sábado, 31 de outubro de 2009

A História dos Balões

História dos Balões

O Balão é um brinquedo muito antigo...As crianças inflam, amarram e brincam, há mais de 100 anos. Eles eram redondos, até que algumas décadas apareceram os balões longos. Eles foram transformados rapidamente em muitos animais pelos mágicos. Esses brinquedos foram feitos no início das venceras de diferente animais que forneciam variados diâmetros e pouca elasticidade e os primeiros a fazê-los foram os astecas.Do balão de borracha, tem-se notícia de que foi inventado pelo Professor Michael Faraday, em 1824 para experimentos com hidrogênio. Balões de brinquedo foram introduzidos no ano seguinte por Thomas Handock, na forma de “Kit faça você mesmo”, que consistia de uma garrafa de soluções de borracha e uma seringa de condensação.Em 1847, J.G. ingram em Londres manufaturou os primeiros balões Pulcanizados?A arte de torcer e esculpir balões começaram em 1920, mas não se tornou popular até o advento dos balões membranosos na 2ª Guerra Mundial. Esses foram feitos a princípio no Japão e importados pelos E.U. A, como uma novidade de baixo preço. Direções indefinidas mostraram como combinar inúmeros balões para fazer cachorros, girafas, chapéus, aviões etc... As qualidades dos balões eram bem pobres, então só um expert podia manusear e esculpir sem que eles estourassem. Além disso, a borracha era pesada é de pequeno diâmetro com o qual eram feitos, faziam com que fossem difíceis de inflar. Entretanto milhões desses foram vendidos, a maioria via correio, e as companhias Americanas logo pegaram a sugestão.No final dos anos 50, várias Companhias começaram a negociar os balões, os quais atualmente são usados por decoradores.A partir da década de 50, os balões já tinham uma melhor qualidade e quase todos podiam inflá-los.O inventor deste balão é desconhecido, mas sua origem abriu a porta para uma nova arte. N atualidade, os desenvolvimentos tecnológicos das empresas fabricantes de balões de látex, transformaram esta arte em magia de cores, festas e decorações em eventos e ocasiões especiais.
*texto extraído Portal das Festas.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Seu nome era Carlos. Menino ativo, de olhinhos brilhantes, altamente esperto. Sempre falava no seu aniversário. Dizia que queria muitos, muitos balões. Tinha que ter nas paredes, no chão, nas mesas e até nas cadeiras. Redondos, brilhantes e coloridos. E tinha que ter também aqueles com gás para subirem até o céu para que ele pudesse vê-los se juntando às estrelas...
Mas Carlos, pouco antes de completar seus 6 aninhos sentiu-se mal.
No hospital constataram que teria menos de 7 meses de vida devido a um câncer em estágio final.
A corrida para salvá-lo foi desesperadora. Todos se abateram e viram que mesmo assim Carlos não deixava de sorrir e sonhar com sua festa de aniversário. Infelizmente faleceu.
Fui contratada para fazer uma revoada de balões coloridos para o enterro de Carlos.
A emoção floresceu quando sua mãe lhe disse: " Filho, contigo sobem estes balões que tanto querias. Vão todos juntos ao encontro dos anjinhos como você. Lá o Menino Jesus cantarás Parabéns a Você acompanhado pela legião dos anjos. Vá filho meu, pois aqui verei que os balões que tanto querias estão lá no céu, como as estrelas que brilham toda a noite, alegrando meu coração pois sei que entre elas está você."
Nesse momento soltei os balões coloridos...
Uma imagem que ficou guardada e palavras que estarão sempre me acompanhando. Momento único.
Não conheci Carlos mas sei que os seus poucos anos de vida foram exemplos de alegria.
A vida é ambígua e constante.
Trabalho com balões para a alegria de aniversariantes e convidados e nunca pensei que um dia os balões coloridos, brilhantes, redondos serviriam para um momento tão bonito e triste ao mesmo tempo.
Sempre, todos os dias, rezo por Carlos. Tenho a certeza de que ele está lá em cima, com um balão na mão, sentado sobre uma estrelas, sempre sorrindo como disse sua mãe.

sábado, 24 de outubro de 2009

BALÕES LUMINOSOS


Uma idéia simples de James Halliburton, 29 anos, proprietário da IIIoon Balloons - Inglaterra: balões de látex com LED. As vendas somente no ano passado foram de mais de 5 milhões de unidades.
Este ano o produto já teve uma inovação: estampas do tema hallowween em balões laranjas.
É isso aí: uma simples idéia que vai render muito pois em breve as vendas se extenderão para os Estados Unidos. Por enquanto as vendas é somente na Inglaterra.















quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Créditos das Imagens

Diante de situações desagradáveis a diversos membros do GBA, esclarecemos que todas as imagens aqui expostas, são trabalhos de decoradores profissionais. Profissionais que investem nas suas carreiras, assim como tantos outros de áreas diferentes. Acreditamos que a divulgação das mesmas não nos faz usurpadores e sim, divulgadores da arte com balões no Brasil e no mundo. Agradecemos pois a todos que compreendem estes fatos e acreditam que com isto, o bem maior é a elevação do nível de qualidade de trabalhos por nós mesmos escolhidos.

Releituras de borboletas

Releituras de um mesmo tema: Borboletas
Este assunto surgiu recentemente no grupo balonismo artístico (GBA), trazendo a tona um tema tão em moda nas decorações com balões. Por se tratar de um elemento tão comum, as borboletas vieram para ilustrar que o artista de balão, com as novidades que afloram o mercado, conseguem transformar o balão redondo ou não redondo em peças sublimes, que nos fazem delirar diante da beleza, das cores, da harmonia.















segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Halloween

Monstros, Bruxas, Vampiros
Caveiras, Morcegos, Aranhas





E muitas, muitas sugestões para um tema que está virando moda aqui no Brasil.
Créditos das imagens para grandes empresas internacionais e seus artistas maravilhosos:
Qualatex, Cowin, Arigami, Ballon-as.


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O MAIOR LABIRINTO DO MUNDO FEITO POR MÃOS BRASILEIRAS:


domingo, 4 de outubro de 2009

OUTUBROOO!!!!!

E tem coisas acontencendo...
Neste mês: das crianças, de Nossa Senhora Aparecida, primavera que acabou de chegar, da execução do maior labirinto de balões do mundo, halloween, e claro, as Olimpíadas no Rio.
Com tudo isso, arregaçar as mangas, trabalhando com os neurônios e musculos a certeza é que muita coisa linda vai surgir. Cada vez mais os profissionais de balões, engajados no compromisso real de realizar sonhos inimagináveis com um material tão comum, vão ter que se reciclar, se superar a cada dia e, por que não dizer, se associar para um real comprometimento com a classe, que até então, jamais foi notada.
As perguntas estão prontas: o que ganho me associando e como ter crédito em instituições financeiras são frequentes. Mas com certeza outras questões serão esclarecidas também. Vai valer a pena ser um associado.
Já que tudo está fluindo, tantas coisas boas esperadas, animem-se e vamos nos reunir para que nossa associação flua também.
É uma questão importantíssima e que interessa a todos que estão envolvidos na arte com balões.
Fiquem atentos pois, está chegando a hora...