08 janeiro 2011

Photoshop: Existem Limites?!.

Você está passando em uma banca de revistas com um milk shake de chocolate com mais de 400 calorias na mão, você de repente se depara com uma revista que tem na capa uma mulher "perfeita". De cara você ver que essa mulher é super feliz, ela tem o sorriso mais bonito de todas as mulheres que você já viu. Talvez, o motivo de tanta felicidade deve ser porque ela tem um corpo perfeito, a perna da Barbie, uma cintura minúscula, sem nenhum pingo de barriga ou seja, ela é super sarada. Você a partir daquele momento começa idealizar o corpo perfeito daquela mulher da revista. A sua primeira atitude é de comprar a revista e colocar a capa no teto do quarto, em cima da sua cama, na tela do seu computador e no descanso da tela do seu celular. Agora sim, você está pronta para ser a mulher da revista. Você agora se culpa por todos os milk shakes e alimentos que você adquiriu com mais de 90 calorias durante sua vida. Você a partir de agora troca todas as porcarias que você já comeu por quatro litros de água e para acompanhar, alguns tipos de folhas diferentes! Agora você é exótica, conhece todas as folhagens comestíveis do mundo. Você também decidiu trocar as revistas de fofoca por aquelas que ensinam você perder 7 kg em cinco dias (é mais fácil e mais rápido você encontrar uma banca de revistas do que um nutricionista?!), afinal, você que ser a mulher perfeita da revista que não tem celulite, não tem nenhuma barriga e tem um corpo para ninguém por defeito! Pois é, depois de todo esse trabalho, você começa a ficar paranóica e vai surgindo milhares de problemas a cerca da idealização de ser a mulher da revista. O problema, é que a culpa não é sua e para falar verdade, também não é culpa da revista. É culpa do padrão estabelecido de ser uma pessoa sem defeitos. Até porque as mulheres das revistas não são perfeitas não! São que nem todas as outras mulheres que tem pelo menos um pouquinho de celulite, que tem uma barriguinha ou reclama do  milk shake que acabou de tomar, mas nada muito sério. Isso é normal de qualquer mulher. O que não é normal é o padrão dessa ilusão de beleza que o Photoshop dar as pessoas.  Será que existem limites para isso? (A história que eu coloquei em cima, era para ser uma "brincadeira" que acabou virando um assunto sério. Por mais estranho que seja, isso acontece todos os dias com milhares de mulheres. É direito de qualquer mulher querer não ter nenhuma celulite, querer entrar em um manequim 38, ter a pele perfeita e não ter nenhum tipo de defeito. É direito de qualquer mulher querer se sentir bem e ser feliz com o seu próprio corpo. Mas para isso, é necessário que qualquer tipo de mulher saiba juntar a força de vontade de ser bonita e ao mesmo tempo ser saudável, sem qualquer tipo de ilusão sobre a beleza. Afinal, não podemos reclamar tanto do Photoshop, se você sair mal na fotografia ele está ai para ajudar (ele faz milagressssssssss). Porém, para os outros problemas, ele não vai ajudar em nada. Só na foto!)

Alguns exemplos de artistas e o uso do photoshop:

Com Photoshop 
image005

Sem Photoshop
image001

Com Photoshop                                                   Sem Photoshop 

Sem Photoshop                                                  Com Photoshop 

Sem photoshop                                                          Com Photoshop 

Alguns problemas do photoshop (sem umbigo)


Vídeo do comercial da Fernanda Vasconcellos sem umbigo: 


Tem limites ou não?

3 comentários:

  1. Muito se fala, muito se critica, mas a verdade é que quando tem alguém "feio" ou com uma aparência não muito legal, nós, leitores, somos os primeiros a criticar e achar aquilo quase que inaceitável. A verdade é que ninguém quer ver gente com "defeitos" nos meios de comunicação. Não digo que sou a favor dessas coisas, mas essa é a realidade.

    ResponderExcluir
  2. Sim, não discordo de você. Porém existem pessoas que na minha opinião levam muito a sério a questão de querer ser "sem defeitos" idealizando pessoas em revistas. Muitas pessoas esquecem dos outros perigos que isso pode causar tanto na saúde, quanto no psicológico. Eu sei das exigências que os meios de comunicação exigem para esses assuntos e nós também exigimos demais (como você mesma já falou). Eu falo sobre moda nesse blog e tenho certeza que a beleza nesse campo é a maior exigência e quando sai do padrão nós somos os primeiros a criticar. Mas o post foi uma "apelação" a respeito das pessoas que querem ser algo que "não existe", querem ser algo tão perfeito quanto o que eles estão vendo em uma revista ou em qualquer outro lugar.
    Mas muito obrigada pela sua opinião e por ler o post.

    ResponderExcluir
  3. Existem pessoas que tomam como referência de beleza e idade aquelas que saem nas revistas, e muitas vezes exigem que as pessoas à sua volta sigam esses modelos, como se fossem reais. E daí nascem muitos males, como já ditos acima, físicos e emocionais. É triste, que ainda, existam pessoas que defendam esse tipo de "arte".

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!