sexta-feira, 24 de abril de 2009

Experiências simples para realizar em casa

Nos próximos dias iremos começar a revelar os procedimentos das experiências que irão ser realizadas na nossa feira.


1 - O motor mais simples do mundo!

Material: disco magnético de neodímio com revestimento metálico, pilha de 1.5V, parafuso, atache, fio de ligação com cerca de 10-11 cm de comprimento descarnado nas pontas.



Procedimento: Coloca a cabeça do parafuso sobre o centro do ímane. Suspende a ponta do parafuso de uma das extremidade da pilha.

Segura uma das pontas descarnadas do fio ao pólo superior da pilha. Toca levemente com a outra ponta no bordo lateral do magnete e afasta o fio. O ímane e o parafuso começam a rodar imediatamente!

Coloca um atache aberto debaixo do ímane e repete a experiência. O atache roda como se fosse uma ventoinha! Repara no sentido de rotação: é no sentido dos ponteiros dos relógios ou no sentido contrário?


-------------------------------------------------

2 - Tornado dentro de uma garrafa

Já devem todos conhecer o fenómeno que é o tornado. Ocorrendo principalmente em áreas tropicais e semitropicais do mundo são gerados por correntes aéreas que rodam a alta velocidade. Podemos facilmente simular um tornado ou ciclone, em miniatura, pela seguinte experiência:

Material: 2 garrafas de água, Fita isolante, água

Procedimento: Remove o marcador, a fim de ver o interior. Agora faz um furo de 8 a 10 mm de diâmetro na tampa e enche a garrafa com água até ¾ partes. Ao virar a garrafa, vemos que a água sai com dificuldade, porque o ar não é facilmente substituído. Mas se virarmos a garrafa com um movimento circular, vemos que um vórtice é formado no interior da garrafa: a água encontra-se próxima das bordas do buraco na tampa, formando uma espiral, enquanto o ar entra no cilindro através do canal central, como mostrado na figura abaixo(está pouco visível na foto).

Já se assemelha mais ao tornado real da primeira imagem, não é? Mas agora é a água, que gira em alta velocidade, que mantém a estrutura deste estranho tornado na garrafa com o seu vértice na tampa. Para repetir a experiência várias vezes sem ter de repôr a água, utilizamos duas garrafas, com furos idênticos, presas com a fita isolante. Assim, basta virar as garrafas para ver o tornado outra vez.

Sugestão:Experimentem com garrafas de vários tamanhos, e introduzam um pequeno objecto flutuante para ver o seu movimento à medida que a água desce.

Sem comentários: