noturno
Administração de
Empresas/Turism
o
01(uma)
Psicologia.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- Psicologia do Trabalho
A produção e a Organização do Trabalho; Relações de trabalho e o Cotidiano; Processos
simbólicos e afetivos da relação indivíduo-organização, grupos e equipes, teorias de motivação;
A Psicologia do Trabalho; Recurso Humanos;
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Caso ocorra um grande número de inscritos no processo, as datas e horários para realizações
dos sorteios do ponto, da prova didática e do resultado, poderão sofrer alterações.
- O candidato selecionado, para sua contratação, obriga-se a aceitar e cumprir o horário de
trabalho estabelecido pela Instituição.
- Os programas das disciplinas são os constantes do Projeto Pedagógico dos Cursos objetos dessa
seleção.
- Outros aspectos aqui não contemplados, se porventura existirem, serão resolvidos pela
Comissão Especial para Realização de Processos Seletivos Simplificados.
Petrolina, 07 de abril de 2008.
GEORGE CABRAL MOURÃO
Presidente da Comissão Especial para
Realização de Processos Seletivos Simplificados

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - AEVSF
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE
EDITAL 007/2008
A COMISSÃO ESPECIAL PARA REALIZAÇÃO DE PROCESSOS SELETIVOS
SIMPLIFICADOS, com base na Lei Municipal nº 1043 de 07 de junho de 2001 e alterações da
Lei nº1.097 de 05 de dezembro de 2001, no uso de suas atribuições previstas na Portaria nº 045 /
05 de 17 de outubro de 2005 da Senhora Diretora-Presidente da AUTARQUIA
EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, torna público que, tendo em vista
necessidade excepcional de interesse público realizará Processo Seletivo Simplificado, para
contratação temporária de professor, na conformidade das condições abaixo especificadas:
NORMAS GERAIS:
REQUISITOS BÁSICOS PARA PARTICIPAR DA SELEÇÃO
São requisitos básicos a serem atendidos pelo candidato:
a) ser brasileiro nato ou naturalizado;
b) ser portador de Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso na área objeto
da seleção;
c) estar em dia com as obrigações eleitorais;
d) estar quite com as obrigações militares, no caso do sexo masculino;
e) não possuir antecedentes criminais.
DAS INSCRIÇÕES
O candidato deverá comparecer na Secretaria do Núcleo Acadêmico da FACAPE no período
compreendido entre 8 de abril de 2008 a 11 de abril de 2008, no horário das 8h às 12h e das 15 às
20 horas e preencher a ficha de inscrição, munido do recibo de pagamento da inscrição, no valor
de R$50,00 (cinqüenta reais), currículo vitae devidamente instruído de documentos
comprobatórios, cópia xerográfica legível de documento de identidade e de uma foto 3x4 recente.
Após a inscrição o candidato receberá uma lista de pontos dos quais um será sorteado para
apresentação da aula de desempenho didático.
No caso de inscrição por procuração deverão ser apresentados o instrumento de mandato e o
documento do procurador. O candidato, ou seu procurador, será responsável, sob as penas da lei,
pelas informações prestadas no Formulário de Inscrição.
DAS PROVAS
Serão realizadas as seguintes provas:
a) prova de conhecimento e desempenho didáticos, na presença de banca examinadora;
b) prova de títulos.
DA PROVA DE CONHECIMENTO E DESEMPENHO DIDÁTICO
A prova de conhecimento e desempenho didático constará de uma aula de, no mínimo, 30 (trinta)
minutos e, no máximo, 50 (cinqüenta) minutos, perante Banca Examinadora, que poderá fazer
questionamentos aos candidatos.
O tema a ser abordado, o mesmo para todos os candidatos que realizarem provas no mesmo dia,
será sorteado na presença dos candidatos no dia 14 de abril de 2008 às 8:00(oito horas), no
Núcleo Acadêmico da FACAPE. A ausência do candidato ou de seu Procurador ao sorteio do
ponto acarretará a eliminação no processo seletivo do mesmo.
2
O candidato deve preparar o seu Plano de Aula em três vias e entregar à Banca Examinadora
antes do início de sua prova.
No dia da prova de conhecimento e desempenho didático, às 07h45min, será feito sorteio para
estabelecer a ordem de apresentação dos candidatos para procederem às suas respectivas aulas.
Os recursos didáticos que o candidato pretende fazer uso durante a prova de desempenho serão
de inteira responsabilidade do próprio candidato, com exceção de retroprojetor, que será
disponibilizado aos candidatos.
A prova de Conhecimento e Desempenho Didático será julgada de 0(zero) a 100 (cem) pontos,
sendo avaliados os itens: plano de aula, coerência entre o plano e a aula, qualidade dos recursos
didáticos, comunicação oral, domínio de conteúdo, consistência e adequação das respostas aos
questionamentos da banca, alcance dos objetivos propostos, dinâmica e motivação, pontualidade
para início e término da aula e bibliografia sugerida.
DA PROVA DE TÍTULOS
O candidato deverá anexar ao currículo os comprovantes de títulos para realização da prova que
será julgada de acordo com a seguinte tabela:
Parâmetros Pontos/unidade
de parâmetro
Máximo unidades
por parâmetro
Pontos por
parâmetro
Doutor/Livre Docente 15 01 15
Mestre 10 01 10
Especialização na área 07 01 07
Especialização em Educação 06 01 06
Graduação na área 05 01 05
Graduação fora da área 03 01 03
Experiência em ensino superior na
área – mínimo de 01 ano
04 03 12
Experiência em ensino superior fora
da área – mínimo de 01 ano
02 01 02
Publicação de livros 01 03 03
Artigos publicados em revistas
científicas
0,5 04 02
Apresentação de trabalhos em
eventos científicos
0,5 04 02
Participação em congressos ou
seminários com mínimo de 20 horas
0,25 04 01
Concurso público em educação 0,5 04 02
Coordenador ou palestrante em
eventos educacionais
0,5 02 01
Total de pontos obtidos - -
Para efeito da prova de títulos somente serão considerados os documentos devidamente
comprovados no currículo vitae. Não serão aceitos novos documentos para o cômputo dos pontos
da prova de títulos após a entrega do currículo, bem como não considerados para efeito desta
prova os certificados de cursos em andamento.
DA ELIMINAÇÃO
Será eliminado da seleção o candidato que:
a) Não apresentar o diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação na
comprovação curricular;
3
b) Não comparecer ao sorteio do ponto para prova de desempenho didático e/ou atrasar-se
mais de quinze(15) minutos do início da realização do mesmo;
c) Faltar à realização da prova de desempenho didático;
d) Atrasar-se após quinze minutos do início da realização da prova de desempenho didático.
e) Não cumprir o tempo mínimo de minutos da prova de desempenho didático.
f) Obtiver nota inferior a 60 (sessenta) pontos na prova de desempenho didático.
DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
A nota final será obtida pelo somatório dos pontos nas duas provas.
Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de pontos obtidos em lista de
classificação por disciplina que concorrer.
A lista de classificação será publicada no quadro de avisos da FACAPE e por outros meios que a
Comissão julgar conveniente.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de igualdade de pontos, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:
a) possuir maior grau de titularidade;
b) obtiver o maior número de pontos na Prova de Conhecimento e Desempenho Didático;
c) comprovar maior experiência em ensino superior (considerando-se tempo e afinidade
com a disciplina a que concorre).
DO CRONOGRAMA
Etapas Dia Horário
Período de inscrição 08 de abril a 11 de abril de 2008 8h às 12h e das 15 às 20
horas
Sorteio para o ponto da prova
de desempenho didático
14 de abril de 2008 8h
Realização da prova de
conhecimento e desempenho
didático
15 de abril de 2008 A partir das 8h
Resultado final (prova de
conhecimento e desempenho
didáticos e prova de títulos).
16 de abril de 2008 A partir das 14 horas
DA HOMOLOGAÇÃO
A Autarquia Educacional do Vale do São Francisco através de sua diretora presidente
homologará o relatório final do Processo de Seleção.
O candidato aprovado deverá se apresentar ao Departamento Pessoal da Instituição no período de
cinco (05) dias úteis após a divulgação do resultado para proceder aos encaminhamentos
necessários a sua contratação. Caso o candidato não se apresente nesse período, o mesmo será
considerado desclassificado do processo, sendo, convocado para assumir a vaga o classificado
em 2º lugar (prosseguindo assim sucessivamente).
DO REGIME DE TRABALHO
O regime de trabalho do professor temporário será de acordo com o número de turmas
assumidas.
REMUNERAÇÃO
O valor da hora aula para o cargo de professor temporário é de R$ 13,17 (treze reais e dezessete
centavos).
4
QUADRO GERAL DE VAGAS
Disciplina Turno Curso Número
de vagas
Requisito – Curso Superior
Completo em:
Psicologia do
Trabalho
Matutino/Vesperti
no/Noturno
Administração de
Empresas/Turism
o
01(uma)
Psicologia.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- Psicologia do Trabalho
A produção e a Organização do Trabalho; Relações de trabalho e o Cotidiano; Processos
simbólicos e afetivos da relação indivíduo-organização, grupos e equipes, teorias de motivação;
A Psicologia do Trabalho; Recurso Humanos;
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Caso ocorra um grande número de inscritos no processo, as datas e horários para realizações
dos sorteios do ponto, da prova didática e do resultado, poderão sofrer alterações.
- O candidato selecionado, para sua contratação, obriga-se a aceitar e cumprir o horário de
trabalho estabelecido pela Instituição.
- Os programas das disciplinas são os constantes do Projeto Pedagógico dos Cursos objetos dessa
seleção.
- Outros aspectos aqui não contemplados, se porventura existirem, serão resolvidos pela
Comissão Especial para Realização de Processos Seletivos Simplificados.
Petrolina, 07 de abril de 2008.
GEORGE CABRAL MOURÃO
Presidente da Comissão Especial para
Realização de Processos Seletivos Simplificados

Concurso Público do Ministério de Planejamento 2008

terça-feira, 8 de abril de 2008

Concurso Público do Ministério de Planejamento

Região/Abrangência: Nacional
Vagas: 95
Cargos: Analista de Planejamento e Orçamento, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental
Nível: superior
Vencimentos: até R$ 8.484,53
Inscrições: 07/04/08 a 22/04/08
Data da Prova: 07/06/08 e 08/06/08

Outras Informações: O candidato poderá retirar o Edital regulador do concurso no endereço eletrônico www.esaf.fazenda.gov.br

As provas, para os dois cargos, serão aplicadas nas cidades constantes do Anexo II, nos dias 7 e 8 de junho de 2008, em horários a serem oportunamente publicados no Diário Oficial da União e disponibilizados no endereço eletrônico www. esaf.fazenda.gov.br

O pedido de inscrição será efetuado, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.esaf.fazenda.gov.br, no período compreendido entre 10 horas do dia 7 abril de 2008 e 18 horas do dia 22 de abril de 2008

Cefet de Pernambuco abre 13 oportunidades para professor substituto

sábado, 5 de abril de 2008




03/04/2008 16:35

Do CorreioWeb

Docentes pernambucanos que pretendem entrar na disputa por uma vaga no serviço público estadual temporário podem comemorar. O Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco abre 13 chances para o cargo de professor substituto. Há vagas para as especialidades de gestão ambiental, design gráfico, informática, enfermagem e medicina do trabalho, enfermagem, construção civil, biologia, geografia, psicologia e indústria.

As inscrições para o processo seletivo simplificado poderão ser feitas dos dias 15 a 18 de abril, na sede do Cefet, em Recife, ou na Unidade de Pesqueira, localizada na BR 232 Km 214. A taxa é de R$ 24. No ato do cadastro, o concorrente deve apresentar documento original de identidade, fotografia tamanho 3x4, currículo atual acompanhado de outros documentos necessários e também os diplomas que comprovem a formação do candidato.

Os salários previstos para o cargo de professor temporário são de R$ 995,23 para profissional com título de graduação, R$ 1.188,30 para título de especialização, R$ 1.541,71 para título de mestrado e R$ 1.850,08 para profissionais com doutorado. Os candidatos inscritos serão submetidos apenas à análise curricular. Mais informações pelos sites www.cefetpe.br e www.cefetpesqueira.edu.br ou pelo telefone (81) 2125 1641.

Concurso Universidade Federal de Pernambuco - 01/2008

quinta-feira, 3 de abril de 2008

A partir desta quinta-feira (27/03), estão abertas as inscrições do concurso promovido pela UFPE e pela UFRPE para a seleção de novos servidores técnico-administrativos de níveis Intermediário e Superior nas duas instituições. Juntas, elas disponibilizam 223 vagas (148 na UFPE e 75 na UFRPE).

Os interessados devem fazer as inscrições, até o dia 18/04. Para os cargos de Nível Intermediário, a taxa de inscrição é de R$ 35,00, enquanto que o valor para os candidatos de Nível Superior é de R$ 50,00. O pagamento é feito exclusivamente nas agências do Banco do Brasil.

Para os candidatos que não dispuserem de acesso à Internet, a Covest disponibilizará Computadores nas diversas Unidades Acadêmicas para os candidatos realizarem suas inscrições.

Os locais são o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), no campus da UFPE - Recife; nas Escolaridades das Unidades Acadêmicas de Caruaru (Rod. Br 104, KL 62 s/n, Pólo Comercial - Caruaru); Vitória de Santo Antão (Rua Alto do Reservatório, s/n, Bela Vista - Vitória de Santo Antão); Serra Talhada (Fazenda Saco, s/n, Caixa Postal 063, Zona Rural - Serra Talhada); e Garanhuns (Av. Bom Pastor, s/n, Boa Vista - Garanhuns).

Os locais estarão disponíveis das 9h às 12h e das 14h às 17h, exceto nos sábados, domingos e feriados. Entre os dias 14/05 e 16/05, os inscritos devem acessar o site da Covest a fim de imprimir o cartão de inscrição. No documento vão constar o local de provas, o cargo pretendido, entre outras informações.

Ocorrendo divergência ou inexatidão nos dados cadastrais, o candidato deve formalizar a reclamação entre os dias 16/05, 17/05 e 19/05, por meio da Central de Atendimento ao Candidato no telefone (81) 3412.0828, das 8h às 18h. Ele também pode dirigir-se à sede da Covest, no Derby, Recife, para solicitar a correção do cartão.


Região/Estados: Nordeste | PE

Escolaridade: Nível Superior, Nível Médio

Vagas: 137

Salário: Máx.: R$ 1.424,03
Min.: R$ 1.193,22

Cargos: Confira edital

Incrições: 27/03/2008 a 18/04/2008

Prova(s): 25/05/2008

Organizadora:COVEST