quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Multidão celebra o solstício de inverno em Stonehenge





Mais de 700 pessoas estiveram em Stonehenge para celebrar o solstício de inverno.

Pagãos e druidas, muitos vestidos com roupas estranhas e maravilhosas, comemoraram o dia mais curto do ano no misterioso monumento com cerimônias tradicionais.

O público também visitou o local, perto de Salisbury Plain, em Wiltshire, onde o amanhecer foi obscurecido por um nevoeiro persistente.

O dia mais curto do ano normalmente cai em 21 de dezembro, mas este ano a comunidade druida e pagã marcou o primeiro dia de inverno no dia 22 porque o calendário moderno de 365 dias por ano, com um dia extra a cada quatro anos, não corresponde exatamente com o ano solar de 365.2422 dias.

Peter Carson, chefe de Stonehenge, disse que o evento foi um sucesso.

''Apesar de não ter tido um amanhecer claro, Stonehenge era realmente um cartão postal perfeito. ''Nós tivemos cerca de 700 pessoas, e foi uma maravilhosa celebração do solstício de inverno.

''A popularidade do solstício de inverno está crescendo porque o significado dele em relação a Stonehenge aumenta à medida que fazemos mais pesquisas e escavações.

''Para uma melhor compreensão, Stonehenge era um monumento mais significativo do inverno, do que do solstício de verão.''


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: Telegraph


Muçulmanos fazem ritual de autoflagelo






Procissão da Ashura celebra a morte do neto do profeta Maomé há 1.300 anos.

Muçulmanos xiitas de diferentes países celebram nesta semana a Ashura, que lembra o fim trágico de Hussein, neto do profeta Maomé e filho de Ali.

Ele foi morto no ano 680 pelas tropas do califa Omeyyade durante uma batalha no deserto de Kerbala.

O ritual é marcado por cenas de autoflagelo, como uma forma de relembrar o sofrimento do imã Hussein.


Fonte: R7



OVNI é visto em aeroporto mexicano

Alfonso Salazar Mendoza


Em 24 de Dezembro de 2009, às 15:54 horas, a tripulação de um Boeing 737-800 da Aeromexico, informou que cruzou com um tráfego esférico na área do Cerro de la Estrella (leste da Cidade do México).
A aeronave recem decolara do aeroporto.

O perito em aviação e ufólogo Alfonso Salazar Mendoza ouviu a comunicação, e também ouviu quando perguntaram se havia outro tráfego na tela, sobre a via aérea 21.

O avião estava a cerca de 10.000 metros de altitude, com excelente visibilidade.

Este relatório se acrescenta a outros, também muito recentes, de observações de OVNIS sobre Cidade do México, como o da quinta-feira, 17 de dezembro, quando o pessoal da torre de controle viu dois objetos esféricos que atravessaram o aeroporto Benito Juárez às 5:30 da manhã, do sul ao norte, a uma altitude de aproximadamente um quilometro.

Outra referência importante é que durante uma tempestade em outubro, o pessoal da torre tirou a foto de um OVNI.

Desse modo, podemos ter mais detalhes sobre o fenômeno que ocorre no México, onde as testemunhas são muitas vezes pilotos qualificados.


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: Ana Luísa Cid



Prefeitura do Rio convoca Fundação Cobra Coral para afastar chuva de Copacabana no réveillon



Os prognósticos do Instituto de Meteorologia, que preveem chuva na virada do ano, não preocupam a prefeitura, que confia nas forças espirituais da Fundação Cacique Cobra Coral para desviar as nuvens de Copacabana e garantir belo espetáculo.

Segundo o secretário municipal de Turismo Antonio Pedro Figueira de Melo, a médium Adelaide Scritori foi convidada a participar da organização da festa.

Na Argentina, o espírito que a Adelaide diz incorporar estaria influenciando o desvio das nuvens. Ela está em Buenos Aires, mas virá para Copacabana no réveillon.

O prefeito Eduardo Paes acompanhou, na manhã desta terça a montagem do palco principal que está sendo erguido em frente ao Copacabana Palace para a virada do ano. Os primeiros ensaios estão previstos para a manhã desta quarta-feira.

Outros três palcos também estão sendo montados. Paes está acompanhado do secretário Antônio Pedro e do americano Scott Givens, que é responsável pela produção artística da festa.

Apesar do apelo ao sobrenatural da prefeitura, o secretário ressalta:

- Acredito em Deus acima de tudo.


Fonte: O Globo



RETROSPECTIVA 2009-Arqueologia e Paleontologia


O ano de 2009 foi marcado por inúmeros e fantásticos achados paleontológicos e arqueológicos. Alguns, inclusive, mudaram os rumos da história que era contada até então.

Talvez a mais surpreendente delas tenha sido a do estranho animal batizado de raptorex (rapto é o termo comumente usado para pequenos dinossauros e rex significa "rei") , cuja descoberta na China ocorrida em setembro alterou as teorias sobre a evolução dos dinossauros.

Paleontólogos estupefatos contemplaram os apontamentos feitos sobre a nova espécie que os obriga a reavaliar as atuais teorias sobre a evolução dos grandes predadores pré-históricos.

O dinossauro é uma miniatura do tiranossauro rex , e, apesar de ter vivido há cerca de 125 milhões de anos, e aproximadamente 60 milhões de anos antes do tiranossauro rex, já apresentava as principais características do maior e mais conhecido dinossauro.

Isso contradiz as teorias de que as características físicas do tiranossauro rex, como cabeça desproporcionalmente grande em relação ao torso, braços pequenos e pés longilíneos eram resultado do processo evolutivo e de crescimento da espécie.

"É impressionante. Não conheço nenhum outro exemplo de um animal que tenha sido tão perfeitamente criado em uma versão cerca de 100 vezes menor do que, mais tarde, se tornaria", diz Paul Sereno, paleontólogo da Universidade de Chicago e autor do estudo sobre o raptorex.

"Foi uma descoberta completamente inesperada. O que sabíamos sobre a evolução dos dinossauros era simplista ou mesmo errado", afirma Stephen Brusatte, co-autor do estudo e paleontólogo do Museu Americano de História Natural.

Outra bela descoberta do ano de 2009 foi realizada aqui mesmo no Brasil, mais precisamente no Rio Grande do Sul, onde pesquisadores da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), encontraram um fóssil de cerca de 240 milhões de anos do crânio de um cinodonte, réptil bastante comum de ser encontrado na África.

Segundo a equipe, a descoberta, realizada no mês de janeiro no município de Dona Francisca, na região central do Estado, reforça a teoria de que a América do Sul e a África estavam ligadas por terra.

A espécie, batizada de Luangwa, possui características semelhantes às dos mamíferos atuais. O nome científico foi registrado em homenagem à primeira descrição de um cinodonte feita no vale do Luangwa, na Zâmbia.

"A existência de dois fósseis do mesmo grupo em regiões tão distantes reforça a teoria de que os nossos continentes estavam unidos por um mesmo bloco de terra (pangéia)", afirmou o biólogo Lúcio Roberto da Silva, um dos pesquisadores responsáveis pelo achado, junto com o paleontólogo Sérgio Furtado Cabreira.


Origens do homem


O primeiro semestre de 2009 foi o período das descobertas da paleontologia que desafiavam outras certezas estabelecidas no meio acadêmico sobre as origens dos seres humanos.

Em janeiro, a descoberta da mais antiga caixa craniana já encontrada de uma espécie de peixe semelhante ao tubarão, conhecido como Ptomacanthus , demonstrou que algumas das suposições sobre a evolução inicial dos vertebrados estão "completamente erradas", segundo a opinião de especialistas.

O espécime de 415 milhões de anos de idade é da família de peixes dos acantódios, animais que viveram perto da época em que os peixes com estruturas ósseas e os peixes cartilaginosos se cindiram em dois ramos de desenvolvimento separados.

A criatura apresenta características bastante assemelhadas às de um tubarão - fileiras sucessivas de dentes, por exemplo, e um focinho relativamente curto - e se parecia pouco com os peixes dotados de ossos.

Diferenças desse porte em um mesmo animal derrubam a ideia de que essas características pertenceriam a grupos diferentes e representam um desafio à classificação bastante inflexível que a ciência cunhou.

"A percepção comum é a de que os tubarões são, de certo modo, primitivos se comparados aos peixes dotados de ossos.

"Estamos falando de uma parte importante do enigma da interpretação de um dos eventos mais importantes não apenas na história evolutiva dos seres humanos mas na da vasta maioria dos animais vivos dotados de uma espinha dorsal", afirmou Michael Coates, professor de biologia da Universidade de Chicago.

Em Maio cientistas americanos disseram ter encontrado nosso parente mais longínquo, que viveu no período que nos diferenciamos dos macacos e gorilas.

O fóssil de uma criatura de 47 milhões de anos, que foi batizada de Ida, foi apresentada com furor como sendo o elo perdido na evolução dos primatas superiores .

Mas, apesar de admitir que o fossil tem "grande semelhança conosco", como unhas em vez de garras e o polegar em uma posição que permite agarrar coisas com a mão, como o homem e outros primatas, a comunidade científica preferiu aceitar Ida como " uma tia e não uma avó" dos seres humanos.

No mesmo mês, outro parente distante foi encontrado. Foram divulgados os resultados de pesquisas realizadas com um fóssil de hominídeo conhecido popularmente como hobbit, que apontaram para uma nova espécie na escala da evolução humana.

Ao concluir a primeira análise detalhada dos ossos dos pés desses hominídeos, os pesquisadores afirmam que eles pertenciam a uma população primitiva não conhecida, distinta dos humanos modernos, e que ainda vivia há apenas 17 mil anos na ilha de Flores, Indonésia.

Logo, ao contrário dos que acreditavam que se tratava de um já conhecido ancestral nosso que sofria de alguma doença genética, a espécie - catalogada provisoriamente como Homo Floresiensis - provavelmente tenha existido.

Em junho, a descoberta de um novo fóssil de primata em Mianmar levantou a hipótese de uma origem asiática, e não africana, como se estimava, da linha ancestral comum que liga homens e símios.

O símio, de 37 milhões de anos de idade e batizado de Ganlea Megacanica, possuía uma capacidade encontrada nos primatas modernos, a de abrir e comer sementes de forma específica com seus desproporcionais dentes caninos.


Esquisitices


O segundo semestre, foi a vez de achados esquisitos na peleontologia: além do raptorex, dinossauros com penas e até um fossil vivo.

Extremamente bem preservados, fósseis de dinossauros com penas foram achados no nordeste da China em setembro.

Os espécimes são os mais antigos de penas já encontrados, com 150 milhões de anos, e representam a prova final de que os dinossauros eram ancestrais dos pássaros, segundo cientistas.

A teoria de que os pássaros evoluíram dos dinossauros sempre foi posta em dúvida por causa da ausência de penas em espécies mais antigas do que o Archaeopteryx, um fóssil de pássaro encontrado na Alemanha que vinha sendo tido como o fóssil de pássaro mais antigo já encontrado.

E em agosto, outra descoberta interessante: uma criatura marinha que se acreditava extinta a 50 milhões de anos é achada no fundo do Atlântico Norte.

Os pesquisadores que realizaram o feito, reuniram evidências suficiente para provar que sua presa científica - um organismo pouco maior do que uma ficha de pôquer - representa um dos fósseis vivos mais antigos do mundo, podendo ser talvez o mais velho de todos.

Os ancestrais da criatura, Paleodictyon nodosum, remontam ao início da vida complexa no planeta.


Cleópatra e outros tesouros da arqueologia


Os arqueólogos também tiveram grande participação na ciência este ano. Uma missão arqueológica realizada por pesquisadores egípcios e romanos em abril afirma ter encontrado provas que confirmam a localização da tumba de Cleópatra, a rainha mais famosa do Egito (70 a.C. - 30 a.C.), e seu amante Marco Antônio, célebre general romano, em um templo subterrâneo nas proximidades de Alexandria.

As tumbas foram descobertas por meio de um radar que localizou três câmaras onde as múmias dos lendários amantes podem estar.

No local, foram resgatados uma cabeça de alabastro (pedra semelhante ao mármore) que representa Cleópatra e 22 moedas de bronze com a imagem da rainha, além de uma estátua real decapitada e uma máscara de Marco Antônio.

No templo, também foram encontradas e desenterradas 27 tumbas, algumas delas douradas, e dez múmias. Arqueólogos afirmam que essas tumbas seriam de nobres que queriam ser enterrados próximos à tumba real.

Mas Cleópatra não foi a única Rainha do ano. Arqueólogos egípcios escavaram um túmulo, recentemente descoberto, e encontraram os restos mortais da rainha Shesheti (2323-2291 a.C.), em Saqqara, no Egito.

O túmulo foi encontrado perto do local onde uma pirâmide foi descoberta em novembro de 2008. A rainha Shesheti, mãe do rei Teti, foi a primeira faraó da 6ª dinastia a governar o Egito.

Em julho, outra importante figura histórica entrou na lista das provavelmente encontradas. Naquele mês, foram divulgados os resultados da análise da tumba que acredita-se ser do apóstolo São Paulo, que se encontra sob o altar maior da Basílica de São Paulo Extramuros, onde o apóstolo foi decapitado no ano 67.

Segundo pesquisadores, os restos mortais encontrados na tumba "provavelmente são do santo". Os fragmentos ósseos foram submetidos a testes por especialistas que não sabiam de onde vinham e que deram como resultado que pertenciam a uma pessoa que viveu entre o primeiro e o segundo século.

Sobre a descoberta, o Papa Bento XVI afirmou que "tudo parece confirmar a unânime e incontestável tradição de que se tratam dos restos mortais do apóstolo Paulo, o que nos enche de profunda emoção".


Fonte: Terra



Pesquisadores fotografam espécies raras na Antártida

Um grupo de pesquisadores de vários países fotografou espécies raras na Antártida, como este coral que ainda será identificado pelos estudiosos.


Um grupo de pesquisadores de vários países, a bordo de um navio de pesquisas britânico, fotografou espécies raras na plataforma continental Antártida.

Peixes, aranhas aquáticas gigantes, polvos e estrelas-do-mar estão entre as espécies raras reveladas em fotografias divulgadas pelo grupo de pesquisa British Antarctic Survey (BAS).


Uma das espécies encontradas foi o pepino-do-mar, que tem um papel importante no processamento de sedimentos e está ameaçado pela expansão das áreas de pesca.


Como parte do estudo internacional que cobre desde a superfície até o fundo do mar da região, a equipe de pesquisadores de toda a Europa, Estados Unidos, Austrália e África do Sul coletou amostras de criaturas marinhas da região oeste da Antártida, uma das áreas marinhas cujo aquecimento é o mais rápido do mundo.

"Poucas pessoas percebem como a biodiversidade oceânica do sul é rica, até mesmo uma simples pesca com rede já revela uma variedade fascinante de criaturas esquisitas e maravilhosas", disse o líder da expedição de pesquisa David Barnes, da BAS.

"Potencialmente, estes animais são ótimos indicadores de mudanças ambientais, pois muitos vivem nas águas rasas, que estão mudando rapidamente, mas também em águas profundas, que vão se aquecer mais lentamente. Agora podemos ter melhor compreensão de como o ecossistema vai se adaptar para mudar."


Águas vivas, como esta espécie Mnemiopsis, foram encontradas com frequência na superfície das águas da região, sugerindo que elas podem se beneficiar do aumento de dióxido de carbono nas águas.


Os pesquisadores também encontraram vários polvos da região da Antártida. A pesquisa visa compreender melhor como os ecossistemas da região vão reagir às mudanças climáticas.


O crescimento excessivo, causado por altos níveis de oxigênio nas águas da região, foi observado pela primeira vez em anfípodes, como esta pulga-do-mar


Os pesquisadores descobriram que algumas espécies são incrivelmente sensíveis a mudanças na temperatura. Acima, a foto de um verme marinho.



O pesquisador acrescentou que o estudo realizado na região da Península Antártida demonstrou que algumas espécies são incrivelmente sensíveis a mudanças na temperatura.

Uma das espécies mais comuns na região, encontrada pelos pesquisadores, foi o pepino-do-mar, que tem um papel muito importante no processamento de sedimentos no fundo do mar e que está ameaçada pela expansão das áreas de pesca.

Outra espécie estudada pelos pesquisadores foi o krill, um pequeno crustáceo que é o principal alimento de pinguins, focas e baleias.

Os pesquisadores descobriram grandes variações nas espécies vivendo em uma área relativamente pequena.

"Mudanças na superfície da Terra afetam diretamente o oceano e os animais marinhos. Por exemplo, a aceleração do derretimento das geleiras, o colapso destas geleiras e o encolhimento do gelo marinho no inverno, tudo parece causar impacto na vida marinha.

Queremos entender estes impactos e quais as suas implicações para a cadeia alimentar", afirmou a bióloga do BAS Sophie Fielding.


Fonte: BBC



Arqueólogos chineses anunciam a descoberta de tumba de antigo general

Tumba do século III tem inscrições que falam sobe Cao Cao, lendário general chinês conhecido por suas táticas 'maquiavélicas' (Foto: REUTERS)


Local foi achado em Xigaoxu, na província de Henan. Cao Cao é lembrado por suas táticas de guerra.

Cao Cao

Arqueologos chineses descobriram uma tumba do século III que eles acreditam que pode ser de Cao Cao, o lendário político e famoso general em todo o leste da Ásia por suas táticas maquiavélicas.

A tumba, descoberta no vilareijo de Xigaoxue tem um epitáfio e inscrições que parecem se referir a Cao Cao, afirmou a televisão chinesa no domingo (27).


Fonte: G1


Barata mutante surge em Nova York


Um novo tipo de barata surgiu em Nova York, revela um estudo da Rockefeller University, especializada em pesquisas médicas e biológicas.

O Museu de História Natural de Nova York, que participou do estudo, identificou uma barata cujo "código de DNA difere em 4% do código da 'Periplaneta americana' ou 'barata americana', quando a diferença genética entre insetos da mesma categoria não passa de 1%", explicou à AFP Mark Stoeckle, diretor do estudo.

"Podemos sugerir que trata-se de uma nova barata" e esta "descoberta deverá interessar aos museus de história natural e aos nova-iorquinos, principalmente...


Fonte: Yahoo


Coincidência macabra


Não se trata de nenhuma publicidade macabra aproveitando a morte da atriz, mas do cartaz promocional do novo filme de Brittany Murphy, Deadline, em que ela aparece morta em uma banheira. Após a sua morte repentina, os produtores e distribuidores estão retirando rapidamente a imagem das locadoras.

Como se fosse uma brincadeira do destino, Brittany Murphy foi fotografada morta na banheira para promover o filme Deadline, o que infelizmente tornou-se realidade. Ela estava no banheiro, quando Sharon, mãe de Brittany, encontrou a filha inconsciente.

Esta estranha coincidência levou a Redbox, empresa de aluguel de DVD com inúmeros estabelecimentos em todo os E.U.A, a retirar apressadamente os cartazes promocionais do filme. Isto foi confirmado por funcionários da empresa no site TMZ.com.


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: 20 minutos.es


Cirurgião coreano opera linhas da mão para 'melhorar' futuro de pacientes

Operação nas mãos altera 'destino' (Foto: Reprodução/Ariehen Sekai/TV Tokyo)



Maioria dos clientes esta à procura de mais 'sorte' na busca por empregos. Especialista da Coreia do Sul recebe clientes até da China e do Japão.

O cirurgião plástico coreano Kim Sung-min tem trabalho garantido pelos primeiros meses de 2010.

Pacientes da Coreia do Sul, China e Japão lotam seu consultório em busca de uma cirurgia que, segundo muitos acreditam, é capaz de mudar o destino.

Sung-min opera as chamadas linhas da mão, objeto de leitura da quiromancia. De acordo com a crendice popular, o relevo da palma é capaz de mostrar o futuro de uma pessoa no amor, na carreira profissional e na qualidade de vida em geral.

"Cerca de 30% dos meus pacientes buscam cirurgias para aumentar suas chances em entrevistas de emprego", revela o médico.

Além de procedimentos estéticos mais tradicionais, como mudanças no rosco, estes pacientes têm buscado alterações nas linhas da mão, como forma de atrair mais "sorte", conta Sung-min.

"Antes, a maioria dos procedimentos era no nariz ou nos olhos", diz o especialista, em entrevista a uma rede de TV japonesa.


Fonte: G1

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Agressão a Berlusconi: teoria da conspiração ganha força na internet


Convencidos de que a agressão contra Silvio Berlusconi foi cometida deliberadamente para dar impulso à popularidade do chefe do governo italiano, os defensores da teoria da conspiração ganham cada vez mais adeptos na internet, postando vídeos em sites como YouTube e Facebook.

No YouTube, o vídeo chamado "A agressão contra Berlusconi é uma armação" foi visto por 200.000 pessoas. Outro vídeo, "A agressão contra Berlusconi é uma patética armação, e veja por que", foi acessado por 60.000.

No dia 13 de dezembro, no fim de um comício em Milão (norte), um homem com problemas mentais atirou uma miniatura da catedral da cidade no rosto de Berlusconi, que teve o nariz e dois dentes quebrados.

"A câmera desvia bem na hora em que o agressor ia aparecer na imagem. Será mera coincidência?", perguntou o autor do vídeo mais acessado.

Sobre as imagens da agressão, o internauta alegou que "o objeto parece ter tocado Berlusconi de leve, sem atingi-lo em cheio".

"Por que ele saiu do carro logo após o ataque? Para que todos pudessem ver seu rosto ensanguentado?", questionou o autor do vídeo, considerando estranho que a camisa branca de Berlusconi não tenha sido manchada de sangue.

"Uma manipulação em nível mundial está em andamento, para tomar o controle da internet", concluiu, lembrando o anúncio feito em 15 de dezembro pelo governo italiano da intenção de fechar as páginas de Facebook "a grupos que enaltecem o agressor" do polêmico dirigente.

Desde a agressão, a popularidade de Berlusconi ganhou três pontos percentuais, subindo para 48%, recordaram os defensores da tese do complô.

A teoria foi condenada tanto pela direita como pela esquerda, que a qualificaram de "absurda".


Fonte: Yahoo


Argentina: Objeto em forma de charuto aparece novamente em Salta e celulares ficam mudos


O grupo Visión OVNI disse que novamente a população de Joaquín V. González, na provincia de Salta, ficou chocada com a presença em plena luz do dia, de um objeto com forma de charuto que cortou os céus da cidade. Durante o fenômeno, houve um misterioso corte na telefonia móvel.

O fenômeno aconteceu na terça-feira 15, as 17 horas, diante de grande parte da população, que atônica, acompanhou a movimentação do objeto estranho, disse Silvia Pérez Simondini da Visíon OVNI.

Ela também disse que as testemunhas entrevistadas pelo investigador Tony Galvano, disseram que a observação foi idêntica a que aconteceu dias atrás, porem nesse caso sem luzes.

O investigador do grupo Visíon OVNI relatou que o objeto era metálico, e que mais uma vez alguns serviços sofreram pane, como computadores e telefones celulares.

Em relação a este último, a empresa Personal, responsável pelo serviço foi consultada, mas não soube dar explicações técnicas sobre o ocorrido, aumentando o mistério desse estranho fenômeno.


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: Diario Popular

Clínicas medicas que funcionam com energia solar cruzam o deserto no lombo de camelos


Camelos do Quênia recentemente começaram a usar um tipo de sela incomum, equipada com um refrigerador movido a energia solar para o transporte de medicamentos.



Alguns dos camelos do país africano estão levando os mini refrigeradores com geradores de energia solar em suas costas, como parte de um projeto de teste que usa camelos como postos de saúde móveis.



Os organizadores esperam que o eco-sistema de transportes forneça uma forma barata e confiável de levar muitos medicamentos necessários e vacinas para comunidades rurais no Quênia e na Etiópia protegidos das rigorosas condições climáticas.





Tradução: Carlos de Castro



Fonte: Inhabitat


Dinossauro usava veneno como cobra, indica fóssil chinês


O nome científico do bicho é Sinornithosaurus, mas talvez fosse mais apropriado chamá-lo de serpente emplumada.

Trata-se de um dinossauro do tamanho de um peru, coberto de penas e, segundo uma nova pesquisa, capaz de dar mordidas envenenadas em suas presas, como fazem as cobras hoje.

A hipótese, que é quase como imaginar uma ave venenosa (já que o Sinornithosaurus é um parente muito próximo das aves modernas), está sendo proposta pelo grupo de David Burnham, da Universidade do Kansas em Lawrence (EUA), na edição desta semana da revista científica "PNAS".

Burnham e companhia notaram, em primeiro lugar, que a espécie possui uma série de ranhuras, ou sulcos, nos dentes de cima.

Descreveram também uma cavidade no crânio, ideal para armazenar uma glândula produtora de peçonha, que eles batizaram de "fossa subfenestral".

A ideia é que, em vez de injetar diretamente o veneno na corrente sanguínea da vítima, o dinossauro emplumado apenas fazia as toxinas escorrerem pela parte de fora dos dentes quando mordia suas vítimas.

O líquido era canalizado pelos sulcos e acabava parando na corrente sanguínea das presas. É um sistema que lembra o utilizado por certas serpentes atuais, como as cobras-d'água e as cobras-verdes. Alguns lagartos também usam essa tática.


Boomslang - uma espécie de cobra que não injeta o veneno diretamente através dos dentes da frente, mas por dentes em forma de funil que perfuram a pele das presas.


"A razão para a peçonha não é simples. Ela pode ser usada para caçar, para subjugar a presa, mas também pode ser uma forma de facilitar a digestão.

Veja o caso das iguanas, por exemplo. Elas não usam a sua peçonha, mas ainda assim têm glândulas para produzi-la", disse Burnham à Folha.


Velho conhecido


O Sinornithosaurus, que tem cerca de 130 milhões de anos, foi descrito em 1999 por Xing Xu, do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia de Pequim, em 1999.

Xu, porém, não o identificou como peçonhento. Burnham e mais três colegas dos EUA e da China analisaram o fóssil original, bem como outros espécimes, e concluíram que a forma dos dentes e a fossa subfenestral indicaria o uso de veneno.

"Ainda não discutimos o artigo com Xu, mas outros cientistas chineses concordam conosco", diz Burnham.

O grupo especula que a mordida do dinossauro não tinha potência para matar a presa de cara, mas deixava o bicho ferido em estado de choque, o que facilitava o golpe de misericórdia. Isso teria sido especialmente útil para caçar pequenas aves (já então presentes), propõem eles.



A pedido da Folha, o biólogo Leonardo de Oliveira, especialista na anatomia produtora de veneno das serpentes, avaliou o estudo na "PNAS".

"Ultimamente virou moda identificar veneno em vários bichos. A hipótese deles é interessante, mas me parece algo frágil", diz Oliveira, que trabalha no Museu de Zoologia da USP e é doutorando da Unesp de Rio Claro.

Um detalhe importante, explica ele, é a própria presença de sulcos ou "canaletas" supostamente condutores de veneno nos dentes do Sinornithosaurus. "A questão é que aparecem sulcos em vários dentes do animal.



Mas, nas serpentes modernas com as quais ele é comparado, em geral esses sulcos estão restritos a um ou dois dentes que ajudam a conduzir o veneno, embora isso varie bastante", afirma Oliveira.

Para ele, a própria presença da fossa subfenestral não é suficiente para comprovar a existência de uma glândula produtora de veneno. "É muito difícil ter certeza disso trabalhando com um animal extinto", diz.



Fonte: Folha Online


Cachorro pode ser considerado o maior do mundo pelo Guinness


Medindo quase 1 metro de altura da pata ao ombro e pesando 111 kg, George pode ser reconhecido como o maior cachorro do mundo.

O Great Dane Blue de quatro anos vive na cidade de Tuscon, no Estado norte-americano do Arizona, parece mais um pequeno cavalo do que um cão.

Segundo o site Daily Mail nesta terça-feira (22), os donos do animal só estão esperando a confirmação do Guinness para estabelecer o recorde mundial, mas já o colocaram até no Twitter e Facebook para se comunicar com os fãs.




Segundo o casal David e Christine Nasser, George mede 2,2 metros do focinho ao rabo e poderia tomar o título atual de Gibson, uma cadela Great Dane que morreu de câncer em agosto.

"Ele é muito, muito único", disse David ao site britânico, explicando ainda que ele e a esposa cuidam do cão desde que o animal tinha sete meses de vida.




Segundo Nasser, o cachorro come quase 50 kg de comida por mês e dorme sozinho na própria cama de casal tamanho "Queen Size".

Os donos tiveram que cedê-la quando perceberam que George crescia rápido demais para que os três compartilhassem os lençóis.





Agora, atualizam diariamente as contas do Twitter e Facebook com fotos e informações sobre o animal de estimação.


O veterinário William Wallace, que testemunhou a documentação necessária para o recorde no livro Guinness, afirmou que "em 45 anos de experiência trabalhando com cachorros gigantes, sem dúvida, George é o maior cão que eu já vi". No entanto, outros animais ainda disputam pelo título no livro dos recordes.



Fonte: eBand




Cientistas afirmam ter encontrado matéria escura pela primeira vez

Mapa elaborado pelo Hubble mostra a influência da matéria escura nas galáxias


Físicos de um laboratório norte-americano anunciaram nesta sexta-feira (17) ter encontrado a matéria escura pela primeira vez na história.

Caso confirmada, a descoberta pode revolucionar o conhecimento sobre o cosmos e a velocidade de rotação das galáxias.


Cientistas acreditam que a matéria escura corresponde a 90% da massa de todo o Universo, apesar de ser invisível.

A teoria sobre a existência foi sugerida pela influência gravitacional que ela exerce em todos os corpos celestes, dos planetas às galáxias.


O experimento que pode ter descoberto a matéria foi realizado em uma mina no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, utilizando 30 detectores de silício e germânio ultra-gelado para capturar a interatividade entre partículas massivas.

O programa, chamado de "Busca criogênica pela matéria escura" (CDMS, na sigla em inglês), teria encontrado das partículas com todas as características esperadas.


No entanto, os físicos alertam que há 25% de possibilidade de que partículas subatômicas casuais possam mostrar os mesmos sinais.

Cientistas afirmam que três ou quatro comprovações semelhantes seriam consideradas como provas da existência da matéria escura. Para tanto, os detectores estão ganhando três vezes mais germânio, para melhorar sua sensibilidade.


Fonte: eBand





Polícia suspeita de magia negra em caso de menino com agulhas no Maranhão

A criança vítima de magia negra no Maranhão

Na Bahia, um garoto de dois anos também foi vítima de supostos rituais do gênero.

O delegado Oto Feques, da cidade de São Vicente Férrer, a 75 quilômetros da capital do Maranhão, São Luís, afirmou nesta segunda-feira que o caso de uma criança de dois anos encontrada com sete agulhas no abdômen pode ter relação com rituais de magia negra.

A criança foi internada em 10 de agosto pela mãe no hospital municipal de São Vicente Férrer com suspeita de fratura em uma clavícula e em cinco costelas.

Entretanto, os exames de raio-x comprovaram que a fratura aconteceu oito dias antes e que havia, no corpo da criança, sete agulhas.

Apesar disso, nem a mãe, nem o pai, souberam explicar como as agulhas foram introduzidas no corpo da criança.

Até agora, a criança foi submetida a duas cirurgias. Duas agulhas já foram retiradas e o menino passa bem.

Diante do caso, a juíza da comarca de São Vicente Férrer, Denise Pedrosa, retirou a guarda da criança dos pais biológicos. O menino está sob a guarda da avó materna.

Hoje foi iniciada a fase de inquirição do procedimento investigatório do caso. Dois vizinhos do garoto foram intimados a depor e amanhã, os pais biológicos da criança devem prestar depoimento.

- A própria mãe afirmou que o pai da criança tem envolvimento com rituais de magia negra. E esse tipo de manifestação religiosa é muito comum aqui na região. Por isso, essa é uma das principais linhas de investigação desse caso - afirmou o delegado.

Outro fato que tem despertado a curiosidade da polícia diz respeito às contradições nas informações prévias prestadas pelos pais biológicos.

Mesmo admitindo que o marido participava de rituais de magia negra, a mãe especulou que a criança pudesse ter se automutilado com as agulhas; o pai, por sua vez, desconversou alegando que passava pouco tempo com a criança.

- Na pior das hipóteses, vamos indiciar a mãe por negligência ou abandono de incapaz - alegou o delegado.



Fonte: Zero Hora



Cacique Cobra Coral faz convênios com prefeituras para ajudar a prevenir catástrofes

Convênios com prefeituras exibidos no portal da Cacique Cobra Coral



Fundação esotérica faz previsões meteorológicas para os governos do Rio, SP, RS e SC.

Quando os problemas do dia a dia apertam, muita gente recorre aos astros para saber o que fazer e que solução tomar.

Para prevenir catástrofes, alguns políticos brasileiros também deixam de lado a rotina burocrática e conselhos de assessores técnicos e pedem socorro à Fundação Cacique Cobra Cobral, conhecida por fazer uma série de previsões meteorológicas e também sobre a política nacional.

Foi o que aconteceu no apagão, em novembro deste ano, quando o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), chegou a pedir que a fundação fosse ouvida para explicar o blecaute que deixou 18 Estados no escuro ao alegar que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, estava “blindada” pelo governo.

- Foi uma ironia, brincadeira, que eu fiz. Eu disse que queria uma explicação decente, coerente, ouvindo técnicos ou a gente tem que brincar de chamar a Fundação Cobra Coral, mas não ia levar uma coisa dessa a sério.

Uma pesquisa do R7 feita no portal da fundação mostra que ela firmou um convênio com a Prefeitura do Rio, comandada por Eduardo Paes (PMDB), em fevereiro deste ano por 12 meses para “minimizar a ocorrência de possíveis fenômenos climáticos adversos” na cidade.

Procurada pela reportagem, a assessoria do prefeito confirmou que a fundação presta serviços não remunerados para a prefeitura.

- Já tinha esse convênio na gestão anterior [do ex-prefeito Cesar Maia] e foi mantido. Eles emitem alertas sobre a meteorologia e o convênio existe. Não tem custo para a prefeitura. Quanto mais ajuda, melhor.

Na época em que o atual governador de São Paulo, José Serra, esteve no comando da Prefeitura de São Paulo, em agosto de 2005, a fundação foi parceira da cidade.

O decreto 45.683/05 publicado no Diário Oficial diz que a previsão, “totalmente isenta de ônus”, seria para prevenir “casos de calamidade, tais como “ inundações, secas, geadas, vendaval”, entre outros.

A assessoria do governador disse que a informação deveria ser confirmada pela Prefeitura. O R7 entrou em contato com a assessoria de Gilberto Kassab, que confirmou o convênio à época, ficou de checar se a parceria ainda existe, mas não retornou até a publicação da reportagem.

Os governos do Rio Grande do Sul, em 2005, e Santa Catarina, em 1992, também usaram os serviços da fundação para prevenir catástrofes ambientais, informa o site da entidade.

Procurada pela reportagem, a assessoria da Fundação Cacique Cobra Cobral disse que está de férias e só retoma entrevistas em janeiro.



Fonte: R7

Infestação de sapos mortais em árvores de Natal estraga festas no Alasca

Sapo encontrado em árvore de Natal: perigo. (Foto: AP)


Anfíbios se escondem nos galhos e surpreendem americanos. Governo recomenda que animais, que carregam doenças, sejam mortos.

Bolas coloridas, luzes piscantes, papais noéis e meias em miniatura? Esqueça tudo o que você aprendeu sobre como decorar uma árvore de Natal.

Na cidade de Anchorage, no Alasca, os pinheiros já vêm com um ornamento bem mais original: sapos vivos.

O departamento de pesca e caça do Alasca já recebeu diversas reclamações de consumidores que são surpreendidos com os pequenos batráquios saltando do meio da árvore durante a tradicional sessão de enfeitar o ornamento natalino.

"Se você encontrar um sapo em sua árvore, deve matá-lo", recomenda o órgão. Os animais podem carregar vírus e bactérias mortais, de acordo com cientistas do departamento de biologia da Universidade do Alasca.

"Nossa preocupação é que, como esse tipo de sapo é pequeno e colorido, alguma criança possa decidir criá-lo como animal de estimação", conta Tracey Gotthardt, zoóloga que trabalha para o governo do estado.


Fonte: G1


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Politicos mexicanos recorrem a bruxos e magia negra para obter poder


Alguns presidentes do México e atuais líderes políticos como Beatriz Paredes, o governador de Veracruz, Fidel Herrera, ou o secretário de segurança, Genaro García Luna, recorrem à magia, bruxos ou xamãs para alcançar o poder político, disse a Efe o escritor e jornalista José Gil Olmos.

Em seu novo livro "Os Bruxos do poder 2" (Random House Mondadori, 2009), Gil revelou os costumes dos políticos que apelam para as forças esotéricos e sobrenaturais para limpar seu caminho de adversários e inimigos, e assim alcançar os seus objetivos pessoais ", custe o que custar ".

Em seu primeiro livro "Os Bruxos do poder 1", Gil descreveu as andanças e peripécias com bruxos, feitiçarias e poções de Marta Sahagún, esposa do ex-presidente Vicente Fox, assim como de Elba Esther Gordillo, líder vitalícia do sindicato dos professores do México, a maior organização sindical da América Latina.

Gil disse que neste segundo livro relata como a atual presidente do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Beatriz Paredes, recorreu ao bruxo Wenceslao Flores Xala, conhecido como "El Gato Negro", para que com um feitiço pudesse superar "as más vibrações" e recuperar o poder político.

O autor descreveu como o feiticeiro que atendeu a Paredes a levou a um "lugar sagrado" em uma floresta perto de Catemaco, no estado de Veracruz (Golfo do México), onde ele fez um feitiço de magia negra e invocou os " espíritos dos grandes homens" para ajudá-la a ganhar o poder que tanto desejava.

Mesmo assim, Flores Xala, disse ao autor que orou a Santa Muerte para fortalecer os planos políticos da atual líder nacional do PRI. "Eu a levei para o meu templo e alí cumprimos o ritual; sacrifiquei uma galinha preta e lancei os conjuros necessários", disse o bruxo a José Gil.

O bruxo explicou que os conjuros duraram nove dias consecutivos, para que Beatriz Paredes tivesse poder e colocasse de lado os seus inimigos.

O bruxo acredita que a posição atual e o poder que exerce Paredes é resultado da intervenção de sua magia.

Gil observa que o livro mostra que a classe política "é muito ignorante, e nos momentos de crise como este, cresce muito mais o misticismo e o esoterismo".

Entre outros personagens que desfilam pelo livro está o atual Ministro da Segurança Pública Federal, Genaro García Luna, que, afirma Gil, toda vez que vai para alguma missão apela ao "Anjo da Morte", uma figura que, de acordo com o autor, tem instalada em um altar no seu escritório, com outra da Santa Muerte.

Um personagem que surge como forte candidato à eleição presidencial de 2012 é o atual governador do México, Enrique Peña Nieto, que, segundo o autor, se baseia em uma profecia de uma vidente que previu décadas atrás, que alguém de Atlacomulco, de onde é originário, se tornaria presidente.

Entre os crentes mais fiéis no ocultismo e bruxos está o governador de Oaxaca, Ulises Ruiz, que foi aconselhado por dois bruxos durante a crise política em seu estado em 2006, gerada pelo movimento da Associação Popular dos Povos de Oaxaca (APPO), que manteve cercado o centro da capital por quase seis meses.

Uma das mais conhecidas sedes de xamanismo é Catemaco, no estado de Veracruz, local visitado pela maioria dos políticos e funcionários de diversas posições ideológicas como Carlos Salinas de Gortari, Jose Cordoba Montoya, Pedro Aspe, Beatriz Paredes, Cuauhtemoc Cardenas e Andrés Manuel López Obrador.

O autor enfatiza que em todo o México há um aumento do misticismo, a crença nos bruxos, na magia, devido à influência das religiões, que mantêm uma parte mística e a crença no além e na existência do sobrenatural.

É por isso que os políticos e a população em geral são crentes e presa fácil para os xamãs, bruxos, espíritas, maçons, neurolinguistas, feiticeiros e curandeiros.




Fonte: Terra México




Fotografam Ovni em uma universidade colombiana



Um objeto não identificado foi fotografado por um designer na Universidad de Los Andes, na Colômbia.

O OVNI foi fotografado voando sobre o prédio de Economia da universidade e o designer Juan Gabriel Sutachán, que trabalha na Faculdade de Ciências da Universidad de los Andes foi o único que, acidentalmente, viu o objeto não identificado no momento em que estava fazendo fotos para uma feira universitária.

Sutachán declarou que "o engraçado é que, enquanto tirava as fotos eu não percebi o objeto. Na verdade, nenhum de nós que estava lá no momento percebeu, embora o dia estivesse particularmente ensolarado e claro.

Foi só quando descarreguei as imagens no computador que eu percebi que o objeto foi registrado ", disse Sutachán.

A imagem estranha de uma nave em forma de pires, que desprende uma onda branca e rosa, foi mostrada ao Professor Carlos Hernández, do Departamento de Física da los Andes, que disse, "em geral nós, os físicos, somos muito céticos nestes tipos de questões, porque acreditamos que há sempre uma razão lógica e comprovada cientificamente para explicar qualquer fenômeno, no entanto, e apesar da imagem fotografada ser muito curiosa, temos que fazer uma análise mais rigorosa da mesma para dizer o que é. "


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: Publimetro




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...