terça-feira, 20 de outubro de 2009

Cirurgia bariátrica - 1a etapa -Balão Intragástrico





Tenho no momento 4 pacientes angustiadas com a possibilidade de enfrentar uma cirurgia bariátrica. O que é uma decisão muito complicada mesmo. Devo ou não fazer uma intervenção tão invasiva? E qual método escolher?
Existem, atualmente, vários tipos de intervenções “bariátricas”, mas apenas 3 são aprovadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), qualquer outro é tido como técnica experimental. As três são:
1- Balão intragástrico
2- Cirurgia de banda gástrica ajustável
3- By-pass (Capella)
Em etapas, vamos primeiro conversar sobre o balão.


Balão Intragástrico
Procedimento: Endoscopia
Validade: 6 meses
Riscos: rejeição ao balão
Ruptura do balão e obstrução intestinal por consequencia
Dieta: Água de coco no período de adaptação
Dieta líquida e depois dieta pastosa com evolução até a retomada da normalidade que neste caso é reeducação alimentar
Tenho um protocolo que elaborei depois de 5 anos de trabalho com pacientes que colocaram o balão, o Consenso relata dieta líquida e pastosa por apenas 3-4 dias logo após o procedimento.
A minha experiência: O médico através de uma endoscopia introduz o balão de silicone no estômago do paciente e depois enche com soro fisiológico até 600ml. O objetivo é produzir sensação de saciedade 24 horas, nos primeiros 2 meses em média produz a sensação que você acabou de sair da churrascaria cada vez em que se alimentar. Com o tempo isso diminui e se não tiver muito comprometimento com o processo de emagrecimento pode-se voltar a comer as mesmas quantidades de antes. Tive pacientes que voltaram a engordar mesmo com o balão e um deles me chamou muita a atenção: num ataque de ansiedade ele que estava com o balão a 3 meses chegou a comer 6 pães de sal de uma vez só.
Tem sido mais indicado para os casos de estética e para pacientes que precisam perder peso antes da cirurgia tipo by-pass para diminuir o risco da mesma ou para pacientes que o risco cirúrgico é alto demais.
Importante: nos primeiros dias (3 a 8 dias) depois que você coloca o balão o seu organismo vai tentar expulsá-lo afinal é um corpo estranho. Como? Através de vômitos. Nesses 5 anos só tive 1 paciente que não passou por essa fase e todos afirmam para mim que são fortes o suficiente e que não vomitam com facilidade. A verdade é que pode vomitar tanto que é necessário fazer uma reidratação intravenosa e alguns de tanta força que o organismo faz acabam dilacerando as veias do esôfago e vomitam sangue (nada de tão grave como parece, mas é bom observar). Mas, se fizer o esquema alimentar prescrito esse período passa. Alguns pacientes reclamam de dores intensas nas costas e alguns rejeitaram tanto o balão que tiveram que retirar bem antes do prazo de 6 meses.
As pessoas depois que retiram o balão voltam a engordar? Das que eu acompanhei quase todas voltaram a engordar em 1 ano e meio. Porque, primeiro- a perda inicial de peso é muito drástica e o organismo tende a se proteger melhorando a sua eficiência no aproveitamento dos alimentos, promovendo o efeito sanfona; segundo- porque além da reeducação alimentar é necessário mudanças nos hábitos de vida (atividade física, menos estresse, etc) e também mudanças na relação emocional com o alimento e 6 meses não são, normalmente, suficientes para tantas mudanças. Talvez o ideal é aceitar que esse procedimento é um ponta pé inicial no seu trabalho com o seu corpo.

Próximos capítulos: banda gástrica e Capella

8 comentários:

  1. Olá, Ana flávia... Vi que vc fez unb e é de Bsb, como faço pra entrar em contato com vc?!

    ResponderExcluir
  2. Olá Elaine, você poderia me deixar o seu e-mail aqui no blog que entro em contato com você. Abraço
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Estou querendo fazer este procedimento com balão. Gostaria que as pessoas que já fizeram, me relatassem os benefícios e consequencias.
    Aguardo retorno.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá a todos, estou com o balão há quase tres meses, tive uma perda de peso considerável 14 kgs., mas de uma forma muito agressiva ao organismo.
    não consigo me alimentar, tenho vomitos todos os dias, dorme-se muito mal, somente do lado esquerdo, cólicas no estomago, gases etc. não vou ficar com o balão o periodo determinado, pois é muito sofrimento, aconselho as pessoas fazerem o emagrecimento de forma natural com reedução alimentar.
    marcia

    ResponderExcluir
  5. eu coloquei o balão gastrico e vomitei 14 dias sem parar ,muita dor de estomago enjoo e perdi 12 kilos em 14 dias porque nem água não parava no meu estomago parecia que tinha um veneno dentro de mim, tive que tirar porque não aguentava mais eu estava muito fraca olhos fundos estado de inanição sem comer nada porque nunca sai da dieta liquida, um dia sim outro não eu ia tomar soro no pronto socorro para me manter viva, mas chegou momento que nao me aguentava mais em pé, aí dei um basta nisso, fui no médico e pedi para ele me examinar.. quando ele examinou fui para na sala de cirurgia de novo fui entubada e eles tiraram o balão pois eu me encontrava com o esofago muito inflamado.. foi uma experiencia horrivel na minha vida..uma perca de dinheiro e tempo ,depois que tirei fiquei com fortes dores nas costas e rins garganta e lingua cheia de aftas porém melhorei graças a Deus.

    ResponderExcluir
  6. Bruna disse...
    Faz 40 dias que estou com o balão,tive enjoo e vomitos durante 3 dias, agora é como se não tivesse nada. Ja eliminei 12 kgs e estou muito feliz com o tratamento. Foi a melhor coisa que fiz para minha vida e minha saúde. Recomendo a todos sem sombra de dúvidas.

    ResponderExcluir
  7. Coloquei o balão há duas semanas. Os 3 primeiros dias foram terríveis, mas depois consegui me adaptar e agora estou super bem! Já eliminei 8 kg. Um sucesso!
    Seguirei a risca todas as orientações.

    ResponderExcluir
  8. Coloquei o balão faz quatro dias, passei muito mal nos dois primeiros, hoje estou ótima, ainda na dieta líquida, não tive vômitos, apenas um incômodo no estômago. Ainda não pesei, mas minhas calças estão bem largas. Eu diria que quem quer se reeducar para o resto da vida e ser saudável, esta é uma ótima oportunidade, eu estou determinada e acredito muito que vou conseguir. É sofrido, mas não insuportável, quem quiser acompanhar minha evolução entre no blogspot, bola de balão, lá eu conto tudo, todos os dias, inclusive preço que paguei.

    ResponderExcluir