segunda-feira, 31 de maio de 2010

Danos que o Bullying pode causar...

A vitíma pode apresentar baixa auto-estima, dificulade de relacionamento social e no desenvolvimento escola, fobia escolar, tristeza, depressão, podendo chegar ao suicídio e a atos de violência extrema contra a escola. Já os autores podem se considerar realizados e reconhecidos pelos seus colegas pelos atos de violência e poderão levar à vida adulta o comportamento agressivo e violento. As testemunhas silenciosas também sofrem, pela sua omissão e falta de coleguismo. Muitos sentem-se culpados por toda a vida.
* Desconfie se o seu filho, primo ou irmão tem os seguintes "sintomas", porque possívelmente ele é ou foi vitíma do bullying:
-Rejeitar a escola;
-Pedir para mudar de sala de aula;
-Queda no rendimento escolar;
-Passar a apresentar sinais de somatizações(diarréia, võmitos, dores abdominais, asma, insônia e pesadelos);
-Problemas emocionais(como tristeza e depressão);
-Ou sociais(como isolamentoe não participação de atividades em grupo).

50 comentários:

  1. Eu era muito tímida na infância até o final do ensino fundamental. Aos 13 anos, quando eu cursava a 7ª série, eu resolvi pintar as pontas do meu cabelo da cor magenta – “cor de beterraba” e pintei. Depois que fiz isso, o grupo de colegas de classe que eu fazia todos os trabalhos passaram a zombar de mim todos os dias por causa da cor de cabelo diferente.
    Além do meu cabelo, passaram a me zoarem mais ainda, pois eu sempre fui gordinha. Meses depois, uma das meninas que me atacavam diariamente induziu um menino da nossa classe a cortar uma mecha do meu cabelo e ele a obedeceu. Ele cortou a mecha e depois pendurou com chiclete na parede da classe.
    Um tempo depois, eu e as três meninas que eu era vítima de bullying fomos fazer um trabalho da escola na casa de uma delas. A menina que morava nessa casa fez uma brincadeira com a mesma menina que havia mandado cortar o meu cabelo e todas nós rimos. Só que a que recebeu essa brincadeira ignorou que havia mais duas pessoas na casa e disse que eu era a culpada por ter zombado dela. Aí ela me agrediu novamente, só que dessa vez me deu um chute no útero e disse que eu não ia poder ter filho. No local ficou uma mancha roxa por um tempão.
    Os ataques iam aumentando e eu me isolava mais e ainda não tinha contado nada para minha mãe. Tinha dias que eu não queria ir para a escola, porque eu tinha medo do constrangimento e de apanhar também. Eu fui me isolando cada vez mais e pensei até em me suicidar.
    Outro episódio que lembro é de um dia que fui fazer trabalho na casa dessa menina que já havia me agredido antes. Estávamos brincando, eu joguei uma escova de cabelo e sem querer caiu na cabeça dela. A mãe dela ligou para a minha casa para tirar satisfações com a minha mãe e disse que eu tinha agredido a filha dela. Minha mãe contou tudo que a filha dela havia feito para mim e no final elas não entraram e um acordo. Minha mãe pediu para a filha dela se afastar definitivamente de perto de mim e a mãe dela chamou a minha de ‘cobra venenosa’.
    Minha mãe entrou em contato com a coordenação da minha escola na época e eles disseram que iriam tomar as medidas necessárias para que isso não se repetisse e que iria chamar a mãe dela na escola.
    Teve um dia que eu estava isolada na hora do intervalo e comecei a conversar com uma menina que era um ano mais velha que eu. Ela também estava sozinha, pois a melhor amiga dela havia mudado de escola recentemente e foi aí que resolvemos virar amigas.
    Ela era mais forte do que eu, mais extrovertida e fazia capoeira, ou seja, sabia se defender. O meu próximo passo foi me aliar às ‘nerds’ da minha classe, pois elas também não gostavam do grupinho que me atacava.
    Depois de tudo isso eu resolvi ignorar os meus agressores e me fortalecer com os amigos que fiz e que queriam o meu bem. Em relação às quatro pessoas que me faziam vítima de bullying, eu não tenho contato com eles e nem faço questão disso. Sabe o que tirei dessa experiência, que não tenho que dar atenção para quem quer me atacar e tenho dar valor aos meus amigos e à minha família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. u.u gosteei garota...mais sabe eu (acho) que eu faço BULLYING com um menino da minha sala e eu nao seei se ele fica triste,ele diz que nao mais faz um tempao que eu naum zoo ele,pq dps quem fica chorando soou eu!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. vc devia ter aprendido karaté ou algo assim ^^

      Excluir
    4. eu tambem sofro bullying me chamam de feia gorda mas como qualquer pessoa tento superar isso tem veses que falo que nao quero ir pra escola porcausa deses chingamentos mas eu sei que um dia eu vou superar e outras pessoas que sofre bullying tambem vai vai supera porqu as pessoas que praticam bullying sao os que tem mas ivejas de nos

      Excluir
    5. Tambem sofro com isso , tenho poucos amigos , e não e so os caras que fazem isso comigo , as garotas tambem , me dezprezam , como se eu fosse um monstro , e me sinto sem vontade de sair de casa , fui muito agredido em 2013 , todos os dias levava boladas de papel , canos quebrados e ate pequenas pedras dos agressores , foi um inferno essa epoca , agora o bullying passou a ser psicológico , meio discreto se me entendem , isso vai me assombrar pra sempre , a tenho 14 anos sou do sexo masculino , sou gordinho , acho que e por isso das garotas me dezprezarem e me excluirem .

      Excluir
    6. sabe eu acho que pessoas que fazem bullying são as que sofrem ,mas digo a vocês que todos nos somos belas e belos. Não importa como sejamos
      DIGA NÃO AO BULLYING

      Excluir
    7. nao faco BULLYING pois nao acho certo porque simplismente se eu tivesse passando por isso nao gostaria

      Excluir
  2. Eu queria saber como podemos denucia as pessoas que fazem Bullying?


    E vocês estão de parabéns por esse tipo de trabalho por muita gente não saber do que se trata!! Espero sua resposta!!

    ResponderExcluir
  3. Quais são as principais vitimas do Bullying?Porque?

    ResponderExcluir
  4. Oláa anônimo..
    bom vc faz sua denuncia ligando para o numeroo 100 quando vc fizer sua denuncia é chamada a atenção das autoridades cabivel da sua cidade e assim será tomada as providencias possiveis...

    ResponderExcluir
  5. Bom.. as principais vitimas do BULLYING são as mulheres pois elas são mais frageiss...
    esperooo ter esclarecido sua dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso não é bem assim as mulheres podem ser frágeis mas são as que se conseguem defender por causa dos colegas mas tb podem ser atingidas e muitas não fazem queixa e acabam por sofrer chegando ao ponto de se matarem

      Excluir
    2. cdw4thjppprtextcv7npkpiyeq'11

      Excluir
  6. jessica muito obrigado por ter me respondido e voce esclareceu minha duvida

    ResponderExcluir
  7. Olha venho sofrendo bulying na faculdade, e está sendo muito difícil, pois lá dentro da minha sala não tenho com quem contar o que devo fazer?
    O que posso fazer? Cada vez mais me sinto mal, pensei em até largar o curso, mais ele é o meu sonho, e no fundo é o que eles querem que eu faça, então me sinto só,perdida, sem rumo, triste, depressiva, sem querer sair de casa e tal.
    A minha situação é meio complicada eu já pensei em ir a justiça, mais como não tenho ninguém ao meu lado, e as pessoas que fazem isso comigo são muuuuuuuuuuito dissimuladas!! Sabe aquele pessoa que é rica e pensa que é a tal e que pode tuudo, pisar em todo mundo?? Então me encontro nesta situação se alguém poder me ajudar ficarei grata!

    ResponderExcluir
  8. RESPONDENDO A ANÔNIMO DO DIA 13/09/2010, COM EXPERIÊNCIA DE QUEM JA FOI VITIMA DE BULLYING ACHO QUE VOCÊ PRECISA ENCONTRAR ALGUÉM EM QUE POSSA CONTAR O QUE ESTA ACONTECENDO, PODE SER UM PROFESSOR POR EXEMPLO QUE VOCÊ TENHA MAIS EMPATIA, OUTRA COISA QUE VOCÊ PODE FAZER É TENTAR FAZER AMIZADES COM OUTRAS PESSOAS, DE OUTRA TURMA, DA CANTINA, DA PORTARIA, QUALQUER PESSOA,A MEDIDA QUE VOCÊ CONSEGUIR CATIVAR OUTRAS AMIZADES, ACHO QUE TERA MAIS FORÇA PARA ENFRENTAR ESTA SITUAÇÃO, QUE AS VEZES DURA MUITO TEMPO, E SOZINHA É MUITO DIFICIL, POR SER UMA PESSOA TIMIDA QUASE CHEGUEI AO SUICÍDIO, TIVE ATE SINDROME DE PÂNICO POIS COMIGO DUROU MAIS DE UM ANO, NÃO PERMITA QUE TE AFETEM COMO EU FIZ, TENTE FAZER O MÁXIMO DE AMIZADES DENTRO DA FACUL.COM PESSOAS NORMAIS E TENTE ESQUECER O RESTO, PORQUE TUDO QUE FAZEMOS DE BOM OU RUIM TEM RETORNO, BOA SORTE;AH CONSEGUI TERMINAR A MINHA FACULDADE.

    ResponderExcluir
  9. meu nome é matheus eu sofri bullyng na escola por causa do meu cabelo e queria saber qual o preço de uma multa para isso e tambem me chamaram de palito de dente

    ResponderExcluir
  10. muitos sofrem bullying por ser nerd ou ate um pouco gordinho as pessoas ficam tirando sarro com a cara deles fazendo varias babaquises isso é ridiculo as pessoas tem que aceitar as outras do jeito que elas são bullying é crime denuncie

    ResponderExcluir
  11. bullying so provoca medo angustia dentre outros danos que causa no psicologico humano seja criança aduto ou adolecente.

    ResponderExcluir
  12. bullying e terrivellllllllll evite o maximo que poder ate porque da cadeia.........

    ResponderExcluir
  13. eu sofri bullying por ser tímida , ter dislequisia e escrever muitas vezes errado não chegou a violencia física mas isso já dura 6 anos e não sei o que fazer tenho medo de contar a alguen , mitas vezes me chimgam no computador , falão mau de mim pelas costas e eu realmente não sei o que fazer , uma vez em um trabalho de português em dupla eu fiquei sozinha mesmo temdo pessoas disponiveis e a profesora teve que mandar quase que emplorando para ela fazer o trabalho sozinha , mas ela foi para diretoria por desobedecer a profesora e ai tive que fazer sozinha e essa foi uma das humilhasoes em publico

    ResponderExcluir
  14. para fazer o trabalho com migo corrigindo o que postei 13/ 2012

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. xgbjtfirsigulhotgueshgp9rpu943m7rudmocnjkxld,sçlkcrjvh'''
      '11hvbfkbglkjbifdkkkkkkkkkkkkkkkkkkkvnggggggggggggggggggggggggghi..vxjnnnnnnnnnnnnnnnnnnb"kchgggbtr.

      Excluir
  16. sofri muito com bullying na 5° e na 6° série,me humilhavam muito.

    teve uma vez que o professor estava divulgando as notas e quando disse a minha os colegas disseram que não estava certo!!

    então o professor fez uma votação para quem queria mudar minha nota e quem não queria,mandou os alunos levantarem as mãos para votação.
    enfim baixaram minha nota!

    não dei parte contra o professor por medo das colegas me fazerem algum mal.
    sofri de toc por conta disso e das coisas que me faziam naquela escola maldita,que hoje é vista como febem,por ter alunos marginalizados que inclusive brigam e batem isso mesmo batem até mesmo na vice diretora!

    hoje sou muito bem resolvida graças a Deus!!

    ResponderExcluir
  17. sou muito magra e sofro todo dia um bulling tenho 13 anos e desda da terceira serie ocorrem esse fatos eles me chamam de fiapo do aipim seca eoutros sofro muito por isso o q eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  18. ola eu to passando por isso todos os dias tenho uns vizinhos aqui na na rua de baixo da minha casa q ficam me ofendendo repetidamente me chamando de loka q eu so ando arrumada q sou metida elas se juntam ate com outros vizinhos e ficam gritando praticamente o dia inteiro pra mexer comigo eu ja naõ aguento pois nao tenho a quem pedir ajuda meu marido fala pra eu ignora mas eu faço isso eles ficam pior naaõ sei oque eu faço pois isso ta me fazendo muito mal eles inventam uumas coisas q naõ tem nada a ver fala q eu fica falando q eu sou solteira naum gosto de homem mesmo sabendo q eu sou casada mas ficam repetindo iso e ta me fazendo mal eu to desesperada pois ja to desanimada ta muito dificil eu saio na varanda da minha casa pra fazer o serviço de casa eles ficam gritando me chamando de fila da puta q só anda arrumada ja me falaram q é inveja mas nao~sei ate q ponto iso vai continuar pois ja fazem 2
    anos
    e agora ja naõ to conseguindo suportar mais obrigado se alguem puder me ajudar pois naõ posso contar com ninguem

    ResponderExcluir
  19. preciso de ajuda por favor

    ResponderExcluir
  20. eu acho muito importante por que o bulling
    muito perigoso por que agrecivo fica se achando
    e a vitima fica chorando no canto soginho

    fim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    ass:joyce

    ResponderExcluir
  21. Eu sofri Bullying durante toda a minha infância, adolescência e até uma boa parte da minha fase adulta só parei de ser importunado depois dos 22 anos. Por ter estrabismo divergente, as pessoas me davam caminhões de apelidos (olho trocado, três olhos, quatro olhos e entre outros) um inferno, nunca era escolhido para fazer trabalhos na classe, nunca era escolhido para jogar bola na educação física (sempre participava das por imposição dos professores), muito menos convidado para festinhas promovido pelos adolescentes da classe no final da adolescência e na idade adulta ainda tive dificuldades para conseguir namorada quando conseguia me relacionar com alguém não durava muito pois as pessoas falavam que eu era muito feio e não pegava bem uma pessoa bonita estar com uma pessoa como eu, nem os óculos que sempre usei como corretivo ajudava a minimizar as pessoas sempre faziam chacotas e piadas sem graça a me inferiorizar. O que mais dificultava minha vida é que até minha família fazia discriminação e a maior parte das "agressões e assédio moral" vinha diretamente de primos e até tios. hoje tenho 33 anos e se me perguntarem se superei digo que não pois essas agressões me deixaram várias feridas como por exemplo o trauma de tirar fotos pois sempre que tirava fotos as pessoas caçoavam me deixando muitas vezes envergonhado. Creio eu que as pessoas devem ser conscientizadas que não é legal zombar das pessoas por causa de aparência e acho que o combate deve começar na família pois no meu caso foi lá que tudo começou e se você sofre com assédio lá fora é a família que tem que te amparar mas, me pergunto até que ponto as famílias tem esse preparo?

    ResponderExcluir
  22. Tem muitos erros de português ai! u,u

    ResponderExcluir
  23. nos estamos tratando de Bullying ou Gramatica? é interessante a posição do amigo, mas o que me deixa de queixo caído é que em tempos como o que nós vivemos "inclusão" ainda existam pessoas que fazem pouco de tudo e todos

    ResponderExcluir
  24. vcs são uma bando de bocos

    ResponderExcluir
  25. nossa não acredito q em pleno século 21 exista pessoas q fazem isso, q bobagem nós somos todos iguais...

    ResponderExcluir
  26. oi gente, estou fazendo um trabalho contra o bullying e queria que vcs me dessem sugestoes sobre isso, sobre o que eu boto

    ResponderExcluir
  27. Olá, boa tarde.
    Então. O bullying é conceituado como: atitude agressiva e repetida que pode causar nas vítimas danos físicos e psicológicos. Logo, um dos principais motivos que ocasiona o bullying, é o padrão familiar desestruturado do agressor.
    Nesse contexto, à resposta emocional do "valentão", deve-se à uma reprodução do padrão familiar, que encontra na violência a forma de resolver questões cotidianas ou de relacionamento interpessoal.
    Espero ter ajudado. :)

    ResponderExcluir
  28. sofria bullying pois tinha orelhas de abanos... me chamavam de orelhuda, antena parabólica, falavam que se eu chegava perto o wifi conectava mais rápido e um monte de coisas do mesmo tipo. isso tudo aconteceu até a sétima serie..Depois que fiz a círrugia achei que as coisas iam muda... algumas mudaram... mas quando ainda estava com os pontos tinha que ficar um mês usando aquelas faixas de cabelo... durante se mês fui chamada de macaca de orelha costurada por algumas meninas da escola ( meninas que nao gostavam de mim).
    Hoje em dia quando vejo alguem praticando o bullying comqualquer pessoa, respondo defendo a pessoa que está sendo ofendida.
    acho isso um absurdo... a pessoa nao tem culpa de ter nascido assim...
    NAO FIQUEM CALADOS, CONVERSAM COM ALGUEM SE VC ESTÁ SOFRENDO COM ISSO.
    Meus pais até hj nao sabem o que eu passei por tinha vergonha.
    NAO SE CALEM!!!
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não deveria ter feito nada,nenhuma cirurgia só para agradar elas,espero que você tenha feito para se sentir melhor,essas pessoas que mexiam com você pode apostar que elas queriam ser como você é e tinham inveja de você, já passei por isso também, mas o conselho que dou para todos que sofrem bullying é se afastar dessas pessoas,e ser muito FORTE,não é facil mas no fim vale tudo a pena,de o desprezo a essas pessoas porque elas não merecem a atenção de uma pessoa especial como a de você que está lendo.

      Excluir
  29. Eu sofri bullyng dá minha infância a adolescência. Com 5 anos eu fui brincar com um menino na escola e ele falou que comigo ele não iria brincar porque eu era gorda, e ele odiava pessoas gordas.pode imaginar uma criança ouvir essas palavras? Mas eu não chorava eu guardava tudo pra mim mesma porque eu tinha Vergonha,até de mim mesma!Eu me achava assim gorda e feia.Eu cresci numa família amorosa, mas infelizmente eles não sabiam o que eu passava na escola e eles também riam de mim, com apelidos, baleia, gorda, assim meus irmãos me chamavam, meu pai dizia que se eu continuasse comendo não iria passar dá porta! E eu juro que me imaginava nessa cena e tinha medo de que isso ocorresse. Aos 8 anos eu sentava no fundo dá sala, e tinha 2 meninos é uma menina, eles conversam comigo apenas quando era meu aniversário, ou quando eles inventavam que eu estava fazendo algo errado,tipo falando palavrão para a professora brigar comigo, e quem acreditaria em min se era 3 contra 1?Mas ao menos esse dia contei a minha mãe e ela conversou com a professora. Com 10 anos um menino correu atrás de mim na sala por que eu. Não quiz emprestar uma caneta porque sabia que ele iria estragar...E sorte a professora chegou antes de ele me bater!Mas o pior foi depois nos próximos anos...Aos 11 anos tinha um aluno novo que começou a pegar no meu pé por que eu era gorda! Ele induzia a sala de aula inteira a rir de mim, quando era aula de inglês e liam a palavra elephante, elefante, eles olhavam todos para mim e riam, consigo escutar como se fosse hoje suas risadas.Imagina uma criança de 11 anos ter que lidar com isso, eu não tinha vontade de ir para a escola, e por que eu teria? Um outro menino na hora do intervalo batia na minha cabeça e eu nem sabia o porquê, mas dois muito, ele sempre me pegava desprevenida e me dava um tapa forte na cabeça e me deixava com dores.Geralmente eu não chorava eu achava que eu precisava ser forte...E não queria que as pessoas soubessem o que estava acontecendo.Hoje consegui entender melhor o que aconteceu comigo, o que não torna tão fácil as coisas por que hoje em dia eu não consigo me relacionar tão bem com as pessoas, as vezes sinto que elas estão rindo de mim,e acho difícil me aproximar dos outros, sempre que vejo alguém mais magro do que eu, me comparo de cima a baixo, e se estiver perto de mim eu paro de comer na hora.pensar nisso ainda me dá uma certa angustia. Então por favor eu apelo para aqueles que fazem bullyng.Nao destrua a vida de uma pessoa só porque ela é diferente de você.O bonito é não ser todo mundo igual como um robô, o bonito está na diferença.Nao destrua a vida de uma criança!Suas palavras podem calar fundo! Obrigada

    ResponderExcluir
  30. Pois é... bullying é algo muito sério. Aos 9 anos, um grupo de meninos da minha sala resolveu simplesmente me bater. Me jogaram no chão e me chutaram sem nenhuma piedade. Quando voltei à sala de aula, fiquei sem nenhuma coragem para contar à professora o que tinha acontecido, mas eu não permaneceria ali de jeito nenhum. Disse à ela que não estava me sentindo bem e que gostaria de ir para casa. Eu ainda estudo naquela mesma escola e os meninos que fizeram aquilo também, mas hoje em dia, nem se lembram do acontecido... e eu também não tenho coragem de perguntar se eles e lembram. Recentemente, sofri com uma falha tentativa de suicídio, e todos eles choraram, mas assim que voltei à frequentar a escola eles continuaram a me maltratar e menosprezar. Não consigo imaginar a situação em que o mundo vai estar no futuro, porque eu só vejo guerras e violência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o site JW.org tem vídeos de como lidar com o Billing...Espero ter ajudado! Obrigado.

      Excluir
  31. Vejam o site: Jw.org lá tem um vídeo que ajuda a lidar com o bulling!

    ResponderExcluir
  32. Bullying è a desmotivação da vida para os alunos.

    ResponderExcluir