quarta-feira, 7 de abril de 2010

Bypass gástrico


Procedimento: cirúrgico com anestesia geral (vídeo laparoscopia ou aberta)


Validade: reversão só em caso de complicações

Riscos: causadas por soltura de um grampo (fistula)
A mortalidade dessa cirurgia é descrita mundialmente ao redor de 0,6% e geralmente associada a grandes obesos com doenças graves desde antes da cirurgia.
Existem complicações de ordem operatória também.

Internação: 1 na noite anterior a cirurgia
Quando sem complicações: 1-2 dias de UTI
+ 1-2 dias no internação no quarto

Dieta: 15-20 dias de hidratação oral (água de coco, sucos de frutas, chá e caldos todos coados no coador de papel)
15 a 20 dias de dieta líquida completa (cremes ralos)
Depois de 30 dias de cirurgia: Evolução de consistência de acordo com cada paciente

Indicação: Paciente com IMC igual ou superior a 35 com comorbidades associadas (hipertensão, Diabetes, apnéia do sono, etc)
Paciente com IMC igual ou superior a 40

Pré-operatório: a-Consulta para Relatório da nutricionista
b- 1 consulta com nutricionista para orientações de pré-preparo para a cirurgia.
c- Consulta com nutricionista antes da cirurgia para orientações no pós-operatório e entrega do cardápio para os primeiros vinte dias.
d- 5 dias de dieta líquida completa antes da cirurgia
O "Bypass Gástrico" é a "Cirurgia Bariatrica" mais freqüentemente realizada no mundo. Setenta por cento das cirurgias bariatricas feitas no mundo são Bypass Gástrico. Essa cirurgia também é conhecida como "Cirurgia de Fobi e Capella" ou "Septação Gástrica".

Mecanismo de Ação
O mecanismo de funcionamento dessa cirurgia tem 3 objetivos: restringir o consumo alimentar através da redução do estômago, diminuir a absorção e estimular a saciedade precoce.
Redução Gástrica.
O estômago é grampeado e o que fica ligado no tubo digestório é bem pequeno suportando algo em torno de 20 ml a cada 10 minutos.
NutriçãoI leal.
Desvio intestinal para que menos nutrientes sejam absorvidos e para que ando a comida chegue mais rápido ao intestino terminal estimulando a produção de hormônios que causam a saciedade a nível cerebral. O duodeno e o jejuno proximal são trechos do intestino que tem altíssimo poder de absorção, ou seja, grande parte da comida passa rapidamente do intestino para o sangue nesses trechos. O Bypass Gástrico cria um "atalho" no tubo digestivo . A comida vai passar por um estomago pequeno que será costurado ao jejuno médio. Em outras palavras a comida não passa pela maior parte do estomago, nem pelo duodeno e nem por 70 cm de jejuno inicial. Essa modificação vai impedir a intensa absorção alimentar que ocorreria nesse trecho. Esse é o principal mecanismo emagrecedor do Bypass Gástrico. Em vista desse procedimento a absorção de vitaminas e minerais fica muito prejudicada. Entenda: você reduziu o estômago, reduziu o intestino, mas as suas necessidades diárias de nutrientes continua a mesma para o sexo e ciclo da vida que você está, então, não “complementar” determinados nutrientes (algumas vitaminas, alguns minerais e às vezes proteínas) pode levar a: queda acentuada de cabelo, unhas se desmanchando, dores musculares, fraqueza, anemia que são as conseqüências menos graves perto de outras perturbações ao organismo que podem acontecer.

É necessário estabelecer uma parceria com uma equipe multidisciplinar, pois como ouvi em uma palestra: “o Bypass Gástrico é um casamento poligâmico sem direito a divórcio com nenhuma das partes envolvidas”. A única solução é que seja feita uma Sociedade entre o paciente + sua família + cirurgião + nutricionista + psicóloga + fisioterapeuta + outros profissionais conforme o caso.
Parece simples, mas é um grande procedimento cirúrgico com pontos e cortes no estômago e intestino, dentro de você estará tudo literalmente de cabeça para baixo. A complexidade dessa cirurgia vai mexer com tudo na sua vida, tudo mesmo, aspectos físicos, emocionais e bioquímicos. A reversão é um procedimento mais complicado e de altíssimo risco.
No primeiro ano tem-se o emagrecimento mais intenso e vai estabilizando com o decorrer do tempo. Alguns trabalhos falam que a possibilidade de voltar a engordar em 10 anos é real. Por isso, mesmo o bypass deve ser encarado como uma oportunidade de fazer a reeducação alimentar e lembre-se não há mais nada para fazer além dessa cirurgia. Se você é do tipo que acha que comer de forma saudável é fazer dieta, então precisa aceitar e entender que vai fazer dieta para sempre. Por isso, aprenda a se alimentar de forma saudável e descubra que isso é pode ser altamente prazeroso.

Acesse esse link e você poderá ver um pequeno vídeo explicativo do procedimento:
http://www.gastrobese.com.br/obesidade.php

12 comentários:

  1. Mto bem esclarecido, Parabens!!!

    ResponderExcluir
  2. ESTA CIRURGIA É USADO O MESMO PROCEDIMENTO DO DR LAZZAROTO(BYPASS),QUE DESVIA O INTESTINO?

    ResponderExcluir
  3. Comi sopa inteira no 20 dia apos a cirurgia by pass..serã que posso pasar mal, ou que venha a ser prejudicial..tbem tomei yogute desnatado com pedacinhos de fruta..claro que nao tomo mais..vi errado no rotulo do pote. Tbem me preocupo qdo consigo comer mais que 250 ml de sopa ou leite..enfim..esclare~ca please..

    ResponderExcluir
  4. aHH..COMO SEI SE ALGO PODE ESTAR RUIM NO MEU ORGANISMO, CASO TENHA COMIDO ALGO QUE NAO ERA PRA COMER,,TIPO SOPA COM PEDACINHOS DE LEGUMES, PEIXE COZIDO COM BATATA, CLARO.TUDO BEM MASTIGADO..ESTOU NO 21 DIA DE POS CIRURGIA BY PASS..TO COM MEDO DE TER ROMPIDO ALUM GRAMPO

    ResponderExcluir
  5. Fiz bypass à um mês, dia 9 de Julho de 2011 e sinto-me entusiasmada mas ao mesmo tempo com receio das fraquezas psicológicas que possam ir surgindo. Mas sei que esta é a última oportunidade que tenho para mudar e ser feliz e por isso vou lutar com todas as minhas forças para perder os tão desejados 40kg!Beijinhos e já agora para quem pensa fazer bypass, vão em frente, é um enorme sacrificio mas valerá bem a pena, assim o queiram!

    ResponderExcluir
  6. fiz essa cirugia a dois meses pedie 23 quilos ,,,estou anima da mas tbm desanimada são muitos flatos todsa hora do dia ..acho qie estou arrependiada..pense antes de fazer..

    ResponderExcluir
  7. Fiz essa cirurgia a 1 mes, nao recomendo!

    ResponderExcluir
  8. Fiz o bypass gástrico no dia 3 de Maio de 2012 ou seja ainda nem à um mês, foi complicado, tive problemas no pós operatório, infecções nos pontos, fistulas que abriram na ligação do intestino com o estomago, um internamento que deveria ser de 5 dias passou a 15 e sai porque o médico viu que já me estava a fazer pior estar internada do que vir para casa. Já chorei, já me arrependi, já culpei outras pessoas por insistirem a que tivesse feito esta operação.

    Sempre soube dos riscos fisicos que esta operação implicava, mas nunca realizei bem o impacto psicológico que tem sobre nós, sempre me considerei uma pessoa forte e que sabe o que quer, mas após a operação pareceu que tudo isso caiu por terra, neste momento ainda não estou bem, tenho altos e baixos, mas estou melhor, tanto a nível fisico que já perdi 12kg como mais importante a nivel psicológico, antes de decidirem fazer a operação, tenham a certeza que tem um forte apoio emocional, quer por familia, amigos, pois de outra forma torna-se muito complicado.

    Tenho a sorte de ter uma familia que me levanta quando estou a ir abaixo, pois se não fossem eles, não sei como estaria neste momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, li o seu depoimento e fiquei curiosa pra saber se vc pesquisou sobre reversão, pois meu esposo também fez o by pass gastrico e está arrependido de ter feito, já tem quase dois meses e embora fisicamento tudo foi bem, psicologicamente ele esta muito abalado.

      Excluir
  9. ola fiz a cerugia dia 18/04/2012,estou super animada tava muit preparada psicologicamente,perdi 22 klos,sabia oq tinha q passar nao e facil mas tbem nao e fim do mundo,estou sendo acompanhada por otimos medicos q me dao arientaçao sempre q preciso isso e fundamenta no meu processo...bjaoooo a tdos eu recomendo

    ResponderExcluir
  10. Fiz minha cirurgia há 3 meses dia 01/08/12 e estou me sentindo ótima,não foi nada facil nos primeiros dias mais me preparei psicologicamente antes de fazer e acima de tudo era o meu grande sonho,foi dificil mais em nenhum momento me arrependi,perdi 18 kl e minha alto-estima está mto elevada...agradeço a Deus por esta benção,eu recomendo mais oriento que deve ser querer mtooo se não se arrepende mesmo...Abraços a todos...Katia da Mata...

    ResponderExcluir
  11. fiz minha cirurgia 10 meses perdi 35 kg.tou otima posso fazer minha vida cem limitaçoes sinto muinto bem lena

    ResponderExcluir